Novo aqua, novas duvidas


arknot

Recommended Posts

Olá,

já frequento este forum à muito tempo, mas só leio, nunca fiz nenhum post. Mas decidi fazer para ser aconselhado pois vou comprar um novo aqua de aproximadamente 60L (não tenho a certeza das medidas, mas deve ser por volta de 60x35x30).

A ideia de comprar é porque sempre fui um apaixonado por peixes, e estou a usar um aqua de 15L desde Setembro, e quero mais peixinhos e principalmente quero que os existentes tenha melhor vida.

 

Actualmente no aqua de 14L tenho:

1 Betta macho

1 Colisa

2 Neons

 

Já tenho filtro e termostato e o aqua que tenho não tem plantas. Os peixes estão de muito boa saude.

 

Bem, os planos que tinha para o novo aqua, era colocar algumas plantas (poucas, e principalmente de facil manutenção), e alguma decoração/abrigo para os peixes.

 

Quanto a plantas não conheço muitas, mas queria que combinassem com a decoração e que possivelmente fossem rasteiras. Estava a pensar criar decoração usando pedras de xisto e um tronco de pinho, trabalhado a formar especie de tunel.

Depois usaria talvez musgo de java ou assim para cobrir o tronco.

 

Mas tenho lido muitos posts e tenho criado algumas duvidas:

1) Que tipo de pedras posso usar?

2)O xisto vai provocar com que o PH suba?

3) O pinho apesar de não ser muito seco, e poder ter alguma resina pode fazer mal aos peixes?

4) Para ter plantas no aquario e não se estragarem tenho de ter substrato especifico?

5) Tenho de ter CO2 para as plantas se desenvolverem?

 

Gostaria de lêr opiniões de pessoal experiente sobre como devo proceder para por o novo aqua operacional.

Obrigado desde já a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

Mas tenho lido muitos posts e tenho criado algumas duvidas:

1) Que tipo de pedras posso usar?

2)O xisto vai provocar com que o PH suba?

3) O pinho apesar de não ser muito seco, e poder ter alguma resina pode fazer mal aos peixes?

4) Para ter plantas no aquario e não se estragarem tenho de ter substrato especifico?

5) Tenho de ter CO2 para as plantas se desenvolverem?

 

...

 

Boas umas respostas básicas e rápidas para te ajudar a iniciar:

 

1 - xistos, basaltos, nada de calcárias

2 - nao

3 - nao podes usar, é madeira resinosa

4 - nao, eu nao tenho substrato, tenho plantas saudaveis mas fertilizo

5 - ajuda muito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas.

 

No aqua de 60L vai estar o betta e a colisa e eles dão-se bem.

 

Relativamente as plantas, sendo assim posso por plantas num tipo qualquer se substrato que eu goste, isto dando 1 ou 2cm de espessura e depois deito fertilizando de quando em quando e usando uma garrafa de CO2 caseiro, as plantas vão crescer como deve ser e os peixes não vão ser afectados?

 

Outra questão que me deparei é a limpeza do aqua. Depois não preciso de aspirar o substrato pois o lixo dos peixes é alimento para as plantas certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.