AtéqueEnfim reef


Rui Feliciano

Recommended Posts

Olá,

 

Ontem foi dia de cirurgia à Euphyllia. Depois de já ter perdido completamente 3 cabeças, uma quarta estava já a manifestar os sintomas que levaram à perda das anteriores.

 

IMG_3353.jpg

 

 

O objectivo era separar esta cabeça bem como a outra recentemente perdida que estava envolta numa substancia branca da restante colónia que, para já, se mantém aparentemente saudável.

Para isso fui buscar a Dremel e coloquei-lhe um disco de corte.

 

IMG_3360.jpg

 

Enchi um recipiente com água do aquário de modo a que a Euphyllia pudesse ficar dentro de água o maior tempo possivel e apenas a retiraria aquando dos cortes o menor tempo possivel.

Assim que retirei a Euphyllia de dentro de água para a colocar nesse recipiente, o cheiro era absolutamente nauseabundo! A cabeça que tinha acabado de perder e que se encontrava coberta pela substancia branca cheirava imenso a matéria em decomposição, isso pode ajudar a explicar o motivo de ter recentemente um aumento significativo de cianobactérias num momento em que estas se encontavam previamente em recessão e sem ter eu efectuado nenhumas alterações em relação à rotina de manutenção.

 

Euphyllia depois de cortadas as duas cabeças em questão.

 

IMG_3355.jpg

 

Cabeça recentemente perdida e com cheiro nauseabundo

 

IMG_3357.jpg

 

 

Cabeça que já apresenta os sintomas das anteriores que perdi e que aqui se pode ver que o tecido já apresenta recessões ao nivel da base dos tentáculos

 

IMG_3358.jpg

 

 

Tanto esta cabeça como a restante colónia foram "escovadas" levemente com um pincel macio com o propósito de tentar soltar qualquer parasita que nelas estivesse agarrado bem como foram levemente sacudidas dentro do recipiente com água do aquário.

Adicionalmente, esta cabeça que já manifesta os sintomas foi também mergulhada em água de garrafão levemente aquecida à temperatura da água do aquário durante 30 segundos. A teoria é que a existir algum parasita, que a diferença osmótica entre a água salgada e a água doce faça "explodir" as células do mesmo contando com o facto de a Euphyllia ter um maior capacidade regeneratória. Idealmente, pelo que pesquisei, seria mais aconselhável utilizar uma solução com iodo ou lugol mas como não dispunha disso em casa e também li relatos de algum sucesso utilizando apens água doce decidi arriscar nesta cabeça.

O recipiente onde a Euphyllia esteve mergulhada e que eu usei para suavemente abaná-la para tentar soltar eventuais parasitas ficou com inumeros "bichos" absolutamente minusculos (1mm e menores) que se moviam rapidamente. A minha camera não consegue apanhar esse pormenor e não sei se terão alguma relevancia para este caso mas nunca tinha visto aquelas criaturas tão minusculas e que se deslocavam rapidamente no fundo do recipiente.

 

Depois disto foi preparar um pouco de epoxy e fixar a cabeça numa pequena pedra.

 

IMG_3359.jpg

 

Tanto esta cabeça como a restante colónia foram colocadas em pontas opostas do aquário em locais com luz média e com corrente fraca. Agora é aguardar!

 

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Já pesquisei bastante sobre Brown Jelly mas no meu caso após observar praticamente à lupa as cabeças infectadas nunca consegui descortinar qualquer amostra de "jelly". Os tentáculos simplesmente somem dentro das cabeças.

O que sugeres com água doce foi exactamente o que fiz, vamos a ver os próximos dias para observar os resultados.

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ufa, custou mas foi!

 

Foi e com muito prazer, que li este tópico do inicio ao fim (valente hein? :P)

 

Fiquei maravilhado, parece que acabei de comer chocolate, tal não me deliciei a ver esta grande foto-reportagem!

 

Muito bom mesmo, tudo pensado ao pormenor e com um acompanhamento escrito brutal! mais uma vez o bichinho dos salgados me fervilhou aqui dentro.. mas cada coisa a seu tempo...

Claro que esse aquário está fenomenal, mas melhor ainda é a dedicação por detrás disos e todo este "making off"

 

Muitos Parabéns ;) continuarei a acompanhar, não poderei ajudar muito, porque os salgados para mim não passam de um sonho... :sad2:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está lindo, mas fico com a sensação, não percebendo nada de salgados, que ainda falta muito.

 

Se calhar estou errado...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Pedro Almeida,

 

obrigado pelas palavras de incentivo. Há 15 meses atrás somente adquiri o meu primeiro aquário de água doce e os meus conhecimentos eram de tal ordem que o pensamento de usar um simples filtro externo para tratamento da água era algo impensável devido ao medo de inundações. Em 15 meses muita coisa mudou :animal_fish: Serve isto apenas para te dizer que basta querermos aprender que não faltarão pessoas interessadas em ajudar-te em adquirir conhecimentos na água salgada para que esse sonho passe à realidade surprised

 

 

Ricardo Diogo,

 

Seja bem aparecido pelos lados da água salgada! (Este senhor foi o que mais me ajudou nos primeiros tempos de água doce com a sua paciencia em explicar coisas para mim na altura ininteligiveis).

Quanto a faltar muito..depende! Há quem mantenha aquários sem escumador nem sump por isso neste momento já tenho equipamento "em excesso". Por outro lado há quem tenha verdadeiras estações de purificação e controle de água em casa e, comparado com esses, ainda me falta muita coisa :)

A nível do equipamento que pretendo montar, em relação ao que já está documentado, falta-me a osmose (que já está a ser usada) o ozonizador com controlador e lampada de UVs, ambos devem chegar esta semana. Depois daqui a uns valentes meses deve entrar reactor de calcio ou opto por um doseador para o método de Balling, a decisão ainda não está tomada.

Por isso, sinteticamente, em termos de equipamento por agora estou servido mas, à medida que as necessidades de nutrientes forem subindo entrará mais material.

E vê se arranjas tempo para passar esse traseiro cá por casa para ver se te convenço a deixar essas coisas de plantinhas e africanos! ;)

 

 

Entretanto o post inicial no que respeita ao setup foi actualizado.

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Então essa euphyllia como se está a portar?

 

Estive a ver a tua actualização do setup e reparei agora numa coisa que não sei se está desde início ou alteraste, que é o aquecimento: 1 termóstato de 250w e outro de 300w. Achas necessário tanta potência? Como sabes, o meu aquário vai ter exactamente as mesmas medidas do teu e estou a pensar em colocar apenas 2 termóstatos de 200W. Será que vou precisar de ir às compras?... :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

Pois....por um lado acho uma mais valia logo no primeiro post de um topico destes poder ter-se acesso ao setup completo do aquário em questão sem estar a navegar por inumeros posts e tentar saber o que foi sendo adicionado ao longo da vida do aquário..por outro torna-se complicado estar a ler o primeiro post do topico que pode muito bem ter acontecido há 1, 2 3 anos atrás e estar a encontrar logo lá a lista do material que está a ser usado neste momento...aceitam-se sugestões!

 

Em relação à tua pergunta em concreto, o aquário esteve 2 meses a funcionar apenas com um termostato de 250W que eu já possuía. No entanto eu verifiquei que esse termostato estava em funcionamento 24/7 (recordo que os primeiros dois meses de montagem do aquário coincidiram com meses bastante frios, Dezembro e Janeiro) e mesmo assim aconteciam variações térmicas na ordem dos 3 graus entre o dia e a noite pelo que decidi que tinha de adquirir mais um termostato e, como a loja onde o fui comprar só tinha modelos de 200 e depois de 300W, optei pelo de 300.

O que acontece neste momento é que, e encontramo-nos num mês mais quente, apenas o de 300W vai ligando de vez em quando ao passo que o de 250W está permanentemente desligado excepto aquando das TPAs em que insiro 40-60 litros de água fria dentro da sump e nessa altura ficam os dois ligados.

Resumindo, acho que os teus 2x 200W vão dar perfeitamente conta do recado.

 

No que respeita à Euphyllia as noticias não são optimas mas são boas :(

Passada que está uma semana desde a "cirurgia" à Euphyllia, a colónia principal encontra-se com um optimo aspecto com todos os 5 pólipos denotando uma extensão optima dos tentáculos enfim, o que em giria de agricultor eu chamaria de Euphyllia extremamente viçosa :)

No que respeita à cabeça afectada que foi separada da colónia, esta encontra-se exactamente no mesmo estado ou seja, a regressão dos pólipos parou completamente mas também não existem sinais de recuperação. De acordo com a experiencia de perda dos anteriores pólipos, nesta altura este pólipo devia de estar bem morto e enterrado, mas aperentemente o corte e mergulho em água doce parou a sua deterioração mas, pelo que também já tenho lido, a capacidade regeneratória nas Euphyllias é algo que, quando existe, é um processo lentissimo.

Para já sinto-me feliz por ter tomado a decisão de cortar este pólipo pois tudo indicava que toda a colónia morreria se nada tivesse tentado para parar a continuação dos acontecimentos anteriores.

 

Tenho andado com preguiça de tirar fotos até porque o tempo livre tem sido passado de volta da osmose (nunca vi uma à minha frente e as instruções de montagem eram execráveis!) mas vou tentar tirar algumas esta noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em relção ao setup, podes sempre que adicionares algo, mencionar do tipo:

 

Setup Actualizado,

Adicionado reactor de calcio a xx/xx/20xx

 

Ficamos a espera de fotos!! Como estão as cianos?

 

Cumps, :(

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Verissimo,

 

As ciano estão mais calmas mas ainda por cá andam. Apeans comecei a usar água de osmose há 3 dias e apenas hoje fiz uma TPA para começar a exportar eventuais nutrientes que por cá estejam. Ainda esta semana deve entrar em acção mais equipamento de "esterilização" de água por isso acredito não durar muito mais tempo apesar de, como poderás ver nas fotos abaixo, não ser nada que me preocupe, estão cá mas relativamente controladas.

 

 

José Ferreira,

 

É apenas uma questão de combinarmos. Com a TPA de hoje fiquei apenas com dois jerricans com água pelo que é provável que perto do próximo fim de semana ou no outro, no máximo, vá fazer nova recolha.

 

 

Quanto a fotos hoje a seguir ao jantar tirei algumas para ir ficando com o registo da evolução do aquário.

Os SPS têm 8 dias cá em casa e o seu posicionamento é meramente funcional e tem a ver com acondicionamento à luz e circulação.

 

IMG_3449.jpg

 

IMG_3440.jpg

 

IMG_3421.jpg

 

IMG_3420.jpg

 

IMG_3407.jpg

 

IMG_0513.jpg

 

IMG_0475.jpg

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

numa das pedras com frags de acropora que introduzi recentemente no aquário tenho um pequeno caranguejo sensivelmente com 1 cm. Não é o caranguejo que já tinha mencionado acima e cuja foto de um semelhante eu já mostrei num post anterior, esse eu já pesquisei e sei que é benéfico para a acropora e lá vai ficar.

Este segundo caranguejo que tenho não o consigo identificar e tenho motivos para suspeitar dele, dos vários frags de SPS que introduzi recentemente, os que se encontram nesta mesma pedra do caranguejo são os únicos que estão a apresentar alguns sinais de "inadaptação" nomeademente polipos extremamente recolhidos, perda de tecido e mesmo polipos que misteriosamente desaparecem por completo deixando apenas o seu buraco perfeitinho.

A minha maquina fotografica não consegue focar com a distancia necessária para a sua identificação mas consegui fazer um pequeno filme em que ele pode ser perfeitamente identificavel por quem saiba. O filme está alojado aqui: http://www.vimeo.com/3275159

Se alguem conhecer o caranguejo e me souber dizer se é benéfico ou não, eu agradeço!

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

 

eu tinha um desses e só deu cabo de duas acroporas.... o jovem gostava de jantar acroporas.

 

tenta apanhar ou coloca uma armadilha.

 

as acroporas começaram exactamente assim, polipos recolhidos e perda de algum tecido e foi sempre piorando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

 

China,

 

Obrigado pela resposta, o caranguejo foi imediatamente retirado quando a li. Desde então os frags dessa pedra recuperaram rapidamente e estão com uma excelente extensão de pólipos.

 

 

José Ferreira,

 

Em relação à última foto geral que eu coloquei uns posts mais acima, a cabeça que já apresentava sinais de infecção e que eu decidi separar da restante colónia acabou por sucumbir e foi retirada do aquário há uma semana atrás sensivelmente.

No que toca à restante colónia de 5 pólipos estes encontram-se óptimos, os pólipos apresentam sinais de crecimento e aparecimento de novos tentáculos e, para já, sem qualquer sintoma de infecção. Para já tudo me leva a crer, mantendo-se o estado actual das coisas, que a informação que li e que resolvi implementar, cortar a cabeça com os sintomas de infecção, poderá ter ajudado a salvar a restante colónia. Digo isto ainda um pouco cedo mas basicamente baseado no ritmo de perda das primeiras 3 cabeças que, a manter-se antes do corte da ultima cabeça afectada, a esta hora toda a colónia estaria morta.

 

 

De resto as coisas as coisas têm progredido devagar:

 

Osmose foi instalada por baixo do lavatório da cozinha (anteriormente estava no quintal) e a médio prazo conto passar tubagem desde esse ponto até ao aquário para implementar reposição automática. Ainda são uns 30 metros de tubo! De momento o método de reposição consiste em encher um garrafão de 5 litros com a água de osmose que fica armazenada no depósito do sistema e depois despejar para o balde que está ao lado da sump e que alimenta o osmoregulador da tunze. Todos os dias o balde tem de ser cheio.

Tenho notado melhorias graduais na intensidade das ciano, nada de espectacular mas, o suficiente para ser observável.

 

Instalei também um controlador de PH e ORP em conjunto com um ozonizador. A melhoria imediatamente observável tem a ver com a a transparencia da água apresentando esta agora um aspecto mais cristalino. A sonda de ORP sem o ozonizador ligado estabilizou nos 280 e com este ligado levou o valor até aos 355 mas está nesse valor há 24 horas sem dar mostras de querer subir. Queria estabilizar o valor nos 400-420.

 

Por ultimo estou em processo de instalar também uma lampada de UVs em série com a bomba de retorno.

 

Com um pouco mais de tempo coloco fotos.

 

Em termos de vivos houve mais 4 entradas de peixes pequenos, duas delas conservadoras e de aparente facil integração (Nemateleotris magnifica), as outras duas um pouco mais audazes e que me vou esforçar por tentar suceder na sua manutenção (Macropharyngodon bipartitus e Synchiropus stellatus).

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ontem um amigo teve a gentiliza de me ceder a sua maquina fotografica e conjunto de lentes e passei o serão entusiasmado a dar "ao gatilho". Ter uma maquina decente com uma velocidade de focagem extra rápida faz toda a diferença em termos de fotografia a peixes, tema que nunca consegui explorar com a minha compacta velhinha pois a velocidade de focagem é..hmm...como poderei dizer isto delicadamente?...uma trampa!

A máquina que me emprestaram é uma Nikon D300 e as lentes que utilizei foram uma prime AF Micro-NIKKOR 60mm f/2.8D e uma zoom 18-200mm f/3.5 ambas da Nikon.

 

amphiprion ocellaris

DSC_6581.jpg

 

Zebrassoma Flavescens

DSC_6496.jpg

 

DSC_6467.jpg

 

DSC_0472.jpg

 

 

Synchiropus stellatus

 

DSC_6536.jpg

 

 

Nemateleotris magnifica

 

DSC_6462.jpg

DSC_6495.jpg

 

Tridacna maxima

 

DSC_6442.jpg

 

Acropora sp "green" e o seu caranguejo de estimação

 

DSC_6434.jpg

 

 

Acroporas sp "brown" e uma outra cujo nome não sei

 

DSC_6444.jpg

 

 

Seriatopora hystrix castanha

 

DSC_6599.jpg

 

Seriatopora hystrix castanha, pormenor

 

hystrix.jpg

 

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rui,

 

Muito boas fotos sim sr.!! o Synchiropus stellatus é um peixe espectacular, eu tenho um mas em castanho, acho que o nome cientifico muda, mas são peixes muito engraçados, o meu passa dia inteiro a raastejar pelo aquario sem ligar a ninguem, exelente mesmo!

 

Essa acropora Sp. Green parece-me Linda, bonita cor!

 

Cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Verissimo,

 

Gosto muito do Synchiropus stellatus apenas acho que porventura me terei precipitado no momento da sua aquisição por duas razões:

 

a) o aquário ainda está "verdissimo" e não tem muita bicharada e esta espécie é notória pela sua reluctancia em aceitar comida morta e;

b) no mesmo dia da sua aquisição como se não bastasse, comprei um outro peixe que lhe faz competição desleal exactamente pelo mesmo tipo de comida, este aqui:

 

DSC_6651.jpg

 

Digo concorrência desleal porque este peixe é um peixe normal...nada! O stellatus arrasta-se literalmente pelo chão! Gosto muito de ver o seu comportamento e espero que sobreviva, estou-me a esforçar para isso!

 

Por falar nisso, e visto que tens um da mesma "marca", fazes algo especial para o manteres ou nem por isso, ele que se desenrasque?

 

 

 

Ismenio,

 

A espessura do vidro foi de 12mm mas usando traves francesas. Equaciona a hipotese de usares vidro de 15mm mas sem traves francesas, esteticamente fica mais bonito.

Quanto à medida dos barrotes neste momento não estou nem perto do movel nem tenho aqui o ficheiro de 3D para consultar. Digo-te daqui a umas horas.

 

 

 

E, enquanto tenho aqui o maquinão fotografico aproveito para dar ao gatilho, com uma coisa destas dá gosto tirar fotos..acho que vou vender o aquário para arranjar dinheiro para comprar uma coisa destas :music_singguitar:

No preciso dia em que o aquário faz 3 meses e 3 semanas seguem-se umas fotos de algumas coisas que já por aqui andam há umas boas semanas bem como de outras com poucos dias, todas as fotos tiradas hoje.

 

DSC_6985.jpg

 

DSC_7022.jpg

 

DSC_6900.jpg

 

DSC_6960.jpg

 

DSC_6926.jpg

 

DSC_6964.jpg

 

DSC_6934.jpg

 

DSC_6956.jpg

 

DSC_6954.jpg

 

DSC_6950.jpg

 

DSC_6921.jpg

 

DSC_7015.jpg

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar nisso, e visto que tens um da mesma "marca", fazes algo especial para o manteres ou nem por isso, ele que se desenrasque?

 

Olá Rui,

 

O meu na altua tambem o comprei precipitadamente, achei-o muito bonito e trouxe, quando cheguei a casa é que vui ver a ficha tecnica do peixe e reparei nas dificuldades que poderia vir a encontrar na sua manutenção... Eu na altura tinha os outros peixes num aquario em quarentena a espra de acabar o ciclo do aqua principal, como vi que ele alimenta-se de detritos, organismos mortos e vivos do aquario, não quis coloca-lo na quarentena porque era um aquario limpo e apenas com agua, nem rocha nem nada...

 

Posto isto teve de entrar no aquario, tinha este 2 semanas de montado... :P e a verdade é que desde então nao faço nada em prol da sua sobrevivencia, ele dezenrasca-se muito bem e anda muito feliz até agora... É um dos que tenho medo que agora com a transferencia de aquario possa vir a passar mal... :offtopic:

 

Mais boas fotos Parabens, mas vender o aquario é que não ;)

 

Cumps

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Cada vez melhor!

Os novos corais têm muito bom aspecto e foram uma boa aposta para dar mais cor/contraste aos que já tinhas. O rosa veio em força!

Um coralzito azul também acho que é uma boa aposta. Fica a sugestão. :sign_welcome:

 

As fotos estão boas.

Atenção é ao ISO elevado que te vai dar mais " grão" nas fotos.

Acho que fazes bem em investir numa máquina nova, se achas que a tua já te cria limitações. É uma mais valia para conseguires mostrar o verdadeiro desenvolvimento do aquário, já para não falar nas fotos " outdoors".

 

Posto isto, apenas digo: queremos mais.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Rui, o teu aquário vai mesmo de vento em popa. Com esses novos corais começa a ficar mais colorido e quando crescerem então o efeito será ainda maior.

 

Força com isso. Estou a gostar de acompanhar essa evolução.

 

Cumprimentos

 

José Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver que está a crescer uma paixão pela fotografia....daqui a nada compras uma máquina....mas faz uma coisa, compra uma lente melhor (maior abertura) para diminuíres o ISO e teres melhor qualidade.

Reparei numa coisa.....as bolas brancas que estão na foto em baixo estavam a sair dos polipos?

hystrix.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,

 

Antes de mais deixa-me felicitar-te pela tua capacidade narrativa. A forma divertida como descreves as tuas peripécias desde a execução do móvel, passando pelas tubagens, o levantamento da areia, a compra da calha, a colecta da água, etc. até à entrada da bicharada, levou-me a fazer uma leitura maratona e deixou-me com pena de ter chegado ao fim do tópico. E eu que costumo ter alguma dificuldade em ler um post mais alongado!

 

 

O teu aquário tem algumas particularidades, e passo a citar apenas algumas dignas de realce:

 

Acabaste por não passar pela fase desagradável das algas e tudo parece estar a correr pelo melhor. Fala-se na presença de cianos mas pelas fotos não me parece teres nada disso;

 

O aquário ainda não tem 4 meses e já está a ser povoado com vários SPS, que como todos sabemos são corais com elevado nível de exigência;

 

O mesmo se pode dizer da tridacna;

 

Para o tempo que o aquário tem, tens tido número mínimo de baixas de peixes e corais;

 

O Pedro Conceição está atento e chamou à atenção para uma situção curiosa! Sem quereres captaste o momento da reprodução sexuada de uma das acroporas (são bem visiveis na foto seguinte os ovos a sairem dos pólipos), o que não é muito frequente ver-se em aquários! Falo por mim, que ando há quase duas décadas a olhar para aquários de recife e nunca consegui presenciar uma reprodução sexuada!

 

hystrix.jpg

 

 

 

E finalmente os teus "peixes anjo" a nadarem em seco…

 

IMG_2420.jpg

 

 

 

Este tópico é de grande utilidade para quem se queira iniciar (e não só) na aquariofilia de recife. Vou continuar a segui-lo com todo o interesse.

 

Boa sorte para o teu belo projecto!

Vídeos dos meus aquários:

Abril de 2011: http://youtu.be/ToZtYTy9qIE?hd=1

Novembro de 2006:http://youtu.be/ToZtYTy9qIE?list=ULToZtYTy9qIE

Tópico no RC: http://reefcentral.c...1215102&page=43

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Verissimo, fico contente em saber que o teu stellatus se vai desenrascando sem te esforçares muito com isso. O meu neste momento conta apenas com 3 semanas de aquário e aparentemente encontra-se igual ao primeiro dia em que aqui entrou. O "esforço" que faço na sua manutenção é tentar criar condições de reprodução para copepódes nomeadamente através de introdução de chaetomorpha no aquário (esse pessoal adora viver no meio da chaetomorpha) mas infelizmente as minhas duas "vaquinhas" (zebrassoma e hepatus) comem-na num instante :lol:

Quanto ao outro que lhe faz competição pelo mesmo tipo de comida, o Macropharyngodon, felizmente já come um pouco de tudo em termos de comida "morta".

 

 

Miguelms93 e JCBF, obrigado pelas vossas palavras!

 

 

André, os corais rosa que foram os ultimos a entrar a esta data de facto tinham um aspecto lindissimo quando aqui entraram mas entretanto, passadas que estão 3 semanas perderam um pouco do seu rosa luxuriante, a hystrix foi a que menos perdeu, se tivesse de dar um numero diria que perdeu uns 15% do seu rosa em favor de um acastanhado ao passo que os outros dois (cujo nome agora não me recordo) diria que perderam entre 30 a 40% da cor rosa. Segundo sei, isto pode ter vários factores desde a aclimatização ao sistema (a acropora verde inicialmente quando entrou ficou com uam cor amarelada entretanto, passadas que estão 6 semanas está verdinha) até há existência de condições para a rápida reprodução das zooxantelas que, sendo algas, gostam de nitratos e fosfatos e tendo-os no sistema reproduzem-se mais rapidamente. Não estou preocupado pois os pólipos continuam igualmente com aspecto saudável, apenas a cor do tecido se alterou um pouco, coisa que a seu tempo espero poder recuperar. (não tirei fotos ainda desde as ultimas...depois de usar aquele maquinão que já voltou ao dono, usar a minha compacta dá-me náuseas :) )

 

A tua sugestão de azul é muito válida e encontra-se na lista de compras, assim como outras, a carteira é que não ajuda ;)

 

Quanto a investir numa maquina nova pois...lá está, eu bem que digo isso à minha carteira mas ela não coopera. Mas também está planeado...vamos a ver se a Nikon sempre se decide a colocar cá fora a D400 para ver se é uma boa opção preço/características em relação à D90.

 

Quanto a quereres mais, também eu queria :) O aquário neste momento vai passar por uma fase bem mais calminha com vista a, finalizada que está esta primeira fase de montagem e primeira introdução de vivos, e porque o que eu observo me leva a concluir que não estão reunidas as condições ideiais para o desenvolvimento sustentado do que já existe no aquário, a prioridade neste momento é estabilizar os parametros da água e colocá-los em valores ideais, coisa que neste momento não estão pois tenho o calcio a 320 (desde sempre) o KH está a 6 e o magnésio..não faço ideia pois não tenho testes! Esta proxima semana vou comprar o teste de magnesio e os quimicos para fazer as soluções para começar o método de balling lite manual (enquanto não há dinheiro para o doseador) e calmamente tentar colocar os parametros quimicos da água em valores ideais, coisa que até agora tenho ignorado em grande parte e adiar a introdução de novos vivos (a não ser que me apareça "aquele" coral à frente :) )

 

 

Pedro Conceição, apenas para que tenhas uma ideia de há quanto tempo existe a paixão pela fotografia, fiz uma excepção à nausea de voltar a tirar fotografias com a compacta e deixo-te aqui uma foto das preciosidades analógicas que usei ;)

 

maquinas_fotograficas.jpg

Falta-me a Pentax MV-1 que não sei onde anda...Ah as maravilhas de usar aquele flash...mudar lampada após cada disparo...hmmmm :)

 

Como se costuma ouvir dizer em alguns anuncios, eu sou do tempo em que comprava bobines com pelicula fotografica e depois ía para a câmara escura fazer os meus proprios rolos fotograficos onde depois regressava para os revelar (à pelicula e às fotografias), belos tempos!

 

Boa observação a tua em relação às "pintas brancas" na hystrix que eu me farto de observar e que já me tinha interrogado do que seriam! O facto é que todos os dias essa hystrix tem alguns pólipos nesse estado.

 

 

 

Machado de Sousa, as cianos andaram por aqui bem chatas, especialmente no substracto, por uns bons tempos, mais concretamente entre o principío do 2º mês e o final do 3º, altura em que comecei a usar água de osmose (esta montagem usou inicialmente água da torneira durante dois meses, depois no 3º passei para água de garrafão e por fim para água de osmose).

No seu pior momento era este o seu aspecto:

cianos.jpg

 

Durante este combate às cianos fui fazendo várias coisas, a saber:

- apagões, fiz 3 apagões, cada um com a duração de 3 dias. Isto aconteceu quando ainda não tinha qualquer SPS ou LPS no aquário e consistiu em deixar as luzes apagadas por 3 dias e no quarto dia fazer uma TPA de 40%. Intervalo de duas semanas entre cada apagão.

- remexer o substracto, no minimo uma vez por dia remexia completamente o substracto.

- Progressivamente melhorar a qualidade da água de reposição.

É dificil saber se este pequeno surto de cianos surgiu por factores perfeitamente normais a uma montagem tão recente ou se foi potenciado pela utilização de água da torneira.

De momento as ciano ainda cá estão mas de uma forma extremamente dissipada.

 

Quanto aos ovos na Hystrix, se o Pedro não tivesse chamado a atenção para o que isso representava, ainda hoje não o sabia! Mas oq eu é facto é que essa Hystrix está assim todos os dias, não sempre nos mesos pólipos mas há sempre alguns com ovos.

 

Quanto aos "peixes-anjo" que mencionas são, de facto, fabulosos e fizeram uma optima aclimatização ao aquário mas com a ressalva de serem bastante caros e de a sua dieta ser peculiar visto rejeitarem qualquer tipo de flocos, artemia, ovas de lagosta, etc. dizem que preferem gomas, chocolates e pastilhas! :)

 

 

 

 

Entretanto e, penso que como toda a gente, isto por vezes dá um passo à frente e dois para trás! Há alguns dias atrás quando me deitei tinha no aquário uma pedra rodeada de zoantus com este aspecto:

 

DSC_7052_depois.jpg

 

E no dia seguinte quando acordei tinha-a neste belo estado:

 

DSC_7052.jpg

 

Aliás, ficou neste estado duas horas depois de eu a virar porque ela estava com a face coberta de zoantus completamente virada do avesso e em contacto com a areia. Em resultado disso estimo que uns 70-80% dos zoantus morreram e se soltaram da pedra ficando à deriva no substracto do aquário.

Apesar de não ter visto isto acontecer, não me restam quaisquer duvidas do responsável...o @£§@£€§@£§ do eremita!! Só não foi sanita abaixo porque me lembrei dos 10 euros que me custou e não ía trazer os zoantus de volta mas se vejo mais algum coral virado...

 

 

Abraços,

 

Rui feliciano

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Entretanto há duas novidades, uma boa e outra má. A má é que há 2 dias atrás o stellatus, ao fim de 3.5 semanas cá no aquário, decidiu empreender a longa viagem em direcção à luz...infelizmente a luz em questão eram as HQI e o parvalhão fez mal as contas e foi parar no chão da sala onde, para piorar as coisas que já de si não jogavam muito a seu favor, foi literalmente cilindrado por um sapato número 42 com 83Kgs de pressão pois quando entrei na sala não o vi no chão e pisei-o, altura em que olhei para baixo para ver que raio de substancia pegajosa os meus filhos teriam deixado no chão e lá encontrei o bicho!

Muitas vezes pensei que ele poderia não durar muito tempo no aquário mas isso sempre se deveu à dificuldade em arranjar comida que tinha antecipado que ele fosse ter. Era um peixe molengão, que planava sempre, tal hovercraft, pelas superfícies e nunca o vi nadar ou fazer um movimento mais rápido pelo que, de todos os peixes que tenho no aquário, este seria o ultimo que imaginasse saltar de lá para fora! E é assim que o ingrato me agradeceu a todos os esforços que fiz para lhe proporcionar comida fresquinha!

 

A novidade boa é que a minha mulher é da opinião que não há como um novo amor para esquecer um amor antigo e ao ver-me chateado com a morte do stellatus pela primeira vez decidiu fazer-me uma surpresa e ofereceu-me um habitante novo para o aquário (previamente a minha mulher resmungava sempre que eu dizia que ía a esta ou aquela loja por saber de antemão que isso representava dinheiro a voar carteira fora)!

O peixe é lindissimo e confesso que não o conhecia. Segundo a minha mulher o dono da loja disse que se chamava "discos mas com um u". Ainda não tive ocasião de tentar encontrar informação sobre ele mas segundo o que o dono da loja disse à minha mulher ele deverá comer tudo o que já alimento aos restantes.

A aclimatização foi a normal e nas primeiras horas andou um bocado tímido sempre escondido atrás das rochas mas hoje já o vi a passear pelo aquário embora ainda continue um pouco ofegante como se tivesse alguma dificuldade em respirar, espero que isto passe com o tempo. O relacionamento com os outros vivos do aquário está completamente pacifíca.

A "carinha" do novo habitante:

discus_1.jpg

 

E aqui já hoje a passear pelo aquário:

discus_2.jpg

 

E por hoje é só, abraços,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.