Depois de passar os ovos para outro aquario...?


ripper

Recommended Posts

Boas

 

Tenho algumas duvidas!O meu casal de escalares pos ontem ovos no meu aquario comunitario de 200 L, ja preparei um aquario pequeno para hoje cortar a folha onde eles puseram os ovos e intruduzila no aquario que preparei para os receber.Já comprei um filtro de esponja (daqueles proprios para criação) vou enxer o aquario pequeno onde vou colocar os ovos com agua de onde eles foram postos.Mas tem 3 ovinhos que estão brancos,nao sei se estaram com fungos ou se nao foram fertilizados.A minha pergunta é a seguinte acham que deva colocar azul metileno no aquario que vai receber os ovos, para evitar fungos????

 

 

 

Cumps João Martins

Editado por ripper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde João,

Há quem aconselhe o uso do azul metileno para prevenir os fungos. Pela minha experiência, os ovos brancos não foram fertilizados. Eu tenho 2 casais a reproduzirem e a quantidade de ovos brancos varia de um para o outro ( um dos machos é mais habilidoso)e tb o local da postura é diferente. Já tive diversas posturas e nunca usei o azul m. e faço exatamente como tu: transfiro a folha com os ovos para outro aquário. Tens é que ter cuidado e manter os ovos sempre submersos durante a transfega. vai também pensando em comprar ovos de artémia para qd eles começarem a nadar lhes dares a 1ª refeição . Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=30526

 

Esse tópico merecia mesmo o inamovível :D penso que por aqui quase todos nos guiamos ao inicio :D

Eu sem o azul metileno fungavam todos,podia ser azelhice minha não sei.Não esquecer a TPA de 10% todos os dias e sempre com água do aquário principal,é super importante referir isso.Comida para a primeira semana é aconselhável artémia recém eclodida e depois podes mudar para micro vermes de aveia por exemplo que te fica mais em conta.Para já é as TPA's sem falhar,boa oxigenação nos ovos e temperatura.

Vai dando noticias ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fguedes

 

Antes de mais obrigado pelo esclarecimento!Então quer dizer que o meu macho é habilidoso pois apenas 3 ou 4 ovos ficaram brancos heheh!Transferi tambem a folha exatamente da maneira que diseste os ovos não tiveram contacto com o ar.e a agua que usei para o outro aquario foi retirada do aquario de onde eles puseram os ovos.Comprei tambem o filtro de esponja que está ligado ao oxigenador e tambem a artemia para eclodir caso nao haja nenhum problema e os alevins realmente nasçam.So tem um pequeno senão o termostato do aquario onde estao agora os ovos ja é antigo e nao está bem regulado a temperatura esta a 26 graus mas estou a tentalo regular para os 28!Espero conseguir que nasçam todos!!Já tive várias posturas mas nenhuma resultou no aquario comunitário, chegaram mesmo a eclodir os ovos e os pais sao estremamente protectores pois os alevins caiam da folha e eles muito cuidadosamente pegavam neles e colocavam nos denovo na folha!Mas devido ao insucesso decidi tentar desta maneira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge

 

 

Achas que deva ja amanha fazer uma muda de 10% da agua com agua do aquario onde eles nasçeram?Ainda sao apenas ovos, mas ja se nota lá um pontinho preto penso que estejam todos fecundados!!Obrigado pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Repara que não passa da minha modesta opinião; Há quem não prescinda do uso do azul de metileno como o nosso amigo Jorge, e bem faz ele, pois todo o cuidado é pouco. No meu caso em particular explico assim pois consigo comparar a postura de um e de outro casal. Normalmente os ovos brancos, no meu caso só aparecem após a fertilização depois ´não surgem mais. Toma atenção, como disse o jorge, ás TPAs, é muito importante pois o filtro de esponja é muito limitado em termos de oxigenação da água. Não te assustes qd nascerem os alevins se eles estiverem muito parados no fundo do aqua, isso é normal, só ao fim de 2, a 3 dias é q eles começam a nadar e aí sim "bota-lhes" artémia q eles são uns grandes comilões. Se tudo correr bem ( que vai correr) vais ficar admirado com a taxa de sucesso da tua criação! 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se não vires quase nenhum não desesperes porque devem andar escondidos 8) mas não faças como o outro que anda por ai que por meia duzia de alevins preferia parar o aquário e depois quando foi a meter água ou tirar o filtro,nem sei bem é que viu alguns 40 a sair de lá de trás.Por isso é que eu digo luta por eles sejam 1 ou 100 8) e boa sorte ai

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que corra bem!Pelo menus tentei aplicar todas as tecnicas que aprendi da melhor maneira de forma a que haja o maximo de subreviventes possivel!Desde ja vos agradeço pelas dicas todas muito uteis!Vou vos deixando a par dos aconteçimentos ao longo destes dias.Mais uma vez obrigado pessoal!

 

 

PS:As Tpa's devem ser feitas com a agua do aquario de 200L onde foram postos os ovos certo!?

 

Cumprimentos João Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

 

Trago novidades!os alevins eclodiram quase todos,alguns estão ainda agarrados à folha mas outros já andam espalhados pelo aquario.Mas surgiu-me uma duvida.Alem do filtro de esponja tenho tambem um difusor com a pedra a oxigenar a agua, mas pareçe me que por vezes eles tentam nadar mas passam ao pé da pedra difusora e andam as cambalhotas ;) .Acham que deva desligar a bomba do oxigenio ou deixo estar assim!?

 

 

Bom Ano 2009 !

 

Cumps João Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

 

Trago novidades!os alevins eclodiram quase todos,alguns estão ainda agarrados à folha mas outros já andam espalhados pelo aquario.Mas surgiu-me uma duvida.Alem do filtro de esponja tenho tambem um difusor com a pedra a oxigenar a agua, mas pareçe me que por vezes eles tentam nadar mas passam ao pé da pedra difusora e andam as cambalhotas ;) .Acham que deva desligar a bomba do oxigenio ou deixo estar assim!?

 

 

Bom Ano 2009 !

 

Cumps João Martins

a agua tem de estar bem oxigenada mas deves ver que se o filtro estiver a bombiar bem em principio sera suficiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tb não lhes faz mal nenhum algum exercício com essas cambalhotas.

Não te guies pelo meu exemplo, decide tu, de uma maneira ou de outra o importante é q eles nasceram! Se os pais forem saudáveis não é por isso q eles não vão vingar. Agora é dar-lhes morfes e vê-los crescer! Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja retirei o oxigenador para por a artemia a eclodir.Penso que demora 24Horas a eclodir.Amanha ja tenho paparoca para lhes dar.Os ovos foram postos segunda feira,mas eles ainda nao nadam pelo aquario tao deitados no fundo agitam se e tal mas ainda teem o saco vitelino que não lhes permite grandes manobras,tambem nao sei se de ja a artemia amanha ou se espere para segunda feira!?

 

Cristovao tens ai duas belas posturas sabes +/- quantos peixes tens em cada uma delas?Eu penso que tenho cerca de 150 a 200 alevins vivos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja retirei o oxigenador para por a artemia a eclodir.Penso que demora 24Horas a eclodir.Amanha ja tenho paparoca para lhes dar.Os ovos foram postos segunda feira,mas eles ainda nao nadam pelo aquario tao deitados no fundo agitam se e tal mas ainda teem o saco vitelino que não lhes permite grandes manobras,tambem nao sei se de ja a artemia amanha ou se espere para segunda feira!?

 

Cristovao tens ai duas belas posturas sabes +/- quantos peixes tens em cada uma delas?Eu penso que tenho cerca de 150 a 200 alevins vivos!

 

eu tirei mais de 20 posturas com dois casais fui vendendo e criando mas neste momento ja nao os tou a criar.

nao des ja artemia em principio so segunda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre do aquário principal.Espera uns 2 meses até fazeres de água "normal"

 

 

NUNCA, NUNCA, NUNCA fazer TPAs do aquário principal! Está cheia de amónia e no aquário onde estão os alevins não tens bactérias suficientes para a transformar em Nitrato! Provavelmente o futuros dos pequenotes é a morte por intoxicação!!

SEMPRE, SEMPRE com água nova, vinda da torneira (e passada pelo estágio de repouso para retirar cloro).

Lê o meu arigo aqui no forum (sticky) que está lá tudo surprised

Cumprimentos

 

 

Valter Silva

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não fazia ideia.Sempre pensei que fosse do aquario de onde eles nasçeram.Mas obrigado pelo esclarecimento!Pois pareçe que não sou o unico que está equivocado..Já li o seu artigo,está muito interessante!Deve me ter passado ao lado essa parte, erro meu!Até tem logica,pois no fundo se estamos a tirar agua doutro aquario não estamos a renovala mas sim a introduzir mais poluentes.Normalmente em todos os meus aquarios deixo a agua a repousar dois dias em garrafoes antes de a introduzir no aquario, mas não entra à mesma temperatura a que está a agua do aquario.Acha que posso deixar a agua simplesmente dois dias num garrafão para perder a amonia e os metais pesados e introduzo logo no aquario dos alevins?ou tenho de introduzir a agua ja condicionada ah mesma temperatura da do aquario obrigatoriamente..???

 

 

Cumprimentos João Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se não vires quase nenhum não desesperes porque devem andar escondidos :fcpsmile: mas não faças como o outro que anda por ai que por meia duzia de alevins preferia parar o aquário e depois quando foi a meter água ou tirar o filtro,nem sei bem é que viu alguns 40 a sair de lá de trás.Por isso é que eu digo luta por eles sejam 1 ou 100 :-D e boa sorte ai

 

Sim, é que andar a investir dinheiro, tempo, electricidade, ocupar os aquários e "reservar" as bombas, filtros e sistemas de iluminação durante meses para meia duzia de alevins releva, claramente, uma atitude inteligente...

 

Se tem algum problema com a morte de 12 escalares se calhar deveria concentrar-se nos MILHÕES de escalares que morrem vindos de "hatcheries" de países onde a mão de obra é barata.

 

Agradecia que não viesse falar da minha pessoa para outros "posts" já que não me conhece de lado nenhum e não faz qualquer ideia dos conhecimentos que tenho sobre peixes.

 

Se você olha para um peixe com sentimentos antropomórficos e pensa que criar um escalar é uma atitude bem pensada, não é por eu discordar com a sua posição que vou para outros "posts" dizer que você não sabe o que diz, que foi o que você fez.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NUNCA, NUNCA, NUNCA fazer TPAs do aquário principal! Está cheia de amónia e no aquário onde estão os alevins não tens bactérias suficientes para a transformar em Nitrato! Provavelmente o futuros dos pequenotes é a morte por intoxicação!!

SEMPRE, SEMPRE com água nova, vinda da torneira (e passada pelo estágio de repouso para retirar cloro).

Lê o meu arigo aqui no forum (sticky) que está lá tudo :transport027:

Cumprimentos

 

 

Valter Silva

Pois é Ripper... há muitas opiniões e diferentes procedimentos, conforme te referi outro dia, não te guies pelo meu exemplo... As TPA's sempre as fiz e farei com água da torneira, mas cada um é... cada um! se calhar faço mal qd não uso a difusora, não sei... até agora poucos ovos fungaram. De qq forma deves ter em atenção os tópicos e artigos publicados neste forum ( o Valter parece ser um expert na matéria) para seres tu a definires os teus procedimentos. um abraço e força aí com os teus Escalinhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fguedes ate agora tem tudo estado a correr da melhor maneira, os pequenos continuam todos vivos ja lhes dei artemia recem eclodida e passei a fazer as mudas de agua com agua da torneira acondicionada e introduzida no aquario à temperatura do mesmo!Espero que nao haja nenhum percalço entretanto...Eu vou deixando aqui as novidades boas ou más!!obrigado!

 

 

 

Cumps João Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NUNCA, NUNCA, NUNCA fazer TPAs do aquário principal! Está cheia de amónia e no aquário onde estão os alevins não tens bactérias suficientes para a transformar em Nitrato! Provavelmente o futuros dos pequenotes é a morte por intoxicação!!

SEMPRE, SEMPRE com água nova, vinda da torneira (e passada pelo estágio de repouso para retirar cloro).

Lê o meu arigo aqui no forum (sticky) que está lá tudo :thumbup3:

Cumprimentos

 

 

Valter Silva

 

Boas Valter.

O teu guia é o guia que aconselho a todas as pessoas por cá.Pensei que tinha lido lá que as TPA's eram do aqua principal,mas ainda bem que andas de novo por cá e assim tiraste-me a dúvida :yahoo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao opções... eu criei bastantes escalares mesmo...e com o metodo da agua do aquario proncipal e nunca tive problemas com amoniacos ou nitritos... os aquas pequenos dos alevins continham filtro de esponja onde se fixavam bacterias que ajudavam na limpeza. a partir dos dois meses sim ja em aquas maiores usava agua da torneira previamente tratada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais