COADAS - Centro Operacional de Água Doce e Água Salgada


Recommended Posts

Boa noite

 

No passado dia 25/07 entraram mais 2 corais, naquilo que começa a parecer um pequeno reef.

As fotos são medíocres, pois devia ter limpo os vidros e não os fiz, mas ainda assim decidi colocá-las...

 

Blastomussa Merleti

 

sindrome_habitantes24.JPG

 

 

Pavona Decussata

 

sindrome_habitantes25.JPG

 

(...)

 

Tenho corais que há bem pouco tempo considerava impossível vir a tê-los...

 

As Diatomáceas estão a enfraquecer!

A aspiração semanal parece estar a ter efeito. Ao aspirar o tapete de algas, por baixo é bem visível o 'cotão' de lixo armazenado, que claro está, vou aspirando.

 

A equipa de limpeza foi reforçada com 1 Strombus Alatus e mais 1 (tenho 2) Strombus Spp.

 

(...)

 

Apesar de o foco de leds ter perdido 1/3 da sua capacidade, não noto qualquer alteração de cor dos corais!

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 125
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa noite

 

Este fim-de-semana fiz um teste.

Aspirei apenas as cianos do lado direito do aquário e não mexi nas que se encontram do lado esquerdo.

À pouco questionei a minha esposa sobre o lado direito do areão, ao que me respondeu que estava branco.

É bom sinal as cianos não terem voltado a povoar o areão nessa zona e vai de encontro àquilo que referi em posts anteriores... as cianos estão a enfraquecer...

 

(...)

 

Tenho 1 problema... tenho apenas 4 peixes... poucos para aquilo que pretendo...

O problema é que as hipóteses para povoar o aquário não são do agrado da minha parceira...

 

A saber:

Chromis Viridis

Anthias Carberryi

Cardinais de Bangai

fazem-lhe todos lembrar peixes de água doce... e insiste num Zebrasoma Flavescens... algo que queria evitar...

 

Grande por grande, talvez preferisse ter um Ctenochaetus strigosus ou um Zebrasoma Scopas ou um Zebrasoma xanthurum ou um Ctenochaetus tominiensis

 

Que acham? Se calhar a 'rapariga' tem razão... se calhar parecem mesmo de água doce...

Que me aconselham? Eu bem lhe digo que o aquário é pequeno...mas ela não se descose...

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boa tarde

 

Um colega meu com conhecimentos largos em electrónica verificou o meu foco de leds.

Aquilo lá dentro tem 400V!!! Os transformadores não são de 12V como eu pensava, mas sim de 220V...

 

Observou a placa e os leds estão ligados em série... sendo assim, tudo indica numa 1ª análise que está um led fundido o que impede todos os restantes de trabalhar.

Como estávamos em finais de Julho e o calor fazia-se sentir, decidi deixar para Setembro numa análise mais profunda para me detectar qual o led que estaria fundido.

 

Enviei um mail a pressionar o fabricante, para saber como iria a questão ser resolvida, ao que me foi respondido...

 

Dear Pedro,

 

I am sorry about getting back to you so late.

 

As your electronic technician have check the power unit and found one led has die. I have ask our technician for solution of this problem. He told me to replace the dead LED with new one.

 

Or you can just send us the LEDs panel without body, fans and power supply to us(like photo as attach, for this will save shipping charge), we will repair it. Could you pay the shipping fee from Portugal to China. When we repair it, we will pay the shipping rate.

 

Sorry about bring you so much inconvenience. Thank you for your cooperation and understanding in advance we remain. I hope you have a good time in your holiday.

 

Best regards

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Azares acontecem!

Em meados de Agosto quando regressei a casa após as 2 semanas de férias (praia, seguem-se mais 1 semana de férias no campo), a minha preocupação foi logo verificar o aquário.

Abri o móvel para verificar o escumador e achei estranho que ele estivesse tão cheio de lixo...

Olhei para o aquário para observar os vivos, vi um ou outro e de repente vejo algo dentro do aquário que não reconheci logo.

 

Era o meu alimentador automático da Eheim!

 

Pois é... caiu à água!

Quando? Não faço ideia...

 

Tirei-o do aquário e levei-o para a casa de banho.

Abri o tambor e o cheiro que vinha de lá era insuportável! Podre!

Arranjei um saco e mandei-o de imediato para o lixo!

 

Consequências?

Os peixes estavam todos vivos para enorme alegria da minha esposa!!!

A 1ª preocupação dela foi dar de comer aos peixes, pois 'coitadinhos, devem estar cheios de fome'!

Até o Apogon continuava vivo!!!

Alguns corais é que sofreram...

 

Mais, um dos tubos de retorno saiu da posição e tinha o aquário e tudo à volta salpicado de sal...

 

O KH desceu para 7!... está na altura de adicionar kalk...

 

As cyanos quase não existiam.

 

Fiz 60l de água. Aspirei o areão e as sumps, no total de cerca de 50L.

O escumador continuava a tirar porcaria.

O areão continuava branco!

 

Podia ter sido pior.

Penso que o escumador aguentou-se à bronca.

Felizmente não tinha o tambor com muita comida.

Na queda, a tampa fechou-se e conteve um pouco a poluição.

O COADAS, com as trocas diárias de 4L pode ter ajudado a atenuar o problema.

 

O que é certo, é que não tinha sinais de cyanos.

A água estava cristalina.

O areão, nas zonas sem cyanos (quando cheguei a casa) tinha aspecto de limpo.

Parece que a equipa de limpeza trabalhou bem!

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Estas férias de verão foram propícias a desastres alimentares no meu aquário...

Depois de 2 semanas de praia, onde o alimentador automático caiu e ficou diversos dias dentro de água, seguiram-se 5 dias de campo.

 

Antes de ir de férias, e sabendo de antemão que a minha sogra iria lá a casa todos os dias, abrir e fechar janelas/estores, de forma a não gastar mais 50€ noutro alimentador, pedi-lhe que me alimentasse os peixes.

À despedida indiquei-lhe que a comida estava separada e se encontrava numa caixa de gelo com uma tampa verde...

 

Passaram-se os dias e qual o meu espanto que vejo novamente o copo do escumador com mais detritos que o esperado...

Andei à procura dos peixes, e o último Apogon que restava, não o encontrei...

Não estranhei, visto que nunca o tinha visto a comer...

 

No 1º dia de regresso a casa e à hora de dar comer aos peixes, abro a caixa que tinha indicado à minha sogra e qual o meu espanto que a comida estava toda no mesmo sítio...

 

Imediatamente me questionei qual a comida que a minha sogra teria dado então aos peixes...

Bastou 1 segundo e vi o 'filme' todo...

 

A minha sogra deu 1 cubo inteiro, por dia!!! de Mysis da Ocean Nutrition...

Deixem-me dizer, que em circunstâncias normais, um cubo destes dava-me na altura para 1 semana!!!

 

Aqui, fiquei convencido que o escumador DIY estava a trabalhar em pleno e o COADAS é uma mais valia nestes casos... caso contrário teria a água toda quinada com tanta barbaridade que se passou nestas férias...

 

(...)

 

As cyanos, como previa, desapareceram e o areão ficou branquinho!

 

(...)

 

Tentei implementar a mini-sump para os mangues.

Na altura que elaborei o projecto, andava muito fora de casa (o mês de Julho andei sempre fora de casa em trabalho) e enganei-me no projecto do móvel.

Pensei no móvel que vai suster a mini-sump, para que no seu interior lá colocasse o reactor de kalk. Assim, fiz o móvel com 94cm.

Acontece que devido aos passa-muros, tive que cortar o móvel para os 70cm, inviabilizando assim a colocação do reactor no seu interior.

 

É daquelas coisas... já fiz equipamentos, sistemas bem mais elaborados com cotas/medidas à décima... e agora falhei em 24cm...enfim... não há stress... importa é que os mangues fiquem nesta nova casa de modo a deixarem de perder folhas, queimadas pela lâmpada, pois cresceram muito mais do que eu esperava e já não cabem dentro do móvel do aquário/sump.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

No dia 05/09/09 entraram no aquário:

1x Lobophyllia sp. 'Colored'

1x Gramma Loreto

1x Zebrassoma Flavescens

 

Entradas com sucesso, após 1h de climatização. Aplico 1h a todos os vivos.

 

Notas:

Antes de existir o COADAS, as climatizações eram sempre problemáticas, pois é retirada água salgada do aquário e nem sempre tinha água salgada feita... e ia de água doce...

Isto, nos tempos em que o meu aquário era um cemitério...

Hoje, felizmente as coisas são diferentes muito por culpa do COADAS, pois tenho sempre água salgada feita e me permite de forma automática e segura repor a água entretanto usada na climatização.

 

Está definido que o Flavescens é o 'peixe anchor' do meu aquário.

Não me arrependo, dá muita vida e cor ao aquário.

 

Quando comprei os meus Ocellaris, esperava 2 coisas:

- simbiose com o meu Sarcophyton

- vida, alegria no aquário

 

Nem uma coisa nem outra, nada de simbiose, nem o cheiram e são muito estáticos, não passeiam pelo aquário, muito reservados no seu 'mundo'.

 

Nesta altura pensava 'encher' o aquário de Ocellaris.

 

Uma última nota:

O meu filho quando viu o Flavescens disse: "É o bolhas bolhas!" (personagem do Nemo, claro está!)

Nestas alturas, todo o esforço e persistência aplicado neste aquário, não tem valor!

É o melhor do Mundo!

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Em 17/09/09 constatava o seguinte:

 

Que o meu Sarcophyton, ao contrário do que aconteceu aquando da sua entrada no aquário, não tem mudado a 'pele'. Não me recordo mesmo qual foi a última vez que o vi 'feinho', portanto já algum tempo.

 

 

Significado?

1. Ambientou-se ao habitat?

2. A água está boa e não se sente irritado, logo não precisa de fazer essa mudança?

3. A água não tem condições para essa mudança de 'pele'?

4. Tem feito a troca e eu não me tenho apercebido?

 

Obrigado

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Em Setembro já tinha atingido e mesmo ultrapassado o plafon (gasto mensal) para aplicação no aquário.

Acontece que fui informado que irei ter que me ausentar em trabalho... :medieval_mace: sendo assim, abriu-se uma 'janela financeira' para aquisição de um peixe :)

Sendo assim, em 25/09/09 adquiri um 'Centropyge bispinosus'

1.5h de climatização feita com sucesso.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Em 26/09/09... julgava eu que iria enviar o foco danificado para o fornecedor de modo a procederem ao arranjo.

 

Estava combinado que se iria proceder da seguinte forma:

 

Eu pagava 1 viagem e o fornecedor pagava outra.

Estava combinado enviar apenas a placa dos leds e não todo o foco de modo a minimizar as despesas de transporte.

 

Nesta altura continua a trabalhar apenas com 80w.

Corais e peixes continuavam com boas cores.

Estava apenas à espera que o tempo arrefecesse para voltar a instalar a minha calha 6x39W T5 DIY e proceder ao envio dos leds.

 

(...)

 

Neste dia procedi à instalação da minha mini-sump.

Finalmente tirei os mangues de dentro do móvel da sump. Estavam todos atrofiados e com muitas folhas queimadas.

Ficou catita e aprovado pela minha cara metade, pois parece um canteiro.

Agora toda a água passa pelos mangues. Reforcei a areia que tinha para 'plantar' os mangues, com 'areia CalciaLith 0-1mm'

 

570501010Big.jpg

 

(...)

 

Cumpri um sonho ou desejo (como queiram) de ter 2 escumadores.

Há muito que li que se devia ter 2 escumadores e alternar a sua limpeza de modo a nunca perder eficácia no sistema de filtragem.

 

Não são 2 escumadores quaisquer... 1 custou-me 250€ há 4 anos yb665 - Tunze 220/3 para (supostamente) aquários até 400L yb665

 

9210.jpg

 

e o outro trata-se do meu escumador BM200/DOC ~DIY que me custou cerca de 110€ - o preço da bomba :sbSourirb

 

Um é de 'fundo' e o outro é de 'superfície'.

Vou estudar se o Tunze escuma alguma coisa (parece-me que sim) e ver como se comportam os corais.

Pelo menos o ORP deverá subir, mas infelizmente não sei qual o seu valor... talvez lá para o Natal :sbSourirb saiba esse e outros valores que ainda hoje não sei ...

2ª feira coloco fotos.

 

Estamos sempre a inventar!

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Em 28/09/09...

 

 

Os mangues gostaram tanto que no dia a seguir muitos davam a mostrar novos rebentos.

 

sindrome_mangues_8.JPG

 

sindrome_mangues_9.JPG

 

(...)

 

Cumpri um sonho ou desejo (como queiram) de ter 2 escumadores.

Há muito que li que se devia ter 2 escumadores e alternar a sua limpeza de modo a nunca perder eficácia no sistema de filtragem.

 

Não são 2 escumadores quaisquer...

 

Um é de 'fundo' e o outro é de 'superfície'.

 

sindrome_mangues_10.JPG

 

sindrome_mangues_11.JPG

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Em 29/09/09 como me sentia azelha com a colocação de Nori...

 

Procedi à elaboração de uma peça em acrílico de 6mm de espessura, de modo a evitar colocar as mãos no aquário aquando da colocação das folhas de Nori.

A esta peça, adicionei uma pequena rocha (que em tempos foi de um coral) e fixei-a com abraçadeiras. Esta rocha nem era necessário, mas dá um outro ar à peça, um ar mais natural.

A esta rocha, adicionei aquela rede preta que vem com os suportes de ventosa. Esta rede normalmente é aberta, mas fechei-a com abraçadeiras de modo a ficar como os porta-moedas - faço pressão e ela abre para dar espaço para colocar a folha.

 

grid_feeding_clip.jpg

 

A rocha fica ao alto, pois o Flavescens assim prefere. Antes tinha a rocha deitada e não o chamava tanto, assim vai 'bicando' de forma mais natural e rápida.

 

Este suporte fica encaixado numa das traves francesas, permitindo assim de forma rápida e fácil, sem molhar as mãos e sujar a água, a colocação quase diária de folhas de Nori.

Algo que era uma seca... passou a ser fácil.

 

Segue o projecto 2D e 3D.

 

Esta peça não me custou nada!

O indivíduo a quem encomendei a peça fez questão de me a fazer na hora e até poliu as arestas. Não cobrou, pois fez questão de referir que era tudo à base de desperdício de material.

 

 

Sindrome_Suporte_Nori_2D.PNG

 

Sindrome_Suporte_Nori_3D.PNG

 

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Em 04/10/09 deixava registadas algumas fotos...

 

As fotos ficam sempre com um tom azulado e não o sei contrariar.

A máquina é uma Sony DSC-50 de 2001...

 

sindrome_habitantes27.JPG

 

sindrome_habitantes28.JPG

 

sindrome_habitantes29.JPG

 

sindrome_habitantes30.JPG

 

sindrome_habitantes31.JPG

 

sindrome_habitantes32.JPG

 

sindrome_habitantes33.JPG

 

sindrome_habitantes34.JPG

 

sindrome_habitantes45.JPG

 

sindrome_habitantes35.JPG

 

sindrome_habitantes36.JPG

 

sindrome_habitantes37.JPG

 

sindrome_habitantes38.JPG

 

sindrome_habitantes39.JPG

 

sindrome_habitantes40.JPG

 

sindrome_habitantes41.JPG

 

sindrome_habitantes42.JPG

 

sindrome_habitantes43.JPG

 

sindrome_habitantes44.JPG

 

 

Nota: O foco de leds está apenas com 80W, pois 40W estão 'desligados'

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Pedro, apesar da pouca afluência de pessoal aqui, gostava de dizer que é um tópico a seguir por muitos de nós, nem que seja para ver este sistema e tirar ideias, pois acabei de tirar uma ideia boa para esconder algumas coisas, como tens o aquário dos mangues. :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Obrigado Pedro.

Tenho vindo a actualizar o tópico à medida que me é permitido.

 

(...)

 

Em 07/10/2009 dava conta da evolução do meu aquário...

Junto seguem fotos da 'Evolução', 'Retrocesso' e 'Evolução' do meu aquário.

 

 

O 'antes'

#Março 2005

 

sindrome_antes1.jpg

 

sindrome_antes2.jpg

 

sindrome_antes3.jpg

 

sindrome_antes4.jpg

 

sindrome_antes5.jpg

 

sindrome_antes6.jpg

 

sindrome_antes7.jpg

 

sindrome_antes8.jpg

 

 

 

#Abril 2005

 

sindrome_antes9.jpg

 

sindrome_antes10.jpg

 

sindrome_antes11.jpg

 

sindrome_antes12.jpg

 

sindrome_antes13.jpg

 

sindrome_antes14.jpg

 

 

 

#Julho 2005

 

sindrome_antes15.jpg

 

sindrome_antes16.jpg

 

 

O 'antes' do 'depois'

#Finais de 2007 - Janeiro 2008

 

7351d1199699619-sindrome-do-aquario-desleixado-minha-experiencia-1.jpg

 

7367d1199700281-sindrome-do-aquario-desleixado-minha-experiencia-7_1.jpg

 

O 'depois'

#Março de 2009

 

COADAS_LAYOUT1.JPG

 

 

#Outubro de 2009

 

sindrome_habitantes44.JPG

 

 

A evolução tem sido lenta e ponderada.

Mensalmente faço uma listagem dos vivos (entre corais, equipa de limpeza e peixes) que pretendo adquirir e faço uma sondagem de custo dessa mesma listagem.

O 'tecto' mensal definido por mim para aquisição de vivos começou com 75€ e neste momento vai em 100-120€. Varia consoante os objectivos.

No mês de Agosto não adquiri nada.

Mais 32€ mensais de sal da 'Red Sea Pro Coral'

Isto de custos directos...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais 32€ mensais de sal da 'Red Sea Pro Coral'

Isto de custos directos...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Viva, 22Kg de sal Red Sea custam 50€ (fora portes) como é que gastas tanto em sal?

Mudas mais de 70L de água por semana?

 

Btw tava a pensar fazer mudança de água automáticas todos os dias com 2 bombas peristalticas (uma a tirar agua do aquário e outra a por agua nova ao mesmo tempo) em cerca de 5L diários (35L por semana). Recomendas o procedimento comparativamente a mudar 35L de uma só vez aos fins de semana?

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Jc.gomes... nunca importei sal... eventualmente será algo a ponderar... pois cá 7kg custam ~32€.

 

Quanto às TPA's diárias têm-me permitido manter:

Ca-430ppm

Kh-7/8

 

Água cristalina sem uso de carvão activado.

Aquário sem algas sem recorrer a uso de resinas anti-fosfatos.

O cálcio e a dureza são mantido sem uso de kalk (o reactor DIY está na prateleira ;) ) e sem qualquer outro aditivo.

 

O meu aquário tem LPS e SPS e ainda irá ter mais.

 

Com o tempo apercebi-me que as TPA's automáticas não fazem tudo...

Quinzenalmente faço uma TPA de 30L onde aspiro rochas, sump e mini-sump.

 

Os 4L de TPA diária foram definidos assim, pois queria que ao fim de uma semana tivesse sensivelmente a mesma percentagem, caso eu a fizesse semanalmente (30L)

 

Claro que quando comecei as TPA's diárias (Março/09) muitos me disseram que não concordavam.

Existem várias correntes de opinião. Há quem faça TPA's de 2 em 2 meses com bons resultados. Outros uma TPA/ano...

Enfim, existem várias formas (Balling, vodka...) de manter um aquário de qualidade.

A minha forma, é apenas mais uma... e que funciona no meu aquário.

 

Não percebo por que razão precisas de 2x bombas peristalticas... são bem mais dispendiosas do que 2x bombas da Tunze 9V/12V...16€/cada... vê aqui

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Então e essa calha de leds, já a tens a bombar novamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Jc.gomes... nunca importei sal... eventualmente será algo a ponderar... pois cá 7kg custam ~32€.

Viva, sim ca custam mesmo muito caro.

Mandei logo vir da alemanha 56Kg de Sal que ja me da para uns bons tempos....

 

 

Com o tempo apercebi-me que as TPA's automáticas não fazem tudo...

Quinzenalmente faço uma TPA de 30L onde aspiro rochas, sump e mini-sump.

Sim, tb me parece boa ideia principalmente se houver detritos.

 

 

Os 4L de TPA diária foram definidos assim, pois queria que ao fim de uma semana tivesse sensivelmente a mesma percentagem, caso eu a fizesse semanalmente (30L)

 

Claro que quando comecei as TPA's diárias (Março/09) muitos me disseram que não concordavam.

Existem várias correntes de opinião. Há quem faça TPA's de 2 em 2 meses com bons resultados. Outros uma TPA/ano...

Fazer as TPA's mal certamente não fará... ja o contrario é andar a pisar o risco.

 

Enfim, existem várias formas (Balling, vodka...) de manter um aquário de qualidade.

Mas em complemento as TPA's pretendo fazer o metodo de balling para manter os valores estaveis e a bons niveis.

 

 

 

Não percebo por que razão precisas de 2x bombas peristalticas... são bem mais dispendiosas do que 2x bombas da Tunze 9V/12V...16€/cada... vê aqui

 

Abraço

Pedro Ferrer

As duas peristalticas eram somente para ter uma forma de ir mudando a agua de forma sincronizada e devagar.

No entanto não conheço essas bombas. Como é que essas bombas funcionam?

Ligam-se directamente á corrente eletrica ou precisam de algum transformador? E basta meter uma dentro da sump para tirar agua e outra dentro do reservatorio com agua nova para repor e ligar/desligar as duas ao mesmo tempo para ter o mesmo efeito das bombas peristalticas?

 

Se for assim é mesmo o que eu queria... e as peristalticas são a 67€ cada. Ainda se poupa um bocado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No entanto não conheço essas bombas. Como é que essas bombas funcionam?

No teu setup, dizes que vais usar um Osmoregulador da Tunze para fazer a reposição da água... já o tens? A bomba desse kit é igual. No osmoregulador tens sensores de nível para programar o funcionamento da bomba, para as TPA's podes usar temporizadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

No teu setup, dizes que vais usar um Osmoregulador da Tunze para fazer a reposição da água... já o tens? A bomba desse kit é igual. No osmoregulador tens sensores de nível para programar o funcionamento da bomba, para as TPA's podes usar temporizadores.

Viva, comprei um da AquaMedic pq ficava 50 euros mais barato :music_singguitar:

http://img31.imageshack.us/img31/1390/image00002du.jpg

Usa uma bomba peristaltica ligada a um sensor de nível.

 

Pelo que percebi essa peça é tipo uma replacement part do osmoregulador da Tunze, so que pode ser adaptada para funcionar como bomba de TPA's ligado a um temporizador.

So uma dúvida, pressuponho que não se possa ligar directamente a 220V. Que transformador é preciso comprar?

9V ou 11V ou 12V e com que amperagem?

No da Tunze diz 11V para o osmulador:

http://www.tunze.com/149.html?&L=1&amp...r_tunzeprod_pi1[predid]=-infoxunter036

Mas neste site diz 9V so para a bomba:

http://www.marinedepot.com/Tunze_Osmolator...IDPETRA-vi.html

Mas na aquaristic ja diz 11V so para a bomba:

http://www.aquaristic.net/tunze-dosing-pum...002.html?lang=1

 

PS:Sorry tar a perguntar coisas que não têm a ver com o aquário no tópico. Mas como o Ferrer é o master dos DIY...

PS2: E ja agora onde comprar o transformador :sorry: (nao encontrei no site da leiritronica)

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Então e essa calha de leds, já a tens a bombar novamente?

 

Infelizmente continuo com problemas no foco.

O foco tem 3 secções de leds... ~40W/secção

Cada secção é alimentada por 1 fonte de alimentação 220VAC - 400VDC 2A.

Acontece que tenho 2 fontes estragadas...

É muito azar.

Em Portugal não consigo encontrar.

O fornecedor vende-me 3 fontes por 65€ já com transportes.

Eu digo vende, pois assumi eu a responsabilidade dos danos, pois o meu colega ao arranjar o foco, inventou uma placa electrónica para atrasar o acender de 2 secções para não acender tudo ao mesmo tempo.

Eu penso que tenha sido essa placa que me estragou as fontes...

Enfim...

 

 

No entanto não conheço essas bombas. Como é que essas bombas funcionam?

Ligam-se directamente á corrente eletrica ou precisam de algum transformador? E basta meter uma dentro da sump para tirar agua e outra dentro do reservatorio com agua nova para repor e ligar/desligar as duas ao mesmo tempo para ter o mesmo efeito das bombas peristalticas?

 

As bombas trabalham com transformador de 12V...

No que queres fazer podes usar boias e relés para controlar o funcionamento das bombas.

 

 

No teu setup, dizes que vais usar um Osmoregulador da Tunze para fazer a reposição da água... já o tens? A bomba desse kit é igual. No osmoregulador tens sensores de nível para programar o funcionamento da bomba, para as TPA's podes usar temporizadores.

 

Jorge, acredito que o setup que tenhas visto esteja desactualizado...

Onde o viste para poder alterar? É que já o fiz há muitos anos...

Tenho o osmoregulador da Tunze como reserva :music_singguitar: (não tem bomba pois aproveitei-a para o projecto).

Neste momento uso um PLC Logo da Siemens para controlar aquilo a que chamo COADAS...

COADAS, o que significa?

Centro Operacional de Água Doce e Água Salgada

 

 

Pelo que percebi essa peça é tipo uma replacement part do osmoregulador da Tunze, so que pode ser adaptada para funcionar como bomba de TPA's ligado a um temporizador.

So uma dúvida, pressuponho que não se possa ligar directamente a 220V. Que transformador é preciso comprar?

9V ou 11V ou 12V e com que amperagem?

 

Respondido acima, mas 12V 1A (1000mA) chega...

 

 

PS:Sorry tar a perguntar coisas que não têm a ver com o aquário no tópico. Mas como o Ferrer é o master dos DIY...

 

Obrigado, mas deixo esse papel para outros aquariofilistas bem mais influentes da nossa praça.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, acredito que o setup que tenhas visto esteja desactualizado...

Onde o viste para poder alterar? É que já o fiz há muitos anos...

Tenho o osmoregulador da Tunze como reserva :) (não tem bomba pois aproveitei-a para o projecto).

Neste momento uso um PLC Logo da Siemens para controlar aquilo a que chamo COADAS...

COADAS, o que significa?

Centro Operacional de Água Doce e Água Salgada

Pedro,

Não estava a falar do teu setup, mas sim do jc.gomes... o teu conheço-o bem. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

No dia 08/10/2009 dava conta que nesse fim de semana tinha dado por terminado a minha experiência no que diz respeito ao comportamento do meu escumador BM200/DOC ~DIY vs Tunze 220/3.

Após uma semana de trabalho está aqui o resultado.

 

Escumador_BM200_DOC_DIY17.JPG

 

Claro está que voltei a arrumar o escumador da Tunze.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Em 13.10.2009 dava conta do companheirismo entre 2 espécies de Strombus.

 

Afinal eles são amigos!

Um Strombus Sp. a limpar a concha de um Strombus Alatus.

 

sindrome_habitantes46.JPG

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais