Comunitário com platys


Recommended Posts

Será que estas combinações de peixes se dão bem:

5 tetra neons

5 neons negros

2 limpa-vidros (Otos)

2 corridora bronze

3 platys (1 macho e 2 fêmeas)?

 

Não metas neons/tetras e ottos pois eles querem sempre uma aqua de PH 6,5, enquanto os platys/espadas/mollys requerem águas mais alcalinas como PH 7,2 a 7,5.

Agora tens ai uma coisa engraçada no caso dos platys como preferencia se colocares espadas eles podem se cruzar em reproduções mas com as mollys é muito pouco provavel mas as mollys adoram andar no topo do aqua emquanto os platys já andam mais a meio o que te preenche quase todo o aqua.

Cumprimentos do aquarofilista

Jorge Fernandes (ex-thormenthor)

EU: Understone Project

Especialista em Vivíparos, Discos e Escalares

Posted Imagehttp://jorgemfernandes.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Eu se fosse a ti juntava com os mollies.

Digo-te porque os espadas podem cruzar-se com os platies como o thormenthor disse e para além disso os espadas são peritos em comer alevins de outros peixes...digo isto por experiência.Acredita que comem.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à resposta que deste a este tópico lê este meu. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=113721 Não é lei o que lá escrevo mas é a experiência de mais de 15 anos em aquariófilia. Porque isso de espadas e plattys cruzarem é algo que não digo que não, mas tenho algumas linhagens minhas com mais de 10 anos em ambas as espécies e muitas vezes em aquários comunitários em que as duas espécies coabitam e nunca vi, nem a cruzarem e muito menos alevins dos mesmos. Portanto até prova em contrário continuo a dizer que talvez em laboratório, porque ver mesmo, não vi nada que corrobore isso que para mim continua a ser um mito.

 

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o que disseste nesse tópico.

Eu já tive híbridos de molly e esses híbridos não tiveram descendência.

Quanto aos espadas X platies nunca me aconteceu mas simplesmente porque nunca tentei.

 

Mas respondendo à pergunta inicial do Ivocolmonero, junta platies com mollies porque os espadas comem-te os alevins,garanto-te.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero por num aquário Platys com mais outra espécies de peixes;

 

Tantos tópicos e tanta informação no fórum e ainda não encontrei nenhum que de facto conseguisse esclarecer as melhores combinações de peixes para aquário. Poderia haver alguns com combinações específicas de peixes de forma a ajudar os iniciados. Eu tenho mollys, platys e guppys, já juntei (por falta de conhecimento) coridoras albinas que estão a padecer, tenho um pleco e um caracol dourado que lá se vão safando... Quando procuro informações, realmente, encontram-se os requesitos para cada espécie, mas, quando vou a uma loja, depressa verifico que não exixtem os peixes que procuro e quem está a atender quer é vender e não se importa nada que eu traga um otto para juntar independentemente se irá morrer ou não. Muitas vezes acabamos por fazer asneira. Se levar uma lista, sei que apenas poderei trazer esta ou aquela espécie. Por isso pergunto, que espécies podemos juntar a estas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vejo alguma confusão por ai tanto do Ivocolmonero como do Fritz. Tenham em mente uma coisa, qualquer uma das combinações de peixes que ai falam não existem na natureza. Isto significa que essas combinações somos nós aquariófilistas que as criamos. Se já pesquisaram um pouco certamente já perceberam que muitas vezes nem tudo pode ser levado à letra. Significa que aquilo que resultou num determinado aquário, pode simplesmente não resultar noutro ou vice-versa por uma multiplicidade factores. Destaco vários:

 

1.Tamanho do aquário (litragem)

2.Densidade de peixes (quantidade existente pelos litros reais)

3.Espécies que fazemos cohabitar

4.Idade de cada uma das espécies

5.Compatibilidade de cada uma das espécies ao tipo de meio que criámos

6.Densidade de plantas (quantidade pelos litros reais)

7.Espécies de plantas que introduzimos

8.Compatibilidade de cada uma das espécies de plantas ao meio que criámos

9.Quimíca da água (Ph, kh, Gh, No2, No3, salinidade ou não, entre outros...)

10.Luminosidade

11.Temperatura

12.Disposição e conjugação de todos estes factores (fisicos e quimicos)

13.Sorte (apesar de ser questionável nesta actividade acontecem episódios esporádicos que ao não sabermos explica-los dize-mos ter sido uma sorte ou azar)

 

Pela minha experiencia pessoal quanto aos ovovivíparos, eu já os misturei todos, e tenho alguns aquários com eles todos misturados. Guppys, Mollys Veliferas, Espadas, Mollys ou Mollys Balão, Plattys. Simplesmente quando o faço tenho atenção à quantidade de plantas que ponho no aquário e ao numero de esconderijos e rochas a que adiciono na composição. Tem que ser um aquário bem plantado. Mas com plantas que não sejam demasiadamente exigentes, para não ter que fazer adições de Co2 que me baixaria em demasia o PH. Muitos musgos, Valisnérias de vários tipos, e vários tipos de Cabombas. Quanto ao que o Veterinário disse é verdade os espadas serem uns comedores natos de alevins tal como as Mollys Veliferas. No entanto se tiverem muitos esconderijos e bastantes plantas esse problema reduz drásticamente. Há tambem que contar que cada caso é um caso. Eu tenho e já tive casos em que tudo correu às mil maravilhas e outros em que exactamente a mesma coisa foi um fracasso completo. A aquariófilia é isso mesmo, muito estudo, muito empenho, muitas experiências e muita experiência adquirida dessas experiências, empenho e estudo. Depois entra a sorte que não é o principal mas que todos os que se dedicam a isto têm que aceitar. Não desanimar com os desaires que nos vão acontecendo, tentar aprender deles e principalmente entender o que aconteceu de mal, para poder corrigir no futuro. Depois têm esta ferramenta que são os foruns, nomeadamente este. Aqui podem partilhar as vossa experiências, pôr as vossas questões, e insistir quando não estão a obter respostas algumas ou que não sejam satisfatórias. Portanto não desistam e pensem que faz tudo parte da aprendizagem de cada um de nós e que todos já passamos pelo mesmo e senão certamente passaremos. Tenham em mente que todos os gurus na matéria, já tiveram e fartaram-se de ter grandes desaires. Se vos disserem que não é porque mentem, e mesmo depois de já serem "prós" continuam a tê-los e ás vezes são azares bem grandes.

 

Cumprimentos

Pedro

Editado por Olhos do Lince
Link to comment
Partilhar nas redes sociais