Bateria de Invertebrados


CostaAzul

Recommended Posts

Boas

 

Essas plantas estão tudo menos de boa saúde... Se a cuba foi cultivada na forma emersa não seria suposto não terem algas???Digo eu... yikes

 

 

eles devem te ter é enganado e bem mas isso recupera rapido esperemos controla os paramatros ja me vieram umas cryptos todas cobertas de algas numa ou duas semanas ficaram limpinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 87
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Podias, por favor, dizer onde compraste essas plantinhas?

 

É só para eu lá ir comprar tb.... no dia de são nunca...

 

Essas coisas devem ser ditas / mostradas.

 

 

Quanto aos camarões, pois, de vez em quando lá morre um... mas isso não é de estranhar, pela foto parece-me adulto, como não sabes a idade dele, pode ter sido morte natural, por velhice.

 

Convem é tirar logo do aquário, para não poluir nem ser comido, uma vez que as doenças tb se propagam por canibalismo.

 

Por isso, se bem que muitas pessoas gostam de comprar invertebrados granditos "adultos", para não ter que esperar muito por uma ninhada, é sempre preferível comprar pequeninos. (juvenis)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias, por favor, dizer onde compraste essas plantinhas?

 

É só para eu lá ir comprar tb.... no dia de são nunca...

 

Essas coisas devem ser ditas / mostradas.

 

Abraço

 

Hoje comecei a injectar o CO2 e fiz uma mudança de agua, amanha faço analizes para ver como ficaram os valores e vou ver se tiro mais umas fotos as belas blantas ! que por acaso vieram do Jardim Submerso.

Vamos ver como reagem.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que por acaso vieram do Jardim Submerso.

 

Agora é www.CrystalRed.eu

Sempre pensei que tivessem mais qualidade... :baned: Essas plantas estão em condições péssimas mesmo! :sunbathing:

O tapete de cuba, mais parece um tapete de algas... biggrin

 

Aproveita e responde no tópico de feedback deles:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...25&start=25

 

Cumps

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê-se ainda um pouco de cuba e uma planta que apanhei ca no jardim e que faz um bonito tapete emerso, gosta de sombra e humidade mas pelas esperiencias que ja pesquisei aqui no forum parece que não se aguenta submersa, o seu nome é Soleirolia Soleirolii, já ca esta a uns 15 dias e cresceu um bocadinho mas na vertical em vez de ser na horizontal e não tem uma cor muito saudavel !

DSCF0006.jpg

 

Aqui tenho tambem um musgo que descobri num vaso, não sei que musgo é mas acheio bonito , tambem não tem uma cor muito verde mas tem aguentado, não sei se vai aguentar submerso mas vamos ver.

Musgo01.jpg

 

A Soleirolia Soleirolii, também conhecida pelo nome tradicional de "não te metas na minha vida" :tongue: é uma planta que gosta de crescer em locais húmidos. Mantive-a semi-submersa (com as raízes dentro de água mas as folhas cá fora) durante muito tempo, mas acabou por crescer em altura e perdeu o efeito tapete. No entanto muitos pés cresciam para dentro de água e alguns se adaptavam. Também a mantive totalmente submersa no aquário a temperatura de 27ºC e acho que foi isso que a matou, porque à temperatura ambiente ela aguentava-se melhor.

 

O musgo também me parece semelhante a um que eu tentei manter submerso, mas não se aguentou. Mas mantém-lo pode ser que esse pegue! E é mesmo muito bonito!! :-D

 

Os aquários estão todos bonitos! Nada a apontar em nenhum!

Faltam agora umas gambas mais engraçadas que os red's ;)

 

Cumps

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas exelente projecto! os meus parabens. Vejo que tambem compraste plantas na www.CrystalRed.eu e tal como eu recebeste as plantas em pessimo estado....nao quero tar a desculpar os senhores mas acho que se deveu ao facto de terem participado numa exposiçao nestes dias que se passaram, mas o que e facto e que pagamos e como tu tambem eu fiquei desiludido com o aspecto das plantas, a HZ que comprei mais de metade das folhas veem podres e mortas e a pogostemon tambem vinha como a tua, toda tortinha e em mau estado pa nao falar que nao esperava que a planta vie-se em forma emersa (ate pensei que se tinham enganado na planta) espero que tanto as minhas plantas como as tuas recuperem e boa sorte ai com o marisco :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas exelente projecto! os meus parabens. Vejo que tambem compraste plantas na www.CrystalRed.eu e tal como eu recebeste as plantas em pessimo estado....nao quero tar a desculpar os senhores mas acho que se deveu ao facto de terem participado numa exposiçao nestes dias que se passaram, mas o que e facto e que pagamos e como tu tambem eu fiquei desiludido com o aspecto das plantas, a HZ que comprei mais de metade das folhas veem podres e mortas e a pogostemon tambem vinha como a tua, toda tortinha e em mau estado pa nao falar que nao esperava que a planta vie-se em forma emersa (ate pensei que se tinham enganado na planta) espero que tanto as minhas plantas como as tuas recuperem e boa sorte ai com o marisco ;)

 

 

Esta a começar a pensar que tinha sido só comigo, é que passei pelo topico dos feedback's deles :

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...25&start=25

 

...e é só maravilhas !

Penso que a respeito de vivos o pessoal até costuma dizer bem , mas estas plantas....

e graças ao monte de algas de que era feito o tapete de cuba, agora de 2 em 2 dias tenho que andar com uma pinça a retirar um manto de algas que parece um véu muito fininho que se forma por cima da cuba.

Vou deixar la o meu feedback com as fotos das plantas como chegaram, se deixares la o teu ja somos 2 , pelo menos para verem se para a proxima tem mais cuidado com o que enviam.

estive 3 dias fora e temos aqui o resultado !

 

AlgasCuba2.jpg

 

AlgasCuba-Cpia.jpg

 

Tive que reforçar a equipa de limpezas para ver se dão conta das algas até a cuba tomar conta do territorio !

 

As Pomacea Bridgesii parece que andam mais entertidas uma com a outra do que a comer algas !

 

26122008-Pomaceabridgesii.jpg

 

Neste momento tenho neste aqua mais 3 Multidentata e um platy ou moly nunca os sei destinguir muito bem ! mas penso que é um platy.

Caridinamultidentata19122008.jpg

DSCF0003.jpg

 

depois de passar uma hora a remover o veu de algas, a cuba até parece que esta bem melhor que quando veio.

 

26122008-Hemianthuscallitrichoides0.jpg

26122008-Hemianthuscallitrichoid-1.jpg

 

Aqui temos a minha colonia de Atyaephyra Desmaresti que tambem habita no 1º aqua, na proxima primavera alguns deles devem ir colonizar o meu lago.

Atyaephyradesmaresti02.jpg

 

Estes são os meus Macrobrachium Lanchesteri, vieram do comunitario até aqui , enquanto não arranjo uns CRS e quem sabe uns CPO's :) "sonhar não custa"

Macrobrachiumlanchesteri19122008.jpg

 

Macrobrachiumlanchesteri04.jpg

 

Macrobrachiumlanchesteri032.jpg

 

No 3ºaqua, o dos Green's a glossostigma elatinoides já se esta a começar a propagar

26122008-Glossostigmaelatinoides.jpg

NeocaridinaheteropodaVarbrown.jpg

 

A esperiencia com a Soleirolia Soleirolii está estagnada , não está com melhor aspecto nem com pior, esta apenas maior !

26122008-geral.jpg

 

A pogostemon helferi já perdeu praticamente as folhas todas e agora penso que va melhorar o aspecto pelo menos ja se nota uma serie de novos rebentos.

 

26122008-Pogostemonhelferi02.jpg

 

26122008-Pogostemonhelferi01.jpg

 

Esta é a Ronalisma Rostrata, parece que ja esta safa, pelo menos ja tem um ou 2 rebentos"runners" novos.

26122008-Ranalismarostrata01.jpg

 

Ésta é a mais recente esperiencia, com um musgo que parece veludo, tambem o descobri no jardim agarrado a umas pedras, é muito giro e com as luzes acessas até se vê as bolinhas de Oxigenio a serem libertadas pelas folhas o que já é um bom sinal.

26122008-musgo01.jpg

26122008-musgo02.jpg

 

e por fim apresento a minha ultima aquisição ! Hydras, as chamadas anemonas de agua doce ! Descobri-as precisamente nos aquas onde introduzi as belas plantas, estava capaz de apostar que isto foi alguma oferta !

Pelo que pesquisei ninguem sabe ao certo se são projudiciais ou não, as suspeitas recaem na possibilidade de apanharem algum camarão minusculo, mas não descobri nenhum relato, apenas suspeitas e pelo aspecto fragil que tem, 3 ou 4 mm ...acho que se os meus macrobachium as apanhassem faziam logo um petisco.

 

26122008-Hydra01.jpg

26122008-hydra02.jpg

26122008-hydra03.jpg

 

 

EDITADO: afinal ao tentar deixar o meu feedback na www.CrystalRed.eu http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...25&start=25

descobri que o topico esta bloqueado !

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu ate deixava la o meu feedback mas nao consigo ta bloqueado...nao consigo postar mensagem nenhuma e nao sei se é so comigo ou se e geral...hoje tive que tirar quase toda a HZ pois as folhas estavam quase todas podres e tava me a dar cabo da agua toda e os nitritos a subir que nem loucos... aproveitei so os rebentos novos que ja nasceram ca em casa, a minha pogostemon ainda ta muito tortinha po meu gosto mas penso que recupera. Bem mas ja nao te estrago mais o fabuloso topico que aqui tens.

 

Esse musgo que parece veludo fica um espectaculo mas isso aguenta-se bem debaixo de agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu ate deixava la o meu feedback mas nao consigo ta bloqueado...nao consigo postar mensagem nenhuma e nao sei se é so comigo ou se e geral...

.....Esse musgo que parece veludo fica um espectaculo mas isso aguenta-se bem debaixo de agua?

 

Eu tambem tentei mas não dá diz no primeiro post deles que se quiseres deixar o feedback tens que pedir a eles para desbloquearem o topico !!...deve ser tipo sensura !

 

Eu ja tive um parecido nos primeiros dias deitou bolhinhas mas depois apodreceu :/

 

loll deve ser o que vai acontecer a este, estas fotos ainda só tem 2 dias !

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem tentei mas não dá diz no primeiro post deles que se quiseres deixar o feedback tens que pedir a eles para desbloquearem o topico !!...deve ser tipo sensura !

 

Isso já é normal neles.Ou dás palmadinhas nas costas ou então apagam o que escreves,de ai agora teres que pedir para desbloquearem é que tiveram inúmeras queixas,tanto ao ponto de terem bloqueado isso,algo errado pode assim ou se dá "graxa" ou não te podes exprimir :ohmy:

 

Foi uma pena que te tenha acontecido isso,um grande atraso neste grande projecto :? mas com calma pode ser que vá avançando :closetema:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parabéns pelo projecto!

Depois de alguns posts mais " activos" aquando do primeiro esboço, vejo que te serviu para seguires o caminho certo e desenvolveres algo mais aconselhado para a manutenção de invertebrados. Ficou funcional e estéticamente agradável.

 

Reparei nos crivos dos passa-muros e pensei logo nos camarões-recém nascidos. Pela foto não dá para ajuizar como deve ser mas eu ficaria atento ao facto dos camarões poderem passar através deles.

 

Ter Hydras em aquários de invertebrados não é nada bom, particularmente em aquários de camarões anões. Os camarões recém-nascidos são presas fáceis para as Hydras e se tiveres uma praga disso, podes calcular que a taxa de sobrevivência dos camarões será muito reduzida. No caso de heteropodas e outros camarões com altas taxas de nascimentos, talvez não seja muito problemático mas quando se pretende ter camarões mais exigentes e menos prolíficos como os CRS, é motivo para preocupação.

 

Os musgos apanhados nos vasos, a longo prazo, não se aguentam imersos porque não são musgos anfíbios, como é o caso das espécies que mantemos com sucesso nos aquários. Podem não morrer logo mas também não se desenvolvem e acabam por definhar com o tempo.

 

Em relação às plantas e à loja onde as compraste, quanto a mim, é normal a sua qualidade. Não sabem nem nunca souberam manter plantas aquáticas e isso já vem desde os tempos da loja " Plantas e Companhia", para quem é da altura, se lembra da famosa loja e de tudo o que aconteceu até hoje ( o que vale é que neste hobbie acaba por se saber os podres todos)... O nome pode mudar uma dezena de vezes mas enquanto as pessoas forem as mesmas, isso reflectir-se-á sempre na qualidade. O tópico de feedback editado por eles para mim é a cereja no topo do bolo. Podes ter a certeza que nunca lá irás ver o teu feedback negativo, ou o de qualquer outra pessoa, na mesma situação que tu. Mas, já dizia o outro: " quem está fora, racha lenha" e, infelizmente, mais não se pode fazer pelos que não estão informados do que deixar estes pequenos apartes e torcer pelos que batem com a cabeça só o fazerem uma vez. É sinal que aprenderam com os erros.

 

Vai actualizando!

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parabéns pelo projecto!

Depois de alguns posts mais " activos" aquando do primeiro esboço, vejo que te serviu para seguires o caminho certo e desenvolveres algo mais aconselhado para a manutenção de invertebrados. Ficou funcional e estéticamente agradável.

 

Reparei nos crivos dos passa-muros e pensei logo nos camarões-recém nascidos. Pela foto não dá para ajuizar como deve ser mas eu ficaria atento ao facto dos camarões poderem passar através deles.

 

Abraço,

André

 

Boas, não me arrependo de ter alterado o projecto, penso que foi realmente o melhor caminho, ainda bem que apareceu alguem com muita experiencia...faz sempre falta !

 

Os crivos que penso que falas são nas entradas de agua, para os pequenos sairem teriam de nadar contra a corrente, nas saidas tenho uma camada fininha de esponja das usadas nos filtros com uma malha larga, o que não quer dizer que não passem por la na mesma , até acho que passam porque no 1º aqua apareceu-me uns red's que supostamente deveriam andar do 4º "ultimo de baixo" se não vieram em alguma planta devem ter passado pela esponja e inclusive atravessado o filtro externo todo sendo depois enviados para o primeiro aqua, mas nao me parece grave.

 

Neste momento procuro é encontrar o ponto de equilibrio da agua nos aquas , penso que tem tendencia a andar por volta dos 7,2 ou 7,4, nas ultimas mudas de agua acrescentei 5ml de HCL "acido coloridrico ou muriatico" e aumentei o CO2 para 2 bolhas por segundo, o que baixou o ph para uns 6,8 não é facil de precisar porque os testes são da Nutrafin PH 6 a 7.6 e as cores são muito parecidas.

 

O Gh anda estavel nos 9

e o KH nos 5

 

Mas queria evitar os quimicos e encontrar mesmo os valores estaveis, as pedras julgo que são calcarias ainda não fiz os testes com acido mas pelo aspecto é o que parece e se o PH não baixar naturalmente, ainda as vou retirar e tentar impermeabiliza-las com resina epoxy ou verniz acrilico que penso não fazer mal a agua.

 

De resto por enquanto mortes não vejo , actualmente coloquei uns cenarios por traz dos aquas para não se estar a ver a parede e julgo que encontrei uns mesmo a calhar principalmente para o primeiro, com uma vista sobre o Grand Canion o que não estava a espera.

 

 

01012008Movel.jpg

 

01012008Aqua1.jpg

 

01012008Aqua2.jpg

 

01012008Aqua3.jpg

 

01012008Aqua4.jpg

 

Deixo as ultimas fotos e quando houver habitantes novos talves os CRs logo coloco actualizações.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora no sitio certo...

Estou a pensar colocar rede mosqueteiro nos tubos de saída de agua, de aquário para aquário, será conveniente? Não será pequeno de mais que provoque entupimento? E depois cause inundação?

 

e se tiveres uma rede também no local de entrada ? assim se entupir é la em cima ;)

 

não serei o mais inddicado para te responder é melhor esperares por uma opinião de alguém mais experiente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua que tenho usei rede mosquiteira mas para não correr esse risco de entupir fiz um genero de tubo, assim tem uma area muito maior e ja não entope.

deixo uma foto para se perceber melhor a ideia.

DSCF0021.jpg

 

Nesta bateria usei estas esponjas na saida, a area é muito menor e de 15 em 15 dias tenho que as tirar para limpar.

 

InOut3.jpg

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo muito bem, mas atenção ás plantas que colocas nos aquários, recorda-te que plantas exigentes requerem fertilização, e fertilização não é compativel com camarões.

Quanto ás plantas já comprei lá tambem, umas vinham em condições mas outras não, é o suficiente para deixar de comprar, e esse tapete de cuba é mais terra que planta em si.

Parabens e continua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tenho vindo a seguir este topico desde o inicio e axo que tá fantastico, parabéns! até já pedi uns conselhos :lol: continua e boa sorte!!

 

Está tudo muito bem, mas atenção ás plantas que colocas nos aquários, recorda-te que plantas exigentes requerem fertilização, e fertilização não é compativel com camarões.

Quanto ás plantas já comprei lá tambem, umas vinham em condições mas outras não, é o suficiente para deixar de comprar, e esse tapete de cuba é mais terra que planta em si.

Parabens e continua!

 

sharpple: mas isso é mesmo assim? :S a fertilização não é compativel com camarões? que tipo de fertilizações? todas? tou a axar esquisito pk há por aí aquarios dakeles tipo "ADA" com camarões e esses aquas tem que levar fertilizações, pelo menos o ferro é essencial e o potassio fundamental lol isto no meu aqua pk o maldito do NO3 (axo que é este) e o PO4 tão sempre um bocado altos, provavelmente devido á comida dos discus :S..

 

p.s.: desculpa o off-topic

 

abraços!

Editado por Pelagus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo muito bem, mas atenção ás plantas que colocas nos aquários, recorda-te que plantas exigentes requerem fertilização, e fertilização não é compativel com camarões.

 

 

sharpple: mas isso é mesmo assim? :S a fertilização não é compativel com camarões? que tipo de fertilizações? todas? tou a axar esquisito pk há por aí aquarios dakeles tipo "ADA" com camarões e esses aquas tem que levar fertilizações, pelo menos o ferro é essencial e o potassio fundamental lol isto no meu aqua pk o maldito do NO3 (axo que é este) e o PO4 tão sempre um bocado altos, provavelmente devido á comida dos discus :S..

 

Já há varios posts sobre esse tema, e a conclusão que têm vindo a chegar é que.... depende :bs_quesexclaim:

Em excesso e em espécies mais sensíveis, sim pode ser incompatível, podendo matar os camarões adultos, mas mais provavelmente, diminuir a taxa de sobrevivência dos recém nascidos.

Mas com espécies menos exigentes (genero neocardina) desde que não se cometam grandes exageros de fertilização e co2 não há tanto esse problema.

 

Na aquariofilia como em tudo, cada caso é um caso :sunbathing:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tenho vindo a seguir este topico desde o inicio e axo que tá fantastico, parabéns! até já pedi uns conselhos :bs_quesexclaim: continua e boa sorte!!

 

 

 

sharpple: mas isso é mesmo assim? :S a fertilização não é compativel com camarões? que tipo de fertilizações? todas? tou a axar esquisito pk há por aí aquarios dakeles tipo "ADA" com camarões e esses aquas tem que levar fertilizações, pelo menos o ferro é essencial e o potassio fundamental lol isto no meu aqua pk o maldito do NO3 (axo que é este) e o PO4 tão sempre um bocado altos, provavelmente devido á comida dos discus :S..

 

p.s.: desculpa o off-topic

 

abraços!

 

 

Olá

 

Isso de não se poder fertilizar em aquários de camarões começa a parecer um mito.

 

É preferível não fertilizar? sim é, mas pode-se fertilizar desde que os fertilizantes que se colocam sejam totalmente consumidos pelas plantas, ou seja, acima de tudo é preciso ter muito rigor com o que se coloca na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelos alertas, eu neste momento não fertilizo com nada, a unica coisa que isto levou foi uma fininha camada de substrato caseiro do que usei no comunitario e pelo menos lá, um ano depois aquilo parece uma selva tenho andado agora a fazer limpeza porque nem via os peixes, a unica coisa que ha é luz e co2.

Aqui na bateria tambem não tenho intenção de usar fetelizantes, por enquanto as plantas estao a evoluir e não noto sinais de carencias, espero que continuem assim !

para a semana coloco uma ou 2 fotos e ja se nota a diferença.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais