devastação nos guppys


burriex

Recommended Posts

boas. Eu tenho uma criação de guppys que até agora estava de vento em poupa, tudo criava, tudo crescia, impecavel. Tenho cerca de 9 aquarios e tinha cerca de 400 guppys, hoje em dia tenho ai uns 100. à umas semanas para cá tem tudo morrido, tenho apenas água e vidro. alguns com filtros de esponja e um com filtro biologico. O ph em em torno do 7.5, não tenho NH3, nem NO2.

 

Não sei que tratamento ei-de fazer, por já fiz muita coisa todas sem sucesso, a grande dificuldade é saber qual é a doença, porque não precebo nada de microscopios e a olho nu o que me indica, fiz os tratamentos e sairam furados.

 

Sintomas: mancha branca geralmente nas zona caudal,

em seguida a barbatana caudal fecha ficando com a ponta em bico,

começa com um nadar muito oscilante,

deixa de comer,

...até morrer.

esta doença está a ser muito contagiosa, porque já me atingiu quase todos os aquarios (visto que há utensilios que uso em todos, bombas de sifão, camaroeiros, por ex).

 

Tratamentos já utilizados: Esha 2000, esha exit (ictio), sal de cozinha e aumento de temperatura, muitas e grandes tpa's.

 

Actualmente não sei mais o que fazer, não me quero resignar, mas não está fácil, alguem me sabe ajudar?

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

O meu guppy tambem morreu da mesma doença, já vinha com ela da loja e ao principio não percebi que era uma doença, porque nunca tinha ouvido de falar de algo assim, nem durou um dia, foi chegar a casa mete-lo no aquario e no dia seguinte acordar e o peixe morto.

Fui á loja perguntar o que teria sido e não me souberam responder

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim que puderem ajudem por favor, ainda agora cheguei a casa depois de um dia de trabalho, et voilá, mais uns 15 peixes para o lixo! :character0050:

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Não sou capaz de te ajudar, somente colocando esta fotografia de um dos meus ex-guppies.

Sempre tive guppies e já me passou quase todas as doenças pelo aquário.Algumas tratei outras não, e essa doença é uma das excepções (outra é a hidrópsia ou "escamas eriçadas"). Essa doença aparecia precisamente depois de um crescimento exponencial de guppies. Das vezes que tive,arrasou-me completamente o aquário (desculpa estar a dizer mas o prognóstico é grave).

Na altura também coloquei um tópico nesta zona das doenças mas ninguém-me respondeu por isso não te posso ajudar.

Deixo então aqui a fotografia da doença (se não for correspondente a esta diz-me)

Desculpem-me a qualidade da fotografia

2385486730_aa64c9030c.jpg?v=0

 

Se alguém souber o nome da bactéria ou vírus que ataca digam-me sff.

 

Cumprimentos e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Depois de pesquisar 1 hora :sign_welcome: penso ser columnaris. Penso que o Sera baktopur direct serve para o efeito.Conselhos:

 

.Aumentar o volume das TPA's.

.Verifica os filtros pois podem estar muito sujos.

.Aspirar o fundo.

.Colocar sal e aumentar a oxigenação

.Não aumentar a temperatura pois ajuda as bactérias a proliferarem.

.Aplicar Sera Baktopur direct.

 

 

Espero ter ajudado.

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se utiliza esta tecnica de selecção natural (que no fundo é artificial)...os irmãos sao cruzados com irmaos ou com os progenitores...este tipo de cruzamento (cruzamento directo) torna a especie mais vulnerável geneticamente a alguns tipos de doença...devido aos cruzamentos consanguineos. é por isso que é importante a introdução de outros peixes de outros criadores...de modo a aumentar a variabilidade genética.

Embora não tenha os dados todos, eu penso que esta seja a resposta ao teu problema, as primeiras reproduções correm sempre bem, com alevins fortes geneticamente, mas se não tivermos cuidado com os cruzamentos este torna-se um problema inevitável, os alevins de 3ª ou 4ª geração têm um crescimento muito mais lento e são mais frágeis a qualquer mudança dos parâmetros da água, fungos, bactérias, parasitas etc.

O Backtopur é uma solução para muitas doenças, mas se a quarentena não foi feita aos primeiros sinais, poderá, infelizmente, ser tarde.

 

 

Cumprimentos e boa sorte.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais