1ª experiência em plantados


whiteweasel

Recommended Posts

Boas pessoal,

Venho partilhar com vocês a minha primeira tentativa de montar um aquário plantado.

 

 

Setup:

 

Data de montagem: 23/11/2008

Dimensões: 80 x 30 x 40 (comprimento x largura x altura)

Iluminação: 3 x 24w

Filtragem: Fluval 204

Aquecimento: 300w

Substrato: Akadama Shohin

Co2: Pressurizado a 1BPS

Decoração: Troncos e seixos pretos

 

Flora:

Heteranthera zosterifolia

Micranthemum umbrosum

Rotala Rotundifolia

Rotala sp. Green

Ludwigia arcuata

Blyxa japonica

Lilaeopsis brasiliensis

Hemianthus callitrichoides "cuba"

Microsorium pteropus "mini"

Microsorum pteropus 'Windelov'

Taxiphyllum barbieri

 

Fauna:

4 Poecilia reticulata

2 Otocinclus spp.

 

Parâmetros:

pH: 6,5

gH: 10º

Nitratos: 5 mg/l

Fosfatos: 0,5 mg/l

 

Foto tirada quando foi acabado de montar:

th_33984_acabado_de_montar_122_749lo.jpg

 

Foto tirada dia 3/12/2008

th_33990_hoje_122_692lo.jpg

 

De momento ainda não tem nome… ainda não pensei bem nisso, estou mais preocupado a tentar baixar os fosfatos :D . Ultimamente tenho estado a fazer TPA de 15% de 2 em 2 dias, mas sem muito êxito. Tirei hoje o carvão activo do filtro pois suspeito que este me esteja a “sugar” o K, sendo assim o responsável por este valor elevado. Quanto a fertilizações de momento apenas KCL, Sera Florena e um suplemento de Fe da Nutrafin. Também estou a pensar substituir uma das lâmpadas T5 de 10000k por uma de 4200k pois como devem ter reparado nem as rotalas nem as Ludwigia ficam vermelhas. Quanto à disposição das plantas de fundo ainda não têm o efeito que quero, mas acho que isto com umas podas vai lá :priere:.

Espero que gostem e acima de tudo espero as vossas críticas e opiniões :yb668:

 

Um abraço

 

Jaime

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jaime,

 

Antes de mais obrigado por partilhares connosco a tua 1ª experiência.

Quanto a opiniões gosto mais da 2ª disposição e escolha de plantas. Quanto a mim, espero que a Cuba cresça para tapar a akadama (pessoalmente nao gosto muito da cor da akadama).

Continua a colocar fotos para vermos os desenvolvimentos. (espero que da próxima já se vejam alguns peixes)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

está muito fixe o aquario, agora é começares a deliniar muito bem essas podas para que se perceba e se possa começar a destinguir melhor as plantas :priere:

 

quanto a tua iluminaçao se for as calhas da sun sun tambem tenho o mesmo problema e tens mesmo que trocar para lampadas de melhor qualidade, se nao nunca mais tens vermelhos :D

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :D

espero que a longo prazo e com algum trabalho e dedicação fique uma coisa engraçada...

 

krypticall : Como ainda não pesquisei muito pelas lâmpadas, quais é que sugeres da aquaristic?

 

Abraço :priere:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :yb668:

espero que a longo prazo e com algum trabalho e dedicação fique uma coisa engraçada...

 

krypticall : Como ainda não pesquisei muito pelas lâmpadas, quais é que sugeres da aquaristic?

 

Abraço ;)

 

boas

 

da aquaristic nao sei o que por lá tem porque só compro tudo em mão, mas já respondi á tua PM. :priere:

de qualquer forma lampadas ou ARCADIA ou JBL sem duvida :D

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jaime

 

As plantas ja comecam a dar um ar da sua graca. DEixa que elas arrebitem mais um pouco e depois podes comecar a pensar em ir buscar a tesourinha... Se nao soubesse que o aqua tinha sido recem plantado, era incapaz de dizer a primeira que ele esta em estreia.

 

Curto duas coisas no aqua. A forma como o tronco do lado direito surge por entre as plantas, e a densidade com que plantaste, ou seja, eu olho para o teu aqua e acho que ele esta quase no ponto para comecar a ser moldado ao gosto do seu criador.

 

Acho que podias melhorar a disposicao do tronco do lado esquerdo, porque se reparares as suas hastes superiores estao situadas precisamente ao centro do aqua, o que prejudica bastante o ponto focal que estas a tentar criar ai com a disposicao das plantas, e acrescentava mais alguns seixos rolados, de forma a conferir mais algum detalhe ao layout. Podias tb ainda acrescentar algumas cryptos as zonas de sombra do aqua, por debaixo dos troncos e entre os seixos, trazendo assim mais algum detalhe e unidade ao layout.

 

Querias trocar uma das lampadas que tens por uma 4200k? Se forrem 10.000 k as que tens neste momento acho que ate fazias bem em as trocar a todas. Eu pessoalmente nao gosto de ver lampadas de 10.000 k em aquas plantados, visto que quanto maior e a temp. de cor de uma lampada, mais azulado vai ser o seu tom. Podias tentar 8000, 6500 e 4200 k.

 

De resto, e manter os acessorios tao escondidos quanto possivel, manter os vidros bem limpinhos e controlar esses fosfatos.

 

Um abraco e vai actulizando

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário soloam. Já tinha pensado em comprar um termóstato externo e um difusor de CO2 com saída para o filtro mas para já não pode ser :P

Quanto às tubagens do filtro estava a pensar colocar a entrada no fundo para ficar escondida pelas rotalas… tinha era de colocar um pouco de rede no canto de forma a que as plantas não a entupissem. Quanto è saída do filtro não há assim muito a fazer… mas também se podem retirar os equipamentos todos para tirar uma foto mais bonita :D

 

Um grande obrigado também ao Ricardo Monteiro principalmente por toda a ajuda e dicas que me tem dado.

 

Quanto ao tronco do lado esquerdo qualquer dia tento mudar a sua disposição… mas para já queria deixar o aquário “amadurecer” um bocado. A ideia das cryptos parece-me bastante boa, embora eu pessoalmente não goste muito desse tipo de plantas. Mas vou arriscar para ver como ficam.

As lâmpadas são mesmo 3 de 10000k… mas para mudar as 3 também tem de ser a pouco e pouco :P

 

Entretanto já tem mais alguns habitantes: 4 guppies, 5 nariz de bêbado e 4 Iriatherina werneri. Vamos ver como eles se vão dar.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e fotos já com a fauna para ver como está? aposto que a água já esta mais limpa. Deixa a malta acompanhar o desenvolvimento

 

hehe, o que tu queres sei eu :transport027:

queres ver fotos dos iriatherina werneri não é? pois é amigo glup, nunca tinha tido destes peixes e garanto-te que são fantásticos, mas é quase impossível tirar-lhe uma boa foto. Pelo menos eu estou farto de tentar e não consigo, ficam sempre desfocados porque não param quietos um segundo. Podes sempre fazer 40km e vires cá a casa vê-los pessoalmente lol.

 

Entretanto tive a replantar alguma HZ e aproveitei para adensar a parte em frente ao termostato. Para já é só deixar crescer e ir podando.

Fica a foto:

th_79546_3_122_77lo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que está muito fixe!!!

 

Só não curto ver os tubos do filtro e o difusor de CO2, no sitio onde estão, ficava mais fixe escondido atrás do matagal, de resto está muito bom mesmo!!!

 

porta-te !

Editado por P-Mota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P-Mota obrigado pelo comentário :transport027:

 

 

 

Krypticall, as lampadas que lhe indicaste são tão mas tão overrated.

 

Há lampadas melhores por 1/3 (ou menos) do preço.

 

Keano-16 já agora não queres partilhar a informação, hehe. Quais as lampadas a que te estás a referir?

Obrigado

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Krypticall, as lampadas que lhe indicaste são tão mas tão overrated.

 

Há lampadas melhores por 1/3 (ou menos) do preço.

 

boas

 

mas já tiveste experiencia pessoal com as lampadas da Arcadia ou Jbl para afirmares isso ???

 

é verdade que tambem tens T5 HO DAYLIGHT 6500K , T5 HO GROLUX 8500K

T5 H SKYWHITE 8000K o que algumas até nao sao faceis de arranjar e desenrrascam bem, mas dai dizer que sao melhores :medieval_mace:

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jaime,

 

O Aqua está a ficar fixe, pessoalmente gosto muito dos bebados, dão um aspecto fixe enquanto cardume, deves ter ficado apaixonado pelo meu ;)

Em relação às iriatherina de facto gosto muito pessoalmente, na ultima foto da para reparar que estão lá do lado esquerdo do aqua, apesar de tentarem fugir à objectiva tens de contratar um bom fotografo (não sou eu certamente).

Agora é como tu dizes, é continuar a poda e vê-lo crescer.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jaime,

 

O Aqua está a ficar fixe, pessoalmente gosto muito dos bebados, dão um aspecto fixe enquanto cardume, deves ter ficado apaixonado pelo meu :shocked028:

Em relação às iriatherina de facto gosto muito pessoalmente, na ultima foto da para reparar que estão lá do lado esquerdo do aqua, apesar de tentarem fugir à objectiva tens de contratar um bom fotografo (não sou eu certamente).

Agora é como tu dizes, é continuar a poda e vê-lo crescer.

 

Abraço

 

 

Obrigado pelo comentário amigo glup ;)

Podes crer que fiquei apaixonado pelo teu cardume de bebados, lol. Nunca tinha dado muita atenção a estes peixes e assim que vi os teus meti logo na cabeça que tinha que arranjar alguns. E por acaso na foto dá mesmo para ver como eles são inseparáveis... acho que não me vou ficar pelos 5 :medieval_mace:

 

Quanto aos Iriatherina espero que com alguma paciência e talvez um golpe de sorte consiga tirar a foto que tu tanto esperas... hehe.

 

Entretanto já tenho outra vez novos habitantes para fotografar :microwave:

Uns Red cherry para complementar a equipa de limpeza.

Acho que relativamente à fauna só vou adicionar mais uns bebados e outro otocinclus, e chega para já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Grande Jaime, como vai tudo?

 

Ouvi dizer que isso anda a passar um bocado menos bom... à confiança, o pessoal ajuda te no que puder.

 

Um abraço

 

p.s. - o meu já tem àgua :discuss_gathering:

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.