Tartarugas, companheiras para resto da vida


Recommended Posts

Ora viva pessoal, este é o meu primeiro post. Queria começar por dizer que admiro todos aqueles que se dão ao trabalho de recriar e manter estes aquários, muitos deles verdadeiras obras de arte.

 

Eu gosto muito de animais e plantas, mas como o tempo e os recursos são escassos, deixo-me ficar por três tartarugas. Nunca eu pensei que dessem tanto trabalho.

 

Ofereci duas a minha irmã pelos anos, e duas a minha mulher que tinha ficado com inveja. Claro, escusado será dizer que se voltou tudo contra mim. A minha mulher adora brincar e falar com elas mas que tem que limpar a porcaria, tratar do aquário, da agua, da comida, comprar filtros, luzes, rampas, SOU EU. :D Para além de que uma das que ofereci a minha irmã bateu a bota, e ela "gentilmente" devolveu-me a sobrevivente.

 

Tenho três tartarugas do Mississipi, duas delas Corcundas do Mississipi.

 

Este post é para todos aqueles que estão a pensar em comprar uma tartaruga ou a quem já lhes foi oferecida uma e não tem noção do que lhes espera.

 

Para começar, as tartarugas são animais muito engraçados, com carácter próprio, muito boas companhias, MAS;

 

Vivem muito tempo; cerca de 60 anos se forem bem acolhidas e tratadas animal para o resto da vida. Sejam conscientes, não as tratem mal nem as tenham se for só uma "moda".

 

Dão algum trabalho;

- dar comida regularmente (todos os dias enquanto jovens, de dois em dois dias após os 3 anos de idade). Por agora compro-lhes "salada de mariscos" que há em sacos nos congelados do jumbo (lulas, delicias, peixe, mechilhões, etc.), alface e outros legumes. Por vezes dou-lhes granulado, sobretudo quando ainda eram muito pequenas. Também lhes dou camarões secos mas é mais para goludice.

- mudar a agua regularmente, todos os dias se não houver filtro, uma a duas vezes por semana se o filtro for pequeno, um terço da agua de mais ou menos a cada duas semanas se for aquário grande com um bom filtro (neste momento tenho um aquário para 300 Litros de agua com um filtro de 250L EHEIM 2213).

- tratar a agua com produtos anti cloro, anti metais (existentes na agua da torneira), cálcio para as carapaças, liquido para que a agua dure mais tempo, e liquido que dissolva as matérias fecais (as tartarugas fazem REALMENTE MUITO cócó).

- limpar o filtro regularmente, todos os dias se dor um pequeno, a cada duas semanas se for um bom filtro externo.

- limpar a porcaria que se deposita no fundo (todos os dias com uma rede) e o areão (semanalmente com aspirador). Toca a acarretar com baldes de agua.

- Falar com elas e mima-las todos os dias, são animais e também merecem carinho.

 

Têm alguns custos;(Quanto eu gastei no primeiro ano).

- muitos litros de agua... (ver tamanho dos aquários nas fotos.

- primeiros aquários e rampas +- 80€ (ao principio uma pessoa nunca quer gastar muito a compra o mais barato e o mais pequeno... aquilo cresce).

- primeiros filtros e aquecedores +-60€ (ninguém pensa que uma "alcagoita" daquelas virá a necessitar de um filtro de 200€).

- comidas, +- 40€ (aquilo come de tudo, até já lhes dei um resto de bacalhau-a-braz... (adoraram mas desaconselho, tive que trocar a agua passado umas horas, ficou porca e cheia de gordura).

- liquidos protectores e acondicionadores +- 60€ (depende dos liquidos, uns duram mais que outros, vendem-se nas grandes superfícies).

- calcio +- 30€

- Aquario 360 L com movel 220€ (algo para durar e para elas nadarem a vontade)

- Filtro externo EHEIM 2213 +-80€, (foi dos mais baratos, variam muito de preço, em media andam nos 200€ já com varios tipos de filtragens) Foi a melhor compra que fiz, quase nao perco tempo a limpar nem a trocar agua e demora 10min a cada duas semanas na banheira para limpar.

- Areão, saca de 25kg +- 10€.

- Redes esponjas e limpa vidros +- 20€

- Lampada de aquecimento de de UVs +- 45€ (as tartarugas precisam de apanhar sol para absorverem calcio e vitaminas para nao ficarem deformadas ou apanharem doenças. O problema que tinha ao principio com a luz directa do sol era que a agua ficava verde, tive que tapar os vidros com papeis de fundo (ver fotos). Para além de que muitos têm o aquario no interior da casa).

- economizadores de energia +-7€ (ligados as tomadas, ligam as luzes a determinadas horas programadas).

- Aspirador eléctrico com bomba e cascata que filtra a areia repõe a agua no aquário +- 40€ (existem os sifões manuais a 3€ mas sinceramente, no que diz respeito a tartarugas, não servem para nada, agua muito suja, gastam muita agua, aspiram pouco e molham tudo a volta do aquário).

 

Portanto, fazendo as contas por alto e sem contar com o consumo da agua, gastei perto de 685€ no primeiro ano. Claro que uma vês o aquário, o filtro e os restos dos assessórios comprados, a despesa anual desce consideravelmente. +- 130€ anuais (sem contar com algum efeito, assessório ou brinquedo para o aquário).

 

 

As malandras com alguns meses

gallery_28459_917_2705.jpg

gallery_28459_917_26344.jpg

gallery_28459_917_2342.jpg

 

O meu segundo aquario, o primeiro tinha sido um de 30€ numa loja de animais... tornam-se rapidamente pequenos.

gallery_28459_917_37261.jpg

gallery_28459_917_28240.jpg

 

A grande compra, um aquario a sério com filtro a sério.

gallery_28459_917_23966.jpg

 

Com aquecimento, calorzinho tão bom... passam horas nisto

gallery_28459_917_30126.jpg

 

Nadar a vontade, exercício físico fazem-lhes bem.

gallery_28459_917_2166.jpg

gallery_28459_917_26029.jpg

gallery_28459_917_8130.jpg

 

Apanham luz do dia

gallery_28459_917_35920.jpg

 

 

Com luzes UV

gallery_28459_917_33792.jpg

 

Com termostato e termómetro, a temperatura sempre entre os 20 e os 30º, por vezes no inverno é preciso deitar baldes de agua quente.

gallery_28459_917_26911.jpg

 

Vivem felizes, gordas e anafadas....

gallery_28459_917_4246.jpg

 

 

Espero que gostem e que sirva de orientação para os novatos,

 

 

Atentamente,

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

excelente topico :P muito descritivo daquilo pelo que os donos destes fantasticos bichos passam!e se fossemos a falar das lojas de animais e as suas opinioes acerdad delas....numa loja ja me disseram que elas eram anfibios :scpsmile: enfim...actualmente tennho duas trachemys troosti e uma corcunda do missipi e mais uns peixes numa caixa de arrumação de 80x40x30 cm...mas sedi k daki a uns tempos tenho k investir numa cois a serio...

abraços

Nunca abandonem animais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

uma boa descrição dos gastos que se pode ter com tartarugas, mas isto so aconteçe quando as pessoas compram as coisas sem conhecer minimamente os animais que vao comprar e os lojistas tambem nao ajudam. eu quando comprei as minhas tartarugas ja tinha um lago montado e tudo pensado para gastar o minimo e posso dizer que é coisa que por 100€ ficou pronto um lago uma bomba para o filtro e um bidao para fazer o filtro e temos o dinheiro gasto. sendo que so tenho os extras em comida e agua que tem de ser mudada ou acrescentada de tempos a tempos. mas nao tens culpa, culpa tem os lojistas que vendem os animais e nao avisam o tamanho que eles vao ter e os cuidados que precisam, levando as pessoas a gastar o dobro ou o triplo do que precisavam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...esqueceste de dizer que tb comem plantas flutuantes que eu te dou às carradas....e que andas a ver se elas apanham uma...c-a-g-a-n-e-i-r-a!!

 

 

PS: Não acredito que falaste no bacalhau à brás :puppydogeyes::2gunfire::2gunfire:

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É sempre bom ver entusiastas do hobbie e pessoas preocupadas com os seus animais.

 

Gostaria de saber mais informaçoes acerca da tua parte seca que achei muito interessante. Pedia-te, se possivel, uma explicaçao de como a fizeste e fotografias mais detalhadas. Á ja algum tempo que ando a magicar uma forma de fazer uma basking zone com terra/areia e sinceramente agradou-me muito o que vi... :girlhitboy:

 

Apontaria umas pequenas correcçoes na alimentaçao (como a alface e obviamente o bacalhau á bras...).

 

Deixo tambem o convite a dares um salto ao forum da minha assinatura, onde poderas encontrar muitos entusiastas do hobbie e excelente informaçao acerca do tema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É sempre bom ver entusiastas do hobbie e pessoas preocupadas com os seus animais.

 

Gostaria de saber mais informaçoes acerca da tua parte seca que achei muito interessante. Pedia-te, se possivel, uma explicaçao de como a fizeste e fotografias mais detalhadas. Á ja algum tempo que ando a magicar uma forma de fazer uma basking zone com terra/areia e sinceramente agradou-me muito o que vi... :roflroll2:

 

Apontaria umas pequenas correcçoes na alimentaçao (como a alface e obviamente o bacalhau á bras...).

 

Deixo tambem o convite a dares um salto ao forum da minha assinatura, onde poderas encontrar muitos entusiastas do hobbie e excelente informaçao acerca do tema.

 

Bons dias Norby

 

Em ralação a zona seca é muito simples... anteriormente quando tinha um aquário baixinho, tinha comprado uma rampa de plástico que acaba numa espécie de forma em meia lua a imitar uma parede de pedras. Como este aquário é mais fundo, comprei dois tijolos no AKI, um vidro de 15x35 e coloquei a rampa em cima encostada ao canto e enchi a parte interior com areia... Tapei o resto do vidro com areia para elas não andarem sempre a cabeçada.

 

Em relação a alimentação... LOL... não te preocupes com o bacalhau a braz... adoraram.... elas comem de tudo, convem lhes dar "verdes", alface é o que vem quase sempre a mão, espinafres, plantas aquáticas (pois é, bem queria enfeitar aquilo mas mamam as plantas todas em dois dias....) e por vezes carne. Quando crescerem mais um pouco convem começar a dar peixes inteiros (exactamente, INTEIROS, espinha e tudo, são uma muito boa fonte de cálcio).

 

Outra coisa que me esqueci de comentar, a areia branca é muito bonita..... ao principio, passado tres semanas começa a ficar castanha, portanto mais vale ter só areão medio ou fino que é bastante mais fácil de limpar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

uma boa descrição dos gastos que se pode ter com tartarugas, mas isto so aconteçe quando as pessoas compram as coisas sem conhecer minimamente os animais que vao comprar e os lojistas tambem nao ajudam. eu quando comprei as minhas tartarugas ja tinha um lago montado e tudo pensado para gastar o minimo e posso dizer que é coisa que por 100€ ficou pronto um lago uma bomba para o filtro e um bidao para fazer o filtro e temos o dinheiro gasto. sendo que so tenho os extras em comida e agua que tem de ser mudada ou acrescentada de tempos a tempos. mas nao tens culpa, culpa tem os lojistas que vendem os animais e nao avisam o tamanho que eles vao ter e os cuidados que precisam, levando as pessoas a gastar o dobro ou o triplo do que precisavam.

 

Bons dias

 

Por acaso tenho curiosidade de ver o teu tanque de 100€, não podes mandar uma foto? Filtros grandes por menos de 80€, com certeza só em segunda mão.

Eu também gostava de ter um lago tipo isto

gallery_28459_925_42098.jpg

Mas como vivo num apartamento que nem é muito grande, tenho que encontrar coisas já semi feitas e pensadas, que não sujem muito e que fiquei bem. Em relação aos vendedores, eles querem é vender, por outro lado, nem mesmo eles muitas vezes tem noção do que é ter uma tartaruga com mais de alguns meses, só as vêm pequenas que é quando sujam menos.

 

 

Atentamente,

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

 

Mandei pm com uma carrada de perguntas e pedido de informaçoes, acerca da parte seca que nao vale a pena estar aqui a chatear a rapaziada com elas... As quais agradeço a tua melhor atençao e as dicas que poderes dar. :animal_fish:

 

Deixo um pequeno apontamento em relaçao á alimentaçao, que como te disse em pm espero que nao me leves a mal, para que a ideia aqui transmitida seja o mais correcta possivel...

 

As tartarugas sao animais omnivoros sim (mais carnivoras em juvenis e tendencialmente mais vegetarianas em adultas), mas nao é correcto dar-lhes bacalhau á brás porque nao estao geneticamente preparadas para esse tipo de alimentos e esse tipo de alimentaçao pode vir a trazer problemas para a sua saude. Tambem nao é aconselhavel oferecer alguns tipos de alface porque esta lhesprovoca diarreia. Peixes podem ser oferecidos, de preferencia de agua doce, mas recomendo especial atençao e cuidado com as espinhas...

 

Pessoalmente recomendo o alimentaçao o mais rica e variada possivel de prefrenecia com alimentos que sejam uma aproximaçao aos que encontraria na natureza . A alimentaçao da minha tartaruga tem como base os sticks (que sao um composto de varios produtos e adequado as suas necessidades)ao que acrescento gammarus, bloodworms, vegetais (varios tipos de couve, abobora, cenoura e ocasionalmente batata) e frutas (exceptuando as citricas que tambem sao prejudiciais). Mais informaçoes acerca de alimentaçao podem ser obtidas aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas é possivel se vires neste link tens ai um filtro diy que fica barato

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=103790

e o meu lado aqui fica uma foto o lago ficou por 59€

aV2mnEX0.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 5 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Tens umas tartarugas muito bonitas e muito bem tratadas... E realmente o teu aquário está muito bom e o local onde o tens é ideal (não quando as podemos ter num lago claro :transport027: sempre apanham um bocadinho de sol)

 

Parabens pelo post, e pela forma como as tratas ^^

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, queria só dar mais umas dicas e adicionar umas fotos tiradas no mesmo sitio que uma anterior só que com a diferença de um ano.

 

Pequenas dicas para evitarem más experiências:

O areão, como vêm nas fotos, a areia branca dá um aspecto excelente ao aquário mas passado um mês ou dois torne-se num verdadeiro pesadelo. O branco passa a castanho e para aspirar é complicado pq a areia entope os filtros e os esgotos. (No entanto se encontrarem solução... é bonito).

 

Plantas.. epá... não duram.... o raio dos bichos não descansam enquanto não acabarem de comer as plantas....

 

Cuidado com os filtros, por sorte descobri a tempo, o filtro de plástico com ranhuras que tapa a entrada de agua do filtro caiu, uma das tartarugas passou com a pata por perto e foi sugada e não conseguia sair. Escusado será dizer que mais uns minutos e a coitada morria afogada... a minha sorte foi ter passado perto do aquário nesse momento. Ia haver drama em casa.

 

Gosto de ter o aquário minimamente limpo mas também não quere estar sempre de volta dele, portanto ando a procura de sistemas mais automatizados para limpar e preservar a agua que não sejam muito dispendiosos.

 

Em relação a filtragem, o eheim 2213 é porreiro e barato mas se conseguirem um maior... melhor. O aspirador cascata de areão é uma boa ideia e pratica... mas não funciona muito bem... aspira bastante... mas deixa passar muitas partículas e a agua fica turva durante umas horas.

Para não gastar mais uma centena de euros noutro filtro, comprei uma bomba (31€) que ligo em cadeia ao filtro cada vez que aspiro o tanque (1 a 2 vezes por semana)

Um colega de trabalho disse-me que limpa o filtro a cada 4-6 meses porque tem um filtro dos maiores da eheim para tanques de 1000 L (Na minha opinião, só vendo é que acredito).

 

Limpar com alguma regularidade (sobretudo se apanharem sol) as mangueiras do filtro, estas criam limos que travam a circulação da agua.

 

Se virem que a agua fica verde muito de pressa, (uma semana ou menos) é por causa do sol. Se o vosso aquário apanha luz directa do sol como o meu, coloquem um papel (vendem-se em lojas de aquários) para tapar as partes laterais. No entanto encontrem uma forma de bater o sol em algumas zonas do aquário, principalmente na parte seca, porque faz bem as tartarugas e poupam bastante energia evitando de ter uma lâmpada aquecedora e outra de UVs ligadas todos os dias.

 

 

gallery_28459_917_66348.jpg

 

gallery_28459_917_38117.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Adorei ver as condições que têm as vossas tartarugas e os cuidados que têm com elas. Parabéns.

 

Também tenho uma tartaruga há cerca de 20 anos. Estou agora a alterar as condições do seu habitat. Depois coloco aqui fotos :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!posso fazer algumas perguntas?

1º não percebo grande coisa de tartarugas mas os putos ( e Eu)gostavamos de ter.Há algum site que seja explicito acerca dos cuidados?

2ºouvi dizer que cheiram mal.é verdade?

3ºquais as dimensões minimas da tartarugueira/terrario?

4ºvi que tens uma parte seca e outra molhada.será que se pode juntar uns peixes de aqua doce,genero guppys ou plecos?

desculpem tantas perguntas mas gostava de saber mais qualquer coisita

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!posso fazer algumas perguntas?

1º não percebo grande coisa de tartarugas mas os putos ( e Eu)gostavamos de ter.Há algum site que seja explicito acerca dos cuidados?

2ºouvi dizer que cheiram mal.é verdade?

3ºquais as dimensões minimas da tartarugueira/terrario?

4ºvi que tens uma parte seca e outra molhada.será que se pode juntar uns peixes de aqua doce,genero guppys ou plecos?

desculpem tantas perguntas mas gostava de saber mais qualquer coisita

obrigado

 

Olá bom dia,

 

A tartaruga aquática é um animal que necessita de alguns cuidados e é bastante dispendioso. Pesquisa bastante antes de a comprares.

 

As tartarugas não cheiram mal, o que cheira mal é a água que fica suja em dois dias, senão tiver nenhum sistema de tratamento (filtagem). É necessário um bom filtro externo para que não seja necessário trocar a água com tanta frequência.

 

Necessitam de ter uma parte seca e uma lâmpada com UVB para que possam sintetizar a vitamina D.

 

É necessário que a água esteja a uma temperatura constante de cerca de 24-26ºC (termostato). Não é conveniente que invernem em cativeiro (infelizmente tenho essa experiência....).

 

O aquário para uma tartaruga adulta deve ter no mínimo 1m * 40cm * 40cm.

 

Misturar tartaruga com plantas aquáticas ou peixes não é muito boa ideia, elas comem ambos (plantas e peixes), para além das necessidades da qualidade da água ser muito diferente das tartarugas para os peixes.

 

Bem, espero ter ajudado, e mais alguma questão, podes perguntar.

Editado por Nuchinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.