Veríssimo's reef


Verissimo

Recommended Posts

Olha no setup dizes que tens 2 termostatos, nas fotos so vejo 1 onde ta o 2º?

Ahah bem visto... Chegou hoje e ja está montado :snipersmile:

Sim, tens de vir cá ver isto, ainda por cima ajudaste na construção de grande parte :D

Hoje tive de dar um toque no layout para abrir umas assagems para circulação e grutas para os peixes...

Esta Euphylia parece que vai mesmo desta para melhor... ou pior neste caso!!

 

A ver se tiro umas fotos depois.

 

Abraço

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 137
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Veríssimo,

 

Fica mesmo a faltar a geral de frente para se perceber como ficou o layout porque em termos de móvel e interiores já deu para perceber que ficou muito bom.

Em relação aos corais, particularmente à millepora, não perdeu mais tecido?

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem já sairam alguns frags que estavam prali a mais, ainda faltam sair dois e colocar dois nos locais definitivos mas agora está tudo mais calmo!

Fica a geral então e mais alguns corais :transport027:

 

dsc05080.jpg

 

dsc05065.jpg

 

dsc05063.jpg

 

dsc05070.jpg

 

A Histrix é a unica que ainda está a sofrer, mas ja vi que era por ter circulação a bater-lhe directamente, vamos ver se agora recupera!

 

Abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É verdade... Fiquei triste com o papel de fundo, ainda meti detrejente para colar um pouco o vinil mas ficaram bolhas na mesma por o vinil já não ser novo... Ando muito seriamente a pensar lacar ou pintar o vidro traseiro, qual é a melhor maneira de o fazer???

 

Dei um toque no layout, o monte do lado esquerdo estava a parecer-me uma casinha autentica :naughty: ficou um pouco melhor mas agora sem grutas largas para os peixes la nadarem, possivelmente não terá muita circulação entre aquela piramide de rocha.

 

A Euphylia que magoei acabou mesmo por bater a bota ;)

 

Apenas com actinicas ligadas:

dsc05091o.jpg

 

Abraços

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Actualizando isto...

 

Entrou um ou dois corais novos, e 3 peixes de baixo porte para dar alguma cor ao aquario, agora começou foi a aparecer algumas algas no areão, parecem cianos...

 

Estive a fazer os testes tambem, e ja vejo o kh um pouco baixo, julgo ser por nao adicionar kalk ao reactor ah algumas semanas, vou tratar disto mais rapido possivel..

 

testes de hoje:

Temperatura ------------ 27º

Densidade --------------- 1023

PH ------------------------- 8.0

Kh ------------------------- 7º

Ca ------------------------- 440

Mg ------------------------ 1660

No3 ----------------------- 1

No2 ----------------------- 0

Po4 ----------------------- 0

 

Algas:

dsc05151s.jpg

 

Que algas são estas afinal sabem-me dizer? Qual poderá ser a razão do aparecimento das mesmas!?

 

Cumps

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm

O ph ta baixo, o Kh ta baixo mas nao me parece critico o magnesio ta alto, o Ph pode ser duvido o kalk, do resto nao te posso ajudar que eu e a quimica damos faisca.

Tao mas é verdade, nao ha novidades do teu sistema?

A malta nao comenta o topico por isso, nao meste as novidades.... Será... :character0050:

 

Deixa la, comenta o meu que eu comento o teu e mais logo buemos umas minis :|

 

Bora la malta dominante na quimica digam da vossa justiça.

 

bigsmile

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Pois é amigos,

 

Apaguei o recento topico que abri, para dar continuação a este, uma vez que o aquario tem passado por um monte de mudanças, assim fica todo o historial do aquario em apenas um tópico.

 

Sendo assim:

 

Setup:

Aquario: 100C x 70L x 50A 350L Vidro 12mm c/ Silicone transparente, c/ furo de 45mm feito na Vidromoldura de quem só tenho a dizer BEM!

Sump: 60C x 50L x 40A 120L c/ divisória para Escumador

Suporte: Movel DIY c/ instalação electrica de 19 tomadas

Filtragem: 22kg Rocha viva + 16kg Rocha morta

Aquecimento: 1x JAGER 250w + 1x Aquaszut 250w

Substrato: 20kg areão de coral 2/3mm + 16kg areão coral 1mm

Circulação: 2x Tunze turbelle 6045 4500l/h + 1x koralia nano 900l/h atras do layout

Escumador: Deltec APF 600

Retorno: Newjet 2300l/h

Iluminação: DIY 10x39w T5

 

Outros:

Ground probe

Controlador temperatura TC-10

Reactor de Kalk DIY

Reactor de Calcio DIY replica Deltec alimentado por bomba peristaltica (Ainda não está em funcionamento)

Controlador de ph redox

Ozonizador

 

O Aquário levou, cerca de 50% de areão novo, cerca de 50% ou mais de água nova e ainda mais 16Kg de Rocha morta, e a montagem teve inicio no dia 14 de Outubro.

Está a fazer o ciclo com muita calma e a funicionar desde essa data com 4 peixes pequenos para uma pequena ajuda no ciclo e até agora ainda não realizei nenhuma Tpa, mas devo fazer em breve uma tpa de pelo menos 40%

 

Ontem foi o dia de contrução da calha de iluminação e suportes, sem muitos gastos fiz dois suportes e fixei a calha na parede com ajuda de dois cabos de aço, depois tiro fotos!

 

Qualquer ajuda é bem vinda no sentido de melhorar o sistema!!

 

Fica uma foto do layout, hoje tiro fotos da calha e seu envolvente DIY

Obrigado por perderem tempo a ler este topico!

Um abraço

 

Actinicas 2x39w 4h por dia:

03112009.jpg

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Veríssimo,

 

O layout parece interessante, mas tens de tirar mais algumas fotos para se ver melhor. Relativamente à calha, é melhor esperares pelas lâmpadas antes de tirares as fotos... :)

 

O móvel é o mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Recebi hoje as lampadas para completar a calha, Obrigado Jorge pela disponibilidade :(

Seguem as fotos, sem photoshop, apenas foram redimensionadas:

 

Móvel:

movel.jpg

 

Controlador de temperatura:

tc10.jpg

 

Aspecto frontal da coisa agora com 4x39w ATI Blue plus:

aspectofrontal.jpg

 

Actinicas + Fiji Purple:

actinicasfigipurple.jpg

 

Vista lateral dos suportes da calha:

vistalateralestrutura.jpg

 

Vista lateral com 10x39w:

laterallayout.jpg

 

Vistas diagonais:

diagonalesq.jpg

 

diagonaldrt.jpg

 

Vista Geral com 10x39w:

geraltodas.jpg

 

 

Aparente e inicialmente, em termos de cor, ficou bem ao meu gosto, nas fotos parece ter um tom demasiado azulado, mas é mesmo só da foto e do fotografo, visto que eu até acho que ao vivo esteja um pouco branco!

 

A calha é super simples, nao me preocupei com o aspecto estectico visto que consegui tapar a calha sem dar muito nas vistas, acho que ficou agradável a vista!

 

Ja não falta tudo, possivelmente no final deste mês começo a introduzir os "primeiros" vivos!

 

Sejam livres de criticar e ajudar no que for possível melhorar!

 

Abraços

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Veríssimo,

 

Gostei da nova " mexidela".

O título do tópico aplica-se na íntegra.

Esse aquário é de facto uma banheira, e que bela banheira. Gosto muito das medidas.

Eu bem sei o que faria com mais 10cm de largura e nessas diagonais dá bem para ver o potencial em termos de layout... :(

 

O layout em si, bom, cada qual com o seu gosto e tu seguramente fizeste-o à imagem do mesmo.

 

Na minha opinião e valendo o que vale, obviamente, acho o layout demasiado recuado para a largura que tens de aquário, o que te obrigou a empilhar mais a rocha e esticar o layout na horizontal para não parecer demasiado vertical. Também acho que, com essas medidas e ausência de coluna seca, as laterais poderiam ficar mais abertas, melhorando não só a circulação como dando um efeito mais limpo, mais espaçoso, menos compacto, mais fluído, promovendo, ao mesmo tempo, área para a colocação de corais na rocha e na areia. Em termos de refúgios, parece ter umas cavernas bastante interessantes o que é sempre um ponto positivo para a peixarada. Apesar de, a longo prazo, mexermos sempre um pouco na rocha com a colocação dos corais e estes virem eventualmente a ocupar ou tapar praticamente a totalidade da rocha quando crescerem, a estrutura principal é sempre algo que fica e que vai dar a forma geral do aquário, já para não falar em termos funcionais ( nitrificação/desnitrificação, circulação de água e transporte de nutrientes/temperatura, oxigenação, etc) e um layout mais equilibrado em termos de distância antero-posterior traria mais vantagens, inclusivé, na perda de necessidade de colocares uma bomba atrás da rocha.

 

Mas, como já disse, é apenas a minha opinião.

 

Em relação à calha, noto que há espaços entre as lâmpadas. Há alguma razão para isto? Também me parece que tens, pelo menos, 3 lâmpadas a iluminar directamente a areia, o que vai de encontro novamente à minha opinião de que tens o layout demasiado recuado ou que 8 lâmpadas teriam chegado bem, já que LPS e moles dão-se muito bem com luz indirecta. Não digo que isso é um problema ou que está errado. Apenas faço o reparo de que a calha poderia estar mais bem aproveitada pelos corais, quer pelo avanço do layout, quer pela redução das lâmpadas para 8 ou ambos. Seria uma solução tão funcional quanto agora e sem dúvida alguma mais económica, tanto pela electricidade que se gasta, como pelo custo de trocar 10 lâmpadas T5 ( autch). ;)

 

 

Provavelmente o meus comentários não focaram pontos que sejam possíveis de mexer por causa da logística e paciência/tempo que exigem mas foram os únicos pontos que achei carecerem de algumas melhorias.

De resto, parece-me bem.

Apesar de já ser a terceira, espero que desta vez tudo esteja a teu gosto para haver estabilidade e vermos esse aquário atingir o sucesso.

 

Boa sorte e vai actualizando.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Veríssimo,

 

O Andre falou muito bem, e defende bem o seu ponto de vista, no qual eu comcordo com ele. Mas na minha opinião, acho que os layouts é uma questão muito pessoal, no qual não gosto muito de dizer como o deves fazer. Quando fiz o meu, pesquisei e consultei tantos aquários que acabei por fazer uma coisa completamente diferente, e depois com o crescimento dos corais ficou ainda mais diferente, pode haver muita gente que não gosta, mas o importante é eu gostar de ver o aquário como esta, e isso é que é importante! Só sei que tens ai uma bruta poça que podes fazer uma coisa bem engraçada, agora ja depende da imaginação de cada um, em relação ao teu layout a unica dica que dou é chegar o monte do lado esquerdo para a frente, criar uma passagem aberta por detras desse monte esquerdo, e dividir um pouco mais esse espaço todo da frente. Do lado oposto não mexia, deixava estar mesmo essa area toda para colocar LPS como Catalaphylias, Euphylias e outros com tentaculos. Acho que esta ai um espaço bem engraçado para esses corais.

 

A calha esta muito fixe, ideal para SPS, se fosse a ti apenas chegava um pouco para trás, de modo a que a primeira lampada ficasse a 1/2cm do vidro traseiro, assim ja consegues concentrar mais as lampadas em cima da zona das rochas, e se eventualmente decidires chegar o monte que te falei para a frente ira ficar mesmo no sitio certo das lampadas. Outra coisa que fazia era trocar a posição das lampadas, a primeira a contar da frente eu colocava a actinica em vez da branca que não esta ai a fazer nada, e passava essa branca para tras, mais perto da zona rochosa.

 

Eu gosto do layout, não ha duvidas que num aquário de 50 ou 60cm de fundo ficava um espectaculo, mas como tens ai 70cm acho que podes aproveitar melhor o espaço, mas é como te disse anteriormente,os layouts são muito pessoais, se gostas desse não mexas mais, deixa ver no que da.

 

Boa sorte

 

cumprimentos

 

Ps - Não me esqueci de ti, mal possa trato das tuas coisas.

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

André;

Na minha opinião e valendo o que vale, obviamente, acho o layout demasiado recuado para a largura que tens de aquário, o que te obrigou a empilhar mais a rocha e esticar o layout na horizontal para não parecer demasiado vertical.

Tens razão André, mas isto tem uma explicação, eu tentei usar apenas metade dos 70cm para a rocha de propósito para ganhar espaço no areão para os LPS’s, é certo que o objectivo deste aquário é ser um aquário misto de corais com muitos Sps e Lps e até moles, mas os LPS’s são a minha perdição, os meus corais de eleição mesmo, e assim decidi desta forma.

as laterais poderiam ficar mais abertas, melhorando não só a circulação como dando um efeito mais limpo, mais espaçoso, menos compacto, mais fluído, promovendo, ao mesmo tempo, área para a colocação de corais na rocha e na areia.

Tal como referi, é precisamente um facto a ter em conta, mas do lado direito não conseguirei mexer muito mais, mas vou pelo menos tirar uma pedra ou duas que estão junto ao vidro para ajudar na circulação mesmo que perca um poiso ou outro de sps.

Em relação à calha, noto que há espaços entre as lâmpadas. Há alguma razão para isto?

A que espaços te referes!? As lâmpadas estão colocadas exactamente a 5cm umas das outras, houve foi um pormenor ao qual não tive paciência para rectificar pois já vinha da outra calha, 6 lampadas tem reflectores individuais e para as outras 4 fiz reflectores duplos pois pensei que seria benéfico, sinceramente julgo que não foi :s talvez sejam esses os espaços que falas.

Não digo que isso é um problema ou que está errado. Apenas faço o reparo de que a calha poderia estar mais bem aproveitada pelos corais, quer pelo avanço do layout, quer pela redução das lâmpadas para 8 ou ambos. Seria uma solução tão funcional quanto agora e sem dúvida alguma mais económica, tanto pela electricidade que se gasta, como pelo custo de trocar 10 lâmpadas T5

Realmente... E este foi um dos dilemas principais na construção da calha, com 70cm de fundo fiquei com o pequeno receio que 8 lâmpadas fosse insuficiente, daí resolvi fazer a calha logo com 10 e caso não precise, mais tarde inutilizo facilmente 2 lampadas, este aspecto até é fácil de resolver, e é no que vou estar atento aquando da introdução dos primeiros corais! De qualquer maneira, ontem ao observar a tua opinião, olhei bem para a lateral e a calha pode mesmo ser chegada para trás bem para cima das rochas!

Apesar de já ser a terceira, espero que desta vez tudo esteja a teu gosto para haver estabilidade e vermos esse aquário atingir o sucesso.

Desta vez estou mesmo decidido, este é e será o meu aquário de futuro, não irei procurar aquário nenhum com muito mais litragem, é um setup muito interessante e com aprendizagem e muito estudo pode tornar-se bastante interessante sem ter de evoluir para um aquário com mais litragem ou com mais tamanho (para mim pouco interessante este ponto). Por isso tão cedo não haverá mais mudanças de planos e vamos trabalhar para que tudo corra pelo melhor.

 

Carlos;

mas o importante é eu gostar de ver o aquário como esta, e isso é que é importante!

Nem mais! Diga-se tambe de passagem que eu próprio não tenho muita imaginação para payouts, mas que estive ipor isso já :rainbowafro: É verdade que ainda não estou totalmente satisfeito com este layout, e vou absorver todas as vossas criticas com o intuito de o melhorar principalmente a meu gosto!

em relação ao teu layout a unica dica que dou é chegar o monte do lado esquerdo para a frente, criar uma passagem aberta por detras desse monte esquerdo, e dividir um pouco mais esse espaço todo da frente. Do lado oposto não mexia, deixava estar mesmo essa area toda para colocar LPS como Catalaphylias, Euphylias e outros com tentaculos.

Gostei da ideia, vou pensar muito seriamente neste aspecto, tentar fazer do lado esquerdo um monte um pouco mais vertical e também mais chegado para o centro dos 70cm, tenho reparado sim que esse monte está muito colado ao vidro traseiro o que implica possíveis lacunas na circulação do mesmo tal como referiu o André.

A calha esta muito fixe, ideal para SPS, se fosse a ti apenas chegava um pouco para trás, de modo a que a primeira lampada ficasse a 1/2cm do vidro traseiro, assim ja consegues concentrar mais as lampadas em cima da zona das rochas, e se eventualmente decidires chegar o monte que te falei para a frente ira ficar mesmo no sitio certo das lampadas.

Exacto, já referi atrás sobre a calha ser chegada mais para trás, foi um aspecto que não reparei e não tive muito em conta.

Carlos a primeira lâmpada é uma actinica, talvez faça confusão nas fotos por causa do reflector duplo, fica a constituição da calha:

 

ATI blue plus

ATI Aqua Blue espezial

ATI blue plus

ATI aqua blue espezial

Fiji purple

Osram Blue

ATI aqua blue espezial

ATI blue plus

ATI aqua blue espezial

ATI blue Plus

 

 

Ps - Não me esqueci de ti, mal possa trato das tuas coisas.

Não me digas nada, eu também não me esqueci de ti, ainda tenho de ir a maré outra vez mas não tenho tido disponibilidade, nem agua para o aquário ainda fui buscar, coisa que não tenho preocupado muito por o mesmo estar a ciclar, mas queria ver se tratava disto esta semana ou no fim de semana!

Estás a vontade, sem pressas, assim que puder estamos em sintonia e avisarei por mp :alberteinstein:

 

 

Bem, de resto, apenas a salientar que em relação a circulação, vocês andam todos a meter inveja a malta e então julgo que o pai natal vai trazer novidades :bs_quesexclaim:

 

Agradeço imenso as vossas criticas no sentido de poder melhorar os pontos mais negativos!

 

Abraços

Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verissimo,

 

Tem a rocha encostada ao vidro de trás?

 

Quanto é gastaste a montar a tua calha?

 

Alberto

 

Olá,

 

Sim, tenho parte da rocha encostada ao vidro mas apenas nas partes superiores dos montes, junto ao areão ha muito espaço para peixes junto ao vidro trazeiro e proporciona pelo menos alguma circulação.

Ontem estive a remexer no monte do lado esquerdo, consegui qualquer coisa, mas não ficou muito ao meu gosto, é provavel que volte a mexer pois não consegui concretizar o objectivo de dezencostar todo o monte esquerdo do vidro trazeiro...

 

A calha antigamente éra uma 6x29w... Para fazer com 10 lampadas tive de comprar apenas 2 balastros, 8 lampadas novas e casquilhos novos, este material ficou perto dos 200€..

 

Abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem estive a remexer no monte do lado esquerdo, consegui qualquer coisa, mas não ficou muito ao meu gosto, é provavel que volte a mexer pois não consegui concretizar o objectivo de dezencostar todo o monte esquerdo do vidro trazeiro...

 

Bom dia Verissimo,

 

Chegar o monte a frente não é obrigatorio ficar com a mesma altura do outro, alias, uma vez chegado a frente so fica estetico se for mais baixo do que o monte ao lado. O ideal é fazer um seguimento de inclinação da direita para a esquerda, +-, e no topo desse 2º monte podes colocar sps que com o tempo vai crescendo em direcção a luz (Acropora Staghorn/ Acropora formosa, coral com excelente taxa de crescimento) e assim, o coral vai ocupando essa area entre o pico do 2º monte e a tona da agua.

 

Caso não gastes a rocha toda, poderas sempre a proveitar e colocar mais alguma onde entenderes ou mesmo no extremo direito junto ao areao de forma a criar uma pequena baia onde possas colocar alguns Sps menos exigentes de luz (pociloporas, seriatoporas ou montiporas) ou mesmo outros LPS ou moles (zoanthos, discossomas).

 

Atenção que isso que escrevi não passa de uma opinião propria! Como disse não gosto de dar dicas ou interferir nos layouts, digo isso porque ja me deixei influenciar por isso e acabei por desmontar tudo e refazer o layout ao meu gosto.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Carlos, Gostei muito da tua ideia, apenas não concordo sobre o monte direito ter de ser mais alto que o esquerdo, deixei o esquerdo ligeiramente mais baixo mas simplesmente porque gostei de como ficou assim. Realmente estive a mexer no layout, consegui fazer uma coisa mais ao meu gosto, menos cheio e mais harmonioso pelo menos na minha opinião.. Tive de recorrer é cola de corais para colar algumas rochas, e pelo menos para mim desta vez ficou como gosto e não deverei mexer mais... sobrou ainda alguns 5/8kg de rocha que foram para a sump!

Com esta mexida o aquário ganhou circulação nas costas da rocha, o layout só encosta no vidro nas partes mais superiores, o que faz com que haja uma melhor movimentação de aguas la por trás e ainda mais esconderijos para a peixarada! Gostei, ficam as fotos.. E estou a ponderar seriamente a necessidade de manter a bomba de circulação atrás do layout, acho que com o upgrade de circulação que se aproxima irei retirar.

 

Traseira esquerda para verem o espaço..

trazeirasesquerda.jpg

 

Traseira Direita..

trazeirasdrta.jpg

 

Diagonais..

diagonalesquerda.jpg

 

diagonaldrta.jpg

 

Geral..

geralh.jpg

 

O layout continua empurrado para trás, mas menos deitado ganhei até mais espaço para a minha família de LPS's

Amanha a ver se consigo fazer uma graandeeee Tpa!

 

Obrigado a todos!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também gosto bastante do layout frontal. Do lado direito, caso não seja tão visível, não há problema.

 

Começa lá a povoar isso! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Também gosto do layout.

Penso que é um bom princípio gostarmos de um layout estando este ainda estéril.

Quando começa a ser povoado ficamos apaixonados!

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Verissimo,

 

acho que estás a ter um belo arranque!

 

 

Acho que o layout está bastante agradável e o aquário bonito no seu todo e ainda está vazio! :x-mas:

 

Que inveja que eu tenho dessa profundidade....

 

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.