Nigrofasciatus...


Recommended Posts

espectacular!!!

é sem duvida uma grande alegria ver os pais protectores das suas crias!!!

espero que cresçam e fiquem tao bonitas como o da foto que me parece ser a femea...

cumps

g.a.

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Goncas94,

 

Sim, são extremamente protectores, diria até demais, pois os pequenos querem começar a aventurar-se fora do vaso e os pais não deixam, passam o dia todo a apanha-los com a boca e voltam a mete-los no vaso, eles tornam a sair (...) é isto o dia todo...

 

Aqui ficam mais duas fotozinhas:

 

 

dsc00611qo4.jpg

w1024.png

 

dsc00610kd2.jpg

w1024.png

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigo José.

 

Sim, estão sozinhos num aquário de 90 litros.

 

Já começam a nadar, levaram com ovos de artémia decapsulados, e recem eclodida até pareciam malucos.

 

 

Mas essa pergunta... Há problema de estar sozinhos? acompanhados ia dar molho, eles são muito territoriais.

 

 

P.S. Obrigado.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o facto de estarem sozinhos significa que a taxa de sobrevivência vai ser muito alta ...eu tenho um casal junto com oscares e não lhe faço nada de especial e eles lá escapam um ou outro de vez em quando.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também os tenho juntos com um oscar, mas no aquário ao lado :character0050:

 

Eles são muito agressivos, já vi o vai lutar contra uma folha de valisnéria porque com a corrente causada pelo filtro a folha baixou, a ponta da folha tocou nos alevins, lá ele deu uma sova á folha coitada lol

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu costumo ver os meus a enfrentar os meus Oscares e olha que o Oscares são o dobro deles.

 

No entento com tanta criação depois tens como "escoar".

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Ricardo... esses peixes estão com um aspecto execpcional. Já vi muitos nigros na minha vida e esses estão com um aspecto bastante acima da média.

 

Muitas vezes as pessoas desistem de ciclídeos porque não os conseguem manter e/ou reproduzir... no entanto, há ciclídeos com comportamentos interessantíssimos e de manutenção e reprodução mais acessível que são ignorados, ou porque não são da moda, ou porque são tidos como banais... enfim, basicamente o pessoal não sabe o que quer, ou então querem tornar-se peritos mundiais em 6 meses de hobbie.

 

Força nisso e boa sorte com o crescimento!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estes peixes não quis fazer reprodução, a minha ideia, era primeiro manter, começei com 6, sorte a minha são 3 casais, ofereci um casal, tenho outro em leilão depois da surpresa teve de ser.

Mesmo assim, estes conseguiram reproduzir mesmo com o outro casal no mesmo, ao contrário não foi possivel, pois estes são bastante agressivos, e comeram os alevins do outro casal, tive mesmo de os separar.

 

Quanto aos alevins, não faço nada, desliguei a sump, e mantive a bomba de ar a trabalhar para haver movimentação de água, plantas tive de tirar a maioria pois os gajos tudo o que mexe atacam.

 

São de um misto agressividade/ternura por causa dos filhos que é uma coisa do outro mundo, se estão na moda ou não, é algo que não quero saber, os meus estão na moda cá em casa, são alvo de 4 olhos sempre a olhar para os novos aventureiros.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazem hoje uma semana...

 

Alimentação:

 

Artémia recem eclodida

ovos de artemia decapsulados

flocos cor e fortalecimento

flocos spitulina

flocos de artemia

microvermes de aveia

 

dsc00627lw6.jpg

w1024.png

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não quero que os pais fiquem separados ou stressados de não ter os alevins, resolvi tirar metade da ninhada para um outro aquário, como já tinha isso em mente, o filtro de esponja já tinha trabalhado no aquário do nascimento, logo, foi só encher com água do aquário e meter o filtro.

Decido então, testar a ferocidade deles a caçar artémia, neste caso ovos decapsulados, um verdadeiro festim.

 

Áh, já me esquecia, são cerca de 275 :mrgreen:

 

 

dsc00632bu9.jpg

w1024.png

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico bigsmile

 

É a minha especie favorita, já manti alguns mas quando já estavam a preparar para fazer uma postura foram ar«tacados por uma doença e morreram :huh: mas decididamente uma espécie que irei manter novamente no futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Recebi uma informação pelo grande Aquaben:

 

"Eles agora pertencem ao género “Amatitlania”eles partilham este género com mais 3 espécies que inicialmente eram considerados populações/sub-espécies de Nigrofasciatus… o seu nome actual é “Amatitlania nigrofasciata”"

 

 

Pelo que fui lendo, eles nas condições ideais, fazem uma postura por mês ou no máximo quarente em quarenta dias, no entanto, com 13 dias de vida, tive os mudar para um aquário de crescimento, pois o comportamento dos progenitores era algo desconfiável.

Pois bem, acertei em cheio, mais uma "catrefada" de ovos, 15 dias depois de nascerem os primeiros, ainda bem que os tirei...desta segunda ninhada foi mais cedo, o comportamento algo agressivo para os pequenos, expulsando-os de perto dos vasos, implicou mais uma vez que tirasse cerca de 70% da prole, para ver o que fariam ao resto, aqui fica uma foto desses 70%:

 

dsc00646wp5.jpg

w1024.png

 

Algum voluntário para os contar :animal_fish:

 

 

Ricardo Carvalho... Faz uma visita a Sintra e leves uns novos inquilinos para o teu aquário, ofereço-te eu :P

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia Ricardo A. Silva

 

bom! fantástico! muitos parabéns....

 

o que vais fazer a esses meninos todos?

Eu gosto muito dessa especie, mas pelo que tenho visto, eles com sorte ( bem tratados) reproduzem-se muito

é uma das razões pela qual não comprei um casal há pouco tempo.

 

Ps- tenho dois aquas 1 com 2 tartarugas e 1 com peixes, para esses teria que ter mais dois no minimo!

:puppydogeyes::puppydogeyes:

 

cumprimentos

ana lino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, tinhas dito que eram muitos mas isso é "praga" são mais que muitos.

Parabens estão espetaculares.

 

Cumps

 

 

Amigo José...

 

Já metes-te o aquário a ciclar ? Um passarinho disse-me que a tua rica esposa gosta muito de Nigros hehe

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com os pequenos

 

Boas amigo Ricardo Silva

 

O meu casal nigrofastium teve uma postura dia 24dez e outra 15 Jan,

 

Pois é.... eu pensava que a minha segunda postura iria correr bem mas tinha os da primeira postura são uns 70 nigro bebe, e hoje

quando a mãe os punha numa concha, realizei que os da primeira postura comecaram a comer os recem-nascidos uau, que trabalheira tive que os

separar para uma maternidade, e então devem de ter sobrado uns quantos ovinhos entre o areao digo eu, mas a falta de experiencias levou a que isto aconteçe-se,

o meu aqua tem 100x30x40 numa futura pustura irei separar os bébés com talvez 1cm, com um vidro entre os 60cm do meu aqua sobrando dos recem-nascidos,porque eles nao se apercebem de eles serem manos apenas vêem uma coisa a mexer e acabam por comer...

Vou vêr o que aconteçe nos proçimos 2 dias se existe algum bebe com os pais

 

Para que tambem nunca te aconteça aqui vai o testemunho

Obrigado

Editado por nigrofasciatumzebra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito sinceramente, eles desovam uma vez por mês, no máximo 40 em 40 dias, este meu casal no fizeram a primeira postura dia 23 de dezembro, até hoje 2 ninhadas, e desovaram ontem novamente, já não me dou ao trabalho de os separar, convem separar dos pais com 2 semanas devido á diferença de tamanhos...

 

Só tenho o trabalho de tirar os que vão para a sump lol

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boa tarde a todos!

 

 

Bom para começar eu tenho 16 anos e ja a algum tempo mais ou menos 6/7 anos que me começei a interessar por aquarofilia mas especificadamente os ciclideos Archocentrus nigrofasciatus tive um aquario grande com 4 e mais algumas especies de ciclideos mas ainda era um pouco novo para assumir a responsabilidade de lhes dar de comer e isso tudo e tive de os vender para bem deles mas felizmente o interesse nao se perdeu e agora quero voltar a ter o meu aquario bonito com ciclideos nigrofasciatus mas desta vez com algumas dicas e ajudas e contava convosco para me darem umas dicas e assim .

 

Espero respostas urgentes .

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais