A Bit of Sulawesi


fjmr123

Recommended Posts

Depois de adquirir alguma informação em quantidade e qualidade sobre algumas das espécies do Sulawesi (Indonésia), chegou a hora de finalmente por mãos à obra e criar um aquário com característica deste habitat bem diferente daquilo a que estamos habituados, quase sem plantas ou inexistentes mesmo, com algumas rochas não muito escuras e areão escuro, ou este a servir de apoio para um amontoado de pedras, como se pode ver nas fotos da expedição http://www.planetinverts.com/sulawesi_underwater_photos.html

Inicialmente criei um aquário o qual serviu para que os três exemplares F0, dois machos e uma fêmea se ambientassem e eu pudesse estudá-los mais de perto, pois com um aquário maior, disperse-iam o que me iria dificultar a observação, importante sem dúvida nos primeiros tempos.

 

Pic_16525_1.jpg

 

Um aquário super simples, com areão escuro e rochas não muito escuras, o suficiente para que os camarões se sentissem à vontade e para mim não fosse difícil observá-los. Este foi o aquário provisório, devidamente ciclado e com posicionamento estratégico das rochas demodo a que os esconderijos sejam visiveis da frente do aquário, podem ver-se algumas plantas no ar (rotala green), numa tentativa de colocar alguma vegetação, mas os Tylomelania (sedidos pelo mestre André Silvestre) acabaram rápidamente com as minhas esperanças. Entretanto o aquário final ia tomando forma, não gosto da imagem do aquecedor no fundo, mas não posso por um mais pequeno, por isso peço que tentem ignorá-lo, vou tentar encontrar uma solução, prometo.

 

IMG_3114.jpgIMG_3098.jpg

 

IMG_3096.jpgIMG_3097.jpg

Fotos do aquário no inicio do ciclo de azoto, o que pelas características do areão e rochas, foi bastante rápido.

 

Setup:

 

Aquário DIY:

Volume - 43,2 Litros

Dimensões - 40x40x27 ( Comp*Larg*Alt)

Filtragem - Boyu EF-05 200 l/h

Iluminação: calha DIY 1 x 11W lampadas económicas da Phillips 6500K

Aquecimento: Termostato 75W Jagger

Substracto: Areão biológico, areia de filtro de piscina e quartzo.

Decoração: DIY troncos videira sedidos gentilmente pela minha sogra e tratados cá em casa, rochas de xisto apanhadas no rio ucresa.

 

 

Decoração:

Substrato Areão de Quartzo

Rochas - Ardósia

 

Fauna:

Caridina Cardinal (2 machos e uma fêmea)

Tylomelania patriarchalis

Tylomelania towutica

Tylomelania sp. " Poso"

 

Flora:

Anubias Nana

Musgo de java (muito pouco)

--------------------------------------------------------------------------------

 

Agora já com as anubias e alguns Tylomelania

 

IMG_3157.jpg

 

Os habitantes:

 

IMG_3184.jpg

 

Este posou mesmo para a fotografia

 

IMG_3165.jpg

 

Mais dois para a foto

 

IMG_3171.jpg

 

Dois Tylomelania sp. " Poso"

 

IMG_3139.jpg

 

Como se pode verificar, estes dois pequenitos pertencem aos 6 da primeira geração nascida cá em casa.

 

IMG_3138.jpg

 

Aqui está mais um

 

IMG_3168.jpg

 

Na foto em baixo, pode comprovar-se a existencia de mais uns quantos pequenitos da 2ª geração nascida cá em casa, ainda não sei quantos são. Foto tirada com 2 dias de vida.

 

IMG_3156.jpg

 

Já passei alguns da 1ª geração nascida cá em casa para o aquário definitivo, esta semana passo os restantes. Entretanto a fêmea F0 para a próxima semana já deve ter mais ovinhos, por agora as coisas parecem estar a correr bem daqui em diante veremos, são uns camarões bastante especiais, bastante timidos, embora se note que os machos são bem mais curiosos que as fêmeas e têm outro à vontade, mesmo os nascidos em cativeiro, o que me faz pensar que no seu habitat natural tenham bastantes predadores, daí a sua desconfiança ao mínimo movimento em redor do aquário, num ápice desaparecem. Neste momento devem ser uns 14-15 individuos :crazyeyes: .

 

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes demais quero dizer-te que gostei do teu aqua, simples mas ta porreiro na minha opinião.

Quanto aos invertebrados estão demais, gostei muito desses camarões. ja agora se me poderes ajudar onde os compraste, mandaste vir de fora ou compraste aqui no forum ao pessoal. é que vou montar de novo o meu aqua dos reds, melhor dizendo vou modifica-lo e axo esses camaroe lindos para juntar oas meus red's.

 

Desculpa la o testamento.

 

cumpts e continua nesse aqua.

 

bruno dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco,

 

Finalmente, umas fotos desse aquário.

 

Acho que conseguiste fazer uma boa recriação do habitat natural do sulawesi. Realmente, fazer uma montagem sem plantas não é nada fácil, mas as que colocaste não descaracterizam o aquário e dão-lhe um toque mais agradável, que o digam os habitantes, que parecem terem visto nele boas condições para procriarem. ;)

 

Apesar de já ter o meu aquário para sulawesi pronto para receber os habitantes, acho que vou fazer algumas pequenas alterações, inspirando-me no teu aquário. :sad2:

 

Quanto aos invertebrados estão demais, gostei muito desses camarões. ja agora se me poderes ajudar onde os compraste, mandaste vir de fora ou compraste aqui no forum ao pessoal. é que vou montar de novo o meu aqua dos reds, melhor dizendo vou modifica-lo e axo esses camaroe lindos para juntar oas meus red's.

Bruno, estes camarões precisam de parâmetros diferentes dos red cherry's e são bastante sensíveis. Aconselho-te a pesquisar mais sobre eles e a adquirires maior experiência com invertebrados através de outras espécies mais fáceis de manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Francisco,

 

Não há muito mais a dizer senão dar-te os parabéns pelo setup do aquário e criação dos meninos.

Parece que eles estão a gostar da nova casa e estão-te a recompensar por isso. :sad2:

 

Vai actualizando!

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens ai gambas bem fixes nao posso olhar mais se nao fico com a ideia de os juntar a minha "mini colecçao" e começo a vender a mobilia

 

cumps dominik

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diasbrun, obrigado pelo comentário, achei curiosa a tua ideia de juntar heteropoda variante red (red cherry) com caridina sp cardinal, tal como já explicou o Jorge são camarões de águas diferentes, com diferentes necessitades e sobretudo de nível de dificuldade oposta, boa sorte para os teus reds e verifica bem antes de escolheres outras espécies para lhes juntares, há muita informação aqui no forum sobre isso.

 

Luís neste caso fui mesmo obrigado a modificar o conceito de aquário de camarões, pois como já disse em cima tentei dar algumas caracteristicas parecidas com o seu habitat natural, rochas e mais rochas, plantas quase inexistentes.

 

dominik1994, pois é estas foram bem carinhas, mas valeu a pena podes crer, estes aquários levam-nos o dinheirinho todo.

 

Entretanto este fim de semana devo ter mais notícias, penso que a fêmea já esteja para largar os ovos da 3ª geração, da primeira foram 6, da segunda 8, vamos ver quantos serão desta, em breve terei novidades, espero eu.

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Em breve colocarei mais fotos, neste momento quem quizer ver o vídeo do Habitat natural destes meninos, aproveitem, está excelente, basta fazer o download.

 

http://blog.garnelenhaus.de/wp-content/upl...er_sulawesi.avi

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite.

 

Ando há já algum tempo a ler bastante sobre os Sulawesi e entretanto vou começar a preparar um aqua que tenho só para eles.

 

Acho o teu projecto muito interessante!

 

Como estou a pensar adquirir alguns cardinal e harlequins. Caso te interessasse, podíamos falar sobre uma possível venda de alguns exemplares teus?

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Desculpa só responder agora, mas tenho andado um bocado fora das lides do forum, quando quizeres podemos falar sobre os cardinal, envia-me uma mp que depois acertamos isso.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais