Calha 6x39W T5 DIY


Pedro Ferrer

Recommended Posts

Boa tarde

 

Desenhos 3D da minha calha 6x39W T5 DIY.

 

 

Perspectiva/Vista superior

perspectiva_ok.JPG

 

Perspectiva/Vista inferior

vista_inf_ok.JPG

 

Suportes lâmpadas

 

SUPORTES.JPG

 

Mais perspectivas

 

ponto_actual_ok.JPG

 

ponto_actual1_ok.JPG

 

Perspectiva inferior da calha na sua concepção final, ou seja, já com suportes, lâmpadas e balastros incluídos.

 

calha_lampadas.JPG

 

calha_lampadas1.JPG

 

Junto seguem imagens 3D da calha aplicada a um aquário de 100x40x50cm. ( o meu!)

 

aquario6.JPG

 

aquario12.JPG

 

aquario21.JPG

 

 

Cantoneira.

Serve para segurar os suportes, mas mais importante, serve de 'calha técnica' para passagem dos fios entre balastros e lâmpadas

 

CANTONEIRA.JPG

 

A cantoneira usada, para além de guardar os fios, serve igualmente de apoio aos suportes das lâmpadas, pois os suportes que usei são de parafuso.

 

ilumina_prep4.JPG

 

ilumina_prep5.JPG

 

 

 

Segue a forma de ligação balastro-lâmpadas

 

esquema_el_ctrico.JPG

 

que podem encontrar aqui

 

 

esquema_el_ctrico_calha.GIF

 

 

O meu 1ª balastro. Estava com receio de não ter percebido bem o esquema eléctrico, pois as lâmpadas ficavam acesas apenas 1s. Foi quando percebi que uma delas yb668 estava bem encaixada no suporte...

 

ilumina_prep1.JPG

 

ilumina_prep2.JPG

 

ilumina_prep3.JPG

 

 

Sendo assim, para descrever a recta final deste DIY, deixo aqui a imagem que segue.

 

dificuldade1.PNG

 

Como os reflectores foram quinados à mão, as paredes não ficaram completamente perpendiculares. Ao juntá-los, a calha começou a assemelhar-se como um acordeão... após a colocação dos rebites.

A primeira cantoneira/barra de alumínio a ser colocada, serviu de algum modo para anular este efeito.

 

Abaixo segue um desenho com as cotas das peças em alumínio polido.

 

prep_chapa1.PNG

 

A chapa de 500x500 foi opção propositada, pois quinar à mão apenas 10mm de alumínio 1mm espessura não é tarefa fácil. Para além do custo das chapas e quantidade de desperdício de chapa que iria ter...

Caso quisesse quinar 10mm em 1000mm de comprimento seria muito, mas muito complicado. Apenas 500mm já o foi...

A barra que coloquei e que serviu para endireitar a calha, serviu igualmente para unir as 4 peças de 500mm.

Esteticamente não se nota.

 

As contas da largura da calha são simples:

6 pcs x 30mm

1 pcs x 70mm

Dá cerca de 250-260mm. Como tenho cerca de 320mm disponíveis devido às travas francesas e como tenho 130-150mm de distância calha-água, penso que a luz será bem distribuída.

 

 

Junto segue lista de preços do material adquirido para a realização da calha 6x39W T5

 

Leroy Merlin

1 Perfil 'U' Alumínio 10x23x1.5 - 6.10€

2 Perfis 'L' Alumínio 15x10x1.5 - 7.10€

1 Perfil plano Alumínio 25x2 - 5.10€

 

1 Chapa Alumínio Polido 500x500 - 11.95€

1 Chapa Alumínio Polido 1000x500 - 22.75€

 

1 Cx. 100 Rebites Alumínio/Aço 3.2 - 2.62€

1 Cx. 20 Parafuso+Porcas Aço Inox - 3.05€

 

5mt Cabo 0.75mm2, 3 condutores - 3.40€

 

Aquaeden

3 Balastros Electrónicos 2x39W - 51.72€

12 Suportes T5 parafuso - 5.28

 

Reefcenter

6 Lâmpadas ATI 39W - 75€

- 3 lâmpadas ATI 'Blue Special'

- 2 lâmpadas ATI 'Blue'

- 1 lâmpada ATI 'Pro color'

 

Total - 194.07€

 

Fios 1mm2 para ligação balastros-lâmpadas, azul, encarnado e preto trouxe do trabalho.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, essa calha está muito bem pensada e projectada, e por isso os meus parabéns!! :P

 

No entanto tenho só dois pontos:

 

1- Os perfis onde tens as lâmpadas, em alumínio, ou alumínio polido, suponho que sejam os reflectores. Se são, não terás o aproveitamento total da reflexão da luz, pois as faces que ficam "ao lado" das lâmpadas deveriam de ter um ângulo para reflectirem a luz para a água; pois assim como estão vão reflectir de um lado pró outro, na horizontal, havendo menos eficácia.

 

2- Pela descrição das lâmpadas que irás colocar, suponho que o aquário seja de água salgada, sendo assim, deverias de colocar um acrílico ou um vidro protector, pois o alumínio, passado algum tempo estará todo corroído pelo sal... e sem brilho. Caso possas optar, em vez do alumínio, poderás colocar algo em inox (não sei se haverá em "folha"), pois nesse caso, basta lavares e fica pronto para continuar a reflectir a luz do "sol" dos nossos hóspedes. yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Ricardo

 

Obrigado pelos teus comentários.

 

Antes de mais, de referir que estas fotos ainda não têm as ventoinhas que estão colocadas no 'compartimento dos balastros'.

São 2 ventoinhas de 12V, ligadas a um transformador electrónico, que me permite reduzir a rotação das mesmas, ao mudar o transformador para os 9V em vez dos 12V.

 

O facto das paredes dos reflectores (Al polido) estarem na vertical, não me chateia, pois as contas da largura da calha são simples:

6 pcs x 30mm

1 pcs x 70mm

Dá cerca de 250-260mm. Como tenho cerca de 320mm disponíveis devido às travas francesas e como tenho 130-150mm de distância calha-água, penso que a luz será bem distribuída.

 

Eu sei que aço Inox seria melhor, mas todo o trabalho foi artesanal, repara:

 

24_1.JPG

 

24_2.JPG

 

Já viram a minha Quinadeira, segue agora o meu Torninho de bancada e serrote

 

torninho_bancada.JPG

 

 

Gabarit para furar cantoneira, após furação executada na calha

 

gabarit.JPG

 

Agora imagina trabalhar Inox nestas condições...

Mas no futuro, com o 'know how' adquirido (medidas exactas, etc...), tecnologia de corte e quinagem gratuita, concerteza que sim, irei melhorar.

Espero que nessa altura a tecnologia de leds esteja mais acessível e eu tenha mais dinheiro para investir.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Ricardo

 

Mas com acrílico ou vidro, irei ter quebra de luz a passar para o aquário... e a calha apenas está preparada para tal no compartimento dos balastros...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, só terás quebra de luz se não limpares regularmente (tipo 1 vez por mês) o acrílico ou vidro... e é mais suportável essa "nano" quebra de luz que passado uns meses teres que substituir os reflectores porque simplesmente deixaram de reflectir... bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tarde a todos

 

As ventoinhas ficam ambas a extrair o ar, pois a calha é aberta nas suas partes laterais, logo existe sempre circulação de ar.

 

A calha tem uma filosofia parecida com os PC's POS (não têm ventoinha, a sua refrigeração é feita por convexão e aquilo resulta).

 

Junto seguem as fotos

 

calha14.JPG

 

calha24.JPG

 

calha34.JPG

 

calha42.JPG

 

calha51.JPG

 

calha61.JPG

 

calha71.JPG

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bom dia

 

Volto a escrever neste post foi ontem era o dia previsto para colocar a calha em acção. (leia-se, a iluminar o aquário)

Até chegou a acontecer...

 

Passo a contar.

 

O aquário há vários meses que era iluminado por um reflector Lumenarc DIY, com 2 lâmpada PC 18W (originais de uma antiga calha Lifetech) com 4 anos!!! de anos.

Ontem decidi que chegara a hora de dar mais um passo na requalificação do meu aquário.

Coloquei a calha em cima do aquário, ligo e voilá! uma cor azul como eu nunca havia visto naquele paralelepípedo.

 

Chamei esposa e filho, e fiquei extremamente contente quando o meu filho com ar de espanto diz: "Que giro! está azul!"

Espectáculo! O aquário tinha uma cor azulada extremamente agradável! e via-se que estava iluminado, que tinha luz, se é que me faço entender...

 

Pego no meu filho ao colo para lhe mostrar as lâmpadas, qual o meu espanto, que 2 estavam apagadas... as ATI 'Blue Special' das pontas. (balastro nr. 2)

 

Fichas ligadas na tomada... o que é, o que não é...

 

Bom, tenho a certeza que os 3 balastros já funcionaram em tempos, aquando da montagem da calha.

Tenho igualmente a certeza, que o balastro está bem ligado, e fios bem presos.

 

Aquilo tem aspecto de ser problemas no pré-aquecimento, pois elas acendem e apagam logo de seguida.

Tenho que esperar um pouco (talvez algum descarregar de algo...) para que ao liga-las, elas façam este flash.

 

Suspeito que algum(ns) fio(s) se tenham soltado do suporte da lâmpada.

 

Que vos parece estes sintomas?

Alguém com ideias?

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os fios que utilizas-te, na ligação dos suportes, presumo que seja unifilar. Verifica bem o encaixe dos fios nos suportes. Costumam ser "manhosos". Podes ter também esse balastro ou uma das lâmpadas "nas couves", mas acho pouco provável.

 

Rectifica todas as ligações dessa parte do circuito, e vais ver que isso começa a funcionar.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Já descobri o problema!

 

Ao instalar (furar e rebitar) os suportes para colocar a chapa de acrílico de modo a proteger a calha, parece-me que coloquei o joelho em cima de uma delas...

Até estranhei o facto de não a ter partido...

Não partiu, mas rodou e desencaixou-se ligeiramente...

Como descobri?

Ia trocá-la por outra, quando me apercebi que ela já estava rodada, pronta a ser retirada...

 

(...)

 

Junto seguem fotos da calha em pleno funcionamento!

 

As 6 lâmpada acesas

 

CALHA_PF1.JPG

 

 

2x ATI AQUA BLUE

 

CALHA_PF2.JPG

 

 

2x ATI AQUA BLUE +

1X ATI PRO COLOR + 1X ATI AQUA BLUE SPECIAL

 

CALHA_PF3.JPG

 

2x ATI AQUA BLUE +

1X ATI PRO COLOR + 1X ATI AQUA BLUE SPECIAL +

2X ATI AQUA BLUE SPECIAL

 

CALHA_PF4.JPG

 

 

Uma imagem sempre curiosa, o reflexo na água.

 

CALHA_PF5.JPG

 

 

Uma nota:

 

calha14.JPG

 

Este transformador assim que mudei de 12V para 9V, para ver o funcionamento das ventoinhas, rendeu a alma ao criador...

Transformador novo...

 

Não liguem ao layout, vai ser remodelado.

Gostam da cor do aquário?

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Ricardo Santos Luís

pondera então a colocação do acrílico ou vidro fino para a protecção do alumínio

 

Junto segue foto com protecção em acrílico para proteger lâmpadas e calha.

 

CALHA_PF6.JPG

 

Material:

1x ch. 2mm com 990x280mm acrílico cristal

2x perfis alumínio 'U' 6x6

 

Os perfis são para reforçar o acrílico de modo a evitar demasiada flexão do mesmo.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bela calha.

 

Pelas fotos não estas aproveitar os reflectores que tens, tens de abrir mais as pontas:

 

Tipo isto:

NewSLRsm.jpg

 

Deste modo consegues aproveitar mais a lâmpada, ficas quase com o dobro da luz.

 

Abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Ivo

 

Obrigado pela sugestão.

Não é fácil fazer essa curvatura DIY.

Outra questão é que com essa configuração, penso que o meu aquário não teria 'boca' para receber 6 lâmpadas.

 

Estou contente com ela, pois nunca tive uma calha com tantas potencialidades.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

A calha realmente tem potencial. Parabéns pelo projecto.

Só acho que poderias melhorá-la em termos estéticos, cobrindo-a em toda a extensão com acrílico preto ou mesmo novamente com alumínio lacado bem quinado, com as arestas/faces regulares e lisas, dando um melhor acabamento exterior. Penso que o projecto só teria a ganhar.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Tubo PVC, consegues fazer a dobra sem riscar.

 

Ficavas com 4 mas talvez compensava depois teres o reflectores de outra forma.

 

É uma boa forma de montar uma calha.

 

Abraço

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Desenterrando o topico.... Como cortaste as chapas de aluminio?

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde

 

' timestamp='1289926520' post='1006181']

Desenterrando o topico.... Como cortaste as chapas de aluminio?

 

Cortei numa máquina jacto de água CNC (Controlo Numérico por Computador).

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Só uma dúvida: As lâmpadas encaixam nos balastros através do sistema de 2 pinos no caso das T5... mas depois os balastros ligam-se a uma espécie de uma caixa, que parece um transformador e por sua vez o transformador liga-se através de um fio à tomada.

 

Como se chama exactamente esse "tranformador" que faz a mediação entre os balastros e a tomada elétrica?

Onde se pode comprar ?

 

Obrigado e cumprimentos.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

para mim ta excelente. Pena eu nao ter tanto jeito para estes diy.

Eu nao percebi se com o que tens consegues regular as intensidades de luz, tipo um programador que va ligando a luz aos poucos ate ao maximo.

Para mim acho que era o toque final, reguladores digitais.

espero ter me feito entender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

para mim ta excelente. Pena eu nao ter tanto jeito para estes diy.

Eu nao percebi se com o que tens consegues regular as intensidades de luz, tipo um programador que va ligando a luz aos poucos ate ao maximo.

Para mim acho que era o toque final, reguladores digitais.

espero ter me feito entender

 

 

Se não estou em erro as luzes desta calha estão controladas por um Arduino

 

E levou balastros dimaveis o que permite controlar a intensidade das lâmpadas, que neste caso permite simular o ciclo solar, se não estou em erro foi isso que o Pedro Ferrer fez.

 

Cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais