AtéqueEnfim reef


Rui Feliciano

Recommended Posts

olá,

 

j.m., obrigado!

 

 

Pedro, estes quatro corais (dos que tenho são estes os que mais se destacam com este comportamento) ficam assim sempre que detectam particulas em suspensão na água das quais possam extrair alimento e a bomba de circulação não esteja muito forte.

Na prática ficam assim sempre que:

- alimento o aquário com uma papa que eu fiz;

- ligo a bomba de circulação na sump para promover a suspensão dos detritos que por lá se acumulam e estes vão parar ao aquário;

- faço uma TPA.

 

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Este aquário está agora precisamente com um ano de idade. Tem sido uma evolução com passos pequenos mas determinados e tenho aprendido imenso com a manutenção diária do aquário coisa que me dá um prazer enorme.

 

Há menos de doze meses atrás as coisas estavam assim:

IMG_2552.jpg

 

Ao dia de hoje estão assim:

_DSC3902.jpg

 

Na minha ingenuidade derivada da inexperiência, há um ano atrás pensava eu que um ano depois iria ter o aquário num ponto mais avançado tanto a nível da quantidade de espécies como do seu crescimento. Hoje, com o que entretanto aprendi, dou-me contente por, apesar das dificuldades sentidas ao longo deste caminho, ele estar num ponto que posso considerar de satisfatório. Espero que daqui a um ano possa de novo mostrar os progressos que desejo existirem.

 

Ficam aqui umas macros tiradas hoje.

 

_DSC4093.jpg

 

_DSC4079.jpg

 

_DSC4072.jpg

 

_DSC4065.jpg

 

_DSC4063.jpg

 

_DSC4061.jpg

 

_DSC4050.jpg

 

_DSC4047.jpg

 

_DSC4044.jpg

 

_DSC4040.jpg

 

_DSC4038.jpg

 

_DSC4035.jpg

 

_DSC4023.jpg

 

_DSC4020.jpg

 

_DSC4006.jpg

 

_DSC4005.jpg

 

_DSC3975.jpg

 

_DSC3933.jpg

 

_DSC3924.jpg

 

_DSC3912.jpg

 

_DSC3882.jpg

 

_DSC3865.jpg

 

_DSC3863.jpg

 

_DSC3842.jpg

 

Abraços,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Parece que os problemas que tiveste já são passado... o aquário está com muito bom aspecto! Parabéns!

 

Tenho que arranjar um tempinho para dar aí um salto, pelo menos, para darmos dois dedos de conversa... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

JCBF, Obrigado! Montei acampamento definitivo no porto de abrigo de Sesimbra :)

 

 

Jorge Gonçalves, obrigado! Sabes que nem tudo o que parece...é! :D Na altura em que essas fotos foram tiradas os crescimentos tinham parado há uns 2 dias e ainda se encontram parados. Houve duas coisas que associo:

 

- estive a colar mais umas pontinhas de coral na noite anterior à paragem dos crescimentos e novamente houve um pouco de epoxy dissolvida na água;

- tive um "spike" de Kh (passou dos normais 8.5 para 10.3!). O porquê deste pico é-me desconhecido visto o doseamento de carbonatos ter-se mantido inalterável e não consigo saber quando terá ocorrido visto apenas fazer medições de parametros cada 8-10 dias.

 

Neste momento estou a apontar para a flutuação de Kh visto que SPS, ambiente pobre em nutrientes, swings de Kh e kH alto são uma combinação bombástica se bem que o veneno do epoxy também não é de descartar...

 

Continua tudo com o aspecto que mostrei nas fotos simplesmente os crescimentos que observava diariamente desapareceram mais uma vez. O Kh está de volta aos 8.3 por isso é aguardar uns dias e os crescimentos devem reaparecer, espero ;)

 

Quanto a apareceres por cá, já sabes que não necessitas de convite de qualquer ordem! ;)

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rui,

 

O teu aquário, está com uma saúde invejável!!

É uma pena os pequenos percalços que tens tido, nomeadamente no aumento do Kh, mas acredito que tudo voltará á normalidade dentro de pouco tempo e os crescimentos voltaram ao que eram. Nessa altura terás de postar novas fotos :x-mas:

 

Muito bom!

Abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Verissimo,

 

 

Obrigado! Enquanto forem pequenos precalços a coisa vai-se controlando mas não sem consequências, neste momento tenho 3 corais com pequenos focos de STN. Atribuo o STN à oscilação de Kh ou ao aumento de outro parametro cuja situação descobri há pouco. Espero que após os parametros corrigidos as coisas retomem o curso normal.

 

 

Entretanto, hoje descobri mais uma coisa que subiu e não devia, a salinidade. Ainda há uns dias atrás estava eu a dizer que havia meses que a salinidade estava estável nos 1025, hoje vou medi-la e estava a 1029!

Comecei a fazer gazeta aos testes da salinidade visto ela estar estabilizada há tanto tempo mas parece que é disso mesmo que o Murphy gosta, distracções!

Ao contrário da subida de Kh para a qual não encontro explicação, esta subida do pH quase de certeza que tem relação directa com a evaporação. Passado que está o Verão e as suas temperaturas propicias a muita evaporação, o aquário encontra-se neste momento numa fase em que evapora sensivelmente 1 litro de água por dia. A consequencia disso é que há muito menos água de osmose a entrar logo, com a entrada diaria de largos ml de sais provenientes do balling a salinidade tem tendencia a aumentar. Como era um parametro que já não media há mais de 2 meses, esse diferencial foi-se acumulando.

Tanto as oscilações de Kh, Kh alto num ambiente pobre em nutrientes assim como salinidade elevada, são tudo factores que causam stress nos corais e podem provocar STN e inibir crescimentos. O Kh está corrijido e a salinidade vai voltar aos 1025 ao longo desta semana.

 

Entretanto ficam umas fotos tiradas ontem à noite aquando da alimentação dos corais:

 

_DSC4129.jpg

 

_DSC4120.jpg

 

_DSC4107.jpg

 

_DSC4117.jpg

 

 

E outras tiradas à pouco aquando da TPA semanal

 

_DSC4174.jpg

 

_DSC4190.jpg

 

Abraços,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos fenomenais.... :rolleyes:

 

Estás mesmo de parabens, mesmo com os percalços todos que te têm acontecido tens um aquario brutal!! :unsure:

O layout está optimo...nem demasiado light, nem demasiado pesado!!

Tenho fartado de o ler e reler para aprender e evitar alguns erros na montagem do meu Reef ("Gomes Reef")...

 

Uma pergunta(s)...sempre largaste a vodka.... :dance: ... :character0050:

Como têm respondido os niveis de nitratos e fosfatos? E as cores dos sps parecem continuar magnificas...

O facto de dares comida caseira não te tem trazido problemas com aumentos dos fosfatos e nitratos?

 

Ab

João Gomes

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Rui, sim senhor bowdown

 

Desculpa só agora responder, mas sim, ainda aceito a oferta da imagem geral em tamanho maior, para ter uma melhor noção da disposição e profundidade.

 

Estas últimas fotos estão muito boas, os corais a alimentarem-se são excelentes.

A da tpa com a acropora(?) metade de fora não fica nada atrás.

 

Abraço,

Pedro Soares

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se puderes faz ai um balanço dos vivos todos que tens :|

Aquele peixe amarelinho com riscas verticais...como se chama? Mt bonito...

E equipa de limpeza como estas servido? :medieval_mace:

 

Ab

João Gomes

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

jc.gomes, obrigado! Também considero que o layout está equilibrado a nivel da quantidade de rocha mas a nivel de potencial para colocar corais apresenta algumas deficiencias que já identifiquei e que irão ser oportunamente corrigidas. A parte esquerda deverá sofrer pouca alteração (mas vai sofrer) mas a direita possivelmente vai ser totalmente remodelada, a seu tempo.

Em relação à Vodka, sim, de momento larguei. Porquê? Porque quero experimentar outras coisas, nomeadamente o vinagre e o açucar. A vodka por si só causa-me cyanos, se for usada em conjunto com bactérias a coisa fica mais equilibrada mas as bactérias são carotas. O vinagre não me causa uma décima parte dos cyanos, é mais barato que a vodka e não estou a usar bactérias. Mas, como disse, são experiencias.

Quanto à comida caseira, sim, se eu dar uma boa quantidade todos os dias noto imediatamente o aumento de algas e os corais ficam um pouco mais escuros. O que faço é dar 2-3 vezes por semana um aquantidade um pouco maior ou muito pouco todos os dias e vou corringindo as coisas com a fonte de carbono que raramente doseio a mesma coisa todos os dias, vou adequando ao que vou vendo no aquário.

O peixe com riscas verticais é um Zebrassoma Veliferum.

Em relação a equipa de limpeza, não tenho nada (tirando um lysmata debelius se é que isso pode ser considerado equipa de limpeza) em relação a eremitas, turbos, burriés e coisas do género não tenho nada.

 

 

JCBF, para os meus corais só a mais requintada papinha gourmet :)

 

 

Pedro M. Soares, jobrigado! Já enviei MP com link para a foto geral.

 

 

Neste momento os niveis de Kh e densidade encontram-se corrigidos para os seus valores normais.

Estive a pensar mais um pouco sobre a possivel causa do aumento de Kh e tentando encontrar uma relação com o aumento da densidade (cuja explicação já mencionei no meu post anterior) e a única que encontrei foi a possibilidade de os corais terem entrado em stress com o aumento da densidade e com isso terem inibido os crescimentos logo consumindo muito menos carbonatos. Como o doseamento se manteve e os consumos foram menores, deu-se a acumulação de carbonatos não consumidos na água. O Calcio estava em 420 (quando o normal tem sido à volta dos 470) o que poderá ser consentâneo visto que sempre que há uma subida do Kh, o calcio diminui.

 

Isto que me aconteceu reforça a ideia de que não se pode partir para a falsa noção de tranquilidade pelo facto de termos os doseamentos automatizados com o balling. Basta acontecer um desiquilibrio iónico prolongado, uma subida de densidade, enfim, qualquer coisa que interfira no normal crescimento das criaturas extremamente sensiveis que são os SPS, para que as quantidades de soluções que ontem estavam correctas, hoje deixarem de estar e se isso não for detectado e corrigido atempadamente ser o principio do fim. Daí a necessidade constante de testes frequentes a TODOS os parâmetros mais críticos no uso do balling nomeadamente calcio, Kh, magnésio e salinidade.

 

Abraços,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a equipa de limpeza, não tenho nada (tirando um lysmata debelius se é que isso pode ser considerado equipa de limpeza) em relação a eremitas, turbos, burriés e coisas do género não tenho nada.

A que se deve esse facto? (areia ultra fina?)

Pelo menos pelo que li na BioAquaria uma boa equipa de limpeza é fundamental para equilibrar de forma natural o aquario.

 

Durante o 1º mes de vida do aquario começaste logo a colocar Kalkwasser ou so começaste a por mais tarde? Ainda tenho alguma duvidas de quando e quanto meter kalk nos primeiros 2 meses do aquario e com os primeiros corais.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

jc.gomes,

A que se deve esse facto? (areia ultra fina?)

Pelo menos pelo que li na BioAquaria uma boa equipa de limpeza é fundamental para equilibrar de forma natural o aquario.

 

Também levado pelo que se dizia de que era fundamental ter uma generosa equipa de limpeza (não sei quantas dezenas de burriés mais não sei quantas dezenas de eremitas de patas brancas e mais não sei quantos turbos, etc.) entre os primeiros habitantes a entrarem no meu aquário constavam três eremitas de patas azuis. De inicio achei-lhes piada mas a partir do momento em que coloquei corais no aquário e eles passavam a vida a virá-los e a deitá-los à areia passei a ter-lhes um ódiozinho de estimação!

Não tenho nenhum surto de algas, não quero que eles comam restos de comida que vão parar ao fundo (a circulação que tenho é suficiente para manter detritos em suspensão até que sejam comidos pelos peixes, decompostos para comida dos corais ou que vão parar ao escumador), não quero que eles remexam o areão (eu mesmo o faço quando me apetece) e são péssimos limpadores de vidros e prefiro limpá-los eu memso. Exposto isto, julgo que não sobra nenhum dos motivos pelos quais "toda a gente" regra geral recomenda uma extensa equipa de limpeza como condição essencial para manter um aquário de recife.

Tenho toneladas de ofiuros pequenos no entanto, esses não mandam nada ao chão, passam o dia escondidos e só saem à noite. Aliás à noite vê-se muita coisa que desconhecia ter no aquário! Há alguns dias atrás fui buscar um frontal de leds e fui espreitar o aquário e fiquei estupefacto com a miríade de críaturas minusculas que andavam a "pastar" nas rochas e desconhecia ter.

 

Durante o 1º mes de vida do aquario começaste logo a colocar Kalkwasser ou so começaste a por mais tarde? Ainda tenho alguma duvidas de quando e quanto meter kalk nos primeiros 2 meses do aquario e com os primeiros corais.

Só comprei o Kalk dispenser e o repositor automático da Tunze sensivelmente um mês após ter cheio o aquário e comecei logo aí a dosear o kalk. Acredito que seja benéfico começares a manter bons hábitos de manter a reserva alcalina no aquário independentemente de teres ou não necessidade tão cedo quanto te seja possivel após encheres o aquário.

 

 

 

Entretanto a construção da nova calha de iluminação está bem avançada. Algumas características:

- 8 lâmpadas T5 de 54 watts divididas em três circuitos independentes

- reflectores parabólicos individuais ATI

- arrefecimento activo através de 4 ventoínhas

- Vidro anti-salpicos 3mm

- slim profile, apenas 4,5 cms de altura

 

_DSC4276.jpg

 

stay tuned ;)

 

Abraços,

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Rui, diz-me uma coisa. Sobre a construção do teu novo sistema de iluminação, onde e como conseguiste arranjar essa calha tão larga? Reparei que colocaste os balastros duplos nos lados da calha, não é possível deixar os balastros dentro do móvel por baixo do aquário, e passar somente os fios dos balastros para as lampadas? Já agora, estou também interessado no sistema incorporado de ventoinhas que acrescentaste à calha, agradecia se possível que mostrasses mais pormenorizadamente como o fizeste, e como fica o resultado final.

Continua o bom trabalho.

Editado por Quintino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Quintino,

 

A calha foi feita a partir de uma chapa larga de aluminio que sofreu 4 quinagens e 4 furos (o que tu chamas de calha larga), de duas tiras de aluminio onde são inseridos os suportes para as lampadas e de mais dois bocados de aluminio que formam os topos.

Inicialmente também considerei colocar os balastros no interior do móvel mas os balastros mencionam que várias das ligações devem ser curtas. Adicionar os balastros na calha diminui drasticamente a quantidade de fios a entrar na calha, proporciona uma calha esteticamente mais aprazível e apenas adiciona uns 7 cms à largura total da calha ( esta calha ficou com 45 cms de largura total e inclui 8 lampadas com respectivos reflectores individuais e os balastros).

As ventoínhas que utilizei são da Scythe, têm 10cms de raio e 12mm de altura e posso já dizer-te que NÃO são adequadas ao efeito.

 

Mais logo coloco uma festa de fotos sobre a construção da calha, para já deixo aqui uma das consequências...

 

_DSC4407.jpg

 

Abraços,

Rui Feliciano

 

 

Rui, diz-me uma coisa. Sobre a construção do teu novo sistema de iluminação, onde e como conseguiste arranjar essa calha tão larga? Reparei que colocaste os balastros duplos nos lados da calha, não é possível deixar os balastros dentro do móvel por baixo do aquário, e passar somente os fios dos balastros para as lampadas? Já agora, estou também interessado no sistema incorporado de ventoinhas que acrescentaste à calha, agradecia se possível que mostrasses mais pormenorizadamente como o fizeste, e como fica o resultado final.

Continua o bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está o que é!! T5 for ever :P

 

Rui, assim á primeira vista parece dar uma cor bem agradável ao aquario!!

 

Venha la o resto das fotos!

 

Abraço

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconteceu ai uma desgraça qualquer. (vidro a proteger a calha que partiu e caiu pra dentro do aquario....)

Venha de la a historia :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, basicamente foi isso que aconteceu. Na minha inocência de desconhecer o quanto as T5 aqueciam e levado pela onda popular de que "as T5 aquecem muito menos que as HQI" coloquei vidro normal de 3mm a proteger as lâmpadas e reflectores da calha. Após alguns dias de funcionamento fui deparar com o que as fotos acima documentam.

A verdade é que as T5 aquecem...e muito! E esse aquecimento é potenciado de forma muito considerável pela utilização destes reflectores em cima dos quais muito facilmente se conseguem estrelar ovos. O meu controlador de temperatura regista um máximo de 65 graus, os reflectores estão a uma temperatura acima dessa (quanto, não sei) e com as 4 ventoínhas a extrair o ar quente!

 

Desde sexta-feira passada que substituí o vidro partido por acrílico de 3mm e, se bem que não parta, a verdade é que deforma ao longo do dia...no pico da temperatura está abaulado e, com todas as lampadas desligadas volta a ficar direito se bem que com alguns empenos derivado das sucessivas dilatações.

 

 

Mas vamos lá às fotos da construção da calha!

 

Material inicial adquirido na Nova Metalomecânica do Seixal, situada na Arrentela, Margem Sul com o custo de 60 Euros.

_DSC4227.jpg

 

Marcação para os suportes das lampadas

_DSC4228.jpg

 

_DSC4230.jpg

 

Rasgo feito com berbequim

_DSC4231.jpg

 

Acabamento com lima

_DSC4233.jpg

 

Um já está

_DSC4234.jpg

 

Hora e meia depois estavam os restantes 15

_DSC4258.jpg

 

_DSC4259.jpg

 

Aqui já fixos com porca e parafuso

_DSC4260.jpg

 

Pormenor do reflector com o clip fixado

_DSC4265.jpg

 

Balastros duplos Phillips fixos à calha

_DSC4271.jpg

 

So far, so good...

_DSC4273.jpg

 

Ligações eléctricas do primeiro balastro efectuadas, deixa cá ver se consigo deitar o quadro abaixo...ena funcionou!

_DSC4276.jpg

 

Um dos topos da calha com os 4 pontos de fixação rebitados

_DSC4286.jpg

 

As ventoinhas escolhidas para arrefecimento activo da calha

_DSC4305.jpg

 

Comparação entre as ventoinhas "slim" da Scythe e as de uso currente (12mm vs 25mm...é claro que isto também se reflecte na capacidade de deslocação de ar...)

_DSC4306.jpg

 

As ventoinhas foram alteradas com uma Dremel para facilitar a função que têm de desempenhar num espaço projectado ao milimetro

_DSC4317.jpg

 

Entrada dos cabos na calha. Podem ser observados 3 cabos de corrente correspondentes a 3 circuitos independentes e uma ficha RS232 aqui adaptada para trazer a corrente de 12 volts que vai alimentar as ventoinhas. Numa segunda fase irá também passar por esta ficha o sensor de temperatura que irá controlar as ventoinhas.

_DSC4318.jpg

 

A meio da tira de aluminio que aloja os suportes das lampaads torna-se necessário colocar um parafuso de suporte à calha de modo a que esta tira, com o peso das lampaads e reflectores não faça uma barriga que impeça a colocação do vidro de protecção

_DSC4324.jpg

 

Todas as ligações eléctricas passam por debaixo dos suportes...

_DSC4323.jpg

 

...ficando assim escondidas

_DSC4326.jpg

 

Ligações das ventoínhas

_DSC4327.jpg

 

Perspectiva geral com todas as ligações eléctricas efectuadas

_DSC4331.jpg

 

Ficha RS232 e transformador utilizado para alimentar ventoinhas

_DSC4335.jpg

 

Os 3 cabos de corrente fazem a ligação à "terra" na calha...

_DSC4336.jpg

 

...onde os balastros depois vão buscar essa mesma "terra"

_DSC4338.jpg

 

Ligações no exterior da calha

_DSC4348.jpg

 

aspecto exterior do arrefecimento activo

_DSC4350.jpg

 

Aqui já com o vidro que protege os reflectores e as lampadas dos salpicos de água salgada

_DSC4362.jpg

 

Vidro esse que deixa 1,5 cms de cada lado da calha para entrada de ar (as ventoinhas extraem ar quente da calha)

_DSC4363.jpg

 

Ficou tudo condensado em apenas 4,5cms de altura

_DSC4372.jpg

 

Aspecto final já pendurada

_DSC4375.jpg

 

_DSC4376.jpg

 

Sistema de fixação

_DSC4378.jpg

 

_DSC4379.jpg

 

Frente

ATI Blue Plus

Aquascience Duo

Fiji Purple

Aquascience Blue

Aquascience Duo

Aquascience Blue

Aquascience Duo

ATI Blue Plus

_DSC4512.jpg

 

_DSC4392.jpg

 

 

Por hoje é tudo, depois coloco algumas considerações sobre o trabalho realizado e o resultado final.

 

Abraços,

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

 

olha já é a segunda calha de T5 que faço, semelhante a tua e se da primeira vez coloquei vidro e ventoinhas , na segunda vez optei por não colocar nem vidro nem ventoinhas e até agora sem stress nenhum.

 

esse acrílico vão começar a deformar e depois já não recupera.

 

achas mesmo essencial o vidro? a que altura está a calha da agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui, bom trabalho.

Apesar da calhar que fizeste ter muito mas muito bom aspecto, acho que podes desistir tanto do vidro que acaba por estalar, como do acrilico que acaba por mudar de cor e deformar, se substituires as ligações das lampadas por ligações estanques como esta:

http://www.icecapinc.com/media/catalog/pro...ndcaps_pair.jpg

Quanto aos balastros, eu concordo que estes devam estar o mais perto possível das lampadas, mas não me agrada muito a ideia de os ter ali tão perto da água sem qualquer vidro a proteger, será que eles assim não vão acabar por enferrujar?

Já agora, se o ar produzido pelas ventoinhas passar pelas 8 lampadas, o ar que resulta na superficie da água não está na verdade mais quente do que a água, e acaba por aquece-la? Se calhar a melhor solução é mesmo ter a calha de iluminação em cima, e as ventoinhas de lado, não?

Continua o bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo praticamente nada de aquários de água salgada, e parece me que dão uma trabalheira ($$$$) desgraçada. Mas o resultado final é lindissímo.

 

Um dia hei de fazer um com certeza, mas para já, a vida de estudante não ajuda muito!! :D

 

Magnífico aquário, magnífico Post. Só hoje é que o descobri e passei a tarde toda (!!) a lê-lo, fantástico, muito bem escrito e animado. Deu para dar umas quantas gargalhadas!

 

Sei que talvez não conte muito, mas queria só deixar uma palavra de apreço pelo trabalho realizado pelo Rui. Parabéns

 

Abraço

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.