Motivos para aparecimentos de algas ?


Recommended Posts

Olá amigos tenho o meu aquario montado à cerca de 11 meses (aqua 88l) e de à 5 ou 6 meses para cá começou a aparecer algas nas plantas e verdete agarrado ao areão. faço mudas de 15l todas as semanas e aspiro 2 vezes por mês, tambem adiciono aqua waste a quando de cada muda de agua. Gostava que me dessem a vossa opinião sobre o que posso fazer mais ou motivos que possam ajudar ao aparecimento das algas de forma a eu poder combater melhor esta verdadeira praga. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta é...desequilibrio de nutrientes.

 

Tens poucas plantas?

Que plantas tens?

Quantas horas de luz?

Quantos watts de luz?

Testes de NO3 e PO4?

Que filtro usas?Verdete no aeão podem ser cianobactérias, indica falta de circulação da água

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Tens mesmo que nos indicar todos os parâmetros do teu aquário porque sem isso é difícil dizer o que se passa. Tal como foi dito, quando as algas aparecem de forma anormal (porque relembro que é sempre normal ter algas no aquário) normalmente isso significa que existe uma deficiência nutricional.

 

Se tens testes, tenta colocar os seus valores.

 

Diz que luz tens e quantos watt etc e tal.

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta é...desequilibrio de nutrientes.

 

Tens poucas plantas?

Que plantas tens?

Quantas horas de luz?

Quantos watts de luz?

Testes de NO3 e PO4?

Que filtro usas?Verdete no aeão podem ser cianobactérias, indica falta de circulação da água

Olá não vos consigo dar uma resposta concreta a todas as questões que me colocaram mas vou tentar. Tenho 5 especies de plantas e +/- 5 pés de cada mas so sei o nome de uma (cabomba), faço 12 horas de luz (Power Glo 20W para calha de 68cm sendo que o aqua tem 70 cm de frente), testes apenas de PH (7.5), isto acontece pois a qualidade do areão (uma mistura de areão do mais comun com uma areão branco laminado que penso ser propenso a fazer o PH se manter alto, tenho um filtro interior Hydor cryistal duo R0511 com filtração mecanica por uma especie de "esponja" e depois por carvão activado e debita 650 l/h, o aquecedor Tetratec 100W. Espero que chegue para que possam tirar algumas conclusões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Duas coisas:

 

- Há quanto tempo não mudas o carvão activo?

- Há quanto tempo não aspiras o fundo?

Cumps.

Olá mudo metade do carvão sensivelmente 1 vez por mês, tal como disse no outro post aspiro 15 em 15 dias mas o meu aspirador é de saco (não puxa agua para fora do aqua enquanto aspira ficando a sujidade na bolsa e a agua volta para o aqua, faço a muda parcial a seguir à aspiração).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A água com nitratos e fosfatos voltam para dentro do aquário. Se calhar, mesmo com TPA ainda lá fica o suficiente para, juntamente com o que vai aparecendo, utrpassem os limites a partir dos quais se dão explosões de algas.

Nada como testes de NO3 e PO4.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A água com nitratos e fosfatos voltam para dentro do aquário. Se calhar, mesmo com TPA ainda lá fica o suficiente para, juntamente com o que vai aparecendo, utrpassem os limites a partir dos quais se dão explosões de algas.

Nada como testes de NO3 e PO4.

Cumps.

 

Gostava de contrariar este ponto...

 

Eu tenho um problema cá em casa, uma vez que uso água de furo e não da companhia, ela vem com algumas particularidades, uma das quais é uma grande carga de nitratos!

No inicio não sabia isto e por mais trocas de água que fizesse apareciam sempre algas, ora pois não, tinha nitratos a 30ppm!

A única maneira de resolver este problema foi passar a fertilizar em consonância com o nível de nitratos que eu tinha, pelo que passei a fertilizar com grandes doses de potássio, fosfatos e micros. Assim consegui passar a manter plantas sem algas, apesar de manter valores elevados de nutrientes...

 

Conclusão: valores elevados de qualquer que seja o nutriente não causam algas! O desiquilibrio deles é que causa!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Experimenta ter mais de 50 mg/l de nitratos e/ou 1 mg/l de fosfatos, vais ver que não há equilíbrio que te valha. (valores aproximados)

30 mg/l nem é assim muito e assim a teoria do equilíbrio já se pode aplicar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Experimenta ter mais de 50 mg/l de nitratos e/ou 1 mg/l de fosfatos, vais ver que não há equilíbrio que te valha. (valores aproximados)

30 mg/l nem é assim muito e assim a teoria do equilíbrio já se pode aplicar.

Cumps.

 

Com 50 mg/l de nitratos morriam todos os animais do aquário, inclusivamente as plantas se ressentiam...

Estou a falar dos valores em excesso que são comuns, à volta de 30 ppm de nitratos muita gente atinge... para ter 50 ppm é preciso deixar o aquário praticamente ao abandono com uma enorme carga de matéria orgânica em decomposição.

Eu fertilizo diariamente com 1 ppm fosfatos e neste momento apenas tenho umas persistentes BBAs nalgumas anubias e numa ou outra pedra, mas que desenvolveram durante as primeiras semanas em que não fertilizei. Além disso há alguns relatos de aquariofilistas que mantêm fosfatos acima de 1 ppm propositadamente... mas mantendo sempre os restantes nutrientes em proporção.

 

Claro que neste caso o importante é que o Miguel faça mesmo os testes e passe a tentar ter os nutrientes dentro de valores razoáveis. cabecadura

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

50 mg/l de nitratos não matam ninguém.

É preciso centenas ou mesmo gramas para matar peixes, quando mais plantas. Digo-te que já me ofereceram um Gibbiceps a 600 mg/l. Nesse aquário viviam guppies, alevins e outros que não me recordo.

Os nitratos são relativamente inofensivos, Quando se tornam nocivos já não se vê um palmo (ou um milímetro ) lá para dentro.

 

Esse 1ppm de fosfatos rapidamente baixa e não provoca algas.

 

Quanto aos testes estamos de acordo

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que direi eu que tenho nitratos a 140 e não baixa nem pela lei da TPA....Cada 3 ou 4 dias TPA de 50L em 300 e nada :-D o meu grande problema é que a água da companhia já sai com 60 de nitratos :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois se nitratos fizessem mal, eu nao tinha peixes hj, pq andei durante bastante tempo a lutar para baixarem dos 240....felizmente que hj a coisa já não anda tão descontrolada!!

 

Aumentar tudo em excesso, nao resolve, a não ser que tenhas plantas que consomem o que lá introduzires. Tudo depende de vários factores

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobrevivem viviparos, plectos, caracois e peixes resistentes. Camarões e muitos ciclideos não sobrevivem de certeza.

 

Os nitratos são tóxicos... acho que disso ninguém tem duvidas. E se não mata, é porque eventualmente os peixes se adaptaram a esses valores, mas causa stress, diminui a capacidade de reprodução e longevidade dos peixes... num rio não poluído não é comum existirem esses valores.

 

As algas num aquário plantado não são causadas por excesso de nitratos, fosfatos, seja o que for. As algas surgem quando as plantas apresentam carência de algum(s) nutriente(s), que limita o crescimento destas e logo diminui a capacidade de captar nutrientes, ficando nutrientes disponíveis para o crescimento de algas.

Se repararem em aquários com algas, não são as plantas de crescimento rápido que custumam ganhar algas, mas sim as de crescimento lento. Isto porque estas não têm um metabolismo suficientemente rápido e quando em conjunto com outras plantas de crescimento rápido, se não fertilizarmos quanto baste vão ficar enfraquecidas e as algas aproveitam.

 

Mas cada caso é um caso...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos não são tóxicos a não ser em quantidades astronómicas, mas cada um com a sua.

Cumps.

 

Edit: http://faq.thekrib.com/pt/begin-tests.html#nitrate

Editado por João Faria

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois de facto tb tenho ideia que não!

 

Os meus red cherrys andavam felizes e contentes sem morrerem com nitratos nos 240...

 

"As algas num aquário plantado não são causadas por excesso de nitratos, fosfatos, seja o que for"

 

Está afirmação é que me supreendeu, nunca tinha ouvido falar desta teoria!! Antes pelo contrário!!

 

Mesmo num aquário plantado se houver excessos de nutrientes as algas vão aparecer, isso com certeza, pq se há excesso é pq as plantas não estão a utilizar à velocidade desejada, e nesse caso exsite sempre uma alga especializada em captar os desequilibrios de um aquário.

 

"As algas surgem quando as plantas apresentam carência de algum(s) nutriente(s), que limita o crescimento destas e logo diminui a capacidade de captar nutrientes, ficando nutrientes disponíveis para o crescimento de algas"

Estás a dar-me razão! Nutrientes em excesso caracterizam-se por nutrientes na coluna de água fora dos valores normais, existe outra forma de caracerizar nutrientes em excesso?

 

Desculpa estar-te a contradizer, mas não me parece que tenhas alguma razão nesta tua afirmação!!

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos não são tóxicos a não ser em quantidades astronómicas, mas cada um com a sua.

Cumps.

 

Edit: http://faq.thekrib.com/pt/begin-tests.html#nitrate

 

Certo, não são tóxicos sem ser, e citando o link que deixastes: "Os nitratos são tóxicos para os peixes (e para as plantas) a níveis de 50-300 ppm. dependendo da espécie de peixe. Para crias, no entanto, são tóxicas concentrações muito inferiores." Que são os níveis que falei anteriormente.

 

Eu não estou a tentar comprovar que estou certo, apenas acho importante transmitir esta ideia de que o que é importante não é tanto as quantidades de nutrientes na água (sem as desprezar, visto que altas concentrações são muito tóxicas) mas sim o equilíbrio entre eles e a iluminação disponível.

 

Pois de facto tb tenho ideia que não!

 

Os meus red cherrys andavam felizes e contentes sem morrerem com nitratos nos 240...

 

Os teus red's adaptaram-se a estas condições, sendo os mais resistentes invertebrados de todos! Mas se não tivesses esses valores de certeza que a taxa de procriação seria mais elevada, e o tempo médio de vida deles também.

Uma curiosidade: como é que medistes os nitratos para um valor tão elevado? Fizestes diluições para o teste ou os teus testes têm um gama alargada de valores?

 

"As algas num aquário plantado não são causadas por excesso de nitratos, fosfatos, seja o que for"

 

Está afirmação é que me supreendeu, nunca tinha ouvido falar desta teoria!! Antes pelo contrário!!

 

Podes crer que a mim também me surpreendeu a primeira vez que li sobre isto... mas o que é certo é que foi testado chainsaw não por mim, mas pelo Tom Barr.

Mesmo num aquário plantado se houver excessos de nutrientes as algas vão aparecer, isso com certeza, pq se há excesso é pq as plantas não estão a utilizar à velocidade desejada, e nesse caso exsite sempre uma alga especializada em captar os desequilibrios de um aquário.

 

Verdade. Nunca disse o contrario. Mas as plantas não vão conseguir consumir esses nutrientes a uma velocidade superior à das algas quando....

 

"As algas surgem quando as plantas apresentam carência de algum(s) nutriente(s), que limita o crescimento destas e logo diminui a capacidade de captar nutrientes, ficando nutrientes disponíveis para o crescimento de algas"

Estás a dar-me razão! Nutrientes em excesso caracterizam-se por nutrientes na coluna de água fora dos valores normais, existe outra forma de caracerizar nutrientes em excesso?

 

Eu respondo com outra pergunta: o que são os valores normais?

 

Desculpa estar-te a contradizer, mas não me parece que tenhas alguma razão nesta tua afirmação!!

 

Estás no teu direito, e contestastes os meus posts educadamente, um bem haja a isso! ;)

 

Feliz natal :2gunfire:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.