AS NOSSAS AMPULÁRIAS


A MINHA TURMA CC

Recommended Posts

Sétima Sessão de Manutenção - 02 de Fevereiro de 2009:

 

“Hoje não formámos nenhum grupo, os meninos estiveram a tirar dúvidas enquanto a mãe fazia a TPA.

No final a Professora Cláudia tirou algumas fotografias para vocês verem”

 

Amarela - Pérola

Azul - Dóris

Cinzenta - Lua

 

Ampularias01.gifAmpularias02.gifAmpularias03.gifAmpularias04.gifAmpularias05.gifAmpularias06.gifAmpularias07.gif

 

 

03 de Fevereiro de 2009

 

“Hoje pusemos dois camarões no nosso aquário, não são muito pequenos para não serem puxados pelo filtro, nem muito grandes para não terem ainda bebés. Estamos a tentar que fiquem contentes aqui para tirarmos uma fotografia para o concurso dos camarões.”

 

04 de Fevereiro de 2009

 

“A mãe reparou que o nosso aquecedor estava avariado, a temperatura está muito baixinha, as Ampulárias estão escondidas e não conseguimos ver os camarões. À tarde fui com a mãe comprar um aquecedor novo e grande.”

 

05 de Fevereiro de 2009

 

“De manhã pusemos o aquecedor novo e à tarde a água já estava quentinha, vamos ver se amanhã os camarões estão vermelhinhos e aparecem para tirar uma fotografia.”

 

"Espero que tenham gostado das fotografias, neste fim-de-semana os meninos vão levar um papel que a mãe escreveu com o nome do Fórum para os pais os inscreverem, há 5 meninos que têm aquários e ainda não leram tudo o que deviam, por isso os peixes morrem, os pais também têm de ler, mas no papel está tudo escrito.

Adeus a todos

Catarina Chaíça"

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oitava Sessão de Manutenção - 09 de Fevereiro de 2009:

 

“Hoje os meninos que iam chegando do lanche vinham ajudar a fazer a TPA, já sabemos que quer dizer Troca Parcial de Agua, a parte que os meninos mais gostaram foi de lavar o filtro do aspirador, todos quiseram repetir.

As Ampulárias estão mais crescidas por isso sujam mais, hoje tivemos muito cuidado para não aspirar os camarões, eles não sairam dum cantinho, por isso foi fácil.

Os camarões estão mais vermelhinhos mas ainda não estão bons, não ficámos tristes de não ter entrado neste concurso, mas queremos entrar no próximo, algum de vocês nos pode dizer o lagostim que podemos ter neste aquàrio? tem 24 litros, 3 ampulárias e 2 Red Cherrys, também temos Feto de Java e Musgo de Java, tem de ser um lagostim que não morra muito e seja barato, porque comprámos um aquecedor esta semana. Temos de saber o que ele come e do que gosta mais.

Esperamos muito pela vossa ajuda.

Hoje vimos uma coisa muito gira, os caracóis, que não sabemos os nomes deles, puseram uns ovos no filtro e nos vidros, parecia gelatina, a mãe ía deitar fora para não nascerem, mas nós dissemos que isso era um crime, porque são bébés que estão lá dentro e ela deixou-os ficar, disse que daqui a poucos dias vamos ver um aquário cheio de caracóis! tocámos nos ovos deles com muito jeitinho, a professora nunca tinha visto nada assim!

É muito dificil decorar os nomes do PH e das outras coisas e o que são, a mãe disse que ía fazer uma banda desenhada com bonecos muito giros e depois ficávamos a perceber melhor, mal podemos esperar para ver os bonecos, os meninos só querem inscrever-se depois, alguns não conseguiram ficar lá no Fórum, a mãe depois explica aos pais porque é preciso uma coisa.

As novas ampulárias ainda não chegaram mas chegam esta semana, depois vamos tirar mais fotografias e dar nomes.

Adeus e não se esqueçam de nós para comprarmos um lagostim.

 

Catarina Chaíça"

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá turma ;)

 

Quanto à vossa dúvida sobre o lagostim, não vos consigo mesmo ajudar porque não percebo nada. Vamos esperar que as pessoas que percebem deste assunto venham cá responder e assim ficamos todos a saber, vocês e eu também ;)

 

Eu também tenho essa "gelatina" com ovos no meu aquário e nem sempre a tiro porque esses caracóis até podem ser muito úteis e ajudam a comer algas. A mãe da Catarina já vos deve ter falado nas algas, certo?

 

Olhem deixo-vos aqui mais uma fotografia de uma das minhas ampulárias branquinhas, para verem mais uma das irmãs das vossas:

dsc04256va4.jpg

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este trabalho não é meu e do lcfonseca que me cedeu para os meus alunos pois tambem tenho um aqua na escola onde dou aulas ( ainda não tive oportunidade de o utilizar mas vou faze-lo) . espero que vos e que quem o fez não se importe que eu o faculte. Parabens pelo vosso trabalho e já agora estendo as felicitações aos professores

http://www.mediafire.com/?czlmvz25jew

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

a ideia está muito boa e as ampularias sao bonitas, posta umas fotos dos red cherrys para vermos.

 

ecavaco, em que escola é que dás aulas, tenho uma professora de que trabalhou numa escola em azeitão e queria saber se foi na mesma.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este trabalho não é meu e do lcfonseca que me cedeu para os meus alunos pois tambem tenho um aqua na escola onde dou aulas ( ainda não tive oportunidade de o utilizar mas vou faze-lo) . espero que vos e que quem o fez não se importe que eu o faculte. Parabens pelo vosso trabalho e já agora estendo as felicitações aos professores

http://www.mediafire.com/?czlmvz25jew

 

Olá ecavaco,

não há nenhum lcFonseca, há eu, Luisa Fonseca, agora já emendei o Nick name para não haver confusões, foi genial teres colocado esse endereço, era o que faltava aqui, não sei se te lembras do nome do tópico, "Aprender a cuidar de Ampulárias, texto para crianças" foi como comecei para fazer o trabalho para "A MINHA TURMA", eles estão a seguir tudo com fotocópias desses apontamentos.

Sou a mãe da Catarina Chaíça e tudo o que for postado aqui pode ser utilizado da forma que melhor ajudar, esse texto foi trabalhado por todos mas a ideia foi transmitir conhecimentos, por isso acho que ninguém se importa.

 

Poneka, que linda ampulária tens aí... porque não concorreste?

 

Obrigada pelos comentários e continuamos à espera de conhecer algum lagostim que eles possam ter.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

Poneka, que linda ampulária tens aí... porque não concorreste?

(...)

 

Porque quando dei conta já não dava para participar :blush:

Mas já participei no concurso dos quadros!!

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nona Sessão de Manutenção - 23 de Fevereiro de 2009:

 

"No grupo de hoje estavam: eu e a mãe.

 

Porque estamos de férias do Carnaval, fomos à escola só para limpar o aquário e dar comida às Ampulárias, não conseguimos foi ver os camarões.

Na quarta-feira os meninos vão ter uma grande, mas grande surpresa, olhem bem o que está lá:

 

23FEV09_0AMPULARIAS.gif

 

A mãe diz que estes vão nascer e vai ser muita Ampulária, não vamos poder ficar com todas, mas assim os meninos vão levar para os seus aquários as nossas Ampulárias nascidas aqui:

 

23FEV09_03AMPULARIAS.gif

 

Foram as nossas Ampulárias antigas, os meninos já tinham visto elas muito pegadas, mas a mãe disse que ainda eram pequenas para porem os ovos, mas não são, agora temos de esperar para ver de que cor é que são, não sabemos quem pôs os ovos. Podem nascer amarelas, brancas ou azuis.

 

23FEV09_02AMPULARIAS.gif

 

Também tirámos fotografias às Ampulárias novas, são mais pequenas mas vão crescer, ainda não temos os nomes para elas, andámos muito ocupados a fazer as máscaras de gesso para o carnaval.

 

Obrigada ao António Violante pelas Ampulárias, tiramos mais fotografias mas ficaram estragadas, só temos esta:

 

23FEV09_01AMPULARIAS.gif

 

A mãe disse que se as Ampulárias nascerem dentro do nosso aquário temos um problema, não o podemos aspirar enquanto elas forem pequenas e o nosso filtro é muito fraquinho, ainda não sabemos bem o que fazer, se calhar a mãe vai fazer uma Sump para nós.

 

Espero que tenham gostado.

Até para a semana

Catarina Chaíça"

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Décima Sessão de Manutenção - 02 de Março de 2009:

 

"Hoje não formamos grupo, os meninos foram tirando dúvidas enquanto a mãe aspirava o aquário.

Descobrimos mais ovos, assim são 4 cachos, se cada um tiver 300 ovos vamos ficar com 1200 Ampulárias, mas não podem nascer neste aquário, é muito pequeno e já está cheio, temos 6 Ampulárias com 24 litros de água, são as nossas três, as duas do António e mais uma nossa do concurso, ainda não decidimos os nomes para elas.

A mãe vai trazer uma maternidade, que é outro aquário mais pequeno, para pôr os cachos, temos de os descolar devagarinho e deitar nuns bocadinhos de esferovite, depois quando elas nascerem mandam-se sozinhas para dentro de água, neste aquário não vamos pôr nada de areia nem conchas para ser mais fácil limpar, só fica com as coisas para a água, mas agora não temos mais um filtro e outro aquecedor, ainda não sabemos como vamos resolver este problema.

Nós agora não podemos aspirar porque é mais difícil e perigoso, o aspirador se tocar nos cachos de ovos eles podem cair e depois não os podemos voltar a colar, temos também os camarões que andam sempre de um lado para o outro.

A areia está cheia de algas, ficou verde porque o aquário não tem estado tapado, mas agora os caracóis que acho que são Phisas já nasceram, temos montanhas deles e vão comer as algas todas.

Os meninos o que gostam mais de fazer é limpar os cócós do saco do aspirador, o Gonçalo tinha um frasco de cola biológica e o Pedro enganou-se e disse que queria limpar o cócó biológico e depois rimos muito e ele também.

As nossas plantas estão muito grandes, o aquário está cheio com tantas coisas, não tirámos fotografias porque a mãe não levou a máquina, tiramos para a semana que vem.

Não concorremos mais nos concursos do grupo porque agora só se for com os caracóis Phisas, não arranjámos um camarão grande, mas também se calhar já não cabia ali.

Os meninos têm de ter cuidado com a tampa do aquário porque outro dia caiu lá para dentro e começaram todos aos gritos muito aflitos, mas depois a mãe pôs no sítio e não fez mal.

Agora já não me lembro de mais nada.

Espero que gostem.

 

Catarina Chaíça"

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Décima Primeira Sessão de Manutenção - 09 de Março de 2009:

 

"Hoje foram alguns meninos depois de lanchar, o Daniel também já tem um aquário.

A nossa sessão foi sobre as plantas, o aquário estava muito cheio, o tronco tem plantas chamadas Fetos de Java, as folhas grandes eram muito antigas e ficaram amarelas, mas nas pontas tinham muitos filhos, a mãe ensinou o que é uma poda e deu o exemplo das uvas porque ela faz isso lá na terra:"

 

"As vinhas são terrenos plantados com videiras, as videiras são árvores baixinhas que dão uvas, quando os ramos crescem muito a árvore não consegue alimentar todos os ramos, por isso as uvas nascem pequenas e sem sabor, se as pessoas cortarem os que estão a mais, a videira fica com força e as uvas desenvolvem-se melhor e com qualidade, os viticultores podam as suas videiras, cortam com uma tesoura de podar os ramos velhos que estão secos e os mais fracos que são novos, assim os ramos que vão dar uvas são os ramos que não estão secos nem fracos, o meu avô contou-me que a poda foi inventada à muitos, muitos anos quando uma cabra comeu os rebentos de uma videira e o dono viu que essas uvas eram de melhor qualidade.

Da mesma forma, quando podamos uma planta, devemos retirar as folhas velhas e aproveitar as novas, para que cresçam com mais força e fiquem bonitas."

 

IMG_4677copy.gifIMG_4682copy.gif

 

IMG_4681copy.gifIMG_4680copy.gif

 

As Ampulárias ainda não nasceram, mas os pais continuam a andar agarrados, eles não deviam querer tantos filhos, senão é como na china, o governo paga aos pais se não tiverem filhos e alguns pais matam os filhos para receber o dinheiro, só pensam no dinheiro.

Isto foi fotografias que tiramos na sessão de hoje, já estão lá 4 cachos de ovos:

 

IMG_4686copy.gifIMG_4689copy.gif

 

IMG_4679copy.gif

 

Depois vimos os ovos do cacho que não deu, cairam na água, era branco e nós estivemos a ver como é e esborrachamos com os dedos para ver que é um bocadinho forte, se for mole podem morrer lá dentro porque é frágil.

 

IMG_4684copy.gif

 

As Phisas são estas, não sabemos bem se é esse o nome, vocês sabem?

 

IMG_4683copy.gif

 

O filtro estava muito sujo por dentro, a mãe teve de desmontar tudo e lavar, a areia estava com muitas algas e tivemos de lavar alguma, a água ficou toda verde:

 

IMG_4688copy.gif

 

Tirámos a medida do lado do aquário para a mãe comprar os vidros para a Sump, eu medi e era um quadrado, tem 24 Centímetros de altura e 24 centímetros de largura.

 

Então vamos a ver se para a semana já temos a Sump, que é um filtro melhor e ainda não sabemos se pomos a maternidade por causa do aquecedor e do outro filtro que não temos, a mãe disse que tinha de fazer uma coisa que era pôr a maternidade e depois o aquário e depois a Sump, mas não sabemos se dá! se alguém tiver uma ideia para ajudar é bom!

 

Até para a semana.

Catarina Chaíça"

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Décima Segunda Sessão de Manutenção - 16 de Março de 2009:

 

"Olá, hoje foi uma grande confusão, aconteceu o que não estavamos à espera, os últimos ovos nasceram e os primeiros ainda lá estavam:

IMG_4830copy.gif

 

a mãe tentou aspirar as pastilhas de fundo que elas não comeram, sujaram tudo e cheirava mal, a professora disse que cheirava a peixe, mas as ampulárias bebés têm 1 milímetro e estavam em todo o lado, o Daniel, o Gonçalo e o Pedro apanharam as que puderam para pôr na maternidade, mas depois foram para o recreio porque já era demais:

 

IMG_4833copy.gif

 

A mãe ficou a aspirar e o aspirador avariou-se, para a semana não estamos cá porque vamos à Eurodisney e não sei como vai ser porque só podemos limpar à 2ª feira porque não há sala de estudo.

 

Conseguimos montar a maternidade mas ficou com pouca água porque não temos ainda o filtro nem o aquecedor, como fica ao sol a água aquece:

 

IMG_4831copy.gif

 

Pusemos os outros ovos num bocadinho de esferovite para elas mergulharem quando nascerem e não molhar os ovos, porque descolamos do grande.

Os meninos dos 5 anos também quiseram ter um aquário e a professora deles estava no recreio e pediu 2 "ampularinas" para meterem lá no deles, nós fomos ver se estava tudo bem e olhem só o que lá tinham:

 

IMG_4834copy.gif

 

Eu e o Gonçalo explicámos que iam morrer porque não podia ser assim e o aquário é muito pequeno, depois a mãe disse o que podiam fazer e vão arranjar um aquário melhor com filtro, mas não podem ter ampulárias porque é peixes de água fria e elas não gostam:

 

IMG_4835copy.gif

 

Agora não sabemos se devemos deixar lá as ampulárias bebés, a mãe disse que num aquário tão pequeno elas nem crescem e fica dificil apanha-las, se calhar o melhor é desmontar tudo e meter a areia num passador de rede e a areia desce e as ampulárias ficam, mas vai ser uma trabalheira e demorar imensas horas.

 

Se alguém tiver uma ideia melhor podia dizer.

 

Adeus e espero que tenham gostado

Catarina Chaíça"

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas meninos,

 

Tenho um termostato de 25W e um filtro pequeno para aquários de 10l que vos posso oferecer, se quiserem é só dizer.

 

Cumprimentos

 

 

Queremos agradecer muito ao Octávio, o filtro e o aquecedor já chegaram e vinham muito bem embrulhados, nada se partiu, amanhã vamos deixar tudo pronto na escola para as ampulárias bébés ficarem bem.

 

Adeus

 

Catarina Chaíça

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queremos agradecer muito ao Octávio, o filtro e o aquecedor já chegaram e vinham muito bem embrulhados, nada se partiu, amanhã vamos deixar tudo pronto na escola para as ampulárias bébés ficarem bem.

 

Adeus

 

Catarina Chaíça

 

Não é preciso agradecer, foi de muito boa vontade.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 de Março de 2009

 

Ontem montámos o aquário de maternidade das Ampulárias, a mãe meteu uma esponja no filtro presa com um elástico para elas não irem lá para dentro, o aquecedor é muito bonito:

 

turma01.gif

 

A água já estava muito suja mas agora deve ficar boa

 

turma02.gif

 

Não nos disseram o nome daqueles caracóis, não sabem?

 

IMG_4683copy.gif

 

Agora temos caracóis a mais.

 

Estou muito emocionada com a viagem à Eurodisney, como vamos estar de férias 5 dias a professora vai ter de dar comer às Ampulárias, amanhã a esta hora já estou em Paris, hoje o dia passou muito devagar, parecia mais de 60 horas, adeus

 

Catarina Chaíça

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

23 de Abril de 2009

 

Olá queridos amigos, vou pôr aqui alguns textos que vários meninos fizeram:

 

"O NOSSO AQUÁRIO (Como está agora)

 

Olá meus amigos!

Como estão?

Nós estamos bem obrigada!

Antes de começarmos a contar o que queriamos contar, vamos informar-vos que a Dóris morreu.

Algumas ampulárias reproduziram e já puzeram 6 cachos.

Bom, o nosso aquário está muito bonito: com conchas, areia, água, pedras, plantas. Lá estão várias ampulárias como:

Lua, Pérola, Neve (Ampulária marfim) caracóis pequeninos.

 

O que aconteceu enquanto a Luísa não esteve cá.

 

Nós não fizemos grande coisa só vimos que as senhoras da cozinha colocaram: cenoura mas podiam colocar lá: alface, Nabo, Abóbora, Corgete, couves, etc...

 

O que estamos a fazer?

 

Neste momento, estamos a escrever textos para o Fórum.

Depois vamos montar um aquário com muitos materiais: pedras do rio, conchas da praia, xisto, areia do rio e montes de plantas.

 

Esperamos que tenham gostado do nosso texto.

 

Beatriz Moreira

Beatriz Bizarro"

 

 

 

"Olá a todas as pessoas do Fórum aquariofilia.

Queriamos dizer que a Doris morreu, ficamos muito tristes com essa noticia é muito triste.

Algumas ampulárias reproduziram-se e temos muitos ovos nos nossos 2 aquários.

Hoje (dia 30 de Março) vamos montar um aquário, quem cá está são: Joana, Pedro Fernandes, Beatriz Bizarro, Beatriz Moreira, Gonçalo, Margarida e Catarina Chaíça.

As nossas ampulárias chamam-se: Pérola, Lua e Neve, temos muitas mais mas ainda não arranjámos nomes.

Elas comem: cenora, gorgete, alface...

Um aquário com animais precisa mesmo de: filtro, aquecedor, plantas, areia (pedras) e uma tampa que tape o aquário todo, sem estas coisas as ampulárias não se sentem muito bem.

 

Catarina Chaíça, Pedro Fernandes e Joana"

 

 

"As nossas ampulárias

Olá!

Durante o tempo que a mãe da Catarina Ch. teve em França a Bela (a cozinheira) dava comida às ampulárias.

A nossa ampulária azul (Dóris) morreu, e nós ficámos muito tristes.

Agora temos 3 ampulárias e 6 cascos com ovos.

As nossas 3 ampulárias são: a Lua, a Pérola, a Doris, mas como a Doris morreu, e a nossa ampulária marfim chama-se Neve.

Nós fizemos um aquário com os seguintes materiais: areia do rio, conchas do mar, xistos, pedras do rio, musgo e plantas pequenas e grandes.

 

Margarida

Gonçalo"

 

 

Até à próxima

Catarina Chaíça

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 2 meses depois...
"Olá amigos,

Vou contar qual é o perigo da poluição na terra da minha avó materna, que é no Penhascoso, a quase 30 Km de Abrantes.

Então é asssim, lá esteve a chover no sábado e eu e a minha mãe fomor recolher água da chuva, pura, para depois vermos o PH, estavamos contentes a pensar que ía dar 8, porque na terra o ar é mais saudável que na cidade, há muitas árvores e natureza.

No dia seguinte, quando voltamos para Rio de Mouro, vimos a análise da água para medir o PH, mas apanhamos uma grande desilusão, o PH era ácido, mais do que a nossa tabela lê, foi uma chuva ácida, como na china.

 

TestePH.gif

 

A culpa é das chaminés do PEGO, os amigos do Fórum que moram para aquelas terras acho que é melhor reclamarem com os senhores que trabalham na fábrica que tem as chaminés.

 

Estas são as chaminés que nós vemos quando vamos na auto estrada, deitam sempre poluição e há poucas árvores por causa dos incêndios.

 

chaminescopy.gif

 

Tivemos muita pena porque este ano como arderam poucas árvores estava um caminho verdinho e cheio de natureza.

 

Adeus e espero que tenham cuidado.

 

Catarina C."

 

 

so de salientar que todas as chuvas sao acidas devido a existencia de CO2 no planeta

so poderias ter PH superior a 7 se nao existisse CO2 pelo que nao estavas ca...

 

normalmente o pH das chuvas tem valor 5/6 abaixo disso e que ja e mais perigoso

 

se tiver errado corrijam-me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...