Alterar a iluminação num aquario Elite


Exabyte

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tenho um aquário da Elite 60x30x30, de 60 ltrs, que tenho a funcionar há 3 meses sem grandes problemas, mas gostaria de mudar o sistema de iluminação. A iluminação original é uma lãmpada fluorescente, curva, de 18 W, que me dá mais luz no centro do aquário, sendo as extremidades menos iluminadas. O meu objectivo é iluminar bem a area total do aquario, alem de poder dispensar duas lampadas, uma que favoreça as plantas e outra para a iluminação propriamente dita do aquário.

Agora gostava de saber que existe alguma calha que sustente lãmpadas fluorescentes do tipo convencional ( tubiforme) para a tampa neste tipo de aquarios, até porque esta tem uns encaixes nas extremidades.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão umas fotos. A lãmpada não é curva, mas sim o reflector.

 

Sistema de Iluminação que o aquario já trazia.

 

Sistema de Iluminacao

 

Sistema de iluminação

 

Sistema de Iluminação

 

Encaixes na tampa. A foto direita cortou o encaixe e não da para ver a 100%. Estes encaixes são iguais ao suporte da lãmpada que vinha com o Kit e dá-me a impressão que pode existir uma calha que aqui encaixe, mas eu já fui ao site do fabricante, a Hagen, e não encontro nada.

 

Encaixe esquerdo

 

Encaixe Direito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meti as fotos no album e inseri os links. Não sei como meter fotos directamente.Não percebo pq é que não tem essa opção.

 

Esperimenta a abrir o meu perfil e a vizualizar a minha Galeria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Ainda nao....

 

Vamos ver se é desta que consigo meter fotos.

 

O sistema de iluminação:

 

SistemaIluminacao.jpg

 

SistemaIluminacao3.jpg

 

SistemaIluminacao2.jpg

 

Suporte para as lãmpadas:

 

Esquerdo

 

SuporteEsquerdo.jpg

 

Direito (Igual ao anterior só que a imagem ficou a cortar.

 

SuporteDireito.jpg

 

Eu hoje fui ao BricoMarché que vendem material da Hagen e eles tem lãmpadas para substituir ou mesmo o conjunto inteiro se quiser meter duas lãmpadas iguais. Em Lisboa, na rua de Santa Marta fui la a uma loja especializada em Aquariofilia e disseram-me que estas lãmpadas são 2 em 1, ilumina e favorece o crescimento das plantas, mas tb disseram que 18 W é pouco para um aquario de 60 Ltrs.

Eu podia comprar outro conjunto ( um de 9 W) e meter cada a cada extremidade do aquario ficando assim básicamente com 27 W, ou até podia comprar um de 18 W. Mas eu perguntei o preço de um conjunto com lãmpada de 9 W e fica por 40€. Sera que vale a pena ou mais vale tirar a tampa do aquario e comprar um suporte tipo T5 duplo para meter uma lãmpada para as plantas e outra para iluminar?

 

Obrigado!

 

P.S.: Já agora a foto do aquario. Por acaso prefiro um aquario ao natural, mas como a minha mulher comprou estes adornos não quis fazer a desfeita.

 

Aquario.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente as fotos....

 

A lampada que tens parece ser uma PLL de 18W (ou PLC) se realmente for uma PLL (tenta tira-la para ver se tem 4 pinos alinhados) se tiver acho pelo que vejo que podes trocar por uma PLL36W fazendo algumas alteracoes....duvidas manda MP.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não a tirei, mas julgo que aquela que me mostraram no Bricomarché tinha 4 terminais. Mudar para 36W implica mudar a fonte de alimentação. Na fonte está impresso o seguinte: " For PL 2x7W 2x9W 1X18W". Isto quer dizer que o máximo será uma carga de 18W, ou seja uma lãmpada desta potência. Se mudar para 36W rebento com o fusivel e se ele estiver dentro da fonte (que é o mais normal) não tenho hipotese de o mudar, pelo menos aquilo não tem parafusos.

 

QUe tipos de calhas existem? E onde posso encontra-las?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois para mudares para uma de 36W tens que trocar o balastro tambem, pelo que vejo nao tens espaco dentro da tampa logo teras que o por fora da tampa atras do aquario.

 

cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais