Algas matando os corais


juniorbertarelli

Recommended Posts

  • 5 semanas depois...

tambem me aconteceu o mesmo mas eu tenho os parametro todos controlados no entanto ainda tenho, embora mt pouca, alga castanha no vidro da frente (em forma de mancha) e que agora foi para o coral e o coral ja nao se esta a abrir. Preciso de ajuda urgente. Ela é do genero Star Polips

 

Que devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Identificar problemas sem ver, não conhecendo os sistema e extremamente difícil

 

80x35x45

 

tenho o dito coral, 2 palhacos, 2 donzelas e 2 zebrassomas

 

que precisas de saber mais?

 

aqui esta uma foto para veres melhor:

 

dsc05571ql8.jpg

w945.png

Editado por PauloRicardo644
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

as cianos podem ser de varias cores. Vermelhas, verdes, castanhas...

 

são tipo uma pelicula gordurosa..

 

normalmente é causado por demasiada carga organica e pouca circulação!

 

boas

 

sao dessas mas circulaçao nao falta entao para o coral ainda menos. Materia organica nao sei como reduzir. a fauna é pouca e tenho um equipa de limpeza adequada para eles. so se o skimmer for demasiado fraco nao sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sera que ajuda dizer que os meus turbos estao a comportar-se de forma esquesita. eles atiram-se do topo do vidro tipo malucos e ficam virados para cima com a "base" deles virada para cima completamente imoveis durante horas, dias se for preciso e os ermitas e patas vermelhas fecharam-se dentro das conchas embora ainda esteja tudo vivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Da minha breve experiências as algas não matam nada, a não ser se taparem os corais da luz...isso pode os matar..mas só isso.

 

Pode ser das espécies que tenha não sei...

 

Os corais têm n mecanismos de defesa contra as algas, e se elas aparecem em cima deles é porque estão já debilitados por outras razões, até porque muitas algas é sinónimo de muitos nutrientes, e corais em zonas de muitos nutrientes não existem...mesmo na natureza perto da foz de certos rios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da minha breve experiências as algas não matam nada, a não ser se taparem os corais da luz...isso pode os matar..mas só isso.

 

Pode ser das espécies que tenha não sei...

 

Os corais têm n mecanismos de defesa contra as algas, e se elas aparecem em cima deles é porque estão já debilitados por outras razões, até porque muitas algas é sinónimo de muitos nutrientes, e corais em zonas de muitos nutrientes não existem...mesmo na natureza perto da foz de certos rios.

 

Estou de acordo com o António Vítor. Essas alags castanhas não matam nada. São apenas inestéticas. Também as tive num GSP e simplesmente as limpei com uma escova macia. Depois o coral voltou a abrir.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
comprei alguns corais e nos mesmo veio com algas e agora as algas estaum matando os corais como faço pra me se livrar das mesmas?

 

 

Boas

 

Quanto a esta duvida do "juniorbertarelli" nao seio que dizer nem se adianta dizer alguma coisa porque entretanto nao voltou a escrever nada o que demonstra que o problema ja esta resolvido ou falta de interesse em o resolver.

Se eu estiver enganado e ainda se procurar alguma resolucao, entao sera urgente que se cloquem fotografias para saber do que se trata. Ha muuuuiiitas especies de algas marinhas e com diferentes metodos de se retirarem. Por exemplo quanto as ja referidas "cyano" podem ser escovadas (com uma escova de dentes) e depois apanhadas com uma rede muito fina o que ja nao sera recomendado com uma especie de alga em bolhas que caso rebentem dentro do aquario vao livertar um liquido viscoso dando origem a novas colonias. Para dar alguma indicacao sera preciso saber do que se trata ou podemos errar com consequencias graves.

De qualquer modo, o "combate" comum a todas passara por reducao da carga organica que gera "adubo" para o seu crescimento e propagacao. Importa ter muito cuidado quanto a quantidade e qualidade da comida fornecida, o escumador ser adquado e haver boa circulacao. Depois ha a possibilidade dos predadores (nao sei se havera algum para a "cyano" embora se apontem os "Cerites" como possiveis predadores). Outro combate importante podera passar pela reducao no numero de horas de luz, o que podera nao ser recomendavel com corais, e ainda ver se as lampadas sao as indicadas (podem estar a usar lampadas de "plantados" em vez de "marinhos") e se a luz emitida sera a adquada ou se ja terminaram o seu periodo de vida util e necessitam de ser substituidas.

Ficamos assim a aguardar as fotografias.

 

Quanto a duvida do "PauloRicardo", da fotografia ainda nao consegui perceber bem de que se trata. Isto nao sera uma critica a fotografia ate porque eu tambem tenho varias que quando as tiro vejo uma coisa no aquario e depois de tirada ja nao se percebe bem de que se trata.

Caso seja mesmo "cyano", tera que passar pela prevencao com avaliacao da carga organica no aquario e da comida fornecida bem como do escumador existente. Se a comida nao for de boa qualidade podera ter que ser substituida. Se o escumador for muito fraco podera ter que ser trocado por um mais eficiente. Convem aumentar ou melhorar a circulacao e um aquario de 300l, se tiver 20000l/h de circulacao (desculpem-me o exagero) mas com muitos pontos "mortos" (onde nao ha qualquer circulacao) tera que ser revisto quanto a colocacao das bombas e das rochas. Ou seja a quantidade nao tem nada a ver com a qualidade.

Ja na fase de combate, passara por escovar as rochas e corais ou passar uma bomba de circulacao nao muito forte sobre eles e depois recolher o maximo possivel com uma rede. Quer na fase de combate quer na prevencao, podera ser utilizado algum quimico para o efeito, eu uso o "CHEMICLEAN".

Em 2003, logo no inicio da aventura "Aquarios de Recife" utilizei o "Anti Red" da Aquamedic (marca de que gosto muito) e comecei logo por perder duas anemonas a que se seguiu tudo o que havia do aquario incluindo "aptasias". Salvaram-se os peixes porque foram retirados a tempo. Claro que nao foi o produto que provocou as mortes de tudo que pode ter partido das anemonas mas podera ter sido o produto que provocou a morte das anemonas. Eu nao sei e pela duvida nunca mais entrou "Anti Red" nos aquarios. Mais tarde descobri este "ChemiClean" com a indicacao de "Red Slime Cyano-Bacteria remover" que experimentei e tenho utilizado sem problemas para peixes ou corais.

Segundo o importador o produto remove cyano-bacterias vermelhas dos corais, oxidiza su bstancias organicas alojadas no meio das rochas e sedimentos, clarifica a agua e promove o equilibrio enzimatico sendo seguro para "Recifes", todos os invertebrados, macro-algas, bacterias desnitrificantes e peixes. E nao contem "Eritromicina" (antibiotico).

O preco aumentou muito nos ultimos meses. Eu so consigo encontrar no "RuiMar" na Damaia e custa 19,90Euros cada embalagem de 2grs que supostamente tratam 1200l de agua vindo com uma colher doseadora sendo aplicada uma colher de produto por cada 38l de agua.

Quem quiser experimentar, a "RuiMar" fica a saida da estacao da StaCruz/Damaia (linha de Sintra) na direccao Lisboa. saindo do comboio, ao cimo das escadas para a direita fica a Cova da Moura e para a esquerda a RuiMar. Para outros pontos de venda, so entrando em contacto com o importador, o Sr.George M. Gouveia neste endereco http://www.georgemgouveia.com/

ou

George M. Gouveia - Importação e Exportação De Produtos de Aquariofilia Lda.

R. Leitão de Barros, 8, 1º Dto / Benfica / 1500-384 LISBOA / Tlm: 93 35 16 291 / Fax: 21 778 26 44

para saber que outras lojas vendem o referido produto.

 

Mas atencao que eu ja vi umas algas castanhas viscosas, muito parecidas com "cyano" mas mais claras e mais leves que sao muito aborrecidas de controlar. Nao conheco tratamento nem predador pelo que, do pouco que sei, so esovando e retirando o maximo possivel nas mudas de agua e passar a evitar tudo o que possa promover o seu crescimento e que possa ser dispensado como por exemplo excesso de aliemnto.

 

Se o problema for mesmo com cyanos, espero ter contribuido para a resolucao do problema. Se for com alguma alga vamos esperar por melhor identificacao da alga para depois tentar descobrir a melhor forma de resolucao do problema. Volto a alertar que o melhor combate passa sempre pela prevencao.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais