TPA's com mangueira


Recommended Posts

Boas !

 

Gostaria de saber qual tem sido vossa experiência com sistemas para fazer TPA's com ligação à torneira. Li num tópico de há 2 anos que uns faziam com mangueira normal directamente para o aqua ( e até explicavam como fazer a adaptação do tubo às torneiras da casa de banho)... não percebi como faziam a retirada de água para o esgoto ...por sucção ? Outros usavam um sistema da JBL ( Aqua in-out ) que permite retirar/aspirar água e adicionar àgua da torneira. Parece ainda mais fácil. Mas será que funciona mesmo ?

 

Obrigado.

 

Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, eu chego a fazer 50% directamente da torneira e nunca tive problemas....

 

Mas é melhor testares primeiro a água.

 

Boas !

 

Gostaria de saber qual tem sido vossa experiência com sistemas para fazer TPA's com ligação à torneira. Li num tópico de há 2 anos que uns faziam com mangueira normal directamente para o aqua ( e até explicavam como fazer a adaptação do tubo às torneiras da casa de banho)... não percebi como faziam a retirada de água para o esgoto ...por sucção ? Outros usavam um sistema da JBL ( Aqua in-out ) que permite retirar/aspirar água e adicionar àgua da torneira. Parece ainda mais fácil. Mas será que funciona mesmo ?

 

Obrigado.

 

Neon Tetra

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O JBL Aqua in-out é exactamente o que eu uso. Tem sistema de sucção venturi para retirar a água enquanto se aspira e, na peça que liga à torneira, basta rodar uma peçazinha para encher o aquário.

É carote mas é óptimo em termos práticos e de rapidez, já para não falar da água que assim não se espalha pela casa toda a cair dos baldes.

Aconselho vivamente.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho uma torneira onde a mangueira enrosca e deita directamente para o aqua....

 

 

O JBL Aqua in-out é exactamente o que eu uso. Tem sistema de sucção venturi para retirar a água enquanto se aspira e, na peça que liga à torneira, basta rodar uma peçazinha para encher o aquário.

É carote mas é óptimo em termos práticos e de rapidez, já para não falar da água que assim não se espalha pela casa toda a cair dos baldes.

Aconselho vivamente.

Cumps.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho uma torneira onde a mangueira enrosca e deita directamente para o aqua....

Mas é só para pôr água?

É que este sistema também se enrosca na torneira e tem um sifão na ponta que permite aspirar o areão enquanto se faz a TPA e, sem mexer em mais nada que uma pequena peça, inverte-se o sentido da água e enche-se o aquário.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que a discussão já é antiga...mas e os produtos "anti-cloro" ? Para além de eliminar o cloro também protegem contra os metais pesados. Pondo água com cloro directamente no aqua devíamos estar a matar parte das "bactérias protectoras do ciclo" mas aparentemente há quem chegue a mudar desta maneira 50-75% da água sem ter problemas. A questão é: ainda assim valerá a pena acrescentar estes produtos no aquário depois de já lá termos despejado a água com cloro? Se sim, devemos adicionar a dose proporcional à água que colocámos, certo ?

 

Obrigado.

 

Neon Tetra

 

PS - Onde comprar esse sistema da JBL Aqua in-out? Na net são 40-44 aerius e por aqui também haverá ?

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esclarece-me apenas uma coisa, esse equipamento tem algum filtro de carvão activo ou algo do género à entrada da água que vem do cano.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esclarece-me apenas uma coisa, esse equipamento tem algum filtro de carvão activo ou algo do género à entrada da água que vem do cano.

 

 

Francisco Ramalho

Absolutamente nada. O que eu faço é acresentar o "anti-cloro", aos poucos à medida que a água vai entrando. Nunca tive picos de coisíssima nenhuma.

Também poderias desligar o filtro durante o enchimento do aquário, pôr o condicinador e então voltar a ligar o filtro, isto se quiseres jogar pelo seguro.

 

Ah e uso este método há mais de ano e meio.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu faço e que tenho o maior aqua ao lado da varanda (resto chao)tenho uma mangueira de 4 metros1º meto uma ponta la fora uma dentro do aqua presa com uma mola (1minuto)

 

2º chupo da ponta de fora para puxar aqua e deixo a estar(segundos)

3ºvou ao aqua para aspirar o fundo quando estiverer o soficiente tiro (5minutos)

4ºlevanto pelo lado do aqua para cima para a aqua nao salpicar o chao(segundos)

5ºencho o aqua ao balde que nao custa assim tanto demoro menos de 10minutos

6ºarrumo o material todo e prendo as plantas soltas 5 minutos

processo todo no maximo 20 minutos

 

 

nao faço a ligaçao á torneira pk tenho a casa de banho a uns 10 metros que seria chato estar a ligar e desligar que demoraia ainda mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago e olá a todos,

:lol:

Tenho q discordar c o q escreveste anteriormente.

O reactor de CO2, este em particular (aquamedic - q tb tenho um) coloca-se à saída do filtro (se usado em conjunto c um filtro) - com a água a entrar por cima e a sair por baixo (fluxo descendente na libertação do CO2) e depois de volta ao aqua, o q em conjunto com as bioballs gera turbulência e ajuda na dissolução do gás na água - tem lógica e está nas instruções!

Uma outra questão, no filtro existem bactérias q utilizam O2 para a disnitrificação ao fornercer-lhes água c alto teor de CO2 não será prejudicial à sua função? :crazyeyes:

Em relação ao filtro acho q deves optar pelo 2078 devido à litragem do aqua e à facilidade de limpeza e controle do mesmo - eu tenho o 2250 modificado com a bomba do 2260 pq achei o caudal muito reduzido p o meu aqua mas são situações distintas - além q para fazeres a limpeza do 2250/2260 são necessárias as torneiras duplas q o filtro não traz (a mais grossa é bem cara...).

Só mais uma ideias p a discussão.

Cumps

 

Ricardo

 

Nada tao simples como uma simples mangueira e uma rosca indicada para ligar ao chuveiro ou torneira.. para tirar água do aquario uso o metodo de sucção/gravidade... despejo a água pelo ralo da coluna de chuveiro... para encher é so ligar a rosca e a mangueira ao chuveiro e abrir a torneira.... nem retiro a mangueira do aquario... e pouca água ou nenhuma caem no chão

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor alternativa continua a ser deixar descansar a água 24 horas, pois já vi discos quase a morrer por intoxicação com cloro por ser água directa, senão os mudasse de aquário já cá não estavam em casa e outros peixes também, os acondicionadores se for um aquarizinho tudo bem, agora 12 ou 13 aquários não ganhava para acondionadores. Quanto a esse equipamento com um cartucho de carvão activo era porreiro, pois removia o cloro e metais pesados, logo poderia a água ser directa para o aquário, assim não vejo grande beneficio no meu caso, percebi a ideia, mas não me convence.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza que foi por cloro que esses peixes iam morrendo, ou foi por choque térmico? É que em 11 anos nunca me aconteceu tal coisa.

 

Por outro lado preferes deixar a água descansar a água 24 horas e deixares os metais pesados na água, apesar de tóxicos a longo prazo... cada um com a sua, como se costuma dizer ;)

Cumps.

 

P.S.: a JBL tem o Condipond ("anti-cloro" para água da torneira a ser posta em lagos). A torneira é a mesma, 5 litros deste produto tratam 60.000 (sessenta mil) litros de água.

Talvez assim já compense.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza que foi por cloro que esses peixes iam morrendo, ou foi por choque térmico? É que em 11 anos nunca me aconteceu tal coisa.

 

Por outro lado preferes deixar a água descansar a água 24 horas e deixares os metais pesados na água, apesar de tóxicos a longo prazo... cada um com a sua, como se costuma dizer ;)

Cumps.

 

P.S.: a JBL tem o Condipond ("anti-cloro" para água da torneira a ser posta em lagos). A torneira é a mesma, 5 litros deste produto tratam 60.000 (sessenta mil) litros de água.

Talvez assim já compense.

Cumps.

 

Boas João realmente o cloro não se compara a longo prazo com os metais pesados... alias eu uso acondicionador (seachem prime) apenas para me eliminar os metais pesados e prevenir acomulações, o cloro em poucas horas evapora com a circulação de água e com a areação da água!

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só uma dúvida que eu não estou familiarizado com essa marca. O Seachem Prime também não neutraliza o cloro?

Cumps.

 

Sim e é muito concentrado, pelo que li elimina o cloro, metais pesados e se tiveres amonia e nitritos podes dosear mais (seguindo as instruções) para eliminar. 1ml trata 40L de água proveniente da rede. E uma embalagem de 500ml trata 20.000LT... não tem nada a ver com as concentrações da sera aquatan etc etc

 

Seachem Prime

 

abraço

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atão esquece o Condipond; esse é mais concentrado e o preço se calhar não anda longe.

Cumps.

 

Se entrares numa encomenda e tiveres 5% ou 10% ainda mais barato fica :puppydogeyes:

 

Todos os dias faço TPA no aquario dos discus de cerca 100 a 150LT e o frasco dura na mesma muito tempo!

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Faria, deculpa discordar mas tenho a certeza que foi do cloro, pois os sintomas são muito diferentes de um choque térmico, os peixes estavam a morrer envenenados.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu montei um aqua de 430lts ha pouco tempo com muitos troncos e a agua fica tipo cha por isso faço 2 tpas por semana de 100 lts cada.Como a aqua da rede na minha zona tem um ph muito alto vo buscar a agua a uma fonte com jarricans de 30lts.

Para as tpas retiro a agua directamente para a rua com uma mangueira de 4 ou 5 metros,para nao haver choque termico ponho os jarricans a aquecer algumas horas ao pe da salamandra,depois vo metendo a agua num balde que me envia a agua para o aquario atraves da mangueira com a ajuda de uma bomba.

 

 

cumps

Editado por Nan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Faria : Esse sistema da JBL Aqua in-out parece-me mesmo uma boa ideia uma fez que faz as duas funções. Só não sei se tiveste problemas a adaptar à torneira do lavatório ? ( aquilo lá diz - "Ready to connect to most water taps" ). Tiveste de comprar alguma peça adicional ? Que tipo de torneira tens ? (diametro da saída ? rosca?). A minha parece igual à da foto da JBL mas os tamanhos podem variam de país para país.

Obrigado.

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Faria : Esse sistema da JBL Aqua in-out parece-me mesmo uma boa ideia uma fez que faz as duas funções. Só não sei se tiveste problemas a adaptar à torneira do lavatório ? ( aquilo lá diz - "Ready to connect to most water taps" ). Tiveste de comprar alguma peça adicional ? Que tipo de torneira tens ? (diametro da saída ? rosca?). A minha parece igual à da foto da JBL mas os tamanhos podem variam de país para país.

Obrigado.

Dependendo da torneira, podes enroscar directamente ou usar um adaptador de rosca já incluído.

Tens é que desenroscar o "filtro" que já está enroscado na torneira para o substituíres pelo adaptador, caso seja das torneiras com grelha que misturam água e ar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Faria, deculpa discordar mas tenho a certeza que foi do cloro, pois os sintomas são muito diferentes de um choque térmico, os peixes estavam a morrer envenenados.

 

 

Francisco Ramalho

Boas,

Longe de mim pôr-te em causa, mas nunca vi nem ouvi falar de intoxicação instantânea por cloro.

Há sempre uma primeira vez...

Cumps.

 

Edit: só para perguntar como distinguiste intoxicação por cloro de choque térmico?

Editado por João Faria

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.