Escalar ...


PBB

Recommended Posts

Então é assim pessoal, tenho um aquário há mais ou menos 4/5 anos de 120x40x50 com aproximadamente 200 litros reais, em funcionamento.

Sempre mantive escalares durantes estes anos (gosto muito da espécie em questão), nunca tive qualquer problema com eles, nem em termos de compatibilidades com os outros peixes, nem problemas com questões territoriais, nem nada. Durante este tempo todo em que manti escalares consegui formar casais e ter posturas no aquário principal, sendo que apenas duas tiveram sucesso. Acabei por dar alguns a pessoas conhecidas, tendo ficado apenas com o casal.

Este casal chegou a fazer outras duas posturas no aquário, não tendo havido sucesso nas mesmas :S

Adiante, acontece que a fêmea morreu no final de Dezembro, sem qualquer explicação: os valores da água estavam todos dentro dos parâmetros, não havia sinal de doença e não houve mais nenhuma baixa no aquário. Agora o macho ficou sozinho e desatou a matar os outros peixes que habitavam no mesmo aquário, os cardinais e os bêbados foram todos à vida e até as machadinhas não se safaram! Restaram apenas as corydoras, o ancistrus, os Saes e os Ottos. Este comportamento territorial do macho creio que seja normal, mas nunca me tinha acontecido nada semelhante nestes anos.

 

Agora a minha pergunta é o que poderei juntar ao aquário de modo a que não haja novamente problemas deste tipo. Já pensei em juntar outro escalar, mas convinha que fosse do mesmo tamanho do meu para não haver grandes problemas, só que o meu, mede cerca de 18 cm de altura (contando com as barbatanas peitorais) e não é fácil encontrar um peixe deste tamanho à venda, para além de não conseguir saber o seu sexo na altura da compra :S O que acham?

 

Abraços,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou desse tamanho ou então uma fêmea pronta a acasalar.Isso são as hormonas dele a vir ao de cima.Eu optaria sempre por uma fêmea é que se meteres outro macho o mais certo é teres problemas na mesma :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, está a precisar de uma mulher para o acalmar! ;)

Podes começar por colocar um tópico no subfórum "Procura" a dizer que procuras uma femea (comprovada) escalar adulta e se quiseres dizes mais ou menos o tamanho que procuras, pode ser que apareça alguém que tenha para venda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pois é pessoal há um tempinho que não vinha aqui dar novidades, mas isto com exames é mesmo para esquecer!

 

Então, acontece que arranjei parceira para o garanhão mais rápido e facilmente do que estava à espera. O meu primo tinha uma fêmea de escalar que lhe andava a dar dores de cabeça no aquário, acho que era o terror segundo o que me disse, pelo que me pediu se podia vir para o meu aquário à experiência e se se desse bem com o garanhão que ma dava, eu concordei obviamente, mas sempre de pé atrás porque como ela não era muito grande achei que ia dar bronca da grossa.

 

Pelo contrário, ela chegou, viu e venceu, é caso para dizer que o deixou embasbacado :cry4: o garanhão acalmou e os problemas acabaram.

 

Seguem umas fotozinhas do "gajo"

 

gallery_4883_1227_2300859.jpg

 

gallery_4883_1227_1688461.jpg

 

 

e dele e da "maria"

 

gallery_4883_1227_978706.jpg

 

P.S. - a "maria" ficou cortada na foto, mas não parava quieta pra foto.

 

 

Bem por enquanto não tenho mais nadaa acrescentar, pode ser que daqui a uns mesinhos façam uma postura :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais