Algas desconhecidas


João Lopes

Recommended Posts

Eu considero que ainda sou mto verdinho nisso dos plantados, mas vou relatar a minha experiencia.

Montei o meu aquario de 60cms (54 lts) com o substrato fertil da Sera e algum areao. coloquei bastantes plantas, algumas de crescimento rapido pois ja adivinhava o que me esperava. Mesmo assim no espaço de 1 semana tinha o aquario cheio de algas. Algas filamentosas e água verde. Tambem entrei um pouco em panico mas com alguma leitura aqui no forum percebi que o melhor era controlar os nutrientes e ir limpando.

A verdade é que a agua verde consegui eliminar totalmente da seguinte maneira:

Coloquei uma massa filtrante mais fininha no filtro, acabou por ir limpando e com a ajuda de umas TPA's diarias de 10-20%

As algas filamentosas fui removendo do aquario, quer por aspiração, quer usando um garfo. Sim um garfo... enrolava as algas tipo esparguetti. era o meu entretem diario.

Outra coisa que é de iniciante e que ainda nao vi ng a aconcelhar pois se calhar para alguns membros já é tao obvio que nao se lembraram de falar, é nao deixar plantas podres dentro do aquario. Eu todos os dias cortava folhas podres e retirava plantas que devido à carga de algas iam morrendo. Ora se o problema é um desequilibrio de nutrientes, a presença de materia em decomposição só vai piorar a situação, lembrar tambem de limpar as materias filtrantes do filtro pois eu lembro-me que no meu aquario de 2 em 2 dias o filtro entupia com algas e restos de folhas podres. Substituir as plantas que forem morrendo para haver um consumo dos nutrientes, senao as algas ganham a batalha. De preferencia plantas de crescimento rápido.

Outro erro que eu cometi: coloquei musgo de java no aquario logo no inicio, nao sei se é geral mas tive de o eliminar quase por completo pois as algas pareciam adorar aquele local. e as algas no meio do musgo estagnaram o crescimento dete e nao as conseguia remover mecanicamente.

Resta dizer que passado 1 mes as algas desapareceram quase por completo e as plantas estao a desenvolver folhas novas e limpas.

Já foi referida a importancia de saberes o que se passa com os niveis de NO3 e PO4...sao uma boa maneira de saber para que lado está a pender a balança de nutrientes.

Espero ter ajudado algo com a minha experiencia, que ainda é pouca...

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Musgo retirado ( era onde ganhava mais algas)

 

Testes aqui à mão (NO3 e PO4), já vos digo resultados!

 

NO3: 10ppm

 

PO4: 0.25 ppm

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faria o seguinte:

 

- 1 tpa razoável, onde aspires e retires as algas que conseguires, tentando não danificar as plantas. Fertilizar diariamente com micros, ferro, potássio e depois fosfatos e nitratos se necessário. Ajuda se fizeres testes com regularidade a estes dois últimos, tentando com que os fosfatos fiquem entre 0,5 e 1 ppm e os nitratos entre 5 e 10 ppm. Co2 sempre ok.

 

 

Passa 1 semana, não notas qualquer diferença apesar de teres regularizado os parâmetros. Fazes 1 tpa razoável, onde aspires e retires as algas que conseguires. Continuas a fertilização com uma ligeira alteração: passas a utilizar também Flourish Excel. Não abuses e segue o que está no frasco.

 

Ou então se quiseres resultados mais rápidos passas logo à segunda fase, lol!

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faria o seguinte:

 

- 1 tpa razoável, onde aspires e retires as algas que conseguires, tentando não danificar as plantas. Fertilizar diariamente com micros, ferro, potássio e depois fosfatos e nitratos se necessário. Ajuda se fizeres testes com regularidade a estes dois últimos, tentando com que os fosfatos fiquem entre 0,5 e 1 ppm e os nitratos entre 5 e 10 ppm. Co2 sempre ok.

 

 

Passa 1 semana, não notas qualquer diferença apesar de teres regularizado os parâmetros. Fazes 1 tpa razoável, onde aspires e retires as algas que conseguires. Continuas a fertilização com uma ligeira alteração: passas a utilizar também Flourish Excel. Não abuses e segue o que está no frasco.

 

 

É o que eu tenho feito, mas andava a juntar no3 e po4 (em excesso), agora vou continuar com as tpas ( 2 em 2 dias 20%) e dar K diáriamente em boas quantidades ( 15ppms) e os micros e ferro segundo a HA. Por agora vou tentar sem Excel (€€€) mas acho que vou seguir o conselho!

 

Ah, na próxima semana vou introduzir novos pés de rotundifolia em boa quantidade e umas quantas ampulárias para ajudar tambem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que eu tenho feito, mas andava a juntar no3 e po4 (em excesso), agora vou continuar com as tpas ( 2 em 2 dias 20%) e dar K diáriamente em boas quantidades ( 15ppms) e os micros e ferro segundo a HA. Por agora vou tentar sem Excel (€€€) mas acho que vou seguir o conselho!

 

Ah, na próxima semana vou introduzir novos pés de rotundifolia em boa quantidade e umas quantas ampulárias para ajudar tambem.

 

Cuidado com o K em excesso que pode comprometer a absorção de Magnesio e Calcio, que por sua vez podem comprometer a absorção de Ferro.

Eu se fosse a ti parava com o doseamento de ferro e ficava-me pelos micros (metade da dose recomendada), se após isto começasse a notar carencias ia aumentando a dose de Micros e só então sendo necessário introduzia o ferro.

 

De resto concordo com o zlatan quando fala na tpa razoavel (para fazer um "reset" aos niveis de nutrientes) e no ligeiro aumento de doseamento de PO4.

 

Abraço

 

PS: neste processo todo é muitissimo importante (como o zlatan tambem referiu) nunca faltar uma fonte de carbono constante (seja o exel seja o CO2)

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabia que tinhas um tópico para as tuas algas :tongue:

Acho que já te afeiçoastes a elas né? ;)

 

Bem, ja falamos nisto muitas vezes, mas fica aqui o post para a posterioridade.

Ora então medidas para dar cabo das algas:

*aumentar co2 (acho que deve estar bom ;) se não resultar passar para o excel);

*aumentar circulação de água (tens um 2211 ou 2213? com o primeiro secalhar ainda adicionava uma bomba de ar por cima do difusor de co2, com o segundo não vale a pena ;) )

*remoção manual... (tinhas ai uma altura nas fotos que podias mandar desde logo um grande numero de algas embora só puxando)

*equipa de limpeza (para 60L os otos são obviamente a melhor escolha... eu não me metia com ampularias, não são eficazes por ai alem e tornam-se um bocado grandes e logo antiesteticas, há tanto caracol bonito e mais pequeno... pensa nisso ;) )

*FERTILIZAÇÃO! O modelo do tom barr é um bom modo de se fertilizar, mas tens de o entender bem. O ponto mais importante é que não vale a pena fertilizar com muito mais do que o máximo que as plantas podem captar por dia, porque elas não o vão usar para nada, especialmente nesta fase em que tens as plantas algo debilitadas. Podes então usar os testes para fazer uma media de quanto é que as plantas andam a consumir (que deve ser muito pouco) e diariamente compensar com aproximadamente esses valores, mesmo que seja um pouco acima não faz mal, porque com cada TPA fazes "reset" às concentrações excessivas que eventualmente estejas a acumular (e é aqui que entra a importância das TPAs);

*e por ultimo mas não menos importante: Paciência... porque isso demora a passar!

 

Força nisso! ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
Boas,

 

Bem gracas a deus q encontrei este topico,

 

Espero que a tua solucao seja tambem a minha....

 

Olha para isto

 

 

dsc01803rr9.jpg

dsc01804wz3.jpg

dsc01805pp4.jpg

 

 

Só hoje vi a tua resposta... porque.... estou de novo com estas algas.. Estive sem co2 durante uma semana parando por completo as fertilizações e deu em desgraça!

 

Conseguiste safar-te?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais