Fertilização NPK


Keano-16

Recommended Posts

Sim, mas no meu caso, também penso que no caso dele, o boom de bactérias aconteceria só quando se misturava NPK e Ferro. Porque só Fe não criava boom.

 

Como disse, a solução para mim foi esta.

 

Há sempre que lembrar que estes parâmetros e concentrações são a pensar em plantados médios altos e não acabados de iniciar como eu. São também doseados com Co2 a uma pressão constante e não DIY como o meu.

 

Não há formula certa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Viva,

 

Experimenta deitar num recipiente com água (que não se confunda com água para ingerir ou usar em culinária lol). Se não acontecer o mesmo de ficar branca...é porque tens algo na água do aquário.

 

Não fertilizas com fosfatos nem com nenhum fertilizante mesmo? Só fertilização de Fe?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

colocar um fertilizante na agua, não cria um boom de bactérias em poucos minutos...

 

basicamente é uma interacção entre fosforo (p) e ferro, isto pode acontecer ao adicionar ferro e fosfatos, ao adicionar ferro e npk que tem fosfatos, ao adicionar fertilizante á agua que tenha um nivel elevado de fosfatos.

 

provavelmente só acontece com ferro da seachem e da horizonte porque utilizam um mesmo complexante do ferro, que apesar de ser resistente a uma variada gama de pH's e ter vantagens sobre o EDTA, é mais sensivel a fosfatos.

 

quando se reduz no ferro, deixa de se ver a agua esbranquiçada porque não tem concentração suficiente para se tornar visivel.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso quer dizer que o ferro dessas marcas interage sempre com os fosfatos e torna-se inútil? ou depende da concentração de fosfatos?

 

eu uso ferro da HA e não noto nenhum esbranquiçamento.. meto entre 0,2 a 0,6 ppm de ferro com níveis de fosfatos entre 0,5 e 2.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso quer dizer que o ferro dessas marcas interage sempre com os fosfatos
não foi isto que eu disse...

 

e torna-se inútil?
também não foi isto que eu disse

 

disse que em casos de agua com fosfatos elevados ( e há várias maneiras de os fosfatos estarem na agua), ou, quando se colocam os fertilizantes ao mesmo tempo, pode acontecer verificar-se esta reacção.

 

Também não disse que todo o fosfato e ferro interagiam.

 

No entanto nem o ferro deixa de ser ferro nem o fosfato deixa de ser fosfato, no máximo precipitam para o fundo do aquario onde podem ser novamente alvo de acções quimicas ou biologicas.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais