Aquario a ciclar continua sem acusar amónia


TaniaNin

Recommended Posts

Já montei o aquário à 3 dias, tenho posto uns flocos de comida todos os dias para gerar amónia e também já pus bactérias, e hoje fiz os testes e o aquário ainda não começou a acusar amónia. O pH subiu cerca de 0,3 em relação ao pH da torneira, e como a amónia em solução aquosa é alcalina, isto poderia ser indicador da sua presença, mas os testes continuam a acusar que a amónia está a 0. Estará o teste estragado ou ainda não passou tempo suficiente para começar a acusar?

Encontrei o Nemo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Verificaste o prazo de validade dos testes?A meteres bactérias e comida não creio ser muito normal o ciclo ainda nem ter começado.Mas espera mais um ou dois dias a ver.Mas não tens ninguém com outra marca de testes?Ou até o teste de nitritos ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verificaste o prazo de validade dos testes?A meteres bactérias e comida não creio ser muito normal o ciclo ainda nem ter começado.Mas espera mais um ou dois dias a ver.Mas não tens ninguém com outra marca de testes?Ou até o teste de nitritos ?

 

O prazo só acaba em 2011 Nitritos está a zeros também e Nitratos a 0,5mg/L. Volto a fazer os testes amanhã ou depois a ver se já acusa mais qualquer coisa

Editado por TaniaNin

Encontrei o Nemo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já montei o aquário à 3 dias, tenho posto uns flocos de comida todos os dias para gerar amónia e também já pus bactérias, e hoje fiz os testes e o aquário ainda não começou a acusar amónia. O pH subiu cerca de 0,3 em relação ao pH da torneira, e como a amónia em solução aquosa é alcalina, isto poderia ser indicador da sua presença, mas os testes continuam a acusar que a amónia está a 0. Estará o teste estragado ou ainda não passou tempo suficiente para começar a acusar?

Este já é o 3º tópico que vejo hoje em que as pessoas põe flocos no aquário para fazer a ciclagem do aquario, mas onde é que foram buscar essa ideia, podem-me dizer???

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquário for grande, ou a quantidade de flocos for pequena, vais aumentando a colónia de bactérias lentamente e não chegas a encontrar um pico de amónia ou nitritos. O ciclo faz-se mas suavemente.

Depois não te esqueças de começar com as plantas e um ou outro caracol, e só depois os peixes, poucos de cada vez. A quantidade de bactérias tem que ter tempo para se ajustar à quantidade de dejectos, não é por ter passado uma semana ou um mês que está pronto, é um processo.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este já é o 3º tópico que vejo hoje em que as pessoas põe flocos no aquário para fazer a ciclagem do aquario, mas onde é que foram buscar essa ideia, podem-me dizer???

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

 

Nada como uma boa pesquisa e porque não ler o [manual]inicio Na Aquariofilia

 

Passo a citar o post #4 do mesmo tópico inamovível

 

O Ciclo do Azoto serve para entendermos o que acontece a um dos produtos mais nocivos criados dentro de um aquário.

 

Facilmente com uma pequena pesquisa encontrarias uma resposta à tua pergunta, mas mesmo assim, vou tentar responder-te o melhor que sei...

 

Os peixes, e em geral, todos os animais aquáticos, libertam produtos que em grandes quantidades são tóxicos. Um deles deves conhecer bem que é o dióxido de carbono, cuja fórmula química é CO2. Mas se esse é facilmente eliminado pelas plantas ou pela própria agitação da superfície da água, há outros que não são... que é o caso dos produtos azotados (símbolo químico do Azoto é o N). Daí ser tão importante o Ciclo do Azoto ou Nitrogénio (outro nome para o Azoto). O azoto é produzido pelos peixes sobre a forma de Amónia (NH3/NH4+).

 

No início, o aquário so contém o areão, os filtros, o aquecedor e a água (admitindo que ainda não colocamos qualquer peixe). Ok, muito bem... não existem peixes a criar amónia (NH3/NH4+). E o ciclo para ser iniciado, tem de haver obrigatoriamente amónia na água do aquário... então o que é que se faz? Das duas uma... ou colocamos um peixinho resistente, ou deitamos comida para dentro do aquário de modo a termos amónia na água. O problema, tal como já foi dito anteriormente, é que eles não são removidos tão facilmente como o CO2... e basta haver em poucas quantidades, que os peixes se começam a ressentir, acabando por morrer...

 

Post do nosso administrador : Luís Fortunato

 

Se tiveres outra opinião diferente penso que seja boa ideia partilhares com o resto do pessoal.Pelo menos eu gosto de ouvir opiniões e aprender todos os dias algo diferente.

Editado por Jorge Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquário for grande, ou a quantidade de flocos for pequena, vais aumentando a colónia de bactérias lentamente e não chegas a encontrar um pico de amónia ou nitritos. O ciclo faz-se mas suavemente.

Depois não te esqueças de começar com as plantas e um ou outro caracol, e só depois os peixes, poucos de cada vez. A quantidade de bactérias tem que ter tempo para se ajustar à quantidade de dejectos, não é por ter passado uma semana ou um mês que está pronto, é um processo.

 

Cumps,

João

Se a quantidade for pequena dizes bem, e quanto é isso? Se for um floco a mais por dia que efeitos adversos terá?

Eu até já percebi essa técnica, para acelerar o "ciclo", mas será que o ciclo precisa de ser acelerado, com que consequências?

Para acelerar, li isto há uns anos:

 

Acelerando o processo de ciclo

 

O ciclo do azoto pode ser acelerado ou ter uma boa ajuda de diversas maneiras. Infelizmente requerem o acesso a um aquário já estabelecido, o que um aquariofilista principiante pode não ter disponível. A ideia principal é encontrar um aquário já estabelecido, tirar algumas das bactérias e colocá-las no novo aquário.

 

Muitos filtros têm uma esponja ou lã no interior, à qual as bactérias nitrificantes aderem. Colocando todo ou parte desse conteúdo (proveniente de um aquário estabelecido) no interior do filtro do novo aquário acelera um pouco as coisas.

 

Se o aquário já estabelecido usa um filtro de fundo, as bactérias nitrificadoras aderem ao areão. Leve algum do areão (uma chávena ou mais) e suspenda-o, embrulhado num saco de pano, dentro do seu filtro (se possível), ou disponha-o por cima do areão do aquário novo (se este tiver um filtro de fundo).

 

Se tiver um filtro externo, de esponja ou de canto, ligue-o a um aquário estabelecido e deixe-o funcionar durante mais ou menos uma semana. As bactérias na água irão estabelecer uma colónia no novo filtro. Após uma semana mude o filtro, já "cultivado", para o novo aquário.

 

Ultimamente, produtos que contêm colónias de bactérias nitrificadoras estão disponíveis nas lojas de animais (e.g. "Fritz", "Bio-zyme", "Cycle"). Em teoria, adicionar bactérias acelera o processo de colonização. A experiência na "net" com estes produtos tem sido contraditória: algumas pessoas têm sucesso, enquanto outras avisam que não funciona de todo. Em princípio, tais produtos deveriam funcionar bem. No entanto, as bactérias nitrificadoras não conseguem viver indefinidamente sem oxigénio e alimento. Assim, a eficácia do produto depende da sua frescura e pode ser afectada por uma má utilização (e.g. sobreaquecimento). Infelizmente, estes produtos não vêm com data de embalagem, assim não há forma de saber a idade que têm.

 

Algumas (não muitas) lojas de aquários fornecem aos compradores uma chávena de areão de um aquário já estabelecido. Uma palavra de cuidado é apropriada nesta altura. Devido à natureza do negócio, os aquários das lojas muito provavelmente contêm agentes patogénicos indesejáveis (bactérias, parasitas, etc.), não quer certamente inseri-los num aquário já em ciclo. Para alguém que está a montar o seu primeiro aquário, no entanto, todos os peixes serão provavelmente comprados nessa mesma loja, assim o perigo é relativamente pequeno, dado que os novos peixes já estiveram expostos aos mesmos agentes patogénicos. Se possível faça o ciclo com bactérias que não sejam provenientes de um aquário de uma loja.

 

Claro que há muitas variações ao que foi dito que também funcionam. No entanto, é um pouco difícil dar uma receita exacta que funcione de certeza. O melhor é usar uma atitude conservadora e não adicionar peixes muito rapidamente. Além disso, teste a água para se certificar que os nitratos estão a ser produzidos, eliminando o trabalho de adivinhar quando o seu aquário está em ciclo.

 

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#speed-cycling

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem Jorge, não sou nenhum génio em química mas foi a primeira coisa que aprendi foi o “ciclo do azoto”, mas lembra-te que estamos a falar de iniciantes que dão “Bitaites” a iniciantes para meterem um pouco de flocos no aquário para fazer o ciclo, para um iniciante no hobby, quanto é um pouco?

Tenho lido por exemplo aqui muitos casos de água turva e mortes de peixes em aquários novos, se é deste tipo de “dicas” ou não, não sei, mas comigo nunca aconteceu nenhum caso desses.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João nem eu sou quimico,nem lá perto :coffee: mas quando iniciantes dão "bitaites" alguém que se calhar tem um pouco mais de experiência pode aconselhar melhor.Eu não me considero perito em aquariofilia,apenas aprendiz.Mas prefiro aconselhar a meterem uns flocos a meterem peixes para iniciar o ciclo.Morrerem peixes é normal por andarem com a pressa em acrescentar fauna.Muitos nem compram o teste da amónia :arrow: e depois estranham essas mortes ao inicio.

Tu como fazes o ciclo?Pressupondo que não tens outro aquário em casa,claro :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João nem eu sou quimico,nem lá perto :coffee: mas quando iniciantes dão "bitaites" alguém que se calhar tem um pouco mais de experiência pode aconselhar melhor.Eu não me considero perito em aquariofilia,apenas aprendiz.Mas prefiro aconselhar a meterem uns flocos a meterem peixes para iniciar o ciclo.Morrerem peixes é normal por andarem com a pressa em acrescentar fauna.Muitos nem compram o teste da amónia :arrow: e depois estranham essas mortes ao inicio.

Tu como fazes o ciclo?Pressupondo que não tens outro aquário em casa,claro :arrow:

Tens razão, mas o que eu tenho lido é “Põe flocos” e isso para um iniciante (quando digo iniciante é mesmo leigo na matéria, já todos o fomos) pode ser perigoso, não para ele, mas para os pobres dos animais, para muitos não faz mal, na loja há mais.

Agora pergunto-te eu, não há produtos químicos para o efeito? Não sairá mais barato do que comprar peixes todas as “semanas”?

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu como fazes o ciclo?Pressupondo que não tens outro aquário em casa,claro :closetema:

Há muitos, muitos anos, numa galáxia distante lol, fiz como me obrigaram a fazer na loja onde comprei o aquário aqui na suíça, 3 semanas de aquário só com agua (muito me custou :D), biostarter e depois deixaram-me trazer só um betta. :puppydogeyes:

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tania,

 

O teu aquário é de quantos litros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Querem mesmo...mesmo...mesmo....mas mesmo acelerar o ciclo sem por vidas em perigo?

 

Pesquisem no google por "fishless cycling"

 

Uma ajuda:

Fishless Cycling Made Easy

Fishless Cycling Revisited

 

 

Basicamente:

Precisam de amónia pura(Qualquer drogaria tem disso)..... mas mesmo da pura... nada de.....cheirinhos..... nem bolhinhas.... nem de aditivos!

1 Litro de "agua suja" da limpeza de um filtro que esteja em uso... qualquer loja de aquariofilia vos arranja isso... ou um amigo aquariofilo!

Aquário montado, com agua, filtros a funcionar e termostato ligado.

 

1) despejam a "aqua suja" para dentro do aquário.

2) Botam, no aquário, 1 gota de amónia pura para cada 10L de agua....

3) Esperam 1 hora

4) Testar Amónia:

------ Se valor Inferior a 2 ppm voltar ao passo 2)

------ Se valor Superior ou igual a 2 ppm seguir para o passo 5)

 

5) Escrever o total de gotas adicionadas

 

a partir deste ponto fazem o ciclo como normalmente o fazem.....

mas em vez de adicionar comida adicionam o nº de gotas de amónia para a manter a 2 ppm.

(facultativo - todas as semanas adicionar 1L de "agua suja")

 

Quando o ciclo estiver completo..... (no meu caso demorou cerca de 4 semanas)

fazem, durante três ou quatro dias TPA's de 50%.... e prontuz ciclo feito sem sujeitar peixes a stress.......

 

 

Se nesta altura ainda não tiverem fauna para lá colocar.... podem manter a colónia de bactérias vivas....

adicionando 1/4 das gotas usadas no passo 5) por dia!

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Editado por svan_katna

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já montei o aquário à 3 dias, tenho posto uns flocos de comida todos os dias para gerar amónia e também já pus bactérias, e hoje fiz os testes e o aquário ainda não começou a acusar amónia. O pH subiu cerca de 0,3 em relação ao pH da torneira, e como a amónia em solução aquosa é alcalina, isto poderia ser indicador da sua presença, mas os testes continuam a acusar que a amónia está a 0. Estará o teste estragado ou ainda não passou tempo suficiente para começar a acusar?

 

Tania,

 

em vez de colocares comida todos os dias coloca algumas plantas, elas de forma natural ajudaram a iniciação do teu aqua.

Só sei que nada sei :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tania,

 

em vez de colocares comida todos os dias coloca algumas plantas, elas de forma natural ajudaram a iniciação do teu aqua.

 

Mas se a água não tiver materias em decomposição não vai existir amonia para iniciar o ciclo... se tiveres plantas a unica materia que vai estar em decomposição para iniciar o ciclo são as plantas mais frageis a decompor :Smile-PT:

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 60x30x30. Cerca de 50Litros. Tenho posto uns 7 ou 8 flocos por dia. Vou hoje voltar a fazer os testes de amónia e depois digo qual foi resultado. E já agora obrigada pelas respostas. Já agora João, foi mesmo no tópico do inicio da aquariofilia que li isso de colocar um pouco de comida.

Encontrei o Nemo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se a água não tiver materias em decomposição não vai existir amonia para iniciar o ciclo...

 

Sim.

 

se tiveres plantas a unica materia que vai estar em decomposição para iniciar o ciclo são as plantas mais frageis a decompor :discuss_gathering:

 

cumps

 

:medieval_mace: Pois parece dramático assim. Eu aconcelho até que coloque plantas das mais resistentes (com vaso) para que não morram. A minha sugestão é baseada no principio que as plantas num ponto de desiquilibrio vão começar por deixar "cair" umas folhitas, isto não quer dizer que logo a seguir não nasçam novas folhas, e assim que as bactérias detectem a matéria em decomposição (inicio de uma folha em decomposição) estas vão começar a fazer o seu trabalho.

 

Com isto, acho, que se inicia o aqua de uma forma mais gradual e equilibrada, permitindo a existência de outros micro-organismos que vêm junto com a planta.

 

Cmpts,

Bruno

Só sei que nada sei :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 60x30x30. Cerca de 50Litros. Tenho posto uns 7 ou 8 flocos por dia. Vou hoje voltar a fazer os testes de amónia e depois digo qual foi resultado. E já agora obrigada pelas respostas. Já agora João, foi mesmo no tópico do inicio da aquariofilia que li isso de colocar um pouco de comida.

Eu continuarei a usar alguns químicos para o efeito, anti-cloro e Sera nitrivec (passo a publicidade) para o ciclo, sem água turva e melhor ainda, sem fatalidades,.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuarei a usar alguns químicos para o efeito, anti-cloro e Sera nitrivec (passo a publicidade) para o ciclo, sem água turva e melhor ainda, sem fatalidades,.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

 

Mesmo pondo os flocos de comida não há fatalidades, pois estes só geram amónia, não tenho lá nenhum peixe.

Encontrei o Nemo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fui fazer os testes de amónia novamente, e deu-me perto de 0,6 (talvez um pouco abaixo) devo continuar a inserir bactérias ou elas vão agora desenvolver-se por si só?

 

 

Continua a inserir bacterias até o ciclo ficar completo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água começou a ficar um pouco esbranquiçada esta tarde. Penso que li algures que isso é um boom de bactérias. É isso, e logo bom sinal certo?

 

é optimo sinnal xD

Quer dizer que as bacterias se estao a reproduzir...amanha ou depois ja desaparecem e ficas com a aguinha cristalina ^^

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.