AS NOSSAS AMPULÁRIAS


A MINHA TURMA CC

Recommended Posts

"Olá, sou a Catarina e pedi ajuda à minha mãe para dar os meus primeiros passos no Fórum;

 

Tenho 8 anos e estou no 3º ano, a minha turma tem 25 alunos, nós temos um aquário com Ampulárias e começámos na semana passada a aprender a tomar conta delas, dividimo-nos em grupos de 5 elementos e fazemos as sessões de manutenção todas as 2ªs feiras com a ajuda da minha mãe."

O aquário tem 23 litros de água e capacidade para 26

Filtro interno com queda em cascata

11 Ampulárias roxas bébés com cerca de 1,5 Cm (têm quase 2 meses - nascidas a 22 de Setembro de 2008)

Fundo com areia branca do rio

1 Tronco artificial com Fetos de Java agarrados

1 poço em cerâmica onde se coloca a comida

Conchas do mar

Temperatura a 27º

PH a 7,2

 

Primeira Sessão Manutenção - dia 10 de Novembro de 2008

 

"No dia 10 de Novembro, a Maria, a Soraia, o Daniel, a Inês e eu fomos ver melhor como tudo funcionava, aspirámos o aquário, ouvimos a minha mãe falar sobre várias coisas , vimos como se lava o filtro enquanto trocamos a água. Juntámos anti-cloro e Decalcit mas para a próxima não vamos usar nada de químico. Fizemos o PH à água mas só atingimos 7,2 devia estar era a 7,5 por isso juntámos 3 conchas grandes.”

 

Segunda Sessão Manutenção - dia 17 de Novembro de 2008

 

“No dia 17 de Novembro, a Beatriz B, o João, a Jenni e a Joana estiveram a aspirar o aquário, viram o PH e ainda estava a 7,2, então juntaram mais 3 conchas grandes, tiraram algumas Ampulárias do aquário porque pensamos que estavam a encher muito o aquário e por isso é que não estavam grandes como deviam estar, tirámos a Ampulária branca do aquário da minha casa e pusemos no nosso para vermos a diferença de tamanho, fomos medir as Ampulárias, a branca já mede 3 centímetros, tem estado sozinha num aquário de 60 litros e nasceu 15 dias depois das nossas roxas que medem; a maior 1,5 centímetros e a mais pequena 7 milímetros. Decidimos ficar só com 3 para ver se crescem bem.

 

Como sou a Secretária deste estudo, todas as semanas registo o que fizemos durante a sessão e ponho as nossas dúvidas para nos ajudarem:

 

- Gostávamos de saber se 3 Ampulárias vão crescer bem no nosso aquário ou se podemos ter mais, ou devemos ter menos.

 

- Gostávamos que alguém explicasse melhor o que é o PH, a minha mãe disse que tem a ver com a água ser dura ou macia, mas não percebemos bem.

 

Espero que alguém nos saiba responder bem, a minha professora diz que quem não sabe explicar bem é porque ainda não compreendeu bem.

 

TURMA1-1.gif

 

Ficamos à espera, obrigada a todos

Catarina C."

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens a ti e tua mãe é assim que os pais devem participar na vida escolar. Quanto a mim tambem estou a montar um aqua na escola onde dou aula a meninos como tu, só que são um bocadinho "diferentes", e eles adoram o aqua. Parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Gostávamos de saber se 3 Ampulárias vão crescer bem no nosso aquário ou se podemos ter mais, ou devemos ter menos.

 

- Gostávamos que alguém explicasse melhor o que é o PH, a minha mãe disse que tem a ver com a água ser dura ou macia, mas não percebemos bem.

 

Espero que alguém nos saiba responder bem, a minha professora diz que quem não sabe explicar bem é porque ainda não compreendeu bem.

 

 

Acho que podem ter mais do que três, mas até agora nunca tinha visto ampulárias azuis, só amarelas!

 

Quanto ao pH é uma unidade de medida que serve para verificar a acidez, neutralidade ou alcalinidade da água. Pelos valores fornecidos a vossa água é alcalina.

********************************************************************************

Setup:

Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205

Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma

Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli

Parâmetros:

Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l

 

********************************************************************************

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm....só falata mesmo uma cisa....fotos! :shock:

 

Cump

Boas

 

 

Só falatará mesmo essa cisa André Limede?

Já parece um tópico teu... Também lá só falata essa mesma cisa...

Se calhar a máquina da lcfonseca é como a tua, também não dá para tirar fotos...

 

- Gostávamos de saber se 3 Ampulárias vão crescer bem no nosso aquário ou se podemos ter mais, ou devemos ter menos.

 

- Gostávamos que alguém explicasse melhor o que é o PH, a minha mãe disse que tem a ver com a água ser dura ou macia, mas não percebemos bem.

Eu tenho no meu Aqua, seguramente um bom cento delas, o que observei é que levei uma dúzia para o Aqua do meu cunhado (para ajudar no ciclo) e já estão maiores que as irmãs, que foram abandonadas pela sorte e tiveram de continuar comigo.

Empiricamente poder-se-há dizer que a alegria tem uma palavra muito importante a dizer no capitulo do crescimento.

A um nível mais cientifico, o que se observa no Aqua dos outros é sempre melhor e mais bonito do que eu conseguirei algum dia vislumbrar no meu...

 

Posto isto passemos então à tentativa de explicação do que é o pH...

Em 1909 apareceu um tal de S. P. L. Sørensen com um conceito inovador (para a época).

Assim, ele definiu um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio.

Como qualquer coisa precisa de um nome, ele tratou logo de baptizar a sua ideia.

Chamou-lhe o pH, "p" deriva do alemão potenz (havia uns pneus bastante utilizados no DTM, os Potenza, mas não tem nada a ver), que significa poder de concentração, e o "H" é para o ião de hidrogénio.

Há quem utilize a forma latina, pondus hydrogenii, mas não tem aquela mística...

 

A manutenção do pH também depende do que se chama dureza de carbonatos ou Reserva Alcalina (também chamada kH).

Quanto maior for a reserva alcalina, mais estável é o pH.

 

O bicarbonato de sódio, assim como as conchas, também pode ser usado para alcalinizar a água, usando uma solução saturada.

A preparação dessa solução é feita da seguinte maneira: Dissolve-se o máximo de bicarbonato de sódio que se conseguir em 200 mL (ou 20 cl, ou até 0.2 lt. Uma garrafa de água das pequenas quase cheia) de água quente que algum adulto responsável (ou mesmo a professora) tratou de por a ferver.

Depois de arrefecer reserva-se, uma colher de sopa dessa solução adicionada a um balde de 10 litros de água faz subir o pH em algumas décimas.

Como se pode ver a sopa faz bem, mesmo às ampulárias...

 

Se correr mal e as azuis forem para o paraíso das caracoletas, estão ali umas quantas ampulárias amarelas, com a cabeça fora de água aos berros, a dizer que não se importam de ir até à vossa escola.

Eu disse-lhes que podem ficar por aqui mas elas olharam para mim de uma forma agressiva...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, espero que entendam o proposito deste user, deixem os off-topic para outros tópicos, respondam apenas ao que foi pedido

 

uma nota importante: deixem-se de palavras caras, estas respostas são para ser lidas e entendidas por pequenos grandes aquariofilistas de 8 aninhos, que daqui a uns anos poderão, com a vossa ajuda, ser os grandes dinamizadores da aquariofilia nacional

 

sejam compreensivos

 

limpeza do tópico feita

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá turma!!

 

Fico contente por ver tanta gente entusiasmada. Não sou grande ajuda porque (ainda) não tenho nenhuma ampulária e acho que neste momento vocês todos devem saber mais do que eu.

 

Espero que corra tudo bem :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terceira Sessão de Manutenção - 24 de Novembro de 2008:

 

"No grupo de hoje estavam:

Beatriz, Bruna, Diogo, Nicole e Tatiana.

Estivemos a compreender melhor o que é o pH, o pH serve para sabermos se a água está ácida, neutra ou alcalina. Por exemplo o pH da água do nosso aquário é 7,3 se juntarmos 4 gotas de um ácido, por exemplo, sumo de laranja à água da análise, fica muito ácida, a côr passa de azul para amarelo.

Nenhum peixe consegue sobreviver numa água muito ácida :) . A poluição do nosso planeta afecta a água e os peixes morrem, porque quando o ar está muito poluído cai uma chuva ácida, na China acontece muito porque o ar lá está muito poluído, depois a chuva cai, mistura-se com a água que bebemos e também ficamos doentes, quando a chuva ácida cai, destrói a água, as florestas, plantações e pode destruir estátuas e outros monumentos importantes.

Por exemplo a água pura tem o pH a valer 7,0 por isso é neutra, não é ácida nem é alcalina, mas o sumo do limão tem o pH a valer 2,4 é muito ácido, o sabonete de lavar as mãos tem o pH a valer 9,0 por isso é alcalino.

O nosso sangue é 95 por cento de água, podemos medir o pH do sangue, uma pessoa muito saudável tem o pH do seu sangue entre 7,34 e 7,45, se o pH do sangue for ácido ficamos doentes, porque as bactérias gostam do ácido!

Hoje está a chover, por isso eu e a minha mãe fomos à janela tirar água da chuva para ver se está muito ácida, estáva a 6,8 concluímos que em Sintra não há chuva ácida.

Mas em Lisboa há mais possibilidades de haver, por isso quando formos a casa da minha avó de Lisboa vamos medir o pH da chuva... se chover!

Adorei esta experiência :dance: e acho que todos os meninos desta sessão perceberam, eu percebi perfeitamente por isso consegui fazer este texto com a ajuda de uma tabela de pH's e espero que vocês também percebam! :roflroll2:

Nesta sessão só fizemos a TPA e compreendemos melhor o que é o pH, por isso não colocámos nenhumas dúvidas, se tiverem qualquer coisa importante para nos dizer, podem colocar aqui, gostámos muito que tivessem lido o tópico e falassem connosco, obrigada, esperamos que continuem a falar!

Catarina

 

OBS:

O termo pH foi inventado em 1909 pelo bioquímico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen que andava à procura de um meio que facilitasse o seu trabalho no controle de qualidade de cervejas, ele trabalhava no laboratório da Carlsberg :burp:

p = Poder de concentração

H = íon de Hidrogénio

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola turma

 

antes de mais quero vos dar os parabens pelo trabalho que teem tido

 

agora vamos a coisas mais serias

 

o ph ja foi esplicado e muito bem que ate eu fiquei a saber mais alguma ciosa que por acaso nao sabia

 

em relaçao as ampularias eu no maximo aconselho 3 para esse aquario e de preferencia se puderem escolher um casal melhor para poderem ver elas meterem os ovos e depois terem a alegria de verem mais de 100 ampularias bebes a nascerem .

 

em relaçao ao crescimento sim ah umas que crescem mais que outras tudo depende da quantidade de comer que se lhes da .

elas gostam de ph mais alto por isso deixa estar as conchas que nao faz mal nenhum e se repararem as conchas vao começar a desaparecer pois elas vao começar a roelas para terem calcio para a casca delas

 

nao sei se na escola ah pc com internet mas fica aqui um link do meu aquario onde eu tenho as minhas ampularias para poderem pesquisar que tem la mais informaçao preciosa.

 

 

 

fiquem bem e continuem com essa paixao pelos aquarios que nao vai ficar so por manter ampularias

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

temperatura a 27º?

assim as ampularias não vivem muito tempo.

com temperaturas altas, crescem mais rapido, logo também envelhecem mais rápido...

baixa a temperatura para 22 ou 23º

Editado por sluiz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá turma :rolleyes:

 

Também já tenho as minhas ampulárias e são manas das vossas. Fiquei com duas brancas no meu aquário principal e uma amarela no dos bebés.

Catarina podes dizer à tua mãe que elas estão todas muito bem :)

 

Li algures que elas comem as algas do aquário mas que se as alimentarmos sempre com esses legumes que deixam de fazer a limpeza das algas.

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quarta Sessão de Manutenção - 15 de Dezembro de 2008:

 

"No grupo de hoje estavam:

Beatriz, Catarina, Miguel, Margarida e eu

Como a mãe queria explicar melhor como começam os aquários e é difícil explicar tudo, fica aqui o texto dela, assim quando não nos lembrarmos podemos vir ler:

 

Para que se consiga manter um aquário em condições que possibilitem uma boa vida aos seus habitantes, é necessário primeiro esperar cerca de um mês, por isso o vosso aquário esteve primeiro “em preparação” e só depois veio para a escola. A essa “preparação” chamamos o “Ciclo do Azoto”.

 

Temos a areia, as plantas, o filtro em cascata, o aquecedor e o termómetro.

O que acontece depois de encher o aquário de água?

 

Temos de preparar um ambiente próprio com defesas para combater as substâncias tóxicas que os peixes vão produzir.

 

A primeira substância que aparece é o CO2, mas esse é muito fácil de eliminar, com algumas plantas e agitação da cascata na superfície da água ele desaparece, para eliminar os outros precisamos da ajuda das bactérias.

 

Então temos de arranjar maneira de produzir bactérias, elas são organismos microscópicos que conseguem transformar as substâncias tóxicas que os peixes produzem, noutras substâncias que fazem menos mal até nós conseguirmos com uma simples troca de água eliminar os restos de substâncias que os possam prejudicar. As bactérias desenvolvem-se por todo o aquário mas o principal é o filtro, ele é a sua casa, elas agarram-se à esponja e alimentam-se dos restos de comida que por ali passam transformando as tais substâncias tóxicas em outras menos tóxicas.

 

Mas as bactérias só aparecem se houver Amónia, é quando o Ciclo tem início, para isso basta colocar uns pedacinhos de comida no aquário e ao fim de uma semana pomos um habitante resistente, no vosso caso foi uma Ampulária.

 

Assim que aparece a Amónia as bactérias começam a desenvolver-se, transformam a Amónia em Nitritos, mas também eles são tóxicos, é então que outro tipo de bactérias se começa a desenvolver, por sua vez transformando os Nitritos em Nitratos, quando temos Nitratos já não precisamos de ajuda, fazemos a TPA de 25%, que no vosso caso é a água que temos tirado em cada sessão, 5 Litros, aspiramos o areão e o aquário está limpinho, durante uma semana não temos de nos preocupar.

 

Mas como tudo isto acontece sem que os nossos olhos consigam ver, porque se tratam de seres microscópicos, temos de ter a ajuda de alguns testes que nos digam, através das cores, se a água está contaminada com algum produto tóxico ou não, hoje fizémos o teste do PH e agora ficámos a conhecer o da Amónia.

 

Como a cor do teste não mudou, significa que não temos de nos preocupar, no vosso aquário está tudo a funcionar perfeitamente, então como prémio vamos juntar mais alguns habitantes.

 

Um amigo nosso, o membro SLUIZ, trocou por duas das vossas Ampulárias azuis, uns simpáticos camarões da espécie Red Cherry, cá estão eles…

 

(Fotos ainda não há… estão a revelar!)

 

 

A mãe também explicou que o nosso aquário está castanho por causa de apanhar muito sol, hoje não deixámos comida nova porque elas deviam comer as algas.

Obrigada pelos camarões, são muito giros e andam às cavalitas das Ampulárias.

Já não tínhamos a sessão há duas emanas por causa dos feriados.

Adeus a todos.

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Catarina e turma!

 

Gosto muito de ler o vosso tópico. É uma ideia muito gira e já tem muita informação muito importante.

 

Nesta sessão falas em algas castanhas que aparecem nos vidros, cá em casa quem as limpa melhor não são as ampulárias são os Physa.

Os Physa são caracóis mais pequenos, escuros, que têm uma boca melhor para comer esse tipo de algas.

 

Dizem que os red cherry gostam de limpar as cascas das ampulárias, o que até é bom porque elas não chegam lá, e assim não ficam verdes com algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Olá,

Viva, estamos de férias, as Ampulárias e os Red Cherrys vieram connosco para casa, vamos ficar 15 dias sem ir à escola e assim têm sempre comida fresquinha e casa limpa.

Temos caracóis no aquário, são castanhos e pequenos, mas cada vez há menos, se calhar vamos levar uns para a escola para comerem as algas castanhas.

Os camarões estavam muito vermelhinhos no aquário da escola, aqui na maternidade não estão, se calhar não gostam porque não tem areia.

Em Janeiro vamos continuar com as sessões, é pena termos perdido estas segundas-feiras.

Hoje fomos passear a Óbidos, fomos ver a Vila Natal, mas não havia neve, foi só um bocadinho de espuma a fingir, mas foi muito giro, gosto muito de Óbidos, nestas férias vou fazer um projecto para a escola sobre as regiões de Portugal mas escolhi Trás os Montes e Alto Douro.

Até para o ano e Feliz Natal :sign_welcome: "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Olá amigos,

Vou contar qual é o perigo da poluição na terra da minha avó materna, que é no Penhascoso, a quase 30 Km de Abrantes.

Então é asssim, lá esteve a chover no sábado e eu e a minha mãe fomor recolher água da chuva, pura, para depois vermos o PH, estavamos contentes a pensar que ía dar 8, porque na terra o ar é mais saudável que na cidade, há muitas árvores e natureza.

No dia seguinte, quando voltamos para Rio de Mouro, vimos a análise da água para medir o PH, mas apanhamos uma grande desilusão, o PH era ácido, mais do que a nossa tabela lê, foi uma chuva ácida, como na china.

 

TestePH.gif

 

A culpa é das chaminés do PEGO, os amigos do Fórum que moram para aquelas terras acho que é melhor reclamarem com os senhores que trabalham na fábrica que tem as chaminés.

 

Estas são as chaminés que nós vemos quando vamos na auto estrada, deitam sempre poluição e há poucas árvores por causa dos incêndios.

 

chaminescopy.gif

 

Tivemos muita pena porque este ano como arderam poucas árvores estava um caminho verdinho e cheio de natureza.

 

Adeus e espero que tenham cuidado.

 

Catarina C."

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quinta Sessão de Manutenção - 12 de Janeiro de 2009:

 

"No grupo de hoje estavam:

Gonçalo, Diana, Pedro F, Pedro L e eu.

Na sessão de hoje tivemos uma grande surpresa, os 4 meninos já são aquariofilistas, por isso tinham muitas perguntas e a sessão demorou quase 2 horas. O Pedro F esteve pouco atento, ele não sabia porque é que os seus peixes morriam, a minha mãe explicou que tinham de fazer como nós, não era limpar o aquário uma vez por mês e trocar a água toda.

O Gonçalo tem o aquário cheio de algas verdes, está tudo verde, desde que o seu caracol morreu. A mãe disse que lhe ía dar uns que comem algas.

O Pedro L tem um aquário maior do que ele e disse que tinha um peixe com um olho muito grande mas que depois morreu e que tinha um outro grande que comeu 3 pequenos. A mãe disse que eles deviam ter perguntado primeiro no Fórum que peixes é que deviam estar juntos e não comprar só porque são bonitos.

A Diana falou pouco do seu aquário, ela cortou a bata com a tesoura e trabalhou pouco porque esteve a fazer um desenho e isto é um assunto sério, ela esteve a brincar e não ouviu bem. Ela depois pode não saber fazer a ficha que a professora tem para nós fazermos no fim das sessões. A Diana trabalhou muito foi para aspirar o aquário, teve muita atenção à procura dos sujos que os meninos parece que não viam e disse que os rapazes não têm jeito nenhum para limpar nada! eles concordaram e ela limpou o resto!

Depois pegamos com muito jeitinho nas Ampulárias.

Medimos o PH e a Amónia e ficamos muito contentes porque estáva tudo muito bem. As nossas Ampulárias não têm a casca estragada, por isso a mãe disse que podiamos concorrer no concurso das Ampulárias, mas ela esqueceu-se da máquina, a da professora não tinha pilhas e o Nuno foi arranjar uma e também não tinha pilhas mas depois arranjou umas na secretaria e a mãe tirou as fotografias, mas acha que ficaram com luz a mais. Se calhar o Nuno não tem tempo de mandar pelo computador, porque acaba hoje o concurso!

Decidimos não pôr outra vez os camarões porque assim podemos aspirá-los sem querer.

A mãe vai fazer uma Sump, e vai ensinar como é a água a passar dum lado para o outro, depois já podemos ter camarões.

No fim montamos tudo outra vez e vimos como as nossas plantas cresceram, se as fotografias não ficarem nada de jeito depois tiramos umas para vocês verem.

 

Fiz um livrinho de apontamentos para não me esquecer de nada, é este:

livro.gif

 

Espero que tenham gostado, nós gostamos sempre, na semana passada não fizemos porque era o primeiro dia de aulas e trabalhamos muito.

Adeus a todos"

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sexta Sessão de Manutenção - 19 de Janeiro de 2009:

 

"No grupo de hoje estavam:

David, Nuno e André, mas eu, a Diana e a sua mãe ficaram connosco.

Como só faltava este grupo, falamos outra vez do PH e da Amónia, a mãe voltou a explicar o que era o Ciclo do Ozoto.

A mãe da Diana perguntou porque é que os peixes nos Globos por vezes duram tanto tempo, a mãe acha que eles sobrevivem como uma pessoa numa prisão... podem viver, mas mal, alguns peixes acabam por enlouquecer e morrem.

O PH e os níveis de Amónia continuam bons.

Concorremos no concurso das Ampulárias e temos muitos votos, obrigada, também vamos concorrer no dos Red Cherrys, vamos ver se dá tempo para montar a Sump e eles irem para lá para tirarmos uma fotografia.

Na próxima semana vamos fazer uma visita de grupo ao Fórum, no computador da sala, os meninos vão inscrever-se para depois podermos conversar sobre as experiências uns com os outros.

As nossas plantas também cresceram muito, o aquário está ao pé da janela e apanha sol, por isso tem algas, mas agora temos vários caracóis para as comerem!

São destes, uns castanhos redondos com pintinhas e uns mais escuros e compridos. A mãe diz que quando crescerem trocamos por outros mais pequenos para depois o aquário não ficar com muitos filhos deles.

phizas.gif

Até para a semana que vem.

 

Catarina C."

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A MINHA TURMA CC

 

Só conheci este Topico agora.

Voces merecem nota 10.

Parabens!

Para maior conhecimento sobre as Ampularias estou colocando fotos delas desovando.

Estas ampularias estão em meu lago.

 

ampulariacomovos5yn9.jpg

ampulariacomovos2ag7.jpg

ampulariacomovos5kp6.jpg

ampulariacomovos3no2.jpg

dsc03391ampulariacomovoyh2.jpg

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não sei se deram pela nossa falta ontem, mas não houve Sessão de Manutenção, estivemos a visitar o Fórum com toda a turma no computador da sala. Hoje os meninos fizeram um texto em grupo para pormos aqui:

 

TurmaCC.gif

 

texto.gif

 

Como se lê mal vou transcrever o texto:

 

A Luísa, mãe da Catarina Chaíça

inscreveu-nos no Fórum de Aquariofilia,

para podermos ir trocando informações

com outras pessoas que também têm

aquários com ampulárias.

 

Assim, participámos num concurso cujo objectivo era ver quem tinha as ampulárias mais giras, num aquário mais interessante. Ficámos em 3º lugar nesse

concurso e vamos receber ampulárias novas e diferentes.

 

 

Olá a todos!

Em primeiro lugar, queremos agradecer-vos pelos comentários que têm feito sobre o nosso trabalho com as ampulárias. O vosso apoio tem sido muito bom. Muito obrigado!

Em segundo lugar, queremos dizer que gostámos muito de participar no concurso das ampulárias mais giras e dos aquários mais interessantes. Ficámos muito contentes e animados por terem votado em nós tantas vezes e achamos que foi muito bom termos ficado em 3º lugar. Agradecemos muito que o António que ficou em 1º lugar e os senhores que ficaram noutros tenham dito que ofereciam à nossa turma o seu prémio. Estamos desejosos de conhecer as novas habitantes do nosso aquário.

Neste momento, temos uma ampulária azul (a que demos o nome Dóris), uma ampulária cinzenta (que é a Lua) e uma ampulária amarela (que se chama pérola).

É muito bom observá-las, porque são animais muito tranquilos e é muito agradável trabalhar com o som do filtro (cascata) do aquário. Obrigada por tudo e até à próxima!

A turma do 3º ano

CAI_logo1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A MINHA TURMA CC

 

Só conheci este Topico agora.

Voces merecem nota 10.

Parabens!

Para maior conhecimento sobre as Ampularias estou colocando fotos delas desovando.

Estas ampularias estão em meu lago.

 

Alonso

 

 

ola A MINHA TURMA CC

 

desculpem off topick mas tambem se podem guiar pela informaçao

 

ola alonso

podias meter uns camaroes nesse lago para ajudarem a limpar as algas das carapaças das ampularias

 

o voso trabalho esta muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

 

fiquem bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais nada queria dar os parabéns à turma toda pelo belo tratamento que estão a dar ás vossas ampulárias!! Muitas pessoas só compram porque são bonitas e depois não sabem tratar delas e elas morrem.

Fazem muito bem em partilhar as vossas dúvidas aqui no fórum, as vossas dúvidas podem também ser a dúvida de mais alguém.

Quando puderem, enviem fotos da Doris, Lua e Pérola e dos restantes habitantes. Fiquei muito curiosa para as ver.

Continuem o bom trabalho.

 

:animal_fish:

 

 

Joana Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá turma :(

 

Está tudo a correr muito bem, parabéns pelo trabalho que têm feito e por já saberem tanto sobre as ampulárias!

Eu tenho 3 irmãs dessas e estão bem bonitas também.

 

Uma das brancas quando chegou ao meu aquário:

img0109ra9.jpg

 

E ao fim de uns tempos:

dsc04213xq9.jpg

 

Sei que não se vê muito bem mas prometo que para a próxima coloco umas fotos mais bonitas!!

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais