Urgente!!!! Discu muito mal..


andrepeixe

Recommended Posts

:animal_fish: Boas, tenho dois discus há 3 dias, num akua de 250l onde ja estavam 10 rasboras pequeninos, 10 cardinais, 1 L-18, 4 Corydoras, 2 raposas, 2 botia zebra...

no entanto metios domingo no akua com uma hambientaçao de quase 4 horas, eles inicialmente esconderam-se atras de um tronco depois meti-lhes comida, comeram mas so mesmo dessa vez um deles, o outro come mas mais hoje porque ate hoje comia so se a comida estivesse ao pé dele, estao os 2 muito escuros neste momente tiveram estes 2 dias so num canto superior ao pé do termostato, que inclusive tenho o akua a uma temperatura de 29º dois filtros da Heinen um 2229 seco humido e um 2213. neste momento um deles o que nao come esta com uma respiraçao muito acelarada, nao vejo qualquer ponto branco, mas esta a nadar de lado e parece que quase a nada com a corrente..

Esta é a 1ª vez que faço um topico e que tambem tenho Discus, se algo estiver mal peço desculpas mas presisa-va se possivel de ajuda!! Obrigado abraço.

Andre Peixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela atençao!!

a agua esta entre os 7,0 e os 6,6 ph ; amónia esta a 0,0 ; nitritos 0,1 ; nitratos 5 ; numa escala de 5 a 110.. os testes sao da nutrafin. foram feitos mesmo agora.

 

Um deles o que apresenta estar mal anda na mesma ja com mais cor nao tao escuro, mas ainda nada de lado e quase que parece que de vez em quando vai com a corrente.

 

Meti-lhes mais um pouco de comida Discus gran SERA. e nada ele nao come o outro que esta tambem escuro mas nao apresenta mais nada escondeu-se e tambem nao veio comer.

La anda no canto superior.

Sao discus de 5cm.

Andre Peixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, nao sei se te vou ajudar, mas a mim aconteceu o mesmo

 

os discus sao peixes muito especiais, têm o seu feitio, e ha uns bem mais timidos que outros.

 

no meu caso comprei 6 discus, só dois deles é que começaram a comer no segundo dia, e um deles ficou uma semana e meia sem comer, sempre escuro e escondido..

 

 

os teus parametros parecem-me bons, o que eu fiz foi reduzir as horas de iluminação para 4 ou 5, e depois fui aumentado regulamente até as 8.

 

tambem fiquei muito tempo quieto em frente ao aquario, mesmo sem me mexer, e eles foram-se habituando a mim

 

mas parece-me que é normal entre os discus eles ficarem assim, pelo menos comigo aconteceu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escuro, sem comer, respiração rápida, escondido... é normal.

 

Andar de lado...já não é tão normal...

 

Sabes a que PH estavam na loja?

 

Há lojas que os têm a 5, outras a 8 ou 8,5... é como sai da torneira...

 

Dá-lhes tempo, deixa o aquário sossegado, sem andares sempre lá de volta.

 

Se só um deles morrer, deves ir á loja reclamar, pode ter já vindo doente / fraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite esta é a primeira vez que intervenho aqui no forum .

Em relação aos discus por aquilo que tenho lido, eu no teu lugar tentava ao máximo diminuir a corrente de água causadora tambem de stress e cansaço, os discus não gostam nada de correntes de água, e , penso como já aqui foi dito dentro de alguns dias estarão normalizados. boa sorte vai dando notícias.

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

nitritos 0,1

 

Acredito que sejam 0,1mg/L

 

Embora pareça muito pouco, com Discus não é nada aconselhavel.

Poderás ter aí o inicio de uma intoxicação por NO2.

O Nitrito, entra na corrente sanguinea do peixe e oxida o Fe existente nas celulas de hemoglobina do sangue, cria-se uma molécula que se chama Metahemoglobina (salvo erro..).

Uma das propriedades desta nova molecula é que não consegue transportar O2 no sangue, e por isso o peixe acelera a respiração, Algo que frisaste.

Por isto acho que deves fazer uma TPA e voltar a medir o NO2.

No caso de pioras da fauna podes ainda usar cloreto de calcio ou sódio, (o 1º aumenta o GH!) pois a presença de iões cloreto diminui a toxicidade do NO2.

Por fim tens de entender o porquê da existência de NO2 no aquário e resolver o problema.

 

Abraços e boa sorte.

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pela atençao e ajuda que me deram!!! neste momento estao em tratamento era mesmo parasitas... obrigado pela ajuda mais uma vez!!!

 

:thumbup3: Ja estao em recuperaçao.. OBRIGADO PELA ATENÇAO..

Abraços.

Andre Peixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

 

 

Acredito que sejam 0,1mg/L

 

Embora pareça muito pouco, com Discus não é nada aconselhavel.

Poderás ter aí o inicio de uma intoxicação por NO2.

O Nitrito, entra na corrente sanguinea do peixe e oxida o Fe existente nas celulas de hemoglobina do sangue, cria-se uma molécula que se chama Metahemoglobina (salvo erro..).

Uma das propriedades desta nova molecula é que não consegue transportar O2 no sangue, e por isso o peixe acelera a respiração, Algo que frisaste.

Por isto acho que deves fazer uma TPA e voltar a medir o NO2.

No caso de pioras da fauna podes ainda usar cloreto de calcio ou sódio, (o 1º aumenta o GH!) pois a presença de iões cloreto diminui a toxicidade do NO2.

Por fim tens de entender o porquê da existência de NO2 no aquário e resolver o problema.

 

Abraços e boa sorte.

 

 

O que baixa o NO2 é o sodio ou o bicarbonato de sodio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começaste bem, quando se adquirem discos e outros peixes devem ficar de quarentena e começar por desparasitá-los e deixar de inventar doenças que por vezes é pior que o peixe ter a doença, mas acontece com grande frequencia o pessoal pensar isso quando os discos estão stressados, pois estes por vezes têm sintomas que nem lembra ao diabo. O que eles mais precisam é de paciencia, o seu próprio espaço não gostam de ser incomodados e muita aguinha, muita aguinha. Quanto ao baixar o NO2, aguinha, muita aguinha, mas acho melhor leres primeiro este artigo http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html .

 

Boa sorte

 

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pedroisa escreveu:

O que baixa o NO2 é o sodio ou o bicarbonato de sodio?

 

Hugo Santos escreveu:

No caso de pioras da fauna podes ainda usar cloreto de calcio ou sódio, (o 1º aumenta o GH!) pois a presença de iões cloreto diminui a toxicidade do NO2.

 

Não tem nada a ver com o sódio...e não baixa a concentração de NO2 na àgua.., é a nivel da hemoglobina.

 

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais