Guppy meio parada na parte de tras do aquário.


Ubuntu

Recommended Posts

Tenho um aquário com 54L, cerca de 52L úteis. Tem 3 guppys (1 macho e 2 fêmeas), e alguns alevins. A fêmea em questão tem íctio. Hoje notei que andava parada e tem a respiração um pouco ofegante. O aquário é oxigenado com o efeito que o filtro faz e os peixes sempre se deram bem. O novo tratamento é:

 

1º, 2º e 3º dia: 1.5 ml de um liquido azul.

4º e 5º dia: deixar descansar.

6º dia: 1.5 ml de liquido

7º dia: colocar o carvão activado no filtro (foi-me mandado retirá-lo no inicio do tratamento)

 

Vou no 2º dia de tratamento. Os outros 2 guppys são activos e não respiram mal.

 

Anteontem, ao retirar o carvão activado alguma da água do aquário saiu através da mangueira sugadora, ficando com menos água. Para repor a água, coloquei, nessa noite, cerca de 3L de água numa panela, com um produto da tetra para retirar o cloro e metais pesados. Hoje, à umas horas, antes de colocar a água no aquário, pus umas bactérias que tinha de quando comecei com o aquário (há 2 semanas, +/-).

 

O aquário tem um pequeno sistema de CO2, mas nunca interferiu assim com os peixes. Não adicionei nada ao aqua que não tenha sido mencionado aqui.

 

Será do tratamento? Eu não sei o que é o produto. Ele colocou quantidade para 54L numa pequena embalagem de vidro. Retirou o liquido original duma embalagem branca que dizia fungos e bacterias. No aquário fica com uma cor azul escurecida e desaparece em alguns minutos. Penso que seja azul de metileno.

 

Poderá ser que a água ainda tinha cloro? Coloquei-a cerca de 20h depois de descansar com o tal produto... mas se fosse o produto os outros peixes também estariam afectados.

 

Será simplesmente devido ao ictio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom não percebi muito bem o que querias que te explicassem mas para o tratamento do Ictio basta elevar a temperatura da agua a 29 graus que o fungo acaba por morrer, eu pessoalmente tento ivitar colocar produtos quimicos na agua.

 

 

Para o aparecimento do ictio uma das provaveis causas é a mudança repentina de temperatura muitas das vezes por causa das TPA's.

 

Se não respondi à tua pergunta diz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso podera ou nao ser mesmo do seu comportamento uma vez que esta infectada (o que poderá ter origem no stress) pelo o que estas a dizer acerca do protudo estas a usar sera costapur (se não for esse menciona o nome do produto que estas a usar), caso seja adiciona dia sim e dia nao 22 gotas no aquario uma vez que esse produto NAO afecta fauna nem flora, continua a fazer o tramento sem o carvao ativo e fa-lo cerca de 3 dias se ao fim desses 3 dias continuar com o paresita continua a fazer o respectivo tratamento ate o paresita desaparecer. para que o tratamento faça efeito com maior rapidez eleva a temperatura do aquario ate +2graus (desde que esteja dentro dos parametros dos peixes). No final do tratamento é acinselhado um TPA e depois ja podes adicionar o carvao no filtro, eu por exemplo tive uma semana a fazer o tratamento a uma molly e recomendo sera costapur para o seu efeito.

 

ja agora repara se a tua guppy está prenha e repara se a barriga dela está mais cheia do que o habitual e se a sua respiração é acelarada, poderá levar a esse comportamento "parado" o que deve indicar que deve estar quase a ter os seus filhotes.

 

Espero que tenha sido util, Cumps.

Editado por dark_hypnox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.