200L de mbunas


Nuno Antunes

Recommended Posts

Finalmente decidi os bichitos que vou colocar no aqua.

 

Meto-os aqui apesar de ter respondido um bocado no outro tópico.

Só perguntava se em termos de compatibilidade a escolha está correcta...

 

2 Astatotilapias latisfasciata (Os ciclideos do lago vitória que já tenho)

+

1 trio Labidochromis Caeruleus

 

1 trio Pseudotropheus Saulosi (a cor das fêmeas é amarelada... poderá dar confusão com os caeruleus? )

 

1 trio Maylandia (Pseudotropheus) zebra "cobalt blue" ou "orange blotch" ou então Maylandia esthere "red/blue" (Acho que dão uma tonalidade diferente ao aqua)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 trio Pseudotropheus Saulosi (a cor das fêmeas é amarelada... poderá dar confusão com os caeruleus? )

 

 

Isso quase de certeza que vai dar confusão entre eles, como tu já pensaste.

 

Já pensaste nuns Pseudotropheus Elongatos? são relativamente pequenos, e de um azul lindíssimo.

 

Olha dois dos meus:

 

esta é uma das fêmeas, com a boca cheia de ovos:

Pic_1950_5.jpg

 

e este é o macho:

Pic_1950_6.jpg

 

 

Acredita, são lindíssimos...

Podem dar é granel com os Pseudotropheus Zebra que mencionas, mas foi a minha opinião... estou apaixonado por esse trio que tenho...

 

saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os zebras que refiro (a variedade orange blotch muito especialmente) são prateados com manchas laranja nos machos e são alaranjados nas fêmeas e por esse motivo é que acho que dão uma tonalidade diferente.

 

Dizes que podem dar granel por serem pseudotropheus ou pela cor?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Darius,

 

 

Seria mais por serem ambos Pseudotropheus, já que as cores são bem diferentes.

 

Eu só tenho um trio de Pseudotropheus no meu aquario, e eles têm um feitio bem aguerrido, mesmo contra peixes maiores que eles.

 

Mas posso sempre estar enganado.

 

Saudações...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não me parece que o macho saulosi "embirre" com as fêmeas caeruleus, visto as saulosi serem amarelo torrado e as caeruleus amarelas. O contrário também não deverá acontecer... :P

 

me163: De certeza que são elongatus? A fêmea não parece nada um elongatus...:oops:

 

Darius: a tua escolha inicial parece-me acertada, mas se calhar é melhor veres os peixes que "encontras" á venda e só depois proferires uma decisão. :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

me163: De certeza que são elongatus? A fêmea não parece nada um elongatus...icon_redface.gif

 

 

 

Bem, foram-me vendidos como tal numa loja de boa reputação... :oops:

 

 

E já vi fotos de Pseudotropheus Elongatus noutros sítios e parece-me o mesmo, mas, posso semrpe estar enganado...

 

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius: a tua escolha inicial parece-me acertada, mas se calhar é melhor veres os peixes que "encontras" á venda e só depois proferires uma decisão.  :roll:  

Pois eu sei... mas a escolha foi mesmo feita considerando os mais comuns à venda por cá.

De todos a unica duvida serão os saulosi que não sei se aparecem facilmente ou não.

 

Os caeruleus são muito frequentes nas lojas e os zebras também (mesmo o maylandia que nas lojas aparece muitas vezes como malawi azul)

Os saulosi é que ainda estou para ver mas já pedi à minha loja de confiança para ver se é possivel que mos arranjassem.

Agora é esperar :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens é de ter cuidado com os calhaus... se puderes cola-os uns aos outros com um pouco de silicone, senão pode-te acontecer o problema de as pedras rolarem e ainda te partem os vidros.

 

Asta.

 

Vi algures que os casais são retirados do aquário principal para outro à parte na altura da criação. Dizia-se também que, quando o casal fosse devolvido ao aquário principal, a decoração deste (disposição das pedras) devia ser alterada, de modo a não haver lutas. Estando as pedras coladas com silicone, não se torna complicado fazer essas mudanças no layout?

Outra coisa: pelo que percebi, os mbunas são mantidos em trios. Qual o motivo?

Já agora, alguém me pode indicar lojas na zona de Lisboa onde se encontrem ciclídeos africanos? Os que tenho visto são sempre de duas espécies... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Vi algures que os casais são retirados do aquário principal para outro à parte na altura da criação.
Sendo incubadores bucais, não há necessidade do casal ser retirado do aquário.... :?:?

O único peixe que pode/deve ser retirado do aquário é a fêmea, após ter os ovos na boca (de preferência para um aquário grande de modo a que não fique muito stressada).

Onde leste essa parvoíce?

 

Dizia-se também que, quando o casal fosse devolvido ao aquário principal, a decoração deste (disposição das pedras) devia ser alterada, de modo a não haver lutas.

Ahmm?

Esse site/livro está um pouco estranho...

Nada do que dizes deve ser feito...até pelo trabalho que implica! :) :D

 

Outra coisa: pelo que percebi, os mbunas são mantidos em trios. Qual o motivo?
O motivo é que, por serem incubadores bucais mono-parentais (só a fêmea guarda os ovos), o macho tem tendência a atacar a fêmea quando acaba a desova. Assim, ao teres 2 fêmeas o "mal é distribuido pelas aldeias" :P

Também se deve manter os peixes em trios para que as fêmeas possam alternar entre desovas, não havendo um desgaste muito grande para as fêmeas.

 

Já agora, alguém me pode indicar lojas na zona de Lisboa onde se encontrem ciclídeos africanos? Os que tenho visto são sempre de duas espécies...

 

Primeiro que tudo é proibido indicar lojas no fórum, teria de ser por MP. :lol:

Segundo...ciclideos africanos tens mais de mil espécies, e mais umas dezenas de populações de cada espécie...tens de indicar melhor o tipo de ciclideos que queres! :?:8)

Queres anões africanos, ciclideos da africa ocidental, tanganyikas, malawis ou vitórias?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Sendo incubadores bucais, não há necessidade do casal ser retirado do aquário.... :lol:  :?  

O único peixe que pode/deve ser retirado do aquário é a fêmea, após ter os ovos na boca (de preferência para um aquário grande de modo a que não fique muito stressada).

Onde leste essa parvoíce?

Não sei onde li... Se calhar não era o casal que devia ser retirado, mas apenas a fêmea...

A parte de alterar a decoração tenho a certeza de que era referida... também me pareceu uma trabalheira, além de que, se as pedras estivessem coladas, como tantas vezes é sugerido, seria muito complicado...

 

Primeiro que tudo é proibido indicar lojas no fórum, teria de ser por MP.  :D  

Segundo...ciclideos africanos tens mais de mil espécies, e mais umas dezenas de populações de cada espécie...tens de indicar melhor o tipo de ciclideos que queres!  :?:  8)  

Queres anões africanos, ciclideos da africa ocidental, tanganyikas, malawis ou vitórias?

 

Eu sei que não se pode referir nomes de lojas aqui. Como parto do princípio de que toda a gente conhece as regras, achei que se subentendia que era por PM. :)

Quanto ao tipo de ciclídeos africanos... referia-me ao geral... As lojas que tenho visto não costumam ter a não ser das duas espécies mais comuns, que são do malawi...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Quanto ao tipo de ciclídeos africanos... referia-me ao geral...
Dito dessa forma...todas as lojas de animais com peixes têem ciclideos africanos, quanto mais não seja kribensis e hemichromis... :?:8)

 

As lojas que tenho visto não costumam ter a não ser das duas espécies mais comuns, que são do malawi...

 

Tens de procurar melhor :) ...és de que zona do país?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho as minhas pedras coladas com silicone porque isso iria impedir alterações à decoração ou pelo menos tornar a mesma mais complicada. Além disso só ao fim de algum tempo é que se conseguem identificar zonas mortas de circulação de água que têm que ser corrigidas para evitar depósitos orgânicos.

 

A forma que encontrei para evitar deslizes de pedra foi usar pedras de base largas e sobre elas apoiar pedras relativamente lisas mas largas. E todas as pedras de base foram assentes sobre uma placa de esferovite no fundo e só depois colocada a areia.

Assim, mesmo que os mbunas escavem à volta das pedras não vão retirar a base de sustentação e como tal não há deslizes. E as pedras da primeira base são largas e pesadas o suficiente para não serem "perturbadas" por peixes com tendencias de decorador 8)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois pessoal tass :wink:

 

Epá confeço que não pesco nada de CA's.

 

Eu tenho Discus.

 

estive a ler os voços posts e fiquei com algum interece nisto dos CA's, e pelo que me pareceu não é preciso aquas muito grandes ou estarei enganado.

 

Enfim eu devido aos meus discus um dos problemas que tenho, relaciona-se com a comida congelada, e o ph a baixar muito derivado a isso.

Eu no que li aqui, talvez por todos voces já o saberem, já ser um dado adquirido, mas eu não vi nada sobre a manutenção a que os CA's obrigam. Em termos de águas o que é que acontece. E o que é que comem, eu tendo discus e tendo mistura de discus e larva vermelha congelados, isto seria uma boa alimentação para os CA's?

Gostaria que me esclarececem isso sff.

 

Em relação a hibridos, tambem não fazia ideia que os havia. Os CA's que eu já vi foi nas lojas e eram uns todos azuis e uns todos amarelos. Até os achei muito lindos mas na altura já tinha discus e não dá para os meter juntos. Mas já agora esses são os tais Hibridos?

 

Gostei muito da parte em que passado uns tempos aquilo é só peixinhos novos por todo o lado :shock:. Isso cria assim com tanta facilidade e sem grandes trabalhos da nossa parte?

 

Umas das cenas que me desatraia nos CA's era o não se poder ter plantas no aqua, que acho que dá logo outra vida ao aqua. Se bem que já começo a ver a beleza do aqua só com rochas e areia, principalmente se aquilo estiver cheio de peixinhos que nascheram lá :shock:

 

Bem portem-se [[]]'s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Wass,

Sobre a menutenção dos CAs, neste forum tens informação mais do que suficiente para te informares sobre esse assunto.

A manutenção dos CAs (africanos) nada tem a ver com a manutenção dos discus, muito menos a alimentação.

Faz umas pesquizas por malawi, tanganyika e afins, deves encontrar muita informação aqui no forum.

Se depois disso tiveres algumas dúvidas específicas...xuta :wink:

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wass Fica aki um pequeno resumo que fiz a relativamente pouco tempo sobre malawi´s mais especificamente sobre mbunas

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=11319

 

Ve o topico banana rock e se tiveres alguma duvida diz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baboon epá brigadão, ainda não tinha visto.

 

Achei muito fixe a esplicação que fizes-te banana rock

 

Epá começo a ficar com uma certa tusa para ter CA's. Ficou é logo lixado porque a minha mãe não me deixa ter mais aquas. A unica alternativa seria acabar com os peixes que tenho agora para meter esses e isso obviamente não posso nem quero fazer né banana rock

 

Mas epá tá muito fixe gostei muito bowdown

 

Vi muitas coisas que um amigo meu que estava a começar nos CA's fazia e fazia mal. Tal como as larvas vermelhas e o coração de boi, muito fraca filtragem, e sobrepovoamento e não tinha nada alcalino na água. Dai talvez um dia ter morrido tudo.

 

Brigadão ainda tenho de ver se não concigo mesmo convercer a minha mãe omg

 

Mas gostei muito

 

Obrigado omg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais