Guia de Doenças ILUSTRADO


aissikiu

Recommended Posts

Como o guia de doenças actualmente presente no fórum não apresenta as imagens, eu fiz uma compilação e aqui a apresento.

 

A prevenção para todas as doenças é a mesma. E para todas elas a prevenção é o mais importante. Devemos sempre pensar na saúde como um equilíbrio entre o hospedeiro (peixe), o agente agressor (físico, químico, biológico) e o meio (água). O aquário é um sistema fechado, tem poder de auto depuração limitado. À medida que esta capacidade se vai esgotando, as condições da água vão piorando. Até que, de repente, o sistema entra em colapso.

 

A água é um solvente universal no nosso planeta. Assim, qualquer agente patogénico (que cause uma doença) se difunde nela com rapidez, e os peixes vivem nesse ambiente em contacto directo com esses agentes. Os peixes têm um sistema imunológico que os defende de muitas agressões, mas não de todas e, principalmente, não durante todo o tempo. Eles produzem excreções como fezes, urina, amónia, e nadam num meio em que isto tudo está dissolvido. À medida em que o nível desses poluentes vai crescendo, os problemas vão aumentando. Por essas razões é tão importante evitar a superpopulação, fazer trocas parciais de água, uma boa filtragem, a “sifonação” do fundo, o controlo dos parâmetros físico-químicos, etc.

 

Os três factores mais importantes na prevenção de doenças são:

 

• Desinfecção e quarentena para peixes e plantas novas;

• Composição da água do aquário;

• Alimentação.

 

A Quarentena é essencial pois, por melhor que pareça um peixe recém-adquirido, não se pode saber se ele é portador de algum agente patogénico incubado. Há muitas doenças que só se manifestam com o tempo e o período de 3 ou 4 semanas, em geral, é o suficiente para o aparecimento delas. Levar um agente patogénico para um sistema fechado é igual a doença futura, talvez uma epidemia.

 

 

001.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

 

Para fazer o download deste artigo em formato PDF, é só fazer o download no meu blog, neste

POST. Comentários são apreciados.

 

 

Fontes:

 

Texto:

www.aquahobby.com

www.fishyfarmacy.com

www.fishdoc.co.uk

 

Imagens:

www.google.pt

www.imagestation.com

Editado por aissikiu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exelente topico, so acho que a foto do pop-eye não dá para ver bem porque os olhos do betta estão iguais aos do meu e o meu betta está perfeito de saude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exelente topico, so acho que a foto do pop-eye não dá para ver bem porque os olhos do betta estão iguais aos do meu e o meu betta está perfeito de saude.

 

Pois, talvez... Por acaso já tinha pensado nisso... Mas como também é uma doença fácil de identificar não há grande espiga :medieval_mace: =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, onde arranjo maracyna sulfar para o tratamento??

 

Não precisa de ser esse em questão. Se fores a uma loja de animais e explicares o que pretendes eles arranjam-te um, mesmo que de outra marca :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

De facto, a ideia é boa, mas falta uma coisa. A fonte! Não dizes de onde retiraste tanto o texto como as imagens. De certo estão protegidas pelos Direitos de Autor. Mesmo assim, quando se retira "algo" da Net, deve-se fazer referência à sua proveniência.

 

 

Cumps.

 

Já coloquei fontes! Desculpa lá o mau jeito :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não levem a mal, mas acho que um tópico de qualidade como este é, não deveria ser cheio de spam, mas sim, APENAS complementado com discussões úteis sobre o tema, sob pena de perder a sua utilidade como tópico de ajuda e discussão de conhecimento.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...