Ajuda na escolha de peixes para um novo aquario


skinlab

Recommended Posts

Boas,

estou a iniciar nos salgados e preciso de algumas dicas de quem percebe,

tenho um aquario de 120x55x50cm com sump de 90x45x40, escumador que na sei a marca mas é adequado a litragem que tenho, bomba da eheim tambem não sei quantos L/H (não estou em casa neste momento e não sei de cabeça), dois termostatos fluval tronic 300w cada, 25kg rocha viva e 10 de morta e calha com 8xT5 de 54w duas azuis e o restante branco, provavelmente não vai estar tudo ligado...

 

Bom, quero um aquario só de peixes, (os peixes que mais gosto tambem gostam de corais...) por isso elaborei uma lista por ordem do que mais gosto, o que gostava de saber é a compatibilidade entre eles, ATENÇÃO, isto é uma lista de peixes que gosto não quer dizer que os va ter a todos ou que os meta todos ao molho no aquario, quero sim fazer uma selecção dentro do que gosto e o numero de peixes que posso ter de cada especie e para isso é que precisava de ajuda dos mais experientes :)

 

Então a lista é a seguinte:

 

Humu Picasso Triggerfish (Rhinecanthus aculeatus)

Clown Triggerfish (Balistoides conspicillum)

Volitan Lionfish, Colored (Pterois volitans)

Raccoon Butterflyfish (Chaetodon lunula)

Orange Spotted Goby (Amblyeleotris guttata)

Ocellaris Clownfish (Amphiprion ocellaris)

Kaudern's Cardinal (Pterapogon kauderni)

Foxface Lo (Siganus vulpinus)

Flame Hawkfish (Neocirrhitus armatus)

Blue Tang (Paracanthurus hepatus)

Auriga Butterflyfish (Chaetodon auriga)

Yellow Tang (Zebrasoma flavescens)

Wartskin Angler (Antennarius maculatus)

Four Stripe Damselfish (Dascyllus melanurus) ou Three Stripe Damselfish (Dascyllus aruanus)

Tassle Filefish (Chaetodermis pencilligerus)

Porcupine Puffer (Diodon holacanthus)

Convict Tang (Acanthurus triostegus)

 

Um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, vou fazer uma seleção dentro da tua seleção

 

 

Humu Picasso Triggerfish (Rhinecanthus aculeatus) Escolhe um dos dois e de mais em minha opinião pessoal o conspicillum

Clown Triggerfish (Balistoides conspicillum)

 

Volitan Lionfish, Colored (Pterois volitans) Não colocaria muito trabalho a alimentar e corres sempre perigo de teres uma valentes dores bem como tens especies em baixo que pura e simplesmente era alimento vivo

 

Raccoon Butterflyfish (Chaetodon lunula) Ok

 

Orange Spotted Goby (Amblyeleotris guttata) Ok

 

Ocellaris Clownfish (Amphiprion ocellaris) Ok

 

Kaudern's Cardinal (Pterapogon kauderni) Ok

 

Foxface Lo (Siganus vulpinus) ok

 

Flame Hawkfish (Neocirrhitus armatus) Ok

 

Blue Tang (Paracanthurus hepatus) Ok

 

Auriga Butterflyfish (Chaetodon auriga) Ok

 

Yellow Tang (Zebrasoma flavescens) Ok

 

Wartskin Angler (Antennarius maculatus) Não te posso ajudar nunca tive, mas come peixes

 

Four Stripe Damselfish () ou Three Stripe Damselfish (Dascyllus aruanus) ok

 

Tassle Filefish (Chaetodermis pencilligerus) Ok

 

Porcupine Puffer (Diodon holacanthus) Tambem nunca tive

 

Convict Tang (Acanthurus triostegus) Ok

 

Tens de ter atenção que os meus ok e por serem bons peixes porque e muito peixe para esse aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais muito obrigado pela resposta ::D:

 

O Rhinecanthus aculeatus e o Pterois volitans foram os peixes que me levaram a "virar" para a agua salgada por isso eses eram quase obrigatorios, o que estava a pensar fazer era meter primeiro algumas especies mais pequenas, esperar que fiquem no tamanho maximo (ou comprar ja grandes) e depois arranjar um pterois que não seja muito grande e meter para ele crescer com os outros, mas eu estou mais virado para os peixes grandes, e dessa lista toda só lá vai prai metade ou nem isso :dry:

 

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o que eu queria saber é, da lista que fiz, quais os peixes que posso por com o rhinecanthus aculeatus e pterois volitans, e qual seria a melhor ordem para os por no aquario...

Outra coisa, acham que umas estrelas do mar e uns eremitas se davam com esses peixes?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, espero que te ajude:

 

- rhinecanthus aculeatus, é um peixe bastante resistente, que possuí dentes afiados e fortes, este come quase tudo o que se mexe, nomeadamente carangueijos ( ermitas ) é também carnivoro

 

- Pterois volitans, é um peixe venenoso, fica a saber desde já que a boca dele é bem grande mesmo sendo um indivíduo pequeno, logo este come tudo o que cober na sua boca! ( sendo um peixe carnivoro )

 

Agora tenta comprar ambos os peixes médios, não gostas de moreias (eels)ou então os puffers ( procura na net )

 

Acho que ficava muito bem num aqua com esses dois peixes...

 

 

Agora não te esqueças que depois de comprares esses peixes vai ser uma tarefa difícil de colocares lá a mão!!!!!

 

Entretanto, eu apostava num aqua assim maior, pois parece que esse é algo pequeno para o bom deselvolvimento desses peixes.

 

1 abrs FSilva

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pela resposta!!

Sim eu sei, mas assim é melhor, não ando sempre lá com as mãos ;)

Na minha lista tem um puffer o diodon holacanthus, moreias não gosto, metem medo lol

Agora uma coisa que me surpreendeu bastante, numa loja aqui em Barcelos tem um pterois num aquario carregadinho de corais e mais incrivel ainda carregado de camaroes, cavalos marinhos e peixes pequenos, ele diz que aquele só come congelada e se for mantido sem fome não ataca, o que é certo é que já o vi a comer artemia e nem se fez aos peixes e camaroes... e num dei por nenhuma baixa la no aquario dele! :sunbathing:

Ah, e diga-se que é uma loja que tem os aquarios muito bem tratados, parece perceber de salgados :doofywave:

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, isso é devido a ter sempre comida no aqua...

 

A camarões penso que não fazem mal, principalmente ao lysmata amboiensis, visto que é um limpador de quase todos os peixes.

 

lysmata-and-eel.jpg

 

 

Vê aqui nestes link´s ele a comer:

 

1 video

 

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Essa foto está muito porreira mas esses bixos assustam hehe

esse ultimo video tem uma, nunca tinha visto nenhuma em acção, so fotos, e decididamente não quero.. lolol

Esses camaroes são porreiros, é exactamente com esses que o pterois está, são é um bocado caros... mas vou ter de comprar um, o hepatus anda a raspar na rocha e está meio baço, desconfio que sejam parasitas...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa foto está muito porreira mas esses bixos assustam hehe

esse ultimo video tem uma, nunca tinha visto nenhuma em acção, so fotos, e decididamente não quero.. lolol

Esses camaroes são porreiros, é exactamente com esses que o pterois está, são é um bocado caros... mas vou ter de comprar um, o hepatus anda a raspar na rocha e está meio baço, desconfio que sejam parasitas...

Um Abraço

 

 

O hepatus é um peixe algo "maricas" é bastante fácil ter íctio...

 

De raspar na rocha pode ser o íctio, esse lysmata ajuda muito bem!

 

Agora se tem os olhos baços pode ser devido a dois motivos:

 

Qualidade da água ser má, tenta fazer mais mudas

 

Comida, tenta diversificar mais, tenta dar comida mais variada...

 

:P

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais