Aquário - Camarões


bani

Recommended Posts

Olá, sou nova por aqui.

Eu apenas tive um aquário com peixes de água fria (e há muitos anos atrás)... mas fiquei com o aquário que tem as seguintes medidas (aproximadamente) 50 comprimento x 40 altura x 30 largura.

Tenho lido sobre camarões e fiquei com vontade de ter...

No aquário apenas quero colocar camarões... estou a pensar em Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue ou Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white.

 

Mas tenho imensas dúvidas, nomeadamente:

1º - O aquário que tenho serve?

2º - Qual o termostato (potência)?

3º - Filtro?

4º - Que substrato aconselham?

 

Desculpem lá o tipo de questões, mas sou mesmo ignorante nesta matéria.

 

Obrigada, Vânia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Vânia!

 

Esse aquário serve perfeitamente.. tem umas boas medidas para invertebrados visto eles passarem maioritariamente a sua vida a nadar na horizontal..

 

Em termos de termostato e filtro, um de 50W serve perfeitamente e qualquer filtro que promova alguma circulação na água de preferência com esponja na entrada de água do filtro para que os jovenzitos não sejam sugados (com o passar do tempo estas esponjas ficam ricas em alimento para eles)

 

O Substrato deve ser um que faça realçar as cores dos camarões.. Visto estares a optar por uns white, diria que um substrato escuro era o ideal..

 

Bom, as primeiras duvidas penso que foram tiradas...

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela rápida e esclarecedora resposta!

 

Já agora o substracto deve ser areia ou pedras?

 

Devo colocar cerca de quantas plantas? Há troncos à venda já com musgo (é que tenho lido que é importante ter java, estou certa)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Musgos é sempre bom ter em aquários com invertebrados pois oferece refúgios e alimento.. mas não é obrigatório (Eu por exemplo não tenho musgos em aquários para invertebrados) O numero de plantas varia com o teu gosto (óbvio que se não tiver uma única ponta de plantas eles irão estranhar..)

 

Em relação ao substrato, tanto faz ser pedras como areia. O importante no substrato é fazer realçar as cores dos bichos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Musgos é sempre bom ter em aquários com invertebrados pois oferece refúgios e alimento.. mas não é obrigatório (Eu por exemplo não tenho musgos em aquários para invertebrados)

 

Eu aconselhava-te a utilizar musgo, uma vez que é um bom refugio para as crias. há sucesso em aquários sem musgo mas se calhar o sucesso, e o número de crias sobreviventes é baixo...

 

sempre tive musgo presente nos aquários de invertebrados e estou bastante satisfeito com os resultados. ;)

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselhava-te a utilizar musgo, uma vez que é um bom refugio para as crias.

 

Um aquário de invertebrados significa isso mesmo "aquário de invertebrados". Ao conter apenas invertebrados e sem predadores (peixes), aqui a utilidade de criar refúgios é nula.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário de invertebrados significa isso mesmo "aquário de invertebrados". Ao conter apenas invertebrados e sem predadores (peixes), aqui a utilidade de criar refúgios é nula.

 

Cumps

 

Mas ades reparar que eles gostam bastante de musgo, consegue-se ver bem isso.

 

P.S. Miguel Reis, os camarões estão vermelhissimos. Estão a crescer olhos vistos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui a utilidade de criar refúgios é nula.

 

Cumps

 

pode parecer mas não o é :idea2: tive agora 2 "ninhadas" de CRS e eles quando desligo o filtro saiem na boa parece um enxame a voar pelo aqua, assim que o ligo eles vão para o musgo e quase não se vêm.

 

:D por isso ou os meus são maricas ou os teus são bravos :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também acho que devias ter musgo, eles adoram andar a “cata-lo” e o musgo não é muito exigente, alem de ser muito bonito, por isso só ficavas a ganhar, bem-vinda e força com isso.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez agradeço as vossas respostas! :roflroll2:

 

Já agora, o aquário deve-se encher quase até ao fim? ou como é para camarões não é necessário ter tanta água?

 

Já percebi que o musgo é uma boa aposta!

 

Se eu chegar a montar o aquário depois coloco aqui as fotos. Entretanto hão-de surgir dúvidas... (porque o conhecimento é muito pouco)

 

Cumprimentos, Vânia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez agradeço as vossas respostas! :)

 

Já agora, o aquário deve-se encher quase até ao fim? ou como é para camarões não é necessário ter tanta água?

 

Já percebi que o musgo é uma boa aposta!

 

Se eu chegar a montar o aquário depois coloco aqui as fotos. Entretanto hão-de surgir dúvidas... (porque o conhecimento é muito pouco)

 

Cumprimentos, Vânia

 

 

 

deixa tipo um centimetro ou menos para nao transbordar por acidente tambem eu no meu deixo cerca de 3 mm para aproveitar o maximo de agua mas tenho tido acidentes metendo as maos no aquario ele transborda

 

u aquario com muitas plantas da te sempre muitas vantagens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode parecer mas não o é :lol: tive agora 2 "ninhadas" de CRS e eles quando desligo o filtro saiem na boa parece um enxame a voar pelo aqua, assim que o ligo eles vão para o musgo e quase não se vêm.

 

:arrow: por isso ou os meus são maricas ou os teus são bravos :arrow:

 

 

Desligas o filtro? Para? :coffee:

 

Mais uma vez agradeço as vossas respostas! :arrow:

 

Já agora, o aquário deve-se encher quase até ao fim? ou como é para camarões não é necessário ter tanta água?

 

Vânia

 

Os camarões aproveitam melhor o horizontal, (areão, troncos, pedras) e daí os aquários não precisarem ter tanta altura de água, mas se houver possibilidades de ter mais água melhor, pois tb será mais fácil manter o aquário estável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora...

Para além de:

- Caridina cf. cantonensis 'Bee'

- Caridina cf. cantonensis 'Crystal Red'

- Caridina cf. cantonensis 'Tiger'

- Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue

- Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white

- Neocaridina heteropoda var. red

 

Que outras espécies são de ordem superior?

(agradecia o nome científico, para depois poder pesquisar)

Editado por bani
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e tenho um aqua de 25 litros, serve?

 

 

 

para uma especie e bem controlado serve mas nao é muito recomendado uns reds sem problema eu tenho 27litros aproveitados ao milimetro e tenho la crystal reds ate agora sem problemas

 

atençao aquas pequenos um pouco mais dificil de controlar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais