Aquário gigante


Recommended Posts

Deixo-vos aqui uma questão :

Tenho um pessoal conhecido que está a construir casa e quer fazer um aquário inserido na estrutura. Mas é um aquário estranho. as medidas são : 2,5m x 1,2m x 1,20m.

Mas o 2,5 metros não são de comprimento. São de altura. Na verdade, trata-se de um aquário com uma base quadrada de 1,2 metros de lado e com uma altura de 2,5 metros. As arestas deste poliedro são 4 colunas em cimento armado.

E para isto pediram-me ajuda.

Eles nunca tiveram aquários, querem fazer isso porque ..... fica bem, é giro (e até é).

Como eles não entendem nada de aquariofilia, tentei dissuadi-los da aventura. Não consegui.

Eu sei que o planeamento de um bisonte destes tem que ser bem feito. É uma aventura cara e quase sem retorno.

Temos que decidir primeiro que tipo de temático (biotipo ... não gosto muito deste termo porque entendo que biotipos quase não existem) a escolher. Todo o equipamento e tecnica terá que ir de encontro às exigencias dos diferentes temáticos pelos quais optar. Plantado está fora de questão, pois o acesso ao "leito" do aquário é extremamente dificil. Vai ficar a 2,5 metros de altura. Salgado também está fora de questão pois com a experiência (nula) que eles têm, isso seria um desastre à espera de acontecer. Monster fishes (ou lá como se chamam) também está fora de questão por motivos de preferencias pessoais (deles .... e minhas :sign_welcome: ).

Restam ciclideos africanos, temáticos amazónicos com pouca vegetação ou comunitários com pouca vegetação.

Do ponto de vista da canalização para introdução de água e escoamento das TPA's está resolvido. A casa está em construção e já está conversado com o canalizador a introdução de um tubo para o esgoto a partir do local e de um tubo de alimentação proveniente de um poço que eles têm no quintal. Não sei ainda quais os parâmetros da água do poço. É importante, eu sei, para a escolha do temático.

Para parte eléctrica, a única coisa que disse aos electricistas foi para montar um quadro com pelo menos 3 dijuntores para alimentar o equipamento electrico do aquário. Um para luz, outro para termostátos e outro para o resto (filtros, bombas, etc).

 

E estamos nesta fase.

 

Ora, tendo em conta que se trata de um aquário com cerca de 3500 litro de água. com 2,5 metros de altura, as minhas questões são :

 

- Qual a espessura do vidro ? Haverá algum site que me possa ajudar a fazer estes cálculos ? E onde mandariam fazer um monstro destes ? É melhor comprar os vidros em separado e chumbá-los às colunas de cimento ? ou fazer uma caixa em vidro ? Se fosse chumbar o vidro, qual a melhor forma ? e a base do aquário ?

- Filtragem : Será melhor 3 filtros FX5 ou Pro II ou uma sump ? E se fôr sump, com que dimensão ? 200 litros ? 300 ? E a bomba para essa sump ?

- Qual a melhor forma de ligar o tubo do esgoto ao aquário ?

- 3 dijuntores serão suficientes ? e qual a potencia (amperes) deles ?

- Luz : Tendo em conta que não será plantado, mas que temos uma coluna de água de 2,5 metros, que luz seria mais indicada ?

- Aquecimento : seriam provavelmente 3500 wats. Mas como ? Que solução haverá para isto ?

- Problemas de algas nos vidros ? melhor forma de minimizar isso ?

- Outros problemas que agora não me ocorrem .... ilucidem-me.

 

Desde já obrigado pela ajuda que me possam dar

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é um projecto muito grande mesmo :D não te posso dar afirmações mas posso dar algumas dicas...

 

Em relação ao tamanho do aquario garanto-te que não é uma boa opcção, e digo isto porque??

 

- A manutenção deve sempre ser feita independente do tamanho do aquario... logo esse aquario senão vestirem o fato de mergulho e uma escova (como fazem os tecnicos do oceanario de lisboa) passado alguns meses o aquario começa a ficar num estado lastimável e todos irão perder o intusiasmo....

- Para um aquario desses não dá um vidro qualquer, deduzo que tenham de usar vidro laminado de talvez 3x15mm para cima o que é uma pipa de massa....

- Na minha opinião ficava muito mais interessante se fosse 250cm de comprimentox 120cm de profundidade x 100cm de altura.

 

- Filtragem eu optaria por SUMP tb gigante (acaba por ficar mais barato e mais pratico na sua manutenção) caso optem por filtros acho que a gama 2260 é mais potente e adquada para esse aquario...

 

- Luz acho que só testando no aquario é que se conseguia ter uma boa noção da luz necessária... mesmo não sendo plantado, eu apontava para os 500w de luz... mas claro isto é só um palpite... testando varias potencias é a maneira mais facil de se perceber mesmo qual a potencia adequada.

 

O aquecimento tb não será preciso os tais 3500w... mas tb acho que deve ser feito testando na forma crescente até se chegar ao ideial!

 

Em relação aos dijuntores 15A será mais que suficientes, 2 ou 3 linhas de alimentação independentes será suficiente e não sofrerá de excesso de carga!

 

As algas dos vidros, isso já vai depender de muita coisa... o minimo desleixo e elas atacam os vidros... as UVs ajudam nisso, alimentação aos peixes de forma adequada e luz média são as melhores formas de manter as algas afastadas..

 

Espero ter ajudado

Cumps e boa sorte, e tenta mudar as ideias dos donos deste projecto...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2,5 metros de altura é obra.Para a manutenção vai ser bem complicado assim como para a luz chegar ao fundo.Quase todos os peixes andam ao comprimento do aquário e não pela altura.Sem dúvida um grande projecto mas claramente de quem não percebe nada de aquariofilia e dos seus gastos.Um verdadeiro euromilhões para a realização do mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sendo especialista, nem nada que se pareça em aquas grandes(nem em pequenos :D ) permite me dar a sugestão de fazerem um paludário, por exemplo com agua ate 1m ou 1,20m de altura e o resto fora de agua, tipo floresta amazónica, vi há um tempo neste site essa ideia... Parece me bem mais fácil de fazer...

Luís Gândara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola como diz o tiago eu tambem apostava nos 250cm de comprimentox 120cm de profundidade x 100cm de altura.

 

 

so para teres uma ideia da espessura do vidro da aqui uma vista de olhos na tabela nao esta um aqua destas dimençoes

 

acho melhor dares umas ideias aos teus amigos novas podes lhes dizer que um aqua muito alto nao serve para nada pois os peixes mesmo que montem um comunitario numca se vao ver

 

fica bem e vela se das a volta aos teus amigos se optarem por esse tamanha vao ter que tomar banho de verao e de inverno tadas as semanas no aqua

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião esses aquarios não devem de ser muito viaveis!

Ja experimentaste a mostar aos teus amigos algumas fotos de aquarios grandes.

Sei que há aqui no forum um post sobre um aquario de um dos tubarões da aquariofilia, desculpa a ignirancia mas de momento nao me recordo o nome. Sei que é chines ou japones. è um aquario bem grande mas não tem essa altura, mas tem a particularidade de ser muito bonito, não fosse o dono um tubarão da area.

 

Se alguem postar depois mim e souber o link por favor que o disponibilize aqui.

 

Os teus amigos ganharam o euromilhoes? é que so em vidro, substrato, plantas e decoração...ui ui ui, para não falar nos gastos electricos e de manutenção!

 

Agora há ai uma novela da tvi, que lá a psicologa tem um aqua na sala....não é enorme, mas é grandinho e fica muito fixe na decoração. Experimenta a dar-lçhes alguns exemplos, porque um investimento desses requer bastante planeamento e ponderação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa ajuda.

De facto vou ter que conversar melhor com eles para os dissuadir dessa ideia megalómana.

É que estive a pensar um bocado só na estrutura para aguentar uma coisa daquelas e não é brincadeira nenhuma. De facto, temos cerca de 3500 quilos em cima de uma área muito pequena de um quadrado com 1,20 metros de lado. É condensar o peso de um pequeno camião numa área pequena. Depois a enorme pressão lateral a que os vidros estão sujeitos. Teria que ter um sólido sistema de contra-forças para evitar o efeito de flecha. Isto só para falar na estrutura fisica.

Falei-lhes no problema da manutenção. Na verdade, e porque é inevitável que as algas apareçam, limpar esse aquário, só isso, seria um filme de terror.

Quando eles me perguntaram se fosse para mim, o que faria, eu respondi-lhes ..... não fazia. Também lhes disse que as proporções mais adequadas para um aquário doméstico, andam sempre à volta das razões 2x1x1 ou 3x1x1 e isto não é à tôa. É porque estruturalmnte é o mais indicado e por questões de manutenção.

O "problema" deles, é que têm um espaço já definido para esse aquário envolvido na estrutura da casa e que tem essas medidas.

 

Vou tentar falar melhor com eles. A ideia do paludário realmente é interessante. Ou então fazer elevar o aquário um pouco mais e baixar a altura para 1 metro. Era pouco mais de 1 tonelada de água. Apesar de continuar com umas medidas meio estranhas, já seria mais estruturalmente aceitável.

Vamos ver.

Vou dando noticias do evoluir da coisa.

 

Obrigado,

Rui

Editado por ruibmw
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Se pagarem bem :mrgreen: estou disposto a pensar no assunto!!!!

Mas com 2.5mt de altura esquece... isso só mesmo um paludário com um belo aquário como base!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se pagarem bem :offtopic: estou disposto a pensar no assunto!!!!

Mas com 2.5mt de altura esquece... isso só mesmo um paludário com um belo aquário como base!

 

Se pagarem ate eu visto o fato de mergulho!!! :naughty::rolleyes:

::removido. Fora das regras. MM::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi na TV um parecido mas era todo redondo mas era de agua salgada, ate fica bonito na entrada de uma grande vivenda (mansão).

 

A uma coisa que também devias de pensar era procurar alguém que tenha experiência com este tipo de aquários, que cá em Portugal deve ser uma ou duas pessoas ou mesmos ninguém, se for esse o caso conhecer alguém do mergulho que possa ajudar em algo de manutenção. Isso para que depois de tudo feito não olhem uns para os outros e perguntarem quem vai la abaixo. :roflroll2:

 

Esse aquário deve ser bastante difícil fazer a limpeza, ou alterar e meter algo dentro dele se tiver um tronco ou uma rocha no centro do aquário.

 

2051599735_1906b85084.jpg

Editado por login
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.