Plantado - 200 litros


canito

Recommended Posts

Sabes-me dizer como é que obténs esses rosas no lado esquerdo do áqua? Eu também os consigo obter...mas não sei bem a fórmula. Não sei se é do Ferro, dos NPK ou do fertilizante geral...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 376
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

O aqua está muito bom(excelente), o que mais gosto são essas pedras, fazem um contraste com as plantas muito bonito :yb668:

Só uma pergunta, porque não metes cuba do lado direito também? (Peço desculpa não li o tópico todo por isso não sei se já te tinham dito... nyah:) )

 

Cumps e Bom ano novo

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente .... tenho tempo disponivel para responder as questoes que entretanto foram colocando aqui no topico.

Vamos lá começar... :oops: :

 

 

Gostaria de te colocar umas questões. Como ligaste o sistema UV ? Está na saída do filtro ? (o débito não será demasiado elevado para ser eficaz? ). Onde arranjaste essa calha e quanto poderá custar ?

 

Como já tinha dito,eu já desmontei ofiltro uv ..... mas deixo aqui umafoto com o sistema que tinha montado :

 

img6589jm1.jpg

 

Montei este sistema na saida do filtro eheim 2028. A saida do lado esq. , é a saida normal do fluxo de agua para a vulgar flauta (chuveiro) da eheim. A saida do lado direito, tem uma torneira e depois tem o filtro uv montado.Com a torneira reduzia o caudal de agua para esta saida, e depois sim , a agua passava pelo filtro uv e retornava para dentro do aqua com a vulgar saida "bengala" da eheim.

Tive de comprar um T, umas curvas,a torneira e umas braçadeiras.Compras numa loja de bricolage.

A calha ... é da marca hailea . A calha é o modelo 4x54watts,vem com suportes para apoiar na lateral do aquario, 2 balastros electronicos e 2 interruptores.

É facilmente desmontavel,

 

Sabes-me dizer como é que obténs esses rosas no lado esquerdo do áqua? Eu também os consigo obter...mas não sei bem a fórmula. Não sei se é do Ferro, dos NPK ou do fertilizante geral...

 

Os rosas do lado esq. , penso que sejam as cabombas furcatas. Estas plantas nascem e crescem completamete vermelhas .... não precisam de fertilizaçao especial. É claro, que quanto mais fertilizares(com Fe) mais vermelhonas ficam.

 

Só uma pergunta, porque não metes cuba do lado direito também? (Peço desculpa não li o tópico todo por isso não sei se já te tinham dito... :oops:;) )

 

Cumps e Bom ano novo

 

Simples .... porque acuba que comprei não chegou para cobrir toda a area pretendida .... :oops: , por isso o lado direito está ainda sem cuba.

 

Em relação ao resto do pessoal que tem participado no topico .... a todos muito Obrigado, sempre que tiver fotos novas actualizo o topico.

Em breve vão parecer mais fotos .... :wink:

Por enquanto vou fazendo as mudas regulares de agua, agora que já consegui dar cabo da maior parte das algas ... vou começar a aumentar progressivamente a iluminaçao do aqua. Neste momento, estou a fazer 2x54w .... mas aos poucos vou começar a subir para 4x54w .... agora de inicio apenas com um pico de 1 hora diaria ..... o restante.... 8 horas a 2x54w. Progressivamente, vou com calma aumentar o nº de horas a 4x54w.

Continuo a fertilizar com NPK, procurando manter os valores PO4-1ppm, NO3-10 ppm ...K .... 10 ppm.

Conforme já tinha dito, um dos meus maiores problemas de inicio foi a dureza da agua, e a provavel libertaçao de MG e CA para a coluna de agua provocada pelas pedras Seiryu Stone .... o que muito provavelemte causou um desiquiibrio de nutrientes. Optei por fazer muitas trocas de agua ..... com agua de osmose .... só assim consegui acelerar a remoção do excesso de nutrientes e baixar a dureza da agua.... e simultaneamente combater o alguedo de uma forma mais rapida. É que a agua da minha torneira sai com um Gh já elevado (cerca de 7 graus) .... e de pouco me valeria para baixar a dureza.... e remover os excessos.

Brevemente , vou começar a fertilizar na coluna da agua, agora de inicio adicionando apenas uns 3 ml de Fe .... subir a iluminaçao e começar a podar e a dar as formas que pretendo.Mais tarde começo a utilizar com o Plant Nutrition.

Agora que tenho o aqua mais equilibrado ... o objectivo numero 1 passa a ser o desenvolvimento da Cuba ..... tenho que tentar acelerar o seu crescimento .... tentar começar a formar o tapete. :?

Mas aos poucos .... a cuba vai crescendo. ;)

Um Bom Ano para Todos !!!!!

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha ... é da marca hailea ... comprei na seahorseshop.com . A calha é o modelo 4x54watts,vem com suportes para apoiar na lateral do aquario, 2 balastros electronicos e 2 interruptores.

É facilmente desmontavel, e os preços podes ver no site.

 

A primeira calha que eu vi dessas foi em casa do ZE COBIÇA ;) , realmente sao muito boas... Ou ja tinhas tu primeiro? :oops:

E ja agora ele alterou essa calha para acenderem as lampadas 2 x 2 individuais, e a tua como esta a acender? :oops:

 

Aquele abraço...

 

" se te atirarem uma pedra sê diferente, da-lhe com uma central de betao"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois .... tens razão .... não fosse tu e ainda não tinha a calha.

A calha e a alteração que fizes-te .... para acender 2 lampadas de cada vez.... afinal .... quem sabe .... sabe !!!! ;)

Vá .... depois daqui a uns tempos levas umas plantinhas .... tipo .... umas proserpinaca palustris .... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma actualização .... :fcpsmile:

As primeiras fotos de 2009.

 

Neste momento tenho apenas 3 pequenos problemas para resolver:

 

1-Cianobacterias. Tenho pequenos surtos de cianos, coisa pouca .... mas chateia. Eu tiro-as , dou uma seringadela de excel, elas morrem .... passadas 48 horas .... as malditas voltam a apareçer rigorosamente no mesmo sitio ..... já vi que só lá vou com antibiótico .... afinal é uma bacteria .... se tiver que ser ... será. Continuo a manter uma boa circulação de agua na esperança que as cianos desapareçam ....pode ser que a medida que for aumentando os niveis de fertilizaçao e iluminação .... as cianos desapareçam.

2-bba a crecer sobre os juncos repens ... curioso ... que é mesmo só esta planta que está a ser atacada .... mas prontos .... os 2 sae vão as mantendo controladas.

3-As minhas Cabombas furcatas foram todas à vida, partiram-se todas, fiquei mesmo só com a parte de baixo do caule. São claramente as plantas mais frágeis e delicadas que tenho no aqua . Aqui a culpa é do utilizador .... ou seja ... eu .... que usou e abusou no uso de excel .... e as furcatas ressentiram-se.Vamos lá ver se ainda as consigo salvar ....

 

De resto , tudo controlado .... ou melhor ... quase tudo ..... :-D ... continuo a manter os valores NPK e a adicionar um pouco de Fe diariamente.

E depois as Tpa do costume ....

A minha tentativa de formar um tapete de cuba .... bem a Cuba lá vai crescendo e aparecendo umas folhas novas .... pelo menos não se tem soltado na coluna de agua .... vai indo .... com sorte vai demorar us aninhos .... :D .... entretanto um amigo meu arranjou-me uns pés de cuba e vou acabar de plantar o lado direito do aqua :D

Resolvi ainda retirar as Limnophila sessilifloras e meti uns pés de Ludwigia inclinata var. verticillata Cuba.

 

Um Bom Ano para Todos

 

4 de Janeiro 2009 - Dia 36

 

46996558fg2.jpg

 

30595584nr5.jpg

 

54664010lk5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nâo sei pk mas ... axo que gosto mais de ver o teu aqua sem as furcatas.

Qualquer das maneiras cada vez estou mais surpreendido com este aqua (pela positiva)

 

Tinha ideia que a cuba se propagava mais rapidamente dá-me ideia que desde Novembro até agora deves ter mais uns 3 ou 6 pesinhos ora bem se em 2 meses tens mais 6 pes = 3/mes

quando o aqua tiver 1 ano tens ao todo mais 36 pes de cuba...

 

Bom talvez em 2013 tenhas ai um belo tapete :fcpsmile:

 

PS: A cobiça dá para isto ... não ligues

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá Co0l, temos aqua. Ainda assim, tenho a impressão que este aqua ainda vai dar muita volta até o dono ficar satisfeito com ele. Acho que a entrada da Ludwigia inclinata só vai favorecer mais o layout.

 

E que tal arranjar umas plantas de médio porte para plantar, por exemplo, à frente da Juncus e assim fazer uma melhor transição entre planos? - É só uma ideia, acho que resultaria bem. Se quiseres, um amigo arranjou-me um bom pedaço de Micranthemum umbrosum, passas em Lisboa esta semana e levas um bocado.

 

As juncus já podem levar a primeira poda tb, só lhes fazia bem.

 

Para erradicar as ciano devias aumentar a circulação de àgua, pois é precisamente nas zonas mortas que elas se vão instalar.

 

Para terminar, outra coisa que nunca percebi. Quem é a bacana da foto? É da família? :fcpsmile:

 

Cumprimentos

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Canito!

 

1 dia

60226162gb1.jpg

36 dia

46996558fg2.jpg

 

Bem realmente houve pouca evolução a nivel do tapete... se seguisses as dicas do Tom Barr já tinhas tapete a subir pelo vidro :smokedrag:

 

Mas como todos acompanhamos tiveste alguns problemas de algas, apesar de não serem das piores... acho que ai é que o substrato fertil está a pecar!

 

Em relação à fertilização acho que ainda não é altura de adicionar Fe.... apenas micros como sabes contêm Fe apesar de ser em pouca quantidade é uma quantidade razoável, e o teu substrato tb tem muito Fe logo não te preocupes as plantas vão saber procurá-lo!

 

Bem o que tu podes fazer para dar boost a esse tapete é aumentares o CO2 e claro ter atenção ao NPK, já tens a calha com as 4 lampadas a trabalhar?

No outro dia tive para escrever para meteres uns pés de (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]... 4 ou 5 ajudam imenso no combate às algas..

 

Em relação ao layout mete ai umas blyxas ao pé do tronco esquerdo acho que ficava bem bacano!

 

De resto está impecável o teu aquario, (cada vez que olho para o teu aquario e de mais alguns aqui do forum tenho vontade de voltar a ter plantado, mas a falta de tempo e nº de discus que mantenho é impossivel ter plantas biggrin)

 

Abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem realmente houve pouca evolução a nivel do tapete... se seguisses as dicas do Tom Barr já tinhas tapete a subir pelo vidro :transport027:

 

Já agora quais são as dicas?..LoL

 

Canito,

 

O que pode estar a faltar são Calvins ao tapete(9000k a frente iriam ajudar)...não tens lampadas desligadas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prezados,

estou há quatro dias com meu primeiro aquário (15 litros - certamente vão rir por eu chamar isso de aquário). Dois dias após a montagem (nada de plantas vivas, nada de substrato orgânico) coloquei quatro guppys. Os peixes ficaram com olhos negros, fiquei com medo de ser doença, então busquei na internet informações sobre isso... aí achei este site... e agora estou aprendendo com vocês. Muito obrigado pelo aprendizado e parabéns pelo que fazem... Quem sabe daqui uns anos eu tenha um aquário de verdade...

Um abraço a todos aqui de além mar...

Rogério Almeida - Goiânia, Goiás, Brasil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas João

 

estamos feitos ao bife com a cuba :transport027: tás como a mim, mas menos mal que a tua nao se solta lol :crazyeyes:

tambem acho que existe a diferença de quando a compramos na loja que por norma ainda vem na sua forma emerça, e leva o seu tempo a adaptar-se primeiro, do que ser replantada vindo de uma poda de um aquario aonde ja esta totalmente ambientada ao submerso digo eu lol.

 

e tambem tiveste o contra das algas e teres apenas 0,5w/l so a bombar, acredito que agora com a subida aos pucos de iluminaçao isso deia um pulo.

 

em relaçao ao aquario visto a diferença das fotos que o Godlike mostrou tirando a cuba estou a gostar bastante do seu desenvolvimento e já sabendo um pouco como és coisas melhores ainda viram quase de certesa :crazyeyes:

 

para quando o casalito de rams nesse aquario ??? isso esta a precisar de um pouco mais de vida :crazyeyes:

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora quais são as dicas?..LoL

 

Canito,

 

O que pode estar a faltar são Calvins ao tapete(9000k a frente iriam ajudar)...não tens lampadas desligadas?

 

Tu como membro vip tens acesso na área do Tom Barr... mas o metodo que eu mencionei é o dry wet method.... consiste em fazer crescer as plantas de forma emersa (apenas as raizes têm água) e neste metodo as algas não são chatiçe... o unico senão pela minha ideia é que é aconselhavel um bom substrato fertil como o power sand, e ter atenção ao meltdown das plantas..

 

Eu nunca experimentei esse metodo, apenas mencionei por brincadeira :transport027:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SAbes que a essa area do tom só fui lá 1 o 2 vezes...e não vi nada que me chama-se a atenção... :transport027:

 

Agora que esse sistema parece muito interessante...é pena já ter platado o tapete do meu nano...

Fiquei curioso!

 

Ainda por cima a Eleocharis Parvula também se dá emersa ia ser um tapete a maneira...e sem algas!LOL

 

O que queres dizer com atenção ao meltdown das plantas, o que podemos fazer para controlar desintegração das folhas das plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o porque eu até percebo...ou seja entram em "choque" ou não se re adaptam.

 

Agora o porreiro era saber como minorar essa alteração?Tenho que pesquisar amanha mais sobre o assunto...

 

Um abraço,

MS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.