Plantado - 200 litros


canito

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boas

 

ainda há pouco estive a falar com ele por mp, é preciso ter muita calma e paciencia nestas alturas, as algas aparecem rapido, mas para desaparecerem ou abrandarem podem levar o triplo do tempo.

 

concordo contigo Paulo, já á pouco lhe disse para aumentar o Co2 e baixar o ph a 6,4 / 6,5

se usares o bicarbonato de sodio tem atençao que ele leva o ph tambem a traz.

uma coisa que tambem me lembrei foi do aquecedor de substracto, nao seria melhor estar desligado durante está fase ?? cabecadura

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Olá,

 

Ola Canito

Essas pedras vao-te aumentar a dureza e nao a alcalinidade, por isso vao aumentar o KH carbonato de dureza e nao o GH alcalinidade...Tanto que falamos nisto...E provei-te porque queria as pedras e para o efeito que era e sabes bem como me tenho estado a desenrascar ate chegar as minhas, mas mesmo assim poes em duvida...

 

com esses valores apenas tens 8 PPM de co2 na agua o que e extremamnete baixo.

OU sobes o KH ou desces o PH para 6,4.

 

O KH 2 esta muito baixo devia estar entre os 3º e os 4º, para o aproximares do GH para evitar teres tanta osxilaçao no PH.

 

Teres o GH a 7 e bem normal com tanta muda de agua...

 

Calma nao stress demais, amanha passo ai...Ja vi que o barco esta sem rumo...Queres que leve o bicabornato de sodio?

 

Eu sei dos conhecimentos que tens sobre plantados e começo a ver que estas a entrar em desespero, acho que deves parar e pensar um pouco e acreditares naquilo que sabes e tens aprendido, e juntamente com a ajuda de "todos" resolver o problema...

 

Paulo, parece-me que estás a fazer confusão no que toca ao kH e gH.

Alcalinidade é a propriedade que uma substância tem de neutralizar um ácido, actuando como tampão.

Não existe gH alcalinidade porque o gH mede o Cálcio e Magnésio presentes na água. Daí a designação " General Hardness" ou gH.

A alcalinidade diz respeito ao kH que é a medida usada para quantificar a concentração de iões carbonato presentes na água. Estes sim, dizem respeito à alcalinidade uma vez que servem como tampão na variação do pH. kH impede variações no pH e kH baixo tem pouco efeito tampão, logo, pouco poder para prevenir oscilações no pH.

 

 

Em relação às Seiryu Stone, de facto, o parâmetro que estas influenciam mais é o gH, uma vez que libertam Ca2+/Mg- para a coluna de água.

Não vejo qual a relevância do kH estar próximo do gH para prevenir oscilações de pH,, uma vez que eles são independentes.

 

Em relação à concentração de CO2, a partir do momento em que usam substractos argilosos, a relação kH/pH na determinação da concentração de CO2 deixa de ser relevante. Substractos argilosos alteram as durezas porque há trocas iónicas entre o substracto e a coluna de água, logo, a concentração de CO2 com base nessa relação deixa de ser credível.

 

Quanto às algas, é perfeitamente normal no início de um plantado, ainda para mais quando se usa substracto fértil e altos níveis de luz. A gravidade da situação depende dos métodos que aplicarmos no seu controle. Técnicas de fertilização adequadas, trocas de água ( dependendo da situação; neste caso, é mais prejudicial do que benéfico), redução do fotoperíodo enquanto as plantas se aclimatizam, remoção manual das algas, adição de plantas de crescimento rápido para consumo de nutrientes, equipas de limpeza adequadas ao tipo de algas que se tem no aquário, concentração de CO2 adequada e muita, muita calma, paciência e tentativa de aprendizagem com o que se passa no aquário através da observação/experimentação, são alguns factores-chave que considero na erradicação dos booms de algas e equilíbrio do aquário.

 

Não inventem com isto ou com aquilo e sejam consistentes e pacientes nos métodos que usam. A instabilidade e a impaciência só agravam a situação.

 

 

Abraço,

André

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Paulo, parece-me que estás a fazer confusão no que toca ao kH e gH.

Ok

 

De qualquer maneira deixo aqui um artigo sobre o assunto que me parece interessante...

 

Artigo:

 

O GH significa a General Hardness (ou a dureza total) e diz respeito à concentração de iões de magnésio e de cálcio. Existem outros iões que podem contribuir para a dureza da água mas são geralmente insignificantes e difíceis de medir. Quando dizemos que uma determinada água é "macia" ou "dura", estamos a falar sobre o GH, não sobre o KH. Ao contrário do KH, o GH não afecta directamente o pH embora a água "dura" seja geralmente alcalina devido a alguma interacção entre o GH e o KH.

 

Para lhe mostrar o quadro completo, vou falar sobre o KH por alguns instantes (ver também o artigo "O KH do aquário").

 

O KH refere-se à alcalinidade da água, ou se preferir, à capacidade de buffering da água. O KH é frequentemente reconhecido como um tipo de dureza. Isto porque o KH deriva principalmente dos iões do carbonato e do bicarbonato. Esta forma de dureza é chamada também "dureza do carbonato" ou "dureza temporária" porque pode ser precipitado e removido fervendo a água. Esta é a razão pela qual se forma calcário nas chaleiras e nos chuveiros.

 

Mas, há também um outro tipo de dureza, que não é removida pela fervura. Este tipo de dureza não afecta o buffering, mas pode afectar os valores de pH. É a chamada "dureza permanente".

 

A dureza total (GH) é a soma do KH e da dureza permanente. E isto leva-nos a um segundo aspecto. Já alguma vez reparou que os valores do GH e do KH são frequentemente muito próximos? Provavelmente já terá reparado, e este fenómeno acontece porque os carbonatos geralmente são predominantes (os carbonatos estão relacionados com o KH), e a dureza permanente é geralmente pequena. Isto significa que o GH normalmente é condicionado pelo KH, uma vez que a dureza permanente, na maior parte dos casos, é muito baixa.

 

Em resumo, quando falamos de KH, falamos de iões de carbonato e de bicarbonato, e quando falamos de GH, falamos de iões de magnésio e de cálcio. O facto de, na maior parte dos casos, ambos estarem tão próximos um do outro explica-se porque normalmente a maior parte da dureza é dada sob a forma de carbonatos de cálcio e de magnésio.

 

Em geral, a água dura tem uma boa capacidade de buffering, ao passo que a água macia tem uma capacidade menor de buffering.

 

Contudo, por causa das variações na composição da água, devemos estar cientes que é possível ter uma água dura com uma baixa capacidade de buffering (água onde a dureza permanente predomina), ou então ter uma água macia que tem uma boa capacidade de buffering (água com níveis elevados de carbonato de sódio ou de carbonato de potássio, em vez de carbonato de cálcio ou de magnésio).

 

Eles podem interagir, mas são diferentes. Se quiser saber mais sobre este assunto, podemos dizer que, embora diferentes, por vezes o GH e o KH podem ser afectados da mesma forma e ao mesmo tempo. Vamos tomar como exemplo o carbonato de cálcio (CaCO3). Pode encontrar-se carbonato de cálcio na pedra calcária, e muitas vezes a água passa por aquíferos de pedra calcária. Quando isto acontece, o carbonato de cálcio dissolve-se na água, aumentando quer o GH, quer o KH. O aumento no GH irá dever-se ao cálcio (CA), e o aumento no KH irá dever-se ao carbonato (CO3).

 

Portanto, embora diferentes, algumas substâncias, quando adicionadas à água, podem afectar ambos os indicadores. Se quiser alterar o GH certifique-se que não afecta KH e vice-versa. Recorde que o KH, ou a alcalinidade, determina a capacidade de buffering, ou a capacidade de manter estável o pH, evitando quedas repentinas. Se mudar o GH e acidentalmente alterar o KH, a estabilidade do pH pode estar seriamente comprometida.

 

Por que é que o GH é importante?

 

Um GH incorrecto pode perturbar a transferência dos nutrientes e das excreções através das membranas das células, afectando assim a fertilidade e o funcionamento dos órgãos internos. Embora a maioria dos peixes e plantas de água doce tenham a capacidade de se adaptarem ao GH, se este alcançar níveis fora dos limites para a espécie no aquário, a capacidade reprodutiva pode diminuir consideravelmente.

 

Naturalmente que, se as mudanças do GH forem repentinas e/ou consideráveis, ou o valor do GH estiver absolutamente fora dos limites para as espécies, os organismos vivos como peixes, plantas ou os invertebrados, poderão não resistir e morrer.

 

Como medir o GH?

 

A maioria dos testes à venda no mercado medem o GH em graus de dureza alemães (dGH). Tal como acontece com o KH, 1 dGH = 17,86 ppm (partes por milhão). Se quiser converter dGH em ppm basta multiplicar por 17,86. Se quiser converter ppm em dGH basta dividir por 17,86.

 

Após ter lido os resultados de teste, a seguinte tabela dar-lhe-á uma ideia da dureza da água:

 

Como mudar o GH da água do aquário?

 

Se quiser baixar o valor do GH, tem diversas formas de o fazer:

 

Adicionar o turfa ao filtro;

Produtos à venda nas lojas da especialidade (que removem os iões de cálcio e de magnésio substituindo-os por iões de sódio). Note que muitos aquariófilos consideram este método inaceitável, já que muitos peixes que preferem água macia, também não se dão bem com o sódio;

Misturar água da torneira com água de osmose inversa.

Se quiser elevar o GH, pode fazer o seguinte:

 

Adicionar pedra calcária ao aquário (isto aumentará também o KH que por sua vez aumentará o pH);

Adicionar carbonato de cálcio, que elevará quer o GH quer o KH.

Deverá monitorizar sempre de muito perto todo o processo de alteração do GH, sobretudo se o estiver a tentar diminuir. Certifique-se que não diminui a alcalinidade, ou pode perder a capacidade de buffering, e consequentemente, o pH tornar-se-á muito instável.

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Eu acho que o que ele precisa de ler não é bem sobre gH ou KH...

Acho que este artigo iria ajudar um pouco mais!

 

Truques para manter um plantado saudável:

 

- níveis de CO2 (ou outra fonte de carbono) e iluminação elevados (quanto baste);

- nunca descurar as TPAs e quantas mais TPAs melhor*;

- fertilizar a coluna de água de modo a que as plantas nunca apresentem carência de nenhum dos nutrientes (sejam macro ou micros)**;

 

Notas:

*TPAs dão-nos a possibilidade de fazer "reset" aos níveis de nutrientes disponíveis no aquário e a partir dai podemos fertilizar com as quantidades mais indicadas;

**As plantas têm uma velocidade de captação de nutrientes superior à das algas, logo se as plantas tiverem sempre todos os nutrientes que necessitam disponíveis, conseguem consumi-los mais rapidamente que as algas e estas acabam por não ter excessos de nutrientes por onde crescer...

 

 

O que é que está mal?

Como o Godlike está a insistir, a troca desse difusor por um mais eficaz conduzia a maior disponibilidade de CO2 para ser usado pelas plantas... por outro lado o substrato fértil fornece muitos nutrientes, mas como os testes indicam, não está a disponibiliza-los nas doses correctas, pelo que a fertelização liquida e as trocas de agua são necessárias, para retirar os que estão em excesso e não estão ai a fazer nada, e adicionar os que estão em falta :(

 

Força com isso!

dmscaping_mini_forum.jpg

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14 de Dezembro de 2008 - Dia 15

 

29380796cr4.jpg

 

O Meu aqua faz hoje 15 dias de montagem.

Estou a ter alguns problemas com as malditas algas, conforme podem observar no vidro traseiro.

O vidro da frente tem de ser limpo de 48 em 48 horas .... os laterais ... não lhes toco.

Entretanto ... sustitui o difusor de escada por um de vidro .... aumentei os niveis de co2 e vou reduzir o fotoperiodo para 7 horas diarias.

Parametros actuais ... e que vou tentar manter :

ph-6.5/6.4

kh-2,2

gh-6,7 (grau alemão)

po4-entre 0,25 a 0,50 ppm

no3- entre 5 a 10 ppm

temperatura da agua- 25 graus

 

Vou continuar a fazer mudas de agua frequentes e fertilizar com K e vou observando os valores de po4 e no3.... mas nesta fase vou manter os niveis baixos.

15 de montagem .... as plantas ainda se estão a adaptar e a ganhar raizes .... ainda é cedo para tirar conclusões do que está errado... :P

Agora o aqua vai entrar em modo "cruzeiro" até fazer 1 mês .... :D ... depois logo se verá o que é necessario mudar.

Obrigado a todos . :D

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boas

 

hehehe com o panico que andavas até pensei que isso estivesse bem pior :lol:

a minha opiniao continua a mesma, manteres um ritmo certo com as trocas de agua e ires controlando muito bem esses parametros no aquario e deixares as coisas irem correndo tudo a seu tempo, e com muita calma e sereno.

 

há medida que a massa vegetal for crescendo o problema vai sendo minimizado, tu tinhas plantas algumas plantas flutuantes, meteste-as no aqua ??

ajudam-te bastante neste inicio.

 

abraço.

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Agora o aqua vai entrar em modo "cruzeiro" até fazer 1 mês .... :coffee: ... depois logo se verá o que é necessario mudar.

 

Acho que e uma atitude sensata nesta altura... Tambem sabes que se por algum motivo e esperamos bem que nao, se alguma coisa correr mal, estamos ca todos para te apoiar e meter isso de pe outra vez...

 

Aquele abraço e o apoio do costume.... :lol:

 

Ps: Ja sei o que te vou oferecer no natal... :x-mas: Estou a pensar num manual de jardinagem... bigsmile

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O aquario vai de cruzeiro mas é melhor levar o balde das TPAs atrás... ao menos isso :lol:

não precisam ser elevadas mas tipo 20% no minimo na minha opinião é 1 mais valia!

 

Com a maturação o Gh deve baixar um pouco, penso que 5ºDGH seria o ideial..

 

Como citei num post anterior, só recomendo as Tpas para retirar os micro nutrientes que são os mais problemáticos e que são libertados em maior escala do substrato no inicio da montagem.. como não os conseguimos medir com testes torna-se complicado avaliar..

 

Os valores de NO3 e PO4 estão bons!!

 

Abraço

Editado por Godlike

Cumps

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Com a maturação o Gh deve baixar um pouco, penso que 5ºDGH seria o ideial..

 

Abraço

 

Para te ser sincero .... dificilmente vou conseguir baixar o Gh ..... mas aqui a culpa não é só minha.

Neste momento acho que tenho um dos principais problemas deste aquario devidamente identificado.... mas só o vou conseguir resolver com um "acessorio".

Sabes .... é que as pedras que tenho no meu aqua .... são como algumas mulheres :lol: ... são belas .... mas malditas .... :coffee:

Mas deixa-me lá eu ter a certeza daquilo que eu suspeito .... que depois explico melhor. bigsmile

Abraço

Editado por canito
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Eu tb mantinha essas pedras no meu aquario... e o meu GH estava a 5ºDGH... acho que estás a ser pessimista e a culpar as pedras :coffee:

 

Eu quando referi a maturação... era que as plantas quando estabilizarem irão começar a consumir o mg e o Ca e ajudar a baixar um pouco a dureza... senão estou em erro :lol:

 

Abraço

Cumps

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Mas eu não estou a meter as culpas nas pedras .... aliás .... aqui o unico culpado .... sou eu !!!! :lol:

Mas repara ....

Esta provado que a Seiryu Stone liberta pequenas quantidades de Calcio e Magnesio para a agua, sendo que a dureza total tem inevitavelmente de registar uma escalada.

Resultado :

-As plantas têm mais dificuldades em assimilar os nutrientes devido à dureza da agua.

Conclusão ....

-O que vai acontecer ????

-Excesso de nutrientes na agua .... devido a esta montagem estar no inicio,à dureza, ao uso de substrato fertil e ao facto de as plantas ainda se estarem a adaptar.

.... mas como já disse .... vamos agora em velocidade de cruzeiro .... :coffee:

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Tens razão, como falamos por mp, o GH elevado inibe as plantas de consumir certos nutrientes salvo erro ex: o Fe!

 

Como te disse tb mantive o mesmo tipo de pedras, mais de 20kg em 400LT e o meu GH nas vezes que medi estava a 5.

 

Abraço

Cumps

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e alem do mais nao te esqueças que ainda completaste com um frasco de bacterias nutrificantes,

 

Penso que e aqui que esta o grande erro do Joao.

 

Tenho enriquecido e muito a minha apredizagem com este post do meu amigo Joao,e por seres tu continuo a tentar achar respostas para o sucedido o qual me beneficia no conhecimento. (sabes bem como eu sou, nunca desisto, e ate agora ainda nao achei nenhuma razao valida para o sucedido).

 

Ja emendei alguns erros no meu aquario por causa deste post.

Por isso Joao como ves nao estas sozinho nessa luta, eu pelo menos vou andando por aqui e por ali a tentar perceber o que podera ter corrido menos bem, sabendo que tens tudo do bom e do melhor.

Depois de ter tido uma longa conversa com uma pessoa amiga e bem entendida no assunto (a qual nao se manifesta em forum algum) e nao vendo outra razao possivel, eu penso que esta foi a verdadeira razao do que te fez correr menos bem o inicio do teu projecto.

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e alem do mais nao te esqueças que ainda completaste com um frasco de bacterias nutrificantes

 

 

Penso que e aqui que esta o grande erro do Joao.

 

 

boas Paulo

 

o que te levou a achar que foi esse o problema ?? :tongue: podias adiantar um pouco essa questao ;)

 

edit: já agora aproveito para dizer que se algo tivesse a ver com isso, seria excesso de bacterias nutrificantes na coluna de agua e com isso ficasse com a agua leitosa " esbranquiçada " coisa que nao foi o caso.

 

de resto nao estou a ver a conclusao e teoria a que chegaste :-D

 

abraço.

Editado por krypticall
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Como disse tenho ajustado certos erros no aquario com este post...

 

Agora ainda nao talvez daqui por uns dias.

 

So postei isto agora, porque achei que era um bom tema para discuçao e assim completar as minhas suspeitas sobre o caso..

 

É mais uma questao de que ninguem falou ainda...

 

Nao quero com isto ser mais ou menos esperto que ninguem, lanço estas escadas sempre com o objectivo de tentar-mos aprender o mais possivel.

 

Agora vamos aos pros e aos contras... Pode ser? Nao pode ser? Que tem a dizer sobre isto?

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Depois de ter tido uma longa conversa com uma pessoa amiga e bem entendida no assunto (a qual nao se manifesta em forum algum) e nao vendo outra razao possivel, eu penso que esta foi a verdadeira razao do que te fez correr menos bem o inicio do teu projecto.

 

 

boas Paulo

 

o que te levou a achar que foi esse o problema ?? :tongue: podias adiantar um pouco essa questao ;)

 

edit: já agora aproveito para dizer que se algo tivesse a ver com isso, seria excesso de bacterias nutrificantes na coluna de agua e com isso ficasse com a agua leitosa " esbranquiçada " coisa que nao foi o caso.

 

de resto nao estou a ver a conclusao e teoria a que chegaste :-D

 

abraço.

 

 

Como disse tenho ajustado certos erros no aquario com este post...

 

Agora ainda nao talvez daqui por uns dias.

 

So postei isto agora, porque achei que era um bom tema para discuçao e assim completar as minhas suspeitas sobre o caso..

 

É mais uma questao de que ninguem falou ainda...

 

Nao quero com isto ser mais ou menos esperto que ninguem, lanço estas escadas sempre com o objectivo de tentar-mos aprender o mais possivel.

 

Agora vamos aos pros e aos contras... Pode ser? Nao pode ser? Que tem a dizer sobre isto?

 

há ok :P

 

como falaste que estiveste a falar com outra pessoa sobre o assunto pensei que tivessem chegado a uma conclusao que fosse um pouco desconhecida e por isso a minha curiosidade sobre esse assunto.

 

fiz um edit á pouco no meu post anterior e nas piores das ipoteces se algo tivesse a ver com o frasco das bacterias nutrificantes seria isso.

mas tambem posso estar errado :sleeping:

 

abraço.

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boas Paulo

 

edit: já agora aproveito para dizer que se algo tivesse a ver com isso, seria excesso de bacterias nutrificantes na coluna de agua e com isso ficasse com a agua leitosa " esbranquiçada " coisa que nao foi o caso.

 

 

Penso que quando a agua fica assim e com bacterias mortas certo?

 

Por isso nao pode ser excesso de bacterias (vivas).

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exactamente, mas havendo excesso inicialmente de bacterias nutrificantes e nao havendo "paparoca" para todas a consequiencia é a morte de algumas o que irá depois provocar a tal agua leitosa até que estabilize.

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Ok o que eu penso e o seguinte:

 

como sabes a base de alimentaçao das bacterias, sao as materias organicas sejam elas feses ou outra coisa qualquer.

O que aconteceu foi que ele ao deitar um frasco de cycle que deve ter uns 100ml, para a litragem dele so deveria por ai uma tampa (desculpem mas agora nao tenho a medidas certas do produto mas anda por aqui).

O que aconteceu e que ele conseguiu fazer uma explosao de bacterias, que lhe absorveram toda a materia organica que ele tinha no aquario, dai as plantas se resentirem e nao desenvolverem o que era de esperar.

 

Como e que um aquario com horas consegue ter uma agua super cristalina (nao esqueça-mos que foi tudo novo o filtro lavado etc)?...

So venho esta hipotese, as bacterias eram tantas e com tanta, tanta fartura de organica deitada pelos fertelizantes, desenvolveram-se de tal maneira que assimilaram muita materia que fazia falta as plantas, dai nao haver materia organica para produzir os nitratos e os fosfatos, as plantas que por sua vez nao tendo os nutrientes suficientes para começarem a fazer a fotossintese deixaram as algas fazer o resto.

Quanto as folhas verdes na minha opiniao nao e excesso de luz, mas sim falta de equilibrio de nutrientes.

 

Posso nao escrever muito bem mas a ideia e mais ou menos esta...

 

Que vos parece?

Editado por Paulo A Santos
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Se bem percebi onde querias chegar, não concordo...

 

As plantas combatem com as bactérias nitrificantes para obter amonia, mas como sabemos as plantas tb consomem nitratos provenientas do consumo da amonia por parte das bacterias nitrificantes..

 

Como nós aplicamos boas areas de colonização para bactérias nos filtros, as plantas ficam em desvantagem optando por consumir os nitratos disponiveis..

(as plantas gastam muito mais energia para assimilar os nitratos que a amonia, dai a preferençia)

 

Paulo o que podia acontecer era a partida não existir criação de amonia e ai não existir nem amonia nem nitratos, ai sim prejudicava as plantas pela ausençia de nutrientes

 

Os fosfatos são criados pela comida e tb são libertados por substratos ferteis..

 

Mas de qq forma os teste que ele vez apresentavam valores de NO3 e PO4 penso que eram aceitáveis!

 

Se não estou em erro li num livro em que o GH alto inibia as plantas de consumo de Fe..

 

Abraço

Cumps

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