montagem de aquario de ciclidios do lago malawi


Luis Baptista

Recommended Posts

Upss...

 

Esqueci-me de uma coisa...

 

Se os aquários de ciclídeos não levam plantas,

Os aquários de ciclideos levam, na sua grande maioria, plantas. Os únicos em que a quantidade de plantas é reduzida (por serem peixes herbívoros, "destruidores" ou apenas escavadores de plantas) são os dos grandes lagos africanos e alguns ciclideos da américa central/sul. :wink:

Os "anões" da américa do sul e africanos adoram plantinhas no aquário! :D :arrow::cry:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, está-se sempre a aprender! :lol:

Realmente, já tinha reparado que ninguém falava nas bombas de ar... e pensei mesmo se estariam "ultrapassadas"... pelos vistos, não me enganei muito. Mas pensei que nos aquários sem plantas ainda fosse necessária. cheers

Qualquer filtro faz a oxigenação, quer seja interior ou exterior?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que haja uma movimentacao da agua 'a superficie irao ocorrer trocas gasosas, mas no verao, e principalmente com as temperaturas que alguns de nos teem tido nos seus aquarios uma pedra difusora por vezes pode ajudar 'a oxigenacao da mesma.

Em aquarios plantados e' que nao convem mesmo nada pedras difusoras.

 

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os aquários de ciclideos levam, na sua grande maioria, plantas. Os únicos em que a quantidade de plantas é reduzida (por serem peixes herbívoros, "destruidores" ou apenas escavadores de plantas) são os dos grandes lagos africanos e alguns ciclideos da américa central/sul.  :lol:  

Os "anões" da américa do sul e africanos adoram plantinhas no aquário!  :)  :)  8)  

 

Cumps,

Nuno Reis

 

Que vergonha! Estava a pensar só nos ciclídeos africanos... cheers:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

totinda as bombas de ar foram substituidas pelos powerheads.. que alem de submersiveis produzem um volume de oxigenio na agua mto superior as bombas de ar.. alem de poderem ser adaptados a filtros ,como eu tenho cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

C'os diabos! Cada vez que eu percebo mais uma coisinha, vem alguém baralhar! cheers

Pesquisei "powerheads" na net e percebi que é uma bomba de água que fica submersa no aquário e cujo objectivo é fazer circular a água...

Pergunta: este tipo de bomba é necessário em todos os aquários, ou a circulação provocada por um filtro simples é suficiente para promover a oxigenação da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

A simples utilização de um filtro (interno ou externo) é suficiente para oxigenar a água. Quanto maior a movimentação á superficie, maior a oxigenação...

 

Um aquário com poucos peixes (de água doce), e aberto, quase não precisa de movimentação á superficie.

É claro que a quantidade de oxigénio depende de muitos factores, entre eles a temperatura da água (quanto mais fria, maior concentração de oxigénio), área á superficie (quanto mais ampla a "camada" de água á superficie, maior a oxigenação), quantidade de luz recebida pelas plantas e sua quantidade (quanto mais luz e plantas, maior a produção de oxigénio), salinidade (quanto mais salgada a água, menor o teor de oxigénio), quantidade de peixes (mais peixes...menos oxigénio), relação altura/área á superficie (quanto mais alto e estreito o aquário, menor a quantidade de oxigénio no fundo)....etc cheers

 

As power-heads (ou cabeças motorizadas) não são mais que simples filtros "sem esponja" e são utilizadas em aquários nos quais os factores que diminuem a percentagem de oxigénio estão presentes ou simplesmente os peixes gostam de corrente (aquarios com poucas plantas, aquários de água salgada...) :)

 

Espero não vir baralhar mais! :lol:

 

Que vergonha! Estava a pensar só nos ciclídeos africanos...  

 

Pois, mas não te esqueças que existem mais de mil espécies de ciclideos africanos...e nem todos são dos lagos! :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu utilizo o powerhead tb como filtro e tenho plantas que tao impecaveis! cheers a oxigenaçao so faz é bem aos peixes e impede que a agua esteja demasiado parada, melhorando a qualidade da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Pois. la montei o meu aquario de 44 cm de ciclideos do lago malawi.

Utilizei fragmento de coral e rochas alcalidas (as rochas ocupam cerca de 40 % do aquario). Teve um mes a fazer o ciclo

Comprei tres Labidochromis caeruleus (um macho, uma femea e um que me parecia uma femea).

O macho morreu passado 2 semanas.

Os outros dois la estão, ja duplicaram o tamanho, e estão com uma amarelo espetacular. Aquele que eu julgava ser uma femea, afinal era macho.

Aprendi muita coisa nestes meses.

 

Fase seguinte montar um aquario de 100x45x45.

- coisas a corrigir em vez do fragmento de coral utilizar areia de coral. mas por pouco.

- tentar por agumas anubias presas a pedras calcaria

 

Duvidas:

-O ideal era mudar os meus dois peixes para o novo aquario ?

- Devo adicionar mais uma femea

- queria ter mais 2 trios de outras especies, quais devo escolher.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...