Veríssimo's reef


Verissimo

Recommended Posts

Olá,

 

basicamente apenas para te certificares que todos aqueles buracos na rocha são percorridos por alguma corrente para que não se dê acumulação de detritos em alguma daquelas "cavernas" :character0050:

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 137
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa tarde Veríssimo

 

Afinal não foi assim tão difícil de fazer o reactor... Parabéns!

Hoje um DIY, amanhã outro...

 

Apenas uma nota. Na junção femea/femea 32mm, eu colocaria um tubo PVC até abaixo, para garantir que o kalk se deposita realmente no fundo, e não, sem que ainda esteja dissolvido, vá para o aquário.

 

Essa tua calha é DIY?

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Lembrei-me agora, como vais fazer a manutenção do reactor?

Tirar o kalk e limpar, visto que se aconselha que a cada 3 meses, se tire o kalk depositado.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É Verdade Pedro, até correu bem, e já estou muito seriamente a pensar fabricar tambem o reactor de calcio, se bem que é mais chato e complexo e aí já envolve algum estudo!

 

Em relação ao tubo 32mm, não vai ser de 32mm, mas é de 20mm, apenas não o colei no interior como fizeste no teu, no meu caso a tampa sai e o tubo entra de maneira a poder limpa-lo e se necessario dezentupir!

 

Para manutenção, a tampa de 32mm como nao tem tubo lá colado, basta lá enfiar a vareta do compressor e com ar e agua limpar...Acredito que não vai ser dificil!

 

Sim, a calha tambem é DIY, já a montei a algum tempo e julgo vir a desmontar para adicionar mais 2x39w T5, foi feita com aquelas prateleiras muito comuns de se ver nas secções de peças. Tampa e suportes tudo construido por mim. ;)

 

Já agora, qual a quantidade que costumas adicionar de kalk e com que periodo?!

Obrigado pela ajuda :P

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Veríssimo

 

É Verdade Pedro, até correu bem, e já estou muito seriamente a pensar fabricar tambem o reactor de calcio, se bem que é mais chato e complexo e aí já envolve algum estudo!

 

Não há dúvida que o problema é começar a fazer DIY... depois, "siga sempre em frente!" hen hen

 

apenas não o colei no interior como fizeste no teu

 

Não tenho nada colado! Apenas o corpo do acrílico está colado na base e topo.

Tudo o resto está feito por aperto justo. Tolerâncias apertadas.

 

Já agora, qual a quantidade que costumas adicionar de kalk e com que periodo?!

 

Não costumo!

Passo a explicar. O reactor faz parte, está integrado no projecto COADAS.

Este está prestes a entrar em funcionamento, mas enquanto não estiver, todos os DIY's continuam à espera, pois faz tudo parte de um todo.

 

Mas será sempre uma colher de sopa de kalk para cada 5L.

O período será 24/7

 

Abraço e boa continuação

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Actualizando o mês de Janeiro que foi um pouco atribulado.

 

Andei um pouco as aranhas com o overflow pois ele decidiu desferrar sem nenhuma razão aparente, e quasetive um acidente, depois de mexer muito no aquario por causa do do overflow, o layout foi sendo empurrado e destrambelhou tudo, assim tive de alterar por completo e fiz novo layout, um pouco mais cheio mas vai mesmo ficar assim por agora!

 

Resumindo, depois de finalizada a montagem do reactor de kalk e tudo montado no sitio, a boia decidiu avariar, e um dia acordei com a reposisão a enxer o aquario de osmose com kalk à bruta, se não tenho acordado aquela hora, a sump transbordava :eusathink:

 

Desde então fiquei algum tempo sem fazer reposições(ou a fazer a olho).

Como usei o resto de agua natural que tinha para encher a sump, e como tem chovido muito, o aquario ficou tambem o mês inteiro sem nenhuma Tpa, mas parece ter corrido tudo bem!

 

Finalmente ontem fui apanhar mais hermitas da nossa costa e fui tambem buscar agua visto que ficou alguns dias sem chover, desta vez passei toda a agua natural que tenho no depósito por um filter bag para limpar um pouco.

Tenho alimentado os peixes apenas 2x ao dia, uma quando ligam as luzes e uma com muito pouco alimento perto do apagar das luzes.

 

Fiz uma tpa de 40 litros e fiz de seguida os testes, que vieram mostrar o que eu ja esperava sobre Ca e Mg...

 

Temperatura: 26º

Densidade: 1024

Kh: 9 gotas (9º dkh certo? )

PO4: 0

NO3: 5

Ca: 480

Mg: 1520

 

Ca e MG estão altos, penso eu que tenha sido por causa do dia que que ficou a reposição ligada muito tempo certo?O resto julgo que irá ao lugar com a continuação das tpas regulares semanalmente de 10% (20l)

 

Como tenho andado a treinar um pouco nas fotos e no photoshop, aqui ficam algumas!

 

caulastreafurcataam6.jpg

 

duncanopsammiamj1.jpg

 

acroporarosavj9.jpg

 

Um frag de calendrium que parti sem querer da mãe aquando da mudança de layout

seriatoporacalendriumht2.jpg

 

Consigo tirar melhores fotos aos objectos mais perto do vidro, o resto é dificil!

Tenho algumas muitas particulas em suspenção, porque será?!

 

Obrigado a todos pela ajuda na construção do meu aquario!

 

Cumps

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Verissimo,

 

Essa historia dos sensores e dos automatismos tem muito que se lhe diga...por um lado é suposto libertarem-nos de tarefas fastidiosas por outro, ao fazerem-no nós desleixamo-nos na manutenção dessas tarefas que supostamente ficam automatizadas e baixamos a guarda...e tudo quanto é sensores VAI avariar um dia...resta saber quando. Coloca dois sensores, um acima do outro na sump. Se o primeiro avariar e continuar a enviar ordem de reposição de água, o segundo está lá para cortar essa ordem. Como o segundo sensor vai estar sempre fora do contacto com a água (excepto em caso de avaria do primeiro)vai ter menos probabilidades de avariar. Pelo qeu tenho lido também os sensores opticos são menos propicios a avarias do que os mecanicos se bem que também são mais caros.

 

Quanto às fotos, melhoria significativa! Um pouco de habilidade no photoshop faz maravilhas :animal_fish:

 

Quanto às particulas em suspensão não sei do que sejam mas, podes tentar colocar um filter bag na descarga na sump. Não te esqueças é de lavar o filter bag todas as semanas porque este vai ficando entupido e com isso altera o nivel de água na sump e logo o funcionamento do escumador.

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Rui ja tinha e tenho filter bag na saída da sump, por isso nao compreendo a existencia ainda de muitas particulas em suspensão na coluna de agua. Agora ando a ver a melhor hipotese sobre a boia...

 

Continuando com as actualizações,

Já dei mais umas mudanças ligeiras no layout porque tinha pouco espaço no areão para os LPS, e com isto aproveitei e mudei alguns corais de sitio, parece-me a mim que alguns ainda não tem sitio definitivo, mas com o tempo vai-se vendo melhor!

 

Tenho de contar a história que se passou com este meu Gobie Guerreiro:

dsc04897se6.jpg

 

Desde que projectei o meu reef que escolhi ter um exemplar destes pois acho muito bonito, então trouxe-o para casa na sexta-feira passada, fiz aclimatização como deve ser e la ficou ele no aquario, dia seguinte ja não o via...Mas como sei que é um peixe que arranja o seu escondirijo e lá fica durante algum tempo não dei assim muita importancia! Dia seguinte preparo-me para fazer a colecta e pedo no filter bag que tava na saída na sump e levo-o comigo para passar toda a agua nova por ele, qual não é o meu espanto que quando chego ao destino olho para a filter bag e tinha o gobie la dentro!!! Pelos vistos entrou pelo overflow e foi parar a sump. Sem saber o que fazer e o peixe coitado ja muito fragilizado pensei, melhor que deixa-lo morrer seco, ao menos tento leva-lo em agua fria... Meti-o no balde com agua acabadinha de recolher do mar e depois da colecta vim para casa a correr, ia olhando para o peixe e ja nem se mexia, completamente estatico no balde :discuss_gathering: cheguei a casa e a correr com o panico nem fiz nova aclimatização, atirei-o directo para dentro do aquario, ficou no areão quitinho mas direito ali a respirar ofegante passou o dia quase todo.

Dia seguinte, ja ele andava feliz da vida no seu escondirijo no lado direito do aquario de baixo da pequena ilha e só sai de la para comer, come bem e come de tudo e está muito feliz e eu tambem eheh biggrin;)

 

Euphyllia Glabrescens

dsc04908ne9.jpg

 

Panoramica

dsc049040000000tm8.jpg

 

Desculpem o testamento mas tinha de partilhar com voces esta prova de guerra do meu Gobie!

Estou a gostar do layout como ficou e ainda esta semana devem entrar mais alguns corais...

Já estou a pensar fazer o upgrade a calha de iluminação para os 8x39w depois de ver a Iluminação do André, gosteti muito do aspecto e da luminosidade e só com esta iluminação parece-me pouco para ter uma bonita florescencia nos corais. apenas farei esta mudança daqui a 6 meses, momento de substituição das lampadas que tenho agora e nessa altura renovarei todas como deve ser!

Obrigado a todos

 

Cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Veríssimo,

 

Esse peixe é mesmo da guerra.

É bom saber que o bicho recuperou completamente e já retomou a sua actividade diária.

 

Em relação ao layout, muito melhor!

Acho que não vale a pena mexer muito mais, até porque os 40cm de profundidade não te dão muito mais margem de manobra.

 

Eu diria que, para esse aquário, essa iluminação é mais que suficiente.

Ao fazeres o upgrade para 8 lâmpadas, não ficarás com pouco espaço para meter as mãos dentro do aquário? Não ficarás com lâmpadas a iluminar praticamente o rebordo dos vidros? Eu só coloco estas questões porque no meu, as 8 lâmpadas ocupam 44cm ( de reflector a reflector) de largura, que é a largura do hardscape. O resto é areia, sendo os 55cm de altura a que a calha está da areia suficientes para iluminar LPS e moles. Tendo o teu 40cm de largura, parece-me que as 2 lâmpadas adicionais vão iluminar mais a areia e os corais que nela colocares do que propriamente a rocha e os corais que requerem mais luz, não me parecendo muito mais proveitoso o upgrade...

 

Mas, tu melhor do que ninguém para constatares isso. :2gunfire:

Bom trabalho.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verissimo,

 

Grande aventura com o gobi! Ainda bem que teve um final feliz bigsmile

 

E, pela minha parte, não te acanhes com os testamentos pois é precisamente o tipo de coisas que a mim me dá prazer ler, relatos dos bons e menos bons momentos que este hobbie nos proporciona!

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

André, Realmente tambem pensei nisso, daí deixar esperar os 6 meses destas lampadas e só nessa altura decidirei se vale a pena fazer o upgrade!

 

Fica foto da "casa das maquinas" finalmente terminada com uma boia como deve ser emprestada pelo Anthony (Obrigado!!!) :P Ah falta de espaço, é o que se consegue arranjar!

 

casadasmaquinassa2.jpg

 

Setup da mesma:

Reactor de Kalk DIY

Deposito de osmose 20l

Sump 50x25x30

Alga Chaetomorpha

Iluminação T5 2x8w Chinocas

 

Fica apenas a faltar trocar a bomba de retorno por uma um pouco mais potente que estou a espera que a loja receba...

 

Custam-me a acredita que venha a ter espaço para reactor de calcio :sad2:

Amanha será dia de tpa de mais 40l, limpesas dos vidros e escumador

 

Cumps, biggrin

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

André, Realmente tambem pensei nisso, daí deixar esperar os 6 meses destas lampadas e só nessa altura decidirei se vale a pena fazer o upgrade!

 

Fica foto da "casa das maquinas" finalmente terminada com uma boia como deve ser emprestada pelo Anthony (Obrigado!!!) :P Ah falta de espaço, é o que se consegue arranjar!

 

casadasmaquinassa2.jpg

 

Setup da mesma:

Reactor de Kalk DIY

Deposito de osmose 20l

Sump 50x25x30

Alga Chaetomorpha

Iluminação T5 2x8w Chinocas

 

Fica apenas a faltar trocar a bomba de retorno por uma um pouco mais potente que estou a espera que a loja receba...

 

Custam-me a acredita que venha a ter espaço para reactor de calcio :sad2:

 

 

Amanha será dia de tpa de mais 40l, limpesas dos vidros e escumador

 

Cumps, 8)

Nao tens de que Verissimo, sempre as ordens, tenho que passar ai pa ver ao vivo, parece-me tudo muito porreiro.

Ja agora, nao havera novidades? :P

 

:P

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Haver até ha... Entraram os corais que te fui buscar lol mas ainda os tou a organizar da melhor maneira, tudo do seu sitio certo para depois tirar mais algumas fotos!

 

Os vidros vão ficando verdes de 3 em 3 dias, mas de resto vamos andando devagarinho :medieval_mace:

 

Até lá, tambem ainda vou organizar melhor a casa das maquinas!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Luis, Já pensei muito sériamente nessa hipotese, vou ver o que acontece com o passar do tempo, e quando começar a sentir carencias decidirei se invisto no reactor de calcio ou começo a adicionar manualmente! Obrigado

 

Bem, chegam algumas novidades frescas...

Com muita pena minha, depois do meu grande guerreiro gobie amarelo ter sobrevivido aquela odisseia contada anteriormentee, na semana passada tal é o meu espanto que vejo ele bem sequinho no chão, pensou que tambem sobreviveria a uma queda em seco e pimba, voou para o infinito, pena que desta vez eu nao estava lá para o salvar :popcorn: não sei se voltarei a comprar outro!

 

Fui buscar o restante dos meus corais a casa do amigo Anthony(neto84) aos quais tirei algumas fotos, uns ja estão no local definitivo outros ainda andam a pastar pelo areão ou pousados em alguma rocha porque ainda ando a estudar o melhor posicionamento para eles.

 

Outro pequeno azar, a minha Seratopora Calendrium que ate ja éra um frag bem grande(ja nao o considerava grande) ja tinha sido partida sem querer e agora ainda parti mais o resto que faltava(falta de jeito) mas enfim, assim fiquei com varios frags para futuramente vender ou trocar e ela continua toda de boa saúde.

 

A minha Trachyphyllia Geoffroyi com uma asneira que fiz um dia fiou uma manha inteira enterrada no areão e agora está em fase de recuperação, sofreu um pouco mas parece mesmo estar a melhorar, a ver vamos!

 

Fui obrigado a dar nova arrumação na casa das maquinas visto que descobri uma pequena raxa no fundo da sump, onde de 3 em 3 dias soltava algum sal, troquei por outro aquario com as mesmas dimenções mas estet tem o vidro pouco mais grosso, mais tarde ainda penso comprar os vidros e construir uma com as medidas que quero, para lá caber o futuro escumador. Meti o escumador dentro da sum, perdi espaço mas ficou tudo mais arrumado e organizado!

 

Chega de paleio e vamos as fotos de alguns SPS que vou precisar que me ajudem nos nomes cientificos...

 

Seriatopora Histrix obrigatória em qualquer aquario e fica no ponto mais alto do aquario...

seriatoporahistrixre3.jpg

 

Seriatopora Calendrium , o aglomerado de pequeninos frags que parti, coleios todos na base e acho que vai ser este o frag que ficará para mim.

seriatoporacalendriumjc7.jpg

 

Acropora polipos azul bebé, Adoro esta, ajudem-me no nome cientifico sff

acroporapoliposazulbebejj6.jpg

 

Acropora milepora Rosa (foto muito fraquinha)

acroporamileporarosamq5.jpg

 

Zoanthus para dezenjoar

zoanthuspp6.jpg

 

Montipora Digitata Laranja, coral lindo, o frag do lado direito está frágil, mas a recuperar porque fui um pouco bruto a cola-lo ali...

montiporadigitatalaranjsm0.jpg

 

É uma pena eu nao conseguir melhores fotos, ando a praticar mas está dificil apanhar os corais que ficam longe do vidro!

Os corais estão todos de boa saúde, e os que não estão nas melhores condições mostram evidentemente sinais de recuperação...

 

Desde que fui buscar os restantes corais que decidi não colocar mais nada no aquario este mês, e a partir do mês que vem, irá entrar apenas um peixe por mês, ja tenho ideia dos que faltam entrar por isso não a pressas.

Em relação a corais, por agora tambem fico apenas a ve-los crescer, vou gastar €€ noutro lado agora :animal_fish:

 

Chutem criticas e sugestões, e tejam a vontade!

 

Cumps, :bad-words:

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Quero trocar porque mesmo sendo um bom escumador hang on, nunca é melhor que um escumador interno... e visto que agora ja tenho sump, e no futuro quero montar um aquario maior, aproveito para vender já o escumador e não perder tanto dinheiro como se vende-se daqui a uns anos ou meses. Assim compro ja o escumador suficiente para esta e para a proxima montagem.

 

cumps, :cry:

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Uma actualização importante...

Cheguei a conclusão que nao consigo dormir descançado com o aquario a funcionar com overflow, por duas vezes a fazer tpa desferrei o overflow e nesta ultima nao consegui voltar a ferrar, provavelmente estarei a fazer algo mal, mas o que é certo é não me sinto seguro e decidi desmontar o aquario e mandar furar o vidro.

Posto isto consegui tambem arranjar uma estrutura em ferro que comprei ao membro Anthony que tem-me ajudado bastante(obrigadão) e assim com a nova estrutura vou tambem conseguir usar uma sump maior e fazer a instalação electrica como deve ser para não voltar a haver cortes de luz e mais azares.

Ja comecei a trabalhar na estrutura, e na instalação electrica hoje, amanha vou acabar esta e desta vez vou tentar fazeer um step by step!

fica a primeira foto:

imagem003.jpg

 

E pensam voces e com razão, isto é tudo consequencia de um projecto que foi mal pensado logo desde inicio... é verdade!! A ver se desta vez corre melhor!

 

Cumps :D

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BoAS! Caro verissimo! =)

 

Vais fazer os furos onde? vais fazer uma coluna seca? que sistema vais adoptar?

Epa eu tenho pensado uma ideia, queria que tu comentasses....lol... fazer um furo na parte superior lateral e a agua desce por gravidade e so desce quando ha agua...simples! Vem um tubo la de cima ate á sump! nao tens que furar em baixo nao tens coluna seca...nao sei mas tenho pensado nisto.

Gostaria de saber que tu achas?

 

Cumpirimentos rapazao!

Editado por Virux
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Exactamente isso que vou fazer... Um furo de 50mm no canto superior direito do aquario, colocar um passa muros, um joelho com dentes dentro do aquario, um "T" do lado de fora do aquario e a agua que entra nos dentes para descer é a que a bomba de retorno manda apenas! No futuro espero que esta queda de agua alimente o escumador(ainda a adquirir) Acho que num aquario deste tamanho uma coluna seca interior só roubava espaço ao aquario.

 

Mais ou menos isto

semttulox.jpg

 

Depois tento postar fotos dessa parte da construção, ja não falta tanto tempo :roflroll2:

 

Obrigado

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desferrava? Somente tens o overflow? Ou seja, agarrado ao overflow não tens uma powerhead?

 

Se não consegues " durmir " por esse motivo acho que é mais seguro fazeres o furo no aqua...

 

 

:music_singguitar:

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Filipe, a power head estava programado monta-la quando substitui-se a bomba de retorno mas mesmo assim nao dormia descançado,nao confio nem durmo descançado por isso optei mesmo pelo furo...

 

Virux, Vou levar o aquario a uma vidreira para me fazerem o furo... dessa parte nao vai haver fotos :)

 

Bem, como comecei a fazer as coisas a um ritmo mais ou menos, aqui fica fotos(telemovel) do principio da instalação electrica:

 

img206.jpg

 

img207.jpg

 

img209.jpg

 

Amanha ou depois vou fixar a instalação na estrutura do aquario... depois vem a construção da sump que na minha opinião, dada a falta de jeito para isso vai ser um pouco mais complicado!

 

Cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anthony, Espero que seja desta podes crer ;)

 

Pronto, Eu nem vos deixo comentar....

 

Aqui está a estrutura com a parte mais chata terminada.... Só falta tapar os lados e pintar as madeiras!

19 tomadas com ligação terra.

 

imagem002.jpg

 

imagem004.jpg

 

imagem005.jpg

 

Tambem pintei o suporte central mas ja nao tirei foto.

 

Proximo passo, fixar as tabuas laterais e construir a sump!

 

Cumps

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.