Projecto Aqua de Discus!


Filipa Branco

Recommended Posts

Boas amigos! :mrgreen:

 

Desta vez penso que vim para ficar, espero ;) vou partilhar alegremente com vocês toda a construção do meu aqua de discus, para já deixo-vos o setup e as primeiras fotos:

 

Setup: Aquário feito pelo simpático pedro (obrigada omg) 100*40*50

filtro cristal profi jbl 250

Iluminação a ser adquirida ao William de 36 wt

Termoestato sera 300wt

 

Areão? (ainda tenho dúvidas nesta matéria, mas penso que será de rio)

 

Flora:

Futuramente Valisnérias, anúbias, fetos e... Aceitam-se sugestões ;)

 

Fauna:

Futuramente 4 Discus juvenis

Ottos

Corys e/ou lda's e/ou ancistrus

Cardume de neons

 

Cá vão as fotos:

 

 

2522861_jEwTQ.jpeg

 

2522862_cQ2B4.jpeg

 

 

Espero que gostem omg Sugestões e comentários aceitam-se omg

Editado por william
visualização automatica das fotos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

parece-me bem :D falta as fotos para o pessoal começar a opinar !

 

Vais ter pouca luz para o aquário depois as plantas podem se ressentir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Movido para o subforum correcto

 

 

Obrigada :arrow:

Quanto as fotos elas estão aí lol. Sim, sei que a iluminação não é a ideal ainda, mas para já vai ser assim (€ lol), e quando puder compro mais uma calha. Os discus também não gostam de muita luz, e as plantas que vou por não são muito exigentes :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! lol Isso sem dúvida! :P eu tenciono ir pondo neste post diversas fotos relativas à evolução do meu aquário, até para me poderem ajudar naquilo que eventualmente eu não estiver a fazer bem... (vão ser bastantes coisas yikes)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua parece ter um acabamento muito bom.Vai ser o vicio.Dentro em breve vais querer um maior para poderes ter mais "solhas" é que 4 vai saber-te a pouco :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda sou novata, para já vão ser mesmo só quatro ;) Depois... Logo se verá ::D: hehe. Bem, então se calhar vou mesmo optar pela areia de silica... Alguém sabe se se pode comprar isso num sitio tipo jumbo ou maxmat, e fica em conta?

Quero também comprar uma mangueira, para me ajudar nas tpa's, que a balde, as minhas costas não irão aguentar muito tempo ;)

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu encho para garrafão com o sifão ou lá como se chama e depois vai para o jardim ::D: e depois volto a atestar com os garrafões que tenho em repouso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda sou novata, para já vão ser mesmo só quatro ;) Depois... Logo se verá ::D: hehe. Bem, então se calhar vou mesmo optar pela areia de silica... Alguém sabe se se pode comprar isso num sitio tipo jumbo ou maxmat, e fica em conta?

Quero também comprar uma mangueira, para me ajudar nas tpa's, que a balde, as minhas costas não irão aguentar muito tempo ;)

 

 

 

No Aki custuma haver so que é só na época de verão, agora não devem ter

 

mas procuras uma loja que venda material para piscinas e pedes areia pra filtro, vem em sacos de 25kg e em media cada saco custa a volta de 7,5 euros ;)

 

deves precisar á volta de um saco e meio

 

****

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada ;) A camada aconselhável de areia é de mais ou menos 6/7cm, não e? Acham que devo por algum substracto fertil por baixo? Depois se calhar misturava-se com a areia... ;)

William, obrigada por ca teres vindo ;)

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada sonia :roflroll2:

Pois, mas uma vez que vou usar areia... nao sei mesmo, quem quiser opinar esta a vontade :tongue:

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! :tongue:

 

Sim, 6/7 cm de altura de substrato penso que seja bom! Quanto ao uso de substrato fértil por baixo, uma vez que queres ter plantas, mesmo que sejam pouco exigentes deve fazer sempre bem, mas os mais entendidos que digam de sua justiça :roflroll2:

Também concordo, não sendo nenhum expert, mas acho boa ideia...

É normal usar o substrato fértil por baixo da areia ou outro inerte, e julgo que só se mistura no caso de entrar lá agua com muita velocidade ou uma situação semelhante..

Já agora, o aqua parece ter bons acabamentos :animal_fish:

Boa sorte com o projecto

Luís Gândara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu ja tive um plantado de Discus em que utilizei uma camada de substrato fertil e depois só coloquei areia por cima não hove qualquer problema pelo contrario as plantas adoraram e cresciam que era uma autentica floresta, os discus adoram fundo de areia pois podem soprar e assim levantar a comida que não se perde nas frestas no caso de se utilizar um areão mais largo e não tão fino como a areia. Porque nm aqua de discus como tens que fazer tpa com alguma regularidade essa e a melhor forma de dares nutrientes as plantas sem gastar muitos €

 

Cump.

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas vossas respostas :2gunfire:

 

Acho mesmo que vou seguir o vosso conselho, e amanhã se calhar já compro o substracto fértil e a areia! :2gunfire: Já agora, aconselham-me o da jbl? Eu já o tive, era tipo terra e era bastante bom... Acho que vou voltar a comprá-lo...

Entretanto vou postanto aqui todas as novidades, e de preferência com fotos :puppydogeyes:

 

Obrigada a todos.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehe sim, amanhã se sempre comprar o substracto e a areia, ponho já fotos com isso! Vou ver também se compro o tronco...

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com areia de silica só tens mesmo de tomar atenção é nas sinfonagens do fundo, nunca aproximes demasiado o aspirador... e também as remexidas.. pois o substrato fertil por norma é muito escuro e dai basta levantar um pouco de substrato para se notar na areia de silica..

 

De resto não deves ter problemas :animal_fish:

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá não sou adepto dessas coisas.Depois ao mexer no fundo a plantar e sinfonar etc acho que tudo se vai misturar,mas isso sou eu a pensar posso até estar errado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com areia de silica só tens mesmo de tomar atenção é nas sinfonagens do fundo, nunca aproximes demasiado o aspirador... e também as remexidas.. pois o substrato fertil por norma é muito escuro e dai basta levantar um pouco de substrato para se notar na areia de silica..

 

De resto não deves ter problemas ;)

 

abraço

 

Boas,

Concordo a 100%. tenho mais ou menos o que pretendes Filipa. Aqua300L

 

Areao preto por cima da Sera Floredepot. Acho que é assim que escreve.

Os discus adoram remexer o areao a procura de qualquer restinho que tenha escapado. Quando comem são uns "badalhocos" é comida por tudo!!!

Muito cuidado ao aspirar o fundo para remexer/aspirar só o areao e nao ha problemas.

uma pequena dica, tenta por so substrato fertil onde vais ter plantas, minimizas o risco de o fazer aparecer depois mais tarde durante a manutençao do aqua.

 

Cpts

Fx

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais