Iluminação LED


Recommended Posts

  • Replies 88
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Aqui nesta foto podem ver algumas diferenças entre as boxs de 225L com 15w e das de 112led com 45w

 

5717_1_sbl.JPG

 

Acho que as que referiste "pescas" 4x225leds não devem ter lux suficientes para usar em aquarios!

 

As lampadas T5 que o sergio caneca falou têm cerca de 100w output senão me falha a memoria ;) dai devem ser bem mais fortes e pelo que pesquisei devem ter mais de 2000Lm o que é muito bom :Smile-PT::):dance:

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Golike,

 

As box´s que apresentas são diferentes das do Pescas que, têm os led´s brancos. Penso que ele, tal como os outros membros estão a pensar em usar led´s brancos normais e/ou ultra bright´s. (os que dás como ex. pareçem mais para moonlight)

 

Cpst.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optimo artigo e numa altura em que estou interessado em adquirir luz para o meu novo Aqua de 300L (oferecido há três dias - que fezada) e então essa solução a longo prazo parece-me económica pelo que li neste tópico.

Se poderem enviar qualquer informação ou postar aqui fica a medida do meu aqua 1m * 50cm * 50cm.

Muito obrigado vou seguir este tópico com o máximo de atenção se poderem por mais referências ou links ou seja qualquer tipo de informação que complemente a que já aqui está postada agradeço.

Boa sorte para porem esses projectos a bombarem luz.

Abraço e bom trabalho.

Atentamente,

 

Rui Maria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Se necessitarem arranjo a formula para poderem fazer um projecto de leds com pés e cabeça.

 

Cumps

 

Boas companheiros, Ismenio serás capaz de ter toda a razao no assunto, estamos no inicio, é como alguém já referiu atrás, este assunto poderá não ser do agrado de todos, mas são concerteza mais os beneficiados...

Venha de lá essa formula para ajudar nas soluçoes, para fazer perguntas aos fabricantes destes painéis! :discuss_gathering:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ismenio,

 

Os leds Z-power P4 da Seoul Semiconductor não são um pouco mais eficazes do que esses?

 

no site: http://www.seoulsemicon.com/en/product/prd/zpowerLEDp4.asp

 

Para o LED W42180-U:

100 lm

3.25 V

350 mA

120º

 

Se não me enganar nas contas: :)

Power = 1.138W

Eficacia= 87,9Lm / W

 

 

(Na dealextreme estes estão a 5€)

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema é que em tecnologia fluorescente a eficiencia pode alcançar os 110lm/W sendo que muitas andam nos 95lm/W, isto para lampadas de em que 18W podem custar 3€ e de 80w são tambem baratas e que com a utilização de balastros electronicos podemos ter eficiencias reais muito similares.

 

nos leds temos ainda de contar com a potência gasta na transformação, o custo do proprio led é tambem caro ainda muito acima de 1€/W, temos ainda os materiais de construção da calha e a mão de obra mias intensiva (pode ser no entanto automática a montagem).

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já algum tempo que pesquiso sobre este assunto tb e vendo bem, em relaçao a preços a TMC já tem iluminação em LED e vindo de fora ate se consegue a um preço mais simpatico do que cá.

 

Vi um aquario de agua salgada num forum Ingles com iluminação exclusiva de LED e proprietário so falava bem daquilo.

 

Falando com uma casa onde comprei as lampadas de led para a minha sala e corredor, este assunto e com as especificações desejadas as coisas nao ficavam la muito baratas .

Os leds necessarios sao caros bem como transformadores e resistencias.

Convem ser tudo montado tb por quem perceba de electronica, é um pouco diferente de montar uma lampada normal.

 

 

Ricardo Simões

Editado por r_simoes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ler este tópico após fazer uma pesquisa sobre que luz utilizar sobre o meu cubo de 50cms

 

Realmente esté muito interessante, mas não percebi isto como deve de ser :bs_quesexclaim: ... sendo que dura mais e até se poupa energia vale a pena o investimento... vou pesquisar mais sobre este assunto e tentar fazer também um que resulte e continuar a acompanhar este tópico.

 

Obrigado ao autor por o ter lançado para discução! :)

 

Cumprimentos,

Anabela Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

Também ando de olho na tecnologia de led's e posso-vos dizer que já comprei um projector com 3 led's que é bastante forte. O Godlike já viu aquilo a funcionar e pode dizer algo.

Testei no aqua e o único inconveniente que vi, para mim, foi ter de ter o projector bastante afastado para o foco atingir uma grande área no fundo, mas que chega bem ao fundo chega.

 

http://www.led1.de/shop/product_info.php?p...led-spots-c-168

 

Dêem uma vista de olhos.

Editado por Nuno Fontela
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

O problema desses focos é usarem lentes para terem um ângulo mais pequeno, no teu caso 38°,

normalmente este tipo de led sem lentes tem um ângulo entre 90º e 120º.

 

Pela imagem parece que esse foco tem 2 parafusos a segurar a lente,

se quiseres experimentar.... retira os parafusos e de seguida, com cuidado, tenta retirar a lente....

experimenta liga-lo para ver como fica a iluminação!

 

(não estejas com os leds durante muito tempo sem a lente, que também serve de protecção,

pois os que eu conheço, os da SEOUL, o led é feito de uma materia tipo silicone e para alem de atrair muito pó

danifica-se com facilidade!)

 

Se gostares do efeito do led sem a lente...... podes substituir a lente por acrílico cortado à medida como forma de proteger o led.

 

 

Um outro bom site de venda de leds é o www.leds.de

 

 

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HEEEEEEeeeeee...... PÁRA A MUSICA

 

Mas existe uma luz ao fim do tunel...O Srº Paula Cabrita
Paulo.... ou na pior das hipóteses Paulo Cabrita! ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':-D' />

Eu sou um puto novo pá!!!! :shocked028:

 

 

[back to topic]

Eu estive a investigar estes leds à cerca de 18 meses atrás

e para a aplicação que eu queria, um candeeiro para a besigneta, (entenda-se: luz para a bicicleta)

os da Seoul eram os melhores.... com um bom dissipador.... consegue-se lhe dar 1A....

e aquilo aquece ;) ... perdão ilumina que é uma coisa parva!!!! :eusathink:

 

Dentro de esta gama de LEDs temos mais três ou quatro:

LUXEON Rebel,

Seoul Z-LED P4 e

Cree XR-E

 

Todos eles são parecidos mas com algumas diferenças..... é questão de se investigar qual o melhor ou melhores para plantas!

 

Para um bom funcionamento convém liga-los a uma fonte apropriada, de corrente constante, aqui tem varias: www.leds.de

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei lá pelo site e descobri um destes:

 

wallwasher_420.jpg

 

96 Leds perfazendo 108W gastos, com rendimento luminoso bastante elevado

 

Vejam o efeito:

 

wallwasher_villa.jpg

 

É impressionante o que a tecnologia LED evoluiu. Agora é esperar que os preços baixem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu vi... o foco conseguia iluminar de forma concentrada de uma parede a outra... tipo 2mt... surprised

 

nós tinhamos falado do angulo de abertura... que salvo erro era 40º dai teres que afastar certo?

 

 

Pois aquilo tem de ficar um bocadito afastado, mas testei no aqua de 80 cm de altura ( que já está cheio :sign_welcome: ) e chega perfeitamente ao fundo.

 

Penso que com uns 5 fazia uma calha jeitosa para o aqua de 170 cm de comprimento :)

 

Agora a única coisa que queria testar era o crescimento das plantas, a ver o que sai dali .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para salientar que os lumens não são medidas confiaveis para plantas, corais,etc.. isto porque são adaptadas ao olho humano, e o total de lumens é uma função não linear, mais parecida com uma gaussiana, da resposta dos nossos olhos a diferentes frequencias de luz. Como as plantas, corais (e mesmo olhos de outras espécies) não teem a mesma "curva de sensibilidade" dos nossos olhos os lumens não servem para mais do que saber se os nossos olhos vão ver mais ou menos luz, e para isso são uma medida muito boa.

 

para actividades fotossinteticas, como nos corais e plantas as medidas de par são mais aconselhadas, ja que usam as curva de sensibilidade dos pigmentos fotossintéticos. Quanto á eficiência luminosa verddeira, é medida em (W potência luminosa) / (W electricos) e raramente são referidos.

 

portanto os dados apresentados são um estudo simplista da questão, ja que se usam ferramentas erradas para retirar conclusões. Os lumens poderiam no entanto ser uteis se o estudo fosse acompanhado de uma curva espectral com a distribuição de potência ao longo da curva e fazendo uma comparação da mesma com picos fotossintéticos.

 

é que luz branca para os nossos olhos pode ser feita de muitas maneiras e feitios, não quer dizer que seja a mais adequada para plantas e corais.

 

ou seja:

 

Tenho 40 Litros e uma lâmpada de 11W

Se as contas tiverem certas tenho cerca de 900 Lm no total e 23 Lm por litro.

Com os leds terei 1500 Lm no total e 37 lm por litro.

 

correcto

 

Saliento que isto é apenas um teste…deverei ter quase o dobro da luz dentro do aqua

 

incorrecto, tendo de ser substituido por

 

Saliento que isto é apenas um teste…deverei VER(ter) quase o dobro da luz dentro do aqua
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Este é daqueles assuntos que me interessa bastante e também tenho feito algumas pesquisasa já fiz algumas experiencias tb

 

Os led's têm evoluído muito nos ultimos tempos mas, na minha opinião, ainda não estão "prontos" para aquários plantados nem salgados, nem a nível de desempenho nem em termos de custos de material

 

 

fica esta tabela comparativa de um fabricante de led's

 

 

e já agora mais este

 

 

 

 

 

abraço

 

William

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas, eu gostava de acompanhar esta discussao, mas não consigo perceber nada.... :lol:

 

Como podem saber quantos lumens tem um watt? Pelo que tenho lido uma iluminação requer no minimo 55 lm por litro, mas como correspondem os lm ao W.

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa Paulo Cabrita...foi sem intenção

Não há problema! :sunbathing:

Podemos todos nos tratar por tu, que ninguém se chateia!(acho eu) :P

 

 

 

Para testes mandei vir 6 destes

 

São da Philips Luxeon K2 TFFC LXK2-PWC4-180 - white - 250 Lumen

 

www.led1.de

 

Vamos lá ver o que isto da.

 

Tenho 40 Litros e uma lâmpada de 11W

Se as contas tiverem certas tenho cerca de 900 Lm no total e 23 Lm por litro.

Com os leds terei 1500 Lm no total e 37 lm por litro.

Estás cheio de "pica" para por isso a funcionar! :sunbathing:

 

Em relação à alimentação.... mandas-te vir alguma coisa ou vais tu desenha-la? :bs_quesexclaim:

(Se desenhares.... que tal..... controlo de intensidade de iluminação por PWM??? :-D)

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao espectro dos leds,

 

não é possível melhorar, para usar em aquariofilia, se usarmos conjuntos de leds diferentes?

 

 

Por exemplo:

2 led Cool white +

1 led Neutral white +

1 led warm white

 

ou mesmo usar led's de fabricantes diferentes?

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora.

 

Apos analisar um Aqua-Glo reparei que a curva do espectro de cores tem o pico maior nos vermelhos e nos infra vermehos o segundo maior nos azuis e os verdes quase não existe, e´uma curva de gauss ao contrario, não é liear como a luz do sol e tem logica.

 

As algas...se tiver-mos uma fonte de luz linear vamos ter um incremento de algas pela certa....já pensaram nisso?

 

Por algum motivo não se coloca lampadas florescentes normais nas iluminarias, o espectro de verde nas lampadas florescentes para aquario foi limitado ao minimo.

 

Cumps

 

 

Daquilo que conheço, as plantas são mais sensíveis no espectro de cores situado no vermelho e a seguir no azul. A efectuar uma construção de sistemas de iluminação baseada em LED, deverá-se previligiar os LEDs vermelhos e azuis em vez de colocar apenas brancos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.