200L de mbunas


Nuno Antunes

Recommended Posts

Oi.

 

Já perguntei isto noutro forum que algum do pessoal daqui também frequenta por isso não levem a mal.

 

O meu aqua tá quase pronto :arrow:

Em relação à bicharada que lá vou por, quero colocar mbunas.

 

Para já tenho 2 ciclideos do lago vitória que irão migrar para esse aqua e queria adicionar até um máximo de 15 peixes sendo que cada um em adulto não queria que fosse maior que 15cm.

As condições serão as ideais para mbunas, com areão fino de rio e rocha com fartura e muitas algas para comerem.

Idealmente gostaria de colocar o máximo de peixes em simultâneo para evitar agressões.

 

Que mbunas é que poderia lá colocar, que tenham menos de 15cm em adultos, que possam viver em comunidade de malawis e que se encontrem à venda nas lojas com alguma facilidade (15 peixes é muito peixe)[/b]

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Quase todos os mbunas não passam dos 15cm....

É uma questão de procurares espécies compativeis, tanto a nivel de tamanho como a nível cromático para evitar conflitos.

 

O ideal seria colocares 4 espécies (trios) e "preencher" o restante com, por exemplo, um casal de peixes predadores (Nimbochromis venustus ou Dimidiochromis compressiceps) de modo a evitar sobrelotação por parte dos alevins. :?

Quando os peixes se começarem a reproduzir vais ter alevins por todo o lado! :D

Outra hipotese é colocares as 4 espécies de mbunas e uns synodontis (njassae é do mesmo lago, mas safas-te com multipunctatus ou petricola), que sempre ajudam na limpeza. :lol:

 

Quanto a espécies, podes optar por mbunas mais pequenos (embora muito agressivos :arrow: ) e fáceis de encontrar como Pseudotropheus saulosi, Pseudo. demasoni, Tropheops, Labidochromis.... :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás' date='

 

O ideal seria colocares 4 espécies (trios) e "preencher" o restante com, por exemplo, um casal de peixes predadores (Nimbochromis venustus ou Dimidiochromis compressiceps) de modo a evitar sobrelotação por parte dos alevins. :arrow:

 

COmo a opiniao é sobre mbunas e os acima nao o sao eu num aquario de 300 L tenho neste momento:

-suposto casal De labidrocromis Hongi

-casal de Pseudotropheus Flavus

-maylandia lombardoi

-maylandia Estherae

-Casal de demasoni´s

-casal de Melanocromis Johanni

 

Acho que 15 peixes para 200 litros é bastante mesmo com uma filtragem potente pela questao da territorialidade.Deves optar nao por Mbunas normais já que atingem 12 Cm mto deles (e em cativeiro ate crescem um pouco mais) mas sim por Mbunas anões para poderes colocar peixes a mais. A ideia de os meteres todos ao mm tempo nao é a melhor.. convem colocares sempre primeiro as especies menos agressivas e so passado algum tempo as especies mais agressivas.

 

As Espécies que te Aconselho são

-1 macho e x Femeas Demasoni http://home.fuse.net/fishfarmer/demasoni.jpg

 

-1 macho e x femeas Flavus

http://home.fuse.net/fishfarmer/PseudoFlav...avusmale435.jpg

 

-1 macho e x femeas Pseudotropheus Zebra anoes de cabeça vermelha

Sao raros mas eu sei de uma loja aki em lisboa que os tem sao lindos :? manda pm se kiseres.

 

-1 macho e x femeas de Caerulus ou saulosi´s (nao sao anoes mas tb nao sao mto territoriais e nao crescem assim tanto)

 

QQ uma destas especies ja as vi a venda em 2 ou 3 lojas, mas de qq maneira trata-se sempre de um gosto pessoal.Nao exageres mto na populaçao de Mbunas pois como sabes sao mto territoriais e agressivos e nao caias no erro de comprar mais de um macho por especie pois o mais certo num aquario de 200 litros é mal atinjam o tamanho adulto o macho dominante matar o outro. Eu tinha um de 200 litros e tive que ir pra um maior. Ah e atençao a filtraçao, para 200 litros tenta pelo menos ter um volume de filtragem na ordem dos 2000 e tal litros/H

 

Se kiseres ter outros mbunas que atinjam tamanho normal tenho aki 1 pseudotropheus Red Zebra e 1 Maylandia Lombardoi para vender ou trocar.

Se precisares de ideias ou ajuda adiciona-me no msn(ta no perfil) ou manda PM :lol:

COmo ha pouco pessoal com malawi´s aki no forum :lol: ou pelo menos nao se manifestam mto :D é sempre bemvindo pessoal pra troca de ideias

 

eSPERO ter ajudado

ABraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

COmo a opiniao é sobre mbunas e os acima nao o sao eu num aquario de 300 L tenho neste momento
Eu sei que não são mbunas, por isso escrevi que seriam um "acrescento" a um aquário de mbunas (tal como os synodontis).

Não havendo mbunas predadores á venda em portugal, creio que uma boa solução para eliminar alevins a "mais" aquando do seu aparecimento serão alguns non-mbunas/haps predadores.

 

-1 macho e x femeas Pseudotropheus Zebra anoes de cabeça vermelha

Que espécie é esta? :shock:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que 15 peixes para 200 litros é bastante mesmo com uma filtragem potente pela questao da territorialidade.
Era mesmo pela questão da territorialidade que estava a pensar colocar peixes a mais.

Tendo mais "alvos" torna-se mais complicado que estableçam territórios grandes e se tornem hiperdominantes com as consequencias negativas que essa situação acarreta.

 

A ideia de os meteres todos ao mm tempo nao é a melhor.. convem colocares sempre primeiro as especies menos agressivas e so passado algum tempo as especies mais agressivas.

Eu sei disso... mas tinha a ideia que os mbunas tirando um ou outro são todos igualmente agressivos. Colocar todos ao mesmo tempo seria no sentido de não formarem territórios e tornarem a colocação de peixes posteriormente mais complicada.

 

De resto já andei a ver umas coisas sobre eles e sei que se deve evitar ter 2 machos e idealmente devemos ter um rácio de 2 fêmeas para 1 macho e é isso que vou tentar conseguir.

Estou a pensar em ter bastante rocha (o aqua tem 45cm de largura exactamente por isso) para eles terem bastantes lugares para se esconderem.

 

Em relação ao numero de peixes o que propões?

Os ciclideos do lago vitória que vou colocar junto dos mbunas atingem 15cm. (vou mudá-los porque estão num aqua de 60cm que já é pequeno para eles)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Darius,

Força com os malawi...são peixes muito bonitos e muito activos. Podes estar umas horas a observá-los que não te vais cansar. :shock: são uma caixa de surpresas.

De entre muitos pontos importantes a teres em conta, vou referir alguns que deverão ser tidos em consideração principalmente no começo, que é o teu caso...

1º independentemente das espécies que escolhas tenta sempre não colocar machos ou fêmeas identicas a outras espécies. Com isto consegues diminuir ou mesmo inibir futuras hibridações como também diminuir a agressividade entre os habitantes.

2º garanto-te que colocares num aquário de 200 lts 15 m'bunas é um desafio muito sério...mas consegue-se com o tempo e alguma experiência.

3º tu referes que gostavas de colocar todos ou quase todos os peixes de uma só vez...não faças isso. Vai colocando uma ou no máximo duas espécies de cada vez e de preferência uns 5 ou 6 peixes de cada espécie. Mesmo que os primeiros já estejam no seu estado adulto quando colocas os novos habitantes, nºao deverás ter problemas de agressões por parte dos que já lá estão. Pelo menos eu nunca tive.

Ao longo do tempo vais vendo como se comportam os peixes e como se vai equilibrando o pequeno ecossistema.

4º praticamente todos os m'bunas nunca ultrapassam os 15 cm, o mais certo é ficarem pelos 8 a 10 cm, e para os maiores 12cm, desde que alimentados corretamente. Se assim não for vais ter m'bunas do tipo americano alimentado a cola e hamburguer :D

5º a colocação de predadores, como refere o Diesel, não concordo com essa medida, já que em primeiro lugar vão destabilizar o aquário e por outro lado comem os alevins, o que também não acho correcto, já que os m'bunas desde que sejam espécies puras têm sempre o seu valor comercial e é muito gratificante vê-los crescer, o que não precisa de ser necessáriamente no aquário comunitário.

6º quero felicitar-te pela tua escolha e que tenhas muita calma e paciência na escolha das espécies que vais colocar e não o fazeres sem saberes muito bem o que estás a comprar e se é ou não compatível com outras espécies que já tenhas ou estás a pensar adquirir. No mercado o que não faltam são "P. zebras azuis" "P.zebras red" e por aí fora....ou seja os chamados P. sp. hibridae. Pelo menos por mim falo, é muito chato passado algum tempo sabermos que temos espécies no nosso aquário que nunca foram vistas no seu meio natural.

 

Como já estou a ser muito chato...fico por aqui :roll:

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citação:

-1 macho e x femeas Pseudotropheus Zebra anoes de cabeça vermelha

 

Que espécie é esta?

 

Cumps,

Nuno Reis

 

 

a especie que me refiro sao pseudotropheus red top ndumbi

http://www.malawi.cichlids.ru/images/arts/...5/art035-03.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

 

1º independentemente das espécies que escolhas tenta sempre não colocar machos ou fêmeas identicas a outras espécies. Com isto consegues diminuir ou mesmo inibir futuras hibridações como também diminuir a agressividade entre os habitantes
É uma questão de procurares espécies compativeis, tanto a nivel de tamanho como a nível cromático para evitar conflitos.  

Esta é a medida mais importante quando se adquirem mbunas ou a maioria de ciclideos incubadores bucais:

1- Evita conflitos entre espécies/populações próximas, pois os machos reconhecem as fêmeas pela cor. Se por acaso tens 2 machos ou 2 fêmeas (de espécies diferentes) mas com padrões cromáticos muito parecidos vai haver "molho" :lol: !!

Escolher peixes muito idênticos para compôr um aquário torna o "quadro" mais bonito (na minha opinião), mas é completamente desaconselhado pelos motivos que referi antes. :cry:

2- Evita hibridizações (ou hibridações), pois se tiveres 2 femeas de espécies distintas mas com a mesma cor ou padrão (ambas azuis, amarelas, com riscas pretas...) o macho da espécie maior cujas fêmea tenham estas cores vai acasalar com ambas (as da mesma espécie e as outras) :wink::P:evil::evil:

 

5º a colocação de predadores, como refere o Diesel, não concordo com essa medida, já que em primeiro lugar vão destabilizar o aquário e por outro lado comem os alevins
Não havendo mbunas predadores á venda em portugal, creio que uma boa solução para eliminar alevins a "mais" aquando do seu aparecimento

Por vezes, e isto era o que se passava no meu aquário, não conseguia retirar as fêmeas do aquário sem destabilizar os territorios já formados. Assim, muitas das vezes, deixava a fêmea largar os alevins no aquário principal (tinha muitos esconderijos e portanto não sofria stress desnecessário). O que acontecia era que já tinha o aquário pejado de caeruleus, auratus, saulosi's...todos com menos de 1cm, o que era absolutamente desnecessário a longo prazo.

A introdução de predadores (aquando do aparecimento de alevins a "mais") evita algumas dores de cabeça...isto na minha opinião :oops:

É claro que a alimentação dos mesmos se torna complicada, por isso dei também a hipotese de se colocares synodontis (uma ideia menos "maluca" :wink: ).

 

 

 

Era mesmo pela questão da territorialidade que estava a pensar colocar peixes a mais.
Colocar peixes a mais evita muitos conflitos, desde que acompanhado por uma escolha minuciosa das espécies a colocar, sabendo se são compativeis em termos de tamanho e coloração. Se te lembras de encher o aquário com os primeiros trios que vires á venda, sem saber se são compativeis, é o primeiro passo para desmontares o aquário ao fim de 1 ano...quando verificares que tens mais hibridos do que espécies puras. 8)

 

Em relação ao numero de peixes o que propões?

4 espécies, tudo trios (1 macho e 2 fêmeas).

Mais tarde, e se vires que tens problemas de restos de comida - synodontis -, se tiveres alevins "chatos" e espaço disponível- predador - .

Outra boa aquisição poderá ser um comedor de algas chinês se tiveres problemas de algas, ou outro, visto os mbunas não chegarem ás algas "todas". :wink:

 

paciência na escolha das espécies que vais colocar e não o fazeres sem saberes muito bem o que estás a comprar e se é ou não compatível com outras espécies que já tenhas ou estás a pensar adquirir.

:D :D

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É exactamente por causa dos hibridos e das compatibilidades que perguntei por aqui.

 

Os conhecimentos que tenho sobre os mbunas vêm de ler alguns sites relativos a ciclideos mas nada substitui o conselho de alguém que mantem os bichos e que já enfrentou alguns problemas. Além disso a maioria dos sites tem os mbunas mais comuns mas alguns deles são dificeis de encontrar em Portugal.

A minha ideia é tentar compilar uma lista de 4 ou 5 espécies compativeis e que existam normalmente nas lojas e daí escolher um conjunto de exemplares.

 

Para já tenho que evitar espécies de cor prateada/dourada com listas negras pois essa é a cor dos ciclideos do lago vitória que irão cohabitar com os mbunas.

 

E agradeço desde já ao pessoal que tem participado e dado dicas, pois de mbunas só sei mesmo teoria :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha as especies que que te referi acho que seriam uma boa escolha pois possuem cores mto diferentes o que diminui a agressividade entre especies:

-demasoni- azul mto carregado e branco

-flavus - preto e amarelo

-ndumbi- vermelho e azul cobalto

 

e sao todos ciclidios anoes o que significa que tens mais espaço no aquario

Podes tb por outras familias de peixes como labeotropheus(ex. do trewasae) ou labiocromis( HOngi ou caerulus) ou maylandias (estherae ou lombardoi) ou melanocromis (so mm os johanni o resto é demasiado

agressivo)

 

Evita é pores peixes do mm genero e de cores mto parecidas pois ai sim vais ter problemas de agressividade e hibridação :wink:

 

Mtas das especies que te falei tenho-as juntas sem qualquer problema de agressividade :evil:

 

 

Diesel sem kerer ser indelicado acho que essa ideia dos predadores nao tem grande cabimento.... se ele tiver criaçao deixa-os andar a vontade ate eles terem uns poucos cm´s tira-os do aquario e vende ou dá, nao tem grande dificuldade ate pq ha mbunas que tem um valor comercial bastante consideravel.

 

alguma pergunta que tenhas tas a vontade :P

 

Abraço Gil Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Diesel sem kerer ser indelicado acho que essa ideia dos predadores nao tem grande cabimento.... se ele tiver criaçao deixa-os andar a vontade ate eles terem uns poucos cm´s tira-os do aquario

Pois, se calhar é um pouco maluca! :wink::wink:

Como tinha centenas de alevins (alguns membros do fórum chegaram a ir a minha casa buscar alguns), e não tinha paciência para desmontar o aquário, sempre me pareceu uma boa ideia adquirir predadores. Provavelmente se o tivesse feito ainda hoje manteria mbunas... :oops:

 

Se quiserem dar uma vista de olhos ao meu (inacabado e neste momento sem fotos :P:evil::evil: ) site:

 

http://diesel_car.tripod.com/mbunas

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gil:

Os flavus acho que estão de fora pois são muito parecidos com os do lago vitória que tenho agora.

Os meus têm um tom de corpo mais claro mas de resto as listas são muito parecidas.

Aqui está a foto de um macho:

http://www.africancichlids.net/Victoria/As...ata/gallery.htm . Os meus não têm a barriga vermelha por isso podes reparar que são muito parecidos com os flavus em termos de cores, forma e cor das riscas.

 

Mas obrigado pelas restantes dicas. Gostei bastante dos demasoni, em adultos são bem bonitos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Os flavus pouco têem a ver com os haplochromideos (neste caso Astatotilapia), pelo simples facto de pertencerem ao grupo dos Pseudotropheus elongatus - Pseudotropheus com corpo comprido.

 

Aliás, antigamente o nome dos flavus era Ps. elongatus sp. "dinghani" e pensava-se ser apenas uma população de elongatus.

 

Também as cores são bastante diferentes...

 

Para abrir o apetite, fotos do meu antigo casal :oops: :

 

Macho:

http://galerias.escritacomluz.com/dbcm/album22/abj

 

Fêmea com ovos na boquita:

http://galerias.escritacomluz.com/dbcm/album22/ack

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois concordo com o diesel :)

pq é assim sendo do lago vitoria e de uma familia completamente diferente nao vais ter problemas de hibridaçao, qto a agressividade os flavus pela experiencia que tou a ter com eles sao mto pouco agressivos e a especie que tens do lago vitoria tb nao tem mto de agressivo :) agora claro é uma questao de gosto pessoal teu :)

 

DIesel ja nao tens mbunas?:) se tivesses ainda poderia estar interessado em te comprar alguns ou levar emprestado LOL ;)

Btw a pagina ta nice em informaçao pra pessoal que tá a começar as fotos é que pelo menos pra mim nao abrem :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para abrir o apetite, fotos do meu antigo casal  :

 

Diesel, os teus flavus eram muito bonitos. Eu não gosto particularmente do grupo P. elongatus, excepto os elongatus mpanga, mas neste caso "dou a mão à palmatória", lindos de verdade. :oops:

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Flavus ja nao sao considerados Elongatus Sp. :oops: mas de facto existem especies de elongatus lindas... pena a variedade aki em portugal desta sub especie nao ser mta

 

Aki fica um link com algumas das especies que existem de elongatus:

http://www.akvariumas.lt/galerija/pseudotr...tus/index.shtml

 

O flavus está lá mas mal classificado :)

 

Darius visita essa pagina tens ali mtas variedades de ciclidios pode ser que algumas das que vejas lá nos aki no forum tenhamos conhecimento de onde sao vendidas (:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Darius... Mbunas? Estou ctg. :oops: Agora tens de fazer escolhas. Tens mt por onde escolher. Se tens problemas com a territorialidade que tal mudares de Mbunas para Peacocks (Aulunocaras).

 

Asta, boas escolhas!!!

------Licínio Ferreira------

 

WWW.CMCA.CJB.NET

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me preocupa a territorialidade dos mbunas pois o aqua foi construido a pensar nisso.

 

E entre mbunas e peacocks prefiro os mbunas pois com esses já sei com o que conto.

Além disso todo o layout está pensado para mbunas.

 

Vou meter rocha, 40Kg de areia de rio e iluminação para gerar algas :oops:

Apenas me preocupa que eles persigam e matem os outros ciclideos pois já os tenho há algum tempo e gosto deles (senão não os mudava do aqua de 60cm por achar que estão "apertados")

 

talvez meta não os 15 previstos inicialmente mas apenas 9 (3 trios, 3 espécies) , tanto por motivos financeiros (a uma média de 5€ por peixe fica bem caro) como por motivos de espaço, procriação e filtragem.

 

Agora é só mesmo escolher as espécies a colocar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens é de ter cuidado com os calhaus... se puderes cola-os uns aos outros com um pouco de silicone, senão pode-te acontecer o problema de as pedras rolarem e ainda te partem os vidros.

 

Asta.

------Licínio Ferreira------

 

WWW.CMCA.CJB.NET

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius isso parece-me areia a mais lol :oops:

 

Qto aos vitoria coloca-os primeiro no aquario... vai metendo peixes ao pouco e mete primeiro os menos agressivo

Qto aos preços ha uns bem acima dos 5 euros... demasoni´s custam normalmente 15 euros, os pseudot. red ndumbi 12 euros, flavus 9 euros etc etc :)

a 5 euros so mm as especies mais comuns! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius isso parece-me areia a mais lol :?

também concordo...

Qto aos preços ha uns bem acima dos 5 euros... demasoni´s custam normalmente 15 euros, os pseudot. red ndumbi 12 euros, flavus 9 euros etc etc :(

a 5 euros so mm as especies mais comuns! :)

realmente a 5€ não devem ser espécies nem de qualidade nem espécies importadas...a média dos m'bunas no mercado andam à volta dos 10€ re mais. Talvez consigas esses preços em particulares.

Tem muito cuidado com o que te vendem...porque ainda compras gato por lebre :D

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 KG areia a mais?

 

Bom agora que falam nisso e considerando que vai haver muita rocha às tantas até pode ser.

Mas o aqua não tem 40 mas sim 45 cm de largura e daí já resultam algumas diferenças.

 

Estou a pensar fazer uma "cama" inicial com aí 1cm e colocar as rochas.

Depois queria colocar uns 2 a 3 dedos de altura de areia para os bichos poderem escavar à vontade.

 

Agora os preços... :?

Bem carotes os meninos... até agora o peixe mais caro que comprei foi um peckoltia vitata que me custou 10€.

De resto vejo normalmente os zebras na casa dos 7,5€.

 

João um esclarecimento, falavas em hibridos...

Na loja onde compro o meu material têm 3 tipos de mbunas:

-Pseudotropheus zebra

-Malawi blue.

-Malawi yellow.

 

Ainda não perguntei ao dono os nomes cientificos dos malawi (eu estava lá quando eles chegaram) mas achas que algum deles poderá ser hibrido?

Que espécies de mbuna aparecem hibridizadas nas lojas normalmente? Sabes?

 

O malawi blue aparece no fishbase como podendo ser um Labeotropheus fuelleborni ou um Maylandia zebra, embora este ultimo seja identico ao peixe que vi.

O malawi yellow penso que possam ser Labidochromis caeruleus mas não tenho a certeza.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Darius, realmente esses nomes não fazem parte do bocabulário de uma loja com o minimo de qualidade...

 

- relativamente ao pseudotropheus zebra, tanto podem ser hibridos como serem uma outra qualquer espécie de "zebras" que nunca ou quase nunca conseguirás saber que espécie são. É que depois o problema que se coloca mais tarde, e imagina que ficas só com machos ou só com fêmea, como vais fazer para arranjar outros que não sejam dessa mesma espécie que desconheces completamente?????

- relativamente aos malawi blue, aqui estamos um pouco pior...os anteriores pelo menos sabemos que são "zebras", nestes só sabemos que pertencem ao malawi e que são azuis, mas sabendo que cerca de 80% das espécies do malawi são azuis...como é que se vai fazer???

- relativamente aos malawi yellow, em princípio deverão ser os Labidochromis caeroleus, no entanto isso só confirmado visualmente. Mesmo sabendo que são os caeruleus, eu não comprava já que os espécimes que se encontram na maior parte das lojas já não são de boa qualide....já são uns F62352626, sei lá...já são filhos dos filhos dos filhos...são peixes que é muito dificil ter sucesso com eles.

Como eu digo, por esses preços nunca irás comprar peixes de confiança. Existem tantos colegas aqui no forum que têm espécies de confiança e com alguma qualidade que são sempre uma boa solução para poupar algum. :?

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois ou compras em lojas que importam peixes como deve ser ou criadores particulares... aki na zona de lisboa ha 2 ou 3 lojas que apresentam ca´s com bastante qualidade.. a maioria nem por isso..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... até na aquariofilia Portugal é Lisboa e o resto é paisagem :?

 

Por aqui em Coimbra apenas uma loja me merece confiança. Infelizmente essa loja tem pouco em CA's (não se vendem) mas pelo que sei usa o mesmo fornecedor que a maioria das lojas em todo o país.

 

No entanto, sei que os peixes que eles recebem vêm sempre bem acondicionados e são devidamente quarentenados antes de serem vendidos.

Como digo já assisti a chegadas de peixe e gostei do que vi, em termos de cuidados com os bichos.

 

Agora se é a geração 1000 ou 1000000 isso já não faço a mais pálida ideia.

Ir a Lisboa buscar peixes não me parece uma boa ideia. Sujeitar os bichos a uma viagem de 2 ou 3h, debaixo de calor não me parece que seja uma boa opção, isto para já não falar nos custos suplementares em combustivel e portagens.

 

Em relação aos nomes também estranhei até porque é das poucas lojas que tem o nome cientifico das espécies, mas como o dono está de férias não posso confirmar com ele de que especie se trata mesmo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais