1.º aquário....SOCORRO


soniabelo

Recommended Posts

Há já muito tempo que queria um aquário... mas sabia que qualquer ser vivo merece as melhores condições possíveis, e fui adiando o sonho.

Actualmente acho que chegou o momento, e após bastante reflexão e alguma leitura lá me decidi.

Acabei por adquirir:

- Aquário de 105x40x50 (marca sunsun... nunca tinha ouvido falar)

- Iluminação duas calhas t5

- Filtro externo (mas situado na tampa do aqua) com capacidade para 900l/H

 

Já li muita coisa aqui no fórum, mas por querer ir com mt calma (sei da importância do ciclo do azoto e de esperar para todos os níveis estarem optimizados), ainda não iniciei a montagem do aqua...logo não percebo metade do que aqui é dito (lol tanta química...)

 

Espero poder contar com os conselhos e orientações do pessoal mais experiente, pois qt mais pesquiso mais confusa fico (LOL juro que não sou loira)

 

O meu objectivo:

 

Nos proximos dias:

-lavar o aquário e materiais muito bem

-encher a 10%

-colocar fertilizante e arreão

-ligar tudo

 

qd posso colocar as plantas e os caracóis?

 

a partir dai tenho de realizar todos os dias os testes, não é?

e adicionar mt lentamente os novos habitantes

 

Ainda não escolhi a fauna concreta, estou a pensar nos escalares e outros mais pequenos...mas não há pressa...

 

Que me dizem do equipamento?

O que é que me falta e necessito absolutamente (tipo aspirador, esponjas...vou começar do zero)?

 

Antecipadamente agradecida.

Editado por soniabelo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Bem vinda a este mundo,de louvar a tua preocupação em começar lentamente e bem help é que um dos nossos maiores inimigos é a pressa.Querer meter lá os peixes á força toda.Para já podes começar pelo areão.Se queres meter areia do rio,se akadama ou outro substrato isso tudo depende do teu gosto e claro da tua carteira.Eu tive areão do rio e depois acabei por optar por akadama mais tarde.Mas enquanto decides isso podes lavar o aquário,sem qualquer químico só mesmo água da torneira,nunca mas nunca se usa químicos no aquário.Após isso podes pensar nas plantas que vão conforme o tu gosto e também sobre a iluminação que tenhas.Quantos mais exigentes melhor terá que ser a iluminação.Podes então lavar o aquário,enche-lo a 50% e depois plantar e de seguida encher a 100% e dar inicio ao ciclo do ozoto.Ou seja ir metendo 1 bocadito de comida todos os dias para se ir criar a colónia de bactérias no filtro.Irás saber que o ciclo está feito quanto tiveres um pico de amónia , ou seja a amónia começar a descer é sinal que está a ser transformada em nitritos e depois em nitratos pela colónia de bactérias do filtro.Nessa altura podes ir metendo peixes lentamente ou seja 1 por semana.Como já vai longo o testamento e de certeza que vai aparecer mais alguém a ajudar fico por aqui.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Bem vinda a este mundo,de louvar a tua preocupação em começar lentamente e bem help é que um dos nossos maiores inimigos é a pressa.Querer meter lá os peixes á força toda.Para já podes começar pelo areão.Se queres meter areia do rio,se akadama ou outro substrato isso tudo depende do teu gosto e claro da tua carteira.Eu tive areão do rio e depois acabei por optar por akadama mais tarde.Mas enquanto decides isso podes lavar o aquário,sem qualquer químico só mesmo água da torneira,nunca mas nunca se usa químicos no aquário.Após isso podes pensar nas plantas que vão conforme o tu gosto e também sobre a iluminação que tenhas.Quantos mais exigentes melhor terá que ser a iluminação.Podes então lavar o aquário,enche-lo a 50% e depois plantar e de seguida encher a 100% e dar inicio ao ciclo do ozoto.Ou seja ir metendo 1 bocadito de comida todos os dias para se ir criar a colónia de bactérias no filtro.Irás saber que o ciclo está feito quanto tiveres um pico de amónia , ou seja a amónia começar a descer é sinal que está a ser transformada em nitritos e depois em nitratos pela colónia de bactérias do filtro.Nessa altura podes ir metendo peixes lentamente ou seja 1 por semana.Como já vai longo o testamento e de certeza que vai aparecer mais alguém a ajudar fico por aqui.

Espero ter ajudado.

Muito bem dito!!!

Deves começar pelo pessoal da "limpeza" , Ottos,corys e por aí

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só uma pequena correcção: o ciclo não estará feito com o pico de amónia, apenas terá iniciado. O ciclo estará completo quando a amónia e os nitritos estiverem a zero.

Neste LINK há mais pormenores.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o que me dizem desse tipo de filtro ?

é que sempre pensei que eles tinham que ser verticais... e o meu é horizontal (tem 4 compartimentos para materia filtrante)

bom dia

 

não te importes com isso.......o importante num filtro é a agua entrar por um lado, depois passar pelas diversas materias, depois sair pelo outro lado.

 

Em relação ao material que necessitas:

 

- teste do Ph

- teste do amoniaco

- teste dos nitratos (há quem tambem aconselhe o teste dos nitritos)

- termoestato (não li nada a dizer que tens termoestato)

- termometro (de preferencia interno, em vez de uma fita colada ao vidro do aqua)

- tesoura para podar

 

em relação ao restante material, agradeço que informes quais as materias que te foram fornecidas para o filtro.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao restante material, agradeço que informes quais as materias que te foram fornecidas para o filtro.

 

absolutamente nada

tenho de encher os diversoso compartimentos com os materiais á minha escolha

 

e claro, como nao percebo nada disto, vou seguir a indicação do sr. da loja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se fosse a ti seguia antes os conselhos do pessoal de cá que para além de experientes não pretendemos ganhar dinheiro e não te "enfiamos" cenas ao desbarate :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para tirares uma foto ao filtro?Para se ter uma ideia dele,é que eu sinceramente não estou a ver como ele é :twisted:

Mas optaria por uma esponja grossa,das azuis e depois umas ceramicas e biobolls e no fim lã.Mas sem ver bem o filtro é mais complicado opinar,vendo-o até se pode optar por outra opção mais viável.Mas no inicio deve-se começar por esponja grosssa para apanhar o lixo maior e no fim a lã para "captar" o lixo menor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passada quase uma semana, neste momento tenho o aqua a funcionar, já com algumas plantas.

Tenho feito os testes, e ainda nem sequer começou a aparecer a amonia... (não tenho peixes)

Devo colocar algo para iniciar o ciclo, e um peixinho? (não queria mesmo nada martirizar o pobre animal)

 

Apesar de ter obtado por plantas de fácil manutenção, parece-me que estejam a ficar mais fracas, pálidas. quando realizei o teste do ferro estava a zero.

devo adicionar fertilizante liquido para as platas? (coloquei substrato fertil, aquando da montagem.)

 

Por outro lado, começou a aparecer junto ao tronco pequenas "nuvens" brancas, parece algodão mt fininho...

É nocivo para o aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa noite a todos, tenho vindo a ler excertos deste forum e tive muito gosto em fazer a minha inscrição!!!

Desculpem-me intrometer neste topico mas eu to mm a precisar de ajuda!

Vo passar a esplicar o que me tem vindo a atormentar...

Eu possuo um aqua de 60cm e nao tenho tido muito sucesso com ele por motivos que tenho vindo a descobrir aos poucos e com muita muita paciencia e horas de leitura aki e ali...

Um ponto que neste momento ando a abordar é a filtragem, elaborei um projecto de um sump mas depareime com o problema da passagem da agua do aqua para o sump, li e vi muitas teorias e soluções, mas eu neste momento nao quero furar o aqua; nem quero colucar um overflow, devido a nao me proporcionar confianca e receio de inundação em caso de falta de energia ou entrada de agua no tubo o k pode provocar o desferrar da bomba de reposição da sump.

sendo assim e depois de pensar muito no assunto, veio-me a cabeçaa a ideia de colocar duas bombas na sump uma na 1a divisoria onde impulsionaria a entrada de agua do aqua para a sump e outra bomba na ultima divisoria de reposição.

para nao ter problemas de diferenca de capacidade de lph das bombas estas seriam da mm marca ou seja iguais, lanco aki a pergunta se esta minha resolução sera mm uma forma boa de resolver o problema ou se virei a ter dores de cabeçaa futuras?

 

desde ja o meu muito obrigado e agradeço vivamente que me possam ajudar, neste assunto e possivelmente em assuntos futuros, ja que sou um pioneiro no hobby dos aquarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afim de facilitar a compreensão e percepção do problema, coloco aqui a foto

Pic_16811_2.jpg

 

 

Conseguem ver a nuvenzinha branca colada ao tronco?

 

 

 

Já agora, coloco também o aspecto geral do aqua (visual provisório)

Pic_16811_1.jpg

 

Aguardo comentário

 

Sonia, para quem está a começar, o teu aqua está muito bonito! :D

Em relação ao tronco, ferveste-o bem? Tens mesmo de ter isso em atenção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era impossivel fervê-lo. mede quase 1metro

o sr da loja disse-me para apenas lava-lo em agua corrente...

 

mas acho que fiz asneira...

 

 

É assim eu fervo sempre... Nem que ponha num recipiente grande e vá pondo água a ferver... É que tal pode ser a causa do teu tronco estar assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não coloques peixes ainda... Tens o aquário a funcionar há quanto tempo? É assim, quanto ao tronco, tenta fazer o que te disse, põe-no num recipiente, passa-o várias vezes por água a ferver... Uma vez aconteceu-me uma coisa semelhante ao que te está a acontecer, e fiz isso e tudo se regularizou. Aconselho-te a pores depois o tronco à temperatura ambiente antes de voltares a colocá-lo no aqua!

Editado por Pipinhas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esses fungos são inofensivos para os peixes. Uma equipa de limpeza dá-te cabo disso, mas não para já.

Pôr comida uma vez por semana é pouco. Porque não usas bactérias em frasco e acrescentas comida todos os dias? É que assim não vais lá :roflroll2:

 

ivo_estevao, duas bombas iguais da mesma marca não têm forçosamente o mesmo caudal. Basta apontar as impurezas que se acumulam numa e noutra que já podem fazer a diferença, mesmo pequena, que já desequilibra.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.