Horas de iluminação


Flouro

Recommended Posts

Boas, tenho um aqua 100x40x40 deve ter +- 140Lt..

 

Tenho 2x30W (por agora) e algumas plantas, a minha duvida é que nao como sei quantas horas devo ter as luzes ligadas.

 

Ja vi aqui por alguns users que usam as lâmpadas ligadas durante 8h-9h, 10h-12h... etc.. mas eu não sei como decidir o tempo para o meu aqua.

 

Sera que algume me pode ajudar? :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

maior parte julgo que use as 12 horas, julgo que as proprias plantas te diram quando apagares a luz, geralmente quando está na hora elas levantam as folhas para cima.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso conforme as plantas que tenho. Neste momento estou a usar 9 horas diárias de luz para um aquário plantado e 12 horas para ciclídeos africanos. Como vez, a fotossíntese varia para cada aquário/planta.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho umas plantas que estão a ficar com as folhas um pouco transparentes. penso que seja da luz,e agora vou deixar 12h para ver se resulta.

 

 

se nao, lá tenho que fazer um uprade para 3 lampadas.. 4200k +6500k+8000k

Editado por Flouro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso pode não ser falta de luz mas sim algum "suplemento" em falta, que fertilização fazes?

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso pode não ser falta de luz mas sim algum "suplemento" em falta, que fertilização fazes?

 

 

O aqua é recente, Uso Elos Bottom Mineral e Elos terra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tinha o meu aqua com 13 h (pra compensar a fraca iluminação) e como tinha (tenho ainda) prblmas com uma planta ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=110566 ), por sugestão do vitorhugof baixei pra 11h30 e tou agora com 11h00.

 

as plantas ñ s ressentiram e a cripto, apesar d ñ estar ainda bem, tem folhas novas k ñ estão encaracoladas e são mais largas e, plo menos por agora, com o caule mais curto.

 

admito k tenha sido da alteração da luz, ainda k tb tenha começado fertilizar diáriamente com Ferro(este fazia semanalmente) e Micros (ñ fazia).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais