Aquário com óscares


ptsurfer

Recommended Posts

Boas,

 

aqui fica o meu aquário com dois óscares. Pretendo fazer dele uma recriação de um rio amazónico e, posteriormente, vou colocar folhas secas e aluns ramos pequenos para simular melhor o habitat.

 

A nível de peixes só devo colocar um pleco em princípio, mas ainda não vi à venda um já grandito. Tinha um com cerca de 5cm mas o óscar maior fez questão de o fumar :alberteinstein:

 

Setup:

140x40x50 (CxLxA em cm)

Dois filtros externos, com capacidade conjunta de 1700L/h.

Calha Dimax 150cm

 

1dc130ca35.jpg

 

e28bffeb61.jpg

 

4762d3f6a0.jpg

 

Opinem!

Editado por ptsurfer

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No viveiro de Portalegre está um pleco grande (30 cm) à espera que alguém o leve para um aquário de tamanho adequado. Foi levado para lá pelo antigo proprietário porque ficou demasiado grande.

 

É uma possibilidade. No entanto, o grande que eu procuro ainda está dentro dos 15cm, para acompanhar o crescimento dele e isso.

Portalegre fica-me fora de mão completamente também.

 

Qualquer das formas, obrigado pela informação.

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está mt bacano o teu aquário, gosto muito do aspecto.

 

Há 1 mês atrás tive de me desfazer de um plecos albino com 20 cm, pq não se dava com o meu L001, e andavam sempre a porrada, ficava mesmo a matar aí nesse aqua.

 

Já agora se estás a pensar fazer criação, o plecos não vai atrapalhar?

 

Se calhar não é grande ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora se estás a pensar fazer criação, o plecos não vai atrapalhar?

 

Não tenho como objectivo fazer criação dos óscares. Para começar, não tenho a mínima ideia do sexo dos moços e depois que ia fazer a tantos alevins?

O pleco não vai atrapalhar, pelo contrário, sempre vai comendo o que os óscares não apanham. Os meus devem ver um pouco mal!

 

Ficam mais umas fotos dos terrores:

 

560f1946b3.jpg

 

c27b47dd04.jpg

 

b7d4c65acc.jpg

Editado por ptsurfer

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bom aqua!

Sabes-me dizer se tens +/- noção do consumo energético mensal do teu aquario?

E já agora a configuração do aquario, filtro, termo, iluminação?

 

Boas, vou tentar dar uma impressão.

 

Setup completo:

 

Medidas

- 140cm x 40cm x 50cm, total de 280L brutos

 

Filtragem

- filtro canister Matrix Elegance, 1200L/h, 35W

- filtro canister Eheim Ecco 2234, 500L/h, 5W

 

Iluminação

- Calha Dimax, 2x 21W (12000K e uma Blue) e 2x 14W (12000K e uma Blue), tudo T5

- Ligados 10h / por dia agora no Inverno.

 

Aquecimento

- termostato 150W

- vou considerar que está ligado durante todo o dia, uma vez que é complicado prever o tempo. O valor do consumo terá um excesso por isso.

 

Consumo Mensal

 

Filtragem e Aquecimento

- 35W + 5W + 150W = 190W

- 190W * 24h * 30dias = 136800W.h = 136.8kW.h

 

Iluminação

- 42W + 28W = 70W

- 70W * 10h * 30dias = 21000W.h = 21kW.h

 

Total

- 136.8 + 21 = 157.8kW.h

- Novamente atento ao tempo que o termostato está ligado. Agradeço ao João Lopes por ter reparado nestes lapsos meus!

- Não sei ao certo a tarifa que é usada aqui em casa mas já dá para ter uma noção acho.

 

Manutenção

- trocas parciais de 4 em 5 dias, cerca de 50L.

- limpeza dos filtros de 2 em 2 semanas, alternados.

 

Espero ter ajudado!

Editado por ptsurfer

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Atenção que no consumo mensal o termostato não está sempre ligado tal como as luzes têm um horário!

 

Boas!

 

tens razão sim senhor! Obrigado pela atenção.

Vou alterar isso de seguida, a parte da iluminação meto o tempo certo que estão ligadas. Quanto ao aquecimento é difícil de prever, mas a maior parte do tempo está ligado porque o local onde está o aquário é bem fresquinho.

 

gracias ;)

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado mesmo pela tua resposta!

Se as tuas contas estão correctas e pelo que parece até poderão ter algum excesso enérgico devido ao aquecimento não estar sempre ligado, nem é assim um balúrdio.

E pelas contas que fiz que foi os 157,8 kWh * 0,1143 (preço kWh sem bi-horario) seriam 18,04€ mensais , com o bi-horário então ficaria mais barato ainda.

 

Penso que tenha feito as contas bem.

Consideras os equipamentos que tens suficientes para as dimensões do teu aqua? A nível de filtragem etc?

Editado por Sagres86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consideras os equipamentos que tens suficientes para as dimensões do teu aqua? A nível de filtragem etc?

 

A nível de filtragem, acho que é suficiente para a maioria dos aquários com estas dimensões. Digo isto porque depende das espécies que lá habitam e no caso dos óscares nunca é demais! Eles sujam a valer. Daí que as trocas de água sejam bastante frequentes.

 

Quanto à iluminação também é muito razoável, para o caso até boa demais, uma vez que não coloquei lá plantas. Mas optei assim porque daqui a uns tempos poderei fazer alterações e já estou prevenido. Obviamente que para um plantado fica bem aquém do que se pretende.

 

Só mesmo o aquecimento é que um termostato melhor faria falta se as espécies fossem mais "mesquinhas". Como os óscares são bem resistentes não me preocupo muito com isso!

 

Ontem tomei o cuidado de perguntar aos meus pais qual a tarifa que usamos cá em casa e é a bi-horária.

 

Sempre às ordens! ;)

Editado por ptsurfer

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje a vasculhar pelas fotos que tinha aqui no pc para organizá-las encontrei uma bastante curiosa: o meu óscar maior nos primeiros dias que esteve comigo.

Isto foi à cerca de um ano e meio sensivelmente.

 

Antes:

1fa8704f10.jpg

 

Agora:

ece9ec0800.jpg

 

Está quaaaase igual ;)

Editado por ptsurfer

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes:

1fa8704f10.jpg

 

Tenho um igualzinho e minorquinha como o teu era. São tão dóceis enquanto pequeninos! O meu outro, bem maior, não é muito sociável, só quando vislumbra pedacinhos de camarão, gafanhotos ou outras iguarias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um igualzinho e minorquinha como o teu era. São tão dóceis enquanto pequeninos! O meu outro, bem maior, não é muito sociável, só quando vislumbra pedacinhos de camarão, gafanhotos ou outras iguarias...

 

Eu preferi comprá-lo assim pequenino porque deu-me a possibilidade de acompanhar o crescimento desde bem cedo! Em pequeno são espectaculares, seria de esperar alguma timidez ou outro género de receio/medo, mas isso não aconteceu!

 

Se ainda me lembro mais ou menos do dia em que o trouxe, passados 30min no aquário, aquilo já era dele! Na altura tinha um albino do mesmo tamanho mas que virou aviador e a coisa correu mal! Agora já está tapado com uma rede o aquário!

 

Na jardiland da Maia tem um pleco com cerca de 18 ou 20 cms!

 

Obrigado pela info!

 

Sou capaz de lá dar um saltinho daqui a uns dias então para ver.

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.