Termometro partido


Recommended Posts

Boas!

 

Um termometro partiu.se dentro do aquario. o que posso fazer? tem mercurio por todo o lado. Ja tirei a agua e os peixes e retirei tambem o mercurio todo com o aspirador. Ha mais alguma coisa a fazer visto que a akadama possa ter vestigios?

 

Preciso de uma resposta urgente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tanto quanto sei, não é mercúrio, o que seria mortal para os peixes, plantas e bactérias. É um termómetro de álcool tingido.

 

Por deduçaõ lógica, a quantidade ínfima de álcool não deverá afectar ninguém até porque é mais leve que a água e evepora-se depressa.

Por segurança, vê a amónia, mas acho que nada virá a acontecer.

 

Isto é novo para mim. Vai dando notícias. :)

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Quanto aos vidros, retirei o máximo, mas não sei que fazer mais... o mercurio que se espalhou na agua é em estado solido, e sao uma bolinhas pequeninas. não e igual ao mercurio dos termometros para medir a temperatura do corpo, em que e liquido.

Editado por RicardoMS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Quanto aos vidros, retirei o máximo, mas não sei que fazer mais...

Como já te disse, mantém a amónia debaixo de olho... e compra outro termómetro :)

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a tensão de rotura (ou assim uma coisa, nao sou quimico) é maior no mercurio, logo ele deve ter ficado todo junto, por isso deves o ter tirado todo

 

pois o mercurio nao "molha", pois se deixares escorrer uma pinga pela mao, nao se vai furmar uma pelicula na mao como acontece na agua

 

 

bem assim uma coisa... para mais promenor cumsultem um quimico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Quanto aos vidros, retirei o máximo, mas não sei que fazer mais... o mercurio que se espalhou na agua é em estado solido, e sao uma bolinhas pequeninas. não e igual ao mercurio dos termometros para medir a temperatura do corpo, em que e liquido.

Pelos vistos é mesmo mercúrio.

A sua tensão superficial é tão grande as gotas se transformam em esferas.

Tenta, com muitíssimo cuidado, tirá-las com a rede. A tensão superficial impedirá as esferas de se desfazerem e passarem através dos buracos da rede. Se fores muito devagar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos é mesmo mercúrio.

A sua tensão superficial é tão grande as gotas se transformam em esferas.

Tenta, com muitíssimo cuidado, tirá-las com a rede. A tensão superficial impedirá as esferas de se desfazerem e passarem através dos buracos da rede. Se fores muito devagar.

Cumps.

Exato!

Elas começaram a juntar-se e consegui retirar quase todas, porque ficaram à superficie. Abanei a akadama e começaram a vir ao de cimo. Tirei a maioria. Sempre que vir alguma vou tirando, porque não se dissolve na água.

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato!

Elas começaram a juntar-se e consegui retirar quase todas, porque ficaram à superficie. Abanei a akadama e começaram a vir ao de cimo. Tirei a maioria. Sempre que vir alguma vou tirando, porque não se dissolve na água.

 

Muito obrigado

Já não é mercúrio outra vez. O mercúrio é um metal bem mais pesado que a água e deveria afundar.

 

Não importa, seja lá o que for estás a conseguir safar isso :o

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos é mesmo mercúrio.

A sua tensão superficial é tão grande as gotas se transformam em esferas.

Tenta, com muitíssimo cuidado, tirá-las com a rede. A tensão superficial impedirá as esferas de se desfazerem e passarem através dos buracos da rede. Se fores muito devagar.

Cumps.

Pelo que sei, já nao se vendem termometros de mercurio nem sequer para a area da saude, é um elemento praticamente banido pelos problemas de poluição que acarreta. Os Termometros que se vendem por aí sao de alcool tingido, As esferas que teem sao de chumbo para auxiliar o termometro a ficar na vertical. Mas se tens duvidas é so tocares nessas esferas e confirmares se sao solidas ou liquidas. Se forem liquidas entao tiveste azar em teres colocado no teu aquario uma raridade. De qq maneira se te lembras do formato dessas "Esferas" no interior do termometro podes tirar as duvidas tambem: se fosse mercurio este ficaria aglomerado numa massa única e nao em pequenas esferas...mesmo dentro de agua ou de outro liquido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei, já nao se vendem termometros de mercurio nem sequer para a area da saude, é um elemento praticamente banido pelos problemas de poluição que acarreta. Os Termometros que se vendem por aí sao de alcool tingido, As esferas que teem sao de chumbo para auxiliar o termometro a ficar na vertical. Mas se tens duvidas é so tocares nessas esferas e confirmares se sao solidas ou liquidas. Se forem liquidas entao tiveste azar em teres colocado no teu aquario uma raridade. De qq maneira se te lembras do formato dessas "Esferas" no interior do termometro podes tirar as duvidas tambem: se fosse mercurio este ficaria aglomerado numa massa única e nao em pequenas esferas...mesmo dentro de agua ou de outro liquido.

O mercúrio é realmente uma raridade mas não ficaria aglomerado numa única massa.

Quanto às esferas de chumbo, também estão em desuso pois podem poluir a água em caso de quebra. Para além do mais não flutuariam de certeza.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mercúrio é realmente uma raridade mas não ficaria aglomerado numa única massa.

Quanto às esferas de chumbo, também estão em desuso pois podem poluir a água em caso de quebra. Para além do mais não flutuariam de certeza.

Cumps.

Eu nao me refiro aglomero dentro do aquario, estou a falar dentro do termometro. Dentro do termometro o mercurio aglomera-se numa massa unica e nao em esferas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao me refiro aglomero dentro do aquario, estou a falar dentro do termometro. Dentro do termometro o mercurio aglomera-se numa massa unica e nao em esferas.

Desculpa não tinha entendido. Isso é verdade. Mas neste caso já se espalhou na água e e está em esferas, conforme diz o RicardoMS.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa não tinha entendido. Isso é verdade. Mas neste caso já se espalhou na água e e está em esferas, conforme diz o RicardoMS.

Cumps.

lol

mais valia irmos para o chat....

eu me refiro a ele se lembrar de qual o aspecto do "mercurio" dentro do termometro (Antes de se partir) para ficar com uma ideia se é ou nao mercurio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço nenhum termómetro que tenha esferas no seu interior, pelo menos enquanto está inteiro. Agora estás -me a perder no teu raciocínio.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço nenhum termómetro que tenha esferas no seu interior, pelo menos enquanto está inteiro. Agora estás -me a perder no teu raciocínio.

Cumps.

o meu é parecido com este:´repara nas pequenas esferas no fundo do termometro.

http://www.weathershop.co.za/Sporthealth/19_1007pic.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos a falar de coisas diferentes.

O que realmente interessa é que as esferas estão a ser retiradas da superfície. Essas esferas estão aí para manter o termómetro na vertical enquanto flutua. Mas as esferas em si vão ao fundo.

 

Quanto às esferas de chumbo, também estão em desuso pois podem poluir a água em caso de quebra. Para além do mais não flutuariam de certeza.

Cumps.

 

Nem o conteúdo líquido pode ser mercúrio pois afundaria, nem as esferas podem ser as que referes pois também afundariam. Essas esferas servem apenas de contra-peso para manter o termómetro na vertical; não medem a temperatura.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo. Aquilo é chumbo para manter o termometro na vertical. O indicador vermelho não se chegou a partir.

 

Obrigado pela vossa preocupação

Atenção que já me acongteceu o mesmo. Resultado o vidro exterior (que segurava as bolinhas desaparecau e a água tocava directamente no depósito de álcool fazendo-o marcar valores altíssimos (42ºC????).

Com um novo e intacto, marcava 26ºC. Vê se não se vai passar o mesmo contigo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que já me acongteceu o mesmo. Resultado o vidro exterior (que segurava as bolinhas desaparecau e a água tocava directamente no depósito de álcool fazendo-o marcar valores altíssimos (42ºC????).

Com um novo e intacto, marcava 26ºC. Vê se não se vai passar o mesmo contigo.

Cumps.

Eu deitei-o logo fora... Compro um novo. Acho que o pior mesmo foram os vidros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo

 

As pequenas esferas que caíram para a substrato não é mercúrio mas sim chumbo que certamente terás muita dificuldade em isolá-las e removê-las do substrato. No entanto, por se tratar de uma quantidade muito pequena não irão afectar a qualidade da água e a integridade dos peixes.

Já me aconteceu o mesmo e não tive qualquer baixa.

Cumprimentos

Martins de Sous

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só não percebo como é que bolas de chumbo flutuam...

 

....será que foi esse o problema do Titanic? mandaram chumbo aos passageiros?

 

(desculpem, nao me consegui conter...)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já li um tópico algures por aqui em que aconteceu o mesmo, e as esferas afinal não eram de chumbo mas de um metal qualquer (estou a falar de cor) sensível ao magnetismo.

É bem possível que consigas tirar essas esferas com um íman. É só experimentar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
O termometro partiu-se do nada?? Pensei que esse tipo de termometros fosse muito resistente!!

 

Também tive um termometro que se partiu do nada dentro do aquario, o meu resultado foi bem pior.

Ainda mudei os peixes a correr mas começaram a inchar e morreram passado poucos minutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.