Plantado - 200 litros


canito

Recommended Posts

Bem … vou procurar fazer um resumo daquilo que tem acontecido nestes últimos dias.

Vamos lá então …. Vai ser longo ;)

 

Boas Canito.

 

Bem... palavras pra que ? FANTASTICO o teu aquario. Boa organização de plantas, muito bom mesmo. Os meu parabens ;)

 

Obrigado pelo comentário.

Vamos lá ver se consigo puxar as plantas todas para cima.

Nesta alteração recente de layout, uma das plantas que introduzi foi a Rotala Wallichii .... deve ser a minha enésima tentativa para ter esta planta .... Nunca tive sucesso .... vamos ver se é desta .... ;)

 

Epa....

Afinal emprestei-te a marreta ou a varinha magica? :fart004:

Muito bem, esta excelente... sempre a evoluir para melhor claro... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Estas em grande como sempre... ;)

Um Abraço

 

Pois .... eheh .... não fosse aquela fantástica marreta ..... e a esta hora .... eu e o Tiago .... ainda estávamos lá no meio da rua a partir pedra.

Obrigado .... ;)

 

Esta lindo biggrin

Parabéns pelo projecto.

 

Muito Obrigado .... este projecto foi feito em 2 fases .... penso que agora é mesmo só dar os retoques finais .... posso dizer que o projecto tá concluído .... e o meu principal objectivo .... o Tapete de Cuba .... quase a ser atingido. Só espero que não aconteça mais nenhum imprevisto.... :)

 

Agora .... fazendo um resumo do resumo :D .... e respondendo a algumas questões que entretanto me foram colocadas aqui :

 

Muito boa e evolução Sr. Canito. Parabéns!

Finalmente a cuba está a mostrar o seu potencial. :naughty: Também quero uma assim !

Acho que apesar das queixas sobre o GH estava já a ficar 5*****. Como será agora com o softenizer ? O seu uso vai ser mesmo temporário ? As pedras não vao continuar a libertar Ca ? Será que a injecção de CO2 acelera a reacção de libertação do Ca para a coluna de água, fazendo subir o GH ?

Como estás a gerir os tempos de iluminação ?

Cumprimentos

 

Obrigado Neon Tetra .... ;)

As respostas às tuas questões :

-Para teres Cuba assim .... paciência .... Substrato poroso e de granulemetria pequena .... Co2 e nutrientes . E depois …. Não teres peixes que possam chatear a Cuba enquanto não ganha raízes.

-A instalação do Softneizer ... foi mesmo para baixar a dureza da água ... e portanto o seu uso vai ser temporario.

-As pedras libertam Ca e Mg no inicio .... depois acalmam... ;) … espero eu !!!!

-Sim .... quanto mais Co2 injectas .... mais "desgastas" as pedras .... mas volto a repetir .... é mais ao inicio ... eu digo isto.... porque neste momento tenho os valores de GH e KH completamente estáveis.

-Iluminação.... tou a fazer 8 horas de luz diarias .... com 7 horas a 4x54w .... mas vou fazer umas expriencias .... provavelmente aumentar o Nº de horas diarias e diminuir o nº de horas a 4x54w. Isto porque observo o efeito "creeping" em algumas plantas ... afinal tenho 180-200 litros de água ... para 216 watts de luz.

 

Bem está excelente... :)

Agora falta é mesmo o veredicto final... o que correu mal afinal???

Sempre começaste a usar o E. Index???

Acho que devias fazer um resumo da tua opinião...

Eu chego a conclusão que foram as pedras as culpadas para as plantas terem estagnado!!! Dai teres tido um boom de crescimento da cuba, quando instalaste o softneizer... ou o metodo de fertilização tb ajudou?

Cumps

 

Deixei para o fim .... as questões mais difíceis de explicar ....

Muito sinceramente .... nem eu próprio encontro explicações para o que correu mal ao inicio .... mas talvez ... repito ... talvez .... a utilização de um substrato fértil que libertou demasiados nutrientes na coluna da agua, talvez o excesso de luz logo de inicio ... quando as plantas ainda não absorviam os nutrientes .... talvez .... a minha pressa de querer resolver tudo "em meia dúzia de dias" .... enfim .... tive de "acalmar" .... reduzir a iluminação .... a acertar "religiosamente" os nutrientes na coluna de agua .... com muitas TPas .... testes .... e até utilizei água de osmose.

 

A fertilização..... neste momento faço assim .... O tal método .... o E. Index ... com uma pequenas alteraçoes :

-Micros num dia ... macros no outro dia a seguir .... procuro sempre ter os valores de po4 a rondar os 2 ppm e os valores de No3 a rondar os 10 ppm .... isto mesmo depois das luzes desligarem .... só assim .... consigo manter os vidros limpos de qualquer algas e GreenSpots. Basicamente .... procuro nunca deixar os valores ficarem "zerados" .... pois tenho luz superior a 1 w/ litro .... e sempre bons níveis de co2.

Depois .... todos os dias .... reforço com 10-15 ppm de potassio. .. e 3-5 ml de Ferro.

 

Em relação às pedras .... se são ou não as culpadas para as plantas terem estagnado ..... hummmm .... não pretendo estar sempre a bater na tecla das pedras ..... já disse e afirmo .... que estas pedras libertam Ca e Mg na coluna da água .... mas a grande verdade .... é que existiram outros factores a contribuir para a desestabilização do meu aqua ao inicio. Cometi alguns erros .... mas nós aprendemos com eles !!!

Seja como for .... nesta segunda fase de alteração de layout ... introduzi mais Seiryu Stone .... veremos nos próximos dias .... o que vai acontecer. ;)

O que interessa .... é que aos poucos .... fui conseguindo resolver os problemas .... sempre com a ajuda de pessoal amigo .... ;) ... e posso dizer que o aqua está quase equilibrado .... álías .... o melhor sinal que posso ter .... foi a rápida expansão e velocidade do crescimento da Cuba ..... e até as Palustris estão a ficar .... vermelhonas ... como nunca as tinha visto ainda.

 

Não posso terminar ... sem fazer o agradecimento à pessoa que tornou este aquario possivel :

-Ao pessoal que passou lá por casa para dar umas dicas .... O Amigo Arlindo .... sempre prestável .... e o amigo "Projecto" .... ;)

-O Tiago (krypticall) .... que mais uma vez se ofereçeu para ajudar nesta segunda fase do projecto.

Não posso esqueçer .... este Sábado à Tarde ... um enorme temporal .... e 2 "malucos" a partir pedra .... no meio da rua ..... mas de manga curta .... afinal .... estávamos a replantar um aquario .... :D

-Ao final do Dia ... O Tiago .... vira-se para mim .... e diz .... " ... pá .... João .... quando chegar a casa .... ataco já com CortiGripe .... ": :P

Sem ele .... este aquário não existia .... Obrigado Tiago !!!! ;)

Termino .... agradecendo a todos os que me têm ajudado e participado neste tópico.

Um Abraço. ;)

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 376
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

 

hehehe acho que valeu a pena o bocadinho de frio que se passou, foi uma tarde porreira que acho que valeu apena.

grandes malucos com um dia daqueles lá fora na rua de marreta e ponteiro na mao , PIMBA , PIMBA , com as mangas molhadas ate ao ombro lol :naughty::fart004:

 

ai tomei , tomei o cortigripe lol e tou todo afanado da garganta lol , ando a tomar bisoltussin , para a tosse seca biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

acho que ficou fixe o aquario , agora é deixar isso acamar bem e as plantas começarem a ganhar volume para se aconchegarem mais as pedras e ai depois é que acho que vai ficar com um efeito a maneira biggrin

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um gajo distrai-se um bocadinho e isto vai de vento em poupa... :P

 

Vocês deviam ser processados...por tentarem uma pessoa a alterar o aqua todo...são uma vergonha...LOL

 

"Não cobiçaras..."

 

Ficou muito fixe!

 

Mas afinal onde arranjaste as pedras?

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

Depois de acrescentares mais pedras, ainda não tinha visto o aqua plantado. Ficou muito fixolas.:)

 

Um abraço.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom amigo, como já te disse várias vezes, o teu aqua é um exemplo para mim e possivelmente para outros.

Mais uma vez, as alterações ficaram em grande! Está espectacular!

Apenas alterava uma coisa... são gostos... aquela pedra nova lá atrás no inicio do rio do lado esquerdo, ou trocava-a por outra ou mudava a posição dela, o topo parece um bocado esconço em relação ao restante layout...nao sei se me fiz entender... se o topo dela fosse mais estreito penso que ficaria melhor... mas também daqui a 15 dias já não se vai ver pedra nenhuma a nao ser arvoredo, deixa lá estar isso assim!!

 

Aquele abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Canito

 

Cada vez está melhor esse aqua, espectacular, pena não ter peixes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal ! É o termo que melhor se aplica... :puppydogeyes: Para quem acompanhou este projecto desde os primeiros passos é mesmo surpreendente ao estado a que isto chegou.

 

É preciso ser malabarista :juggle: (nota: bolinha vermelha = K, verde = P, azul = N, outras mais pequeninas que não se vêem bem = micros)

 

Voto para a revelação do ano ! bigsmile;)#musica:pompomgirl::pompomgirl:

 

Parabéns e obrigado pelo que nos tens ensinado.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!!

Este update é mesmo só para responder a algumas pequenas questões e fazer alguns agradeçimentos

Vamos lá... ;)

 

boas

hehehe acho que valeu a pena o bocadinho de frio que se passou, foi uma tarde porreira que acho que valeu apena.

grandes malucos com um dia daqueles lá fora na rua de marreta e ponteiro na mao , PIMBA , PIMBA , com as mangas molhadas ate ao ombro lol :lol::laugh:

ai tomei , tomei o cortigripe lol e tou todo afanado da garganta lol , ando a tomar bisoltussin , para a tosse seca bang

acho que ficou fixe o aquario , agora é deixar isso acamar bem e as plantas começarem a ganhar volume para se aconchegarem mais as pedras e ai depois é que acho que vai ficar com um efeito a maneira ;)

abraço.

 

De facto …. Foi uma pequena/Grande molha que apanhamos … :P

Falta agora …. a parte mais difícil … fazer isto crescer saudável e pegar na tesoura.

Vamos ver ….. se é possível. ;)

 

wazzaaaa, gandas malucos :)

esta mesmo brutal. parabéns

 

Obrigado.

Tivemos azar no dia …. Chovia que se fartava …. :P

 

Um gajo distrai-se um bocadinho e isto vai de vento em poupa... :)

Vocês deviam ser processados...por tentarem uma pessoa a alterar o aqua todo...são uma vergonha...LOL

"Não cobiçaras..."

Ficou muito fixe!

Mas afinal onde arranjaste as pedras?

 

Boas Milton.

Aqui… Ninguém cobiça ninguém … ;)

A loja onde comprei as pedras … tens PM.

 

Viva João,

Depois de acrescentares mais pedras, ainda não tinha visto o aqua plantado. Ficou muito fixolas.:doofywave:

Um abraço.

Arlindo

 

Obrigado ….

Então … E o teu novo aqua para os camarões … é para quando ?

 

está mt giro quando for grande :) tambem vou querer ter um assim ;).

por agora fico com o meu pequeno comunitário de 100L.

amprendí muitos pormenores com este projeto , comtinua assim a divulgar este magnifico aqua .

 

Obrigado.

Um dos meus objectivos é mesmo esse .... relatar e divulgar o que vou fazendo .... e tambem aprendendo. ;)

 

 

Excelente trabalho de "pedreiro"!!!!Essa palustris cuba esta brutal, vai metendo mais fotos...esse aqua e viciante hehehe.

Abraço.

 

Sempre que possível …. Meto mais umas fotos. Deixa lá isto crescer um pouco ... ;)

De facto .... a Palustris começa finalmente a "mostrar-se" .... ;)

 

... Apenas alterava uma coisa... são gostos... aquela pedra nova lá atrás no inicio do rio do lado esquerdo, ou trocava-a por outra ou mudava a posição dela, o topo parece um bocado esconço em relação ao restante layout...nao sei se me fiz entender... se o topo dela fosse mais estreito penso que ficaria melhor... mas também daqui a 15 dias já não se vai ver pedra nenhuma a nao ser arvoredo, deixa lá estar isso assim!!

Aquele abraço.

 

Pois …. Tens razão …. Aquelas pedra lá atrás é um bocado “cabeçuda” … :P

Mas vou tentar uma moitazita de Micranthemum Umbrosum a tapar o lado esquerdo da rocha.É para disfarçar .... :P

Entretanto, desviei um pouco para a esquerda a rocha que tá imediatamente à frente. Fica melhor assim …. E já não obstruo o caminho/rio.

 

Amigo Canito

Cada vez está melhor esse aqua, espectacular, pena não ter peixes.

Abraço

 

Obrigado Sr. António ….

…. Em relação aos peixes …. Isso fica para mais tarde ... ;)

Sempre …. Aquele Abraço !!!!!

 

 

Brutal ! É o termo que melhor se aplica... :mrgreen: Para quem acompanhou este projecto desde os primeiros passos é mesmo surpreendente ao estado a que isto chegou.

É preciso ser malabarista :juggle: (nota: bolinha vermelha = K, verde = P, azul = N, outras mais pequeninas que não se vêem bem = micros)

Voto para a revelação do ano ! ;):pompomgirl:#musica:pompomgirl::pompomgirl:

Parabéns e obrigado pelo que nos tens ensinado.

 

Para quem acompanhou este projecto desde o inicio …. verificou que cometi e cometo alguns erros …. Mas lá vou andando …. Sempre a olhar para a frente.

Espero ter tempo e disponibilidade para manter este aquário durante uns largos meses.

Vamos ver …. ;)

Mas não exageres .... ;)

 

Concluindo ….

Parece-me que finalmente tenho o aquário equilibrado …. Algas …zero …. Vidros sempre limpinhos ….. as plantas a crescer a bom ritmo. Agora é ir aumentado progressivamente os nutrientes à medida que as plantas forem ganhando altura e volume.

Parâmetros estáveis … Kh 5, Gh 7, PO4-2 ppm, no3-10 ppm, ph 6,70 e vou manter o aquário a 24 graus de temperatura.

 

Chegou a parte mais difícil ….. saber cortar, podar …. dar algumas formas …. E até a Cuba já tá quase a precisar de uma aparadela em algumas zonas.

Vamos ver o que consigo fazer… afinal … ninguém nasce ensinado … :rolleyes:

Tenho aqui entretenimento para umas belas horas semanais ... :)

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegou a parte mais difícil ….. saber cortar, podar …. dar algumas formas …. E até a Cuba já tá quase a precisar de uma aparadela em algumas zonas.

Vamos ver o que consigo fazer… afinal … ninguém nasce ensinado … :discuss_gathering:

Tenho aqui entretenimento para umas belas horas semanais ... biggrin

Obrigado a todos.

 

boas João

 

isso é facil.

 

primeiro tens que imaginar como queres deixar cada moita de cada planta, altura e densidade.

 

depois é ires sempre aparando quando necessario cada 1 dessas moitas, houje uma , amanha ou depois um toque na outra se for preciso, a bem dizer á medida que elas forem pedido e vao fugindo do objecto que tens para elas. " é mais facil perderes houje 15m e amanha ou depois mais 10m do que depois passares o fim de semana a tarde toda a podar ja para nao falar do desiquilibrio que o aquario apanha quando a poda é geral ;)

 

nao as deixes crescer todas ate acima para depois cortares tudo.

depois acontece como viste por cima estarem bonitas e por baixo uma bela treta quando as acabas de cortar ;)

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai se eu te oiço queixar outra vez que não tá bom... :?:chair::chair:

 

img6642ci6je2.jpg

 

Bem essa wallachi está a ficar muito boa.... mas mais uns dias devias pensar em dar um corte... para ela rebentar o mais abaixo possivel ;)

 

 

Olha os meus parabéns... está um aquario muito lindo, em todo o conjunto...

 

Só falta ai uma fauna mais vistosa... nas fotos ve se sempre poucos peixes :)

 

Abraço e mais uma vez parabéns!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá co0l sim Sr.

 

Qual a planta rosa ao lado do Cyperus, à esquerda? R. wallichi? Seja qual for, dá aí grande pinta. O aqua caminha a bons passos para um plantado digno de se ver. Se antes havia poucos elementos que ajudassem à transição entre planos, tornando o aqua algo bidimensional, agora parece-me que já não é assim.

 

Tás de parabéns Sr. João! Grande luta desde que viste o verdete nos vidros, para não falar das algas, até atingires este ponto e teres o aqua estabilizado. Há quem fique careca por menos.. :?:chair:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra cena, agora na minho opinião devias trabalhar as podas para criar alguma sobreposição :? não sei se o estilo holandes te agrada, mas como esse conjunto de flora conseguias fazer um belo holandes!

 

Olha aqui uma dica para fauna :chair:

 

Bluediamond.jpg

 

:chair:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

bem essas wallichi foi a cereja em cima do bolo :) expetaculo, cor de rosa lol ;) e mais ainda estao por se mostrar nesse aquario, desejoso de ver o efeito dessas moitas um pouco crescidas :)

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está com as plantas muito boas. Só colocava o softhneizer atrás porque, esteticamente, não fica bem á frente (faz-me lembrar laranjada).

 

Um a braço. :)

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal ... pelos vossos comentários.

E a planta da foto ... é sim ... Rotala Wallichii.

... Ricardo .... andas distraido .... :bad-words:

Em relação à dica do Tiago (Godlike) e dos discus ... nunca se sabe ... :lol: ... seria voltar a um passado não muito distante. :lol:

E para o outro Tiago (Krpticall) ... vamos lá a ver se começo a apanhar... ;) o jeito da tesoura ... :medieval_mace:

Em relação ao Softneizer ... não seja por isso .... vai sair dali .... ;) ... seja feita a vossa vontade !!! ;)

Entretanto ... mais uma foto ... um pouco diferente ....

2 dos meus Puntius Denisonii e ... a Cuba !!!!

Um Abraço !!!

 

7 de Fevereiro 2009 - Dia 70

 

img6645zr41fe6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em grande jovem.

 

EM GRANDE!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola mister canito

 

sim mister

nao e qualquer um que consegue dar conta das algas num aqua e tu conseguiste dai seres mister

 

o aqua esta altamente se fosse meu seguia o conselho do goodlike uns disquinhos azulados ai ficavam a matar alem de que para mim sao os mais bonitos

ah tambem por aqui um membro que tem uns muito lindos tambem

 

como este da foto

 

195hm1.jpg

 

mas tu e que sabes o que meteres nesse aqua

 

fica bem e vai metendo fotos para a malta ver

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.