Cambarellus Puer


Recommended Posts

Já algum tempo que ando para criar um tópico sobre esta espécie já que nunca li nada sobre ela em portugues. No entanto a falta de tempo e também o facto de querer por fotos no topico fizeram-me adiar varias vezes este tópico. Entretanto decidi que mais vale ir fazendo aos poucos porque se for esperar nunca mais o crio.

 

Pois bem, esta espécie de lagosta anã é muito identica aos populares CPOs. A diferença entre as espécies está na cor, no temperamento e na facilidade de criação.

Esta especie possui uma cor que varia do azul ao castanho, são muito menos agressivas que os CPOs e são mais fáceis de reproduzir.

Em pequenos tem tendencia a ter uma cor mais azulada que vai ficando castanha com o amadurecimento do animal. No entanto descobri que em situações de stress voltam a adquirir a cor azulada chegando a ter mesmo um azul muito intenso.

Nas fotos a baixo é possivel ver a cor azul de que falo. Estas foto foi tirada depois de os ter mudado de aqua.

 

gallery_20223_524_903084.jpg

 

gallery_20223_524_1714644.jpg

 

gallery_20223_524_1158744.jpg

 

Em breve postarei fotos da tonalidade mais castanha.

 

Quanto ao temperamento, como já referi são mais "simpaticos" que os CPO's embora também ataquem se se sentirem em perigo. Já tive 7 num aqua e só encontrei uma vez um sem uma pata. No geral quando se cruzam com outros da mesma especie tal como os CPO's levantam as suas tenazes mas rapidamente um deles foge acabando com o confronto. Tal como os CPO's gostam de esconderijos onde se possam sentir seguros. Não sei qual o comportamento deles perante camarões já que os mantenho num aqua só para eles. Mas o Sr. que mos vendeu garantiu que não são ofensivos.

 

Quanto à reprodução, consegui recentemente reproduzir com sucesso uma femea que separei ao notar que estava ovada. Depois do natal coloco fotos das crias.

Editado por Sofia Mira

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonitos! Nunca tinha ouvido falar desta espécie.

Quando será que chegam cá ao nosso País? :smile2:

 

Boa sorte para essas reproduções!

 

 

Antes de mais obrigada.

Sim julgo que é normal nunca teres ouvido falar deles pois mesmo no google não se encontra grande informação sobre eles em português. De qualquer forma se não estou em erro a Jardim Submerso vende-os. Cá na holanda os mais faceis de encontrar são mesmo os CPOs e os Camabrellus montezumae. De qualquer forma ainda se vão encontrado particulares que reproduzem cambarellus puers e cambarellus chapalanus que os vão vendendo.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sofia.

 

Belas fotos.

 

E que tamanho atingem os C Puer em adulto?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sofia.

 

Belas fotos.

 

E que tamanho atingem os C Puer em adulto?

 

Obrigado

 

Obrigada =).

Como ja tinha dito eles têm o mesmo tamanho que os CPO's atingindo em adultos 3cm os machos e 4cm as femeas. E se não estou em erro todos os cambarellus independentemente da sub-especie ficam com o mesmo tamanho. Mas tenho de vos alertar que nestas fotos o azul está mesmo muito intenso, mas na maioria do tempo eles são mais acastanhados dando menos nas vistas. Assim que puder tiro umas fotos para que se possa ver a diferença.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonitos! Nunca tinha ouvido falar desta espécie.

Quando será que chegam cá ao nosso País? :D

 

Boa sorte para essas reproduções!

 

Já os encontrei à venda uma vez ca na zona de Torres Vedras numa loja nada de especial no que toca a aquariofilia e nada caros por sinal (7€) ...

Não os adquiri porque nada sabia deles e tive receio que se tratasse de um género de lagostim diferente dos CPOs e que crescesse muito mais...

Se puderes dar mais informação sobre eles, todos ficaríamos agradecidos :D

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Boas.

 

São mesmo muito bonitos,tambem nunca tinha visto nem ouvido falar destes langostins,são espetaculares,boa sorte com as crias e ficamos á espera de fotos!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Bem, adquiri um Cambarellus Puer, neste momento esta isolado num aquário que tenho só com Tylomelanias, estou com um pouco de medo de coloca-lo no meu comunitário porque estão la CRS e corydoras anãs, será que vai haver problemas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho Cambarellus Montezumae a reproduzir num aquário com red cherry, volta e meia vejo um red cherry a ser comido por adultos, mas existem centenas de red cherry no aquário, pois os pequenos escapam sempre todos ;).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais