aqua cemitério


element

Recommended Posts

Boas

 

Num aqua de 10 litros que arranjei para tentar reprodução de bettas, tou com um grande problema, passados 2/3 dias depois de lá colocar o beta macho ele começa a ficar com as barbatanas coladas e no dia a seguir morre.

 

Quando pensei em comprar o primeiro fiz o ciclo ao aqua, tudo certinho, parametros normais, uns dias depois, barbatanas coladas e morre, pensei que se calhar vinha doente.

Peguei no aqua, lavei-o bem com agua bem quente e sal lá para dentro, deixei ficar a agua com sal e repeti no dia a seguir. Voltei a ciclar o aqua, a por um novo beta e novamente em 2/3 dias barbatanas coladas e morre (e pensei que secalhar também vinha doente), voltei a lavar o aqua como antes, novo ciclo, novo beta e morre. Isto aconteceu-me 4 vezes, na última, fiz a habituação no meu aqua comunitário de 80 litros e deixei-o lá ficar durante uns dias numa maternidade, não teve nenhum problema. Desta última vez, lavei o aqua como anteriormente mas durante uma semana, e enchi-o com uns 80% de água do comunitário. E acontece que novamente depois de o colocar no aqua, 2/3 dias depois barbatanas coladas e morre.

 

Mas que raio se pode tar a passar com aquele aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está embruxado!!!

 

Agora a sério, disseste que tentaste 4 vezes. Quanto tempo demorou cada ciclo?

 

Utilizaste anti-cloro na água? Tinhas termostato? Existe alguma hipótese de teres introduzido as mãos dentro do aqua com algum químico (creme, detergente, etc).

********************************************************************************

Setup:

Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205

Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma

Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli

Parâmetros:

Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l

 

********************************************************************************

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disseste que colocaste 80% da água do comunitário a única hipótese é ser algo com o aqua, ainda pra mais se já é a 4ª vez, era muito azar os 4 peixes virem doentes.

 

Antes de usares esse aqua para criação estava a servir de que? Já era um aqua? Ou estava a servir de outra coisa qualquer? Pode ser qualquer substância entranhada no silicone ou algo do género. O silicone é proprio para aquarios(se bem que acho que isso depois de seco faz pouca difença) ?

 

 

Cumps e boa sorte nas proximas tentativas.

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está embruxado!!!

 

Agora a sério, disseste que tentaste 4 vezes. Quanto tempo demorou cada ciclo?

 

Utilizaste anti-cloro na água? Tinhas termostato? Existe alguma hipótese de teres introduzido as mãos dentro do aqua com algum químico (creme, detergente, etc).

 

 

Mas é que deve tar mesmo embruxado...

 

Fiz os ciclos de uma semana a semana e meia, porque encho metade com agua do comunitário e uso um bocado das matérias filtrantes também do comunitário e meto umas phisas. Nas primeiras duas vezes era ainda verão e fim de verão e não tinha termostato, mas a temperatura andava nos 24/25º, nas outras com termostato regulado também para 24/25º.

Lavo sempre bem as mãos antes de mexer nos aquas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se fizeres a partir do zero, sem utilizar nada do outro aquário. Vai demorar mais, mas ficas a saber se é mesmo desse aquário ou se é alguma coisa que vem do outro, mas que está controlada pelas bactérias que estão no filtro.

 

De facto é estranho pq eu tb já fiz isso com o aquário maternidade e correu td bem.

********************************************************************************

Setup:

Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205

Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma

Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli

Parâmetros:

Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l

 

********************************************************************************

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disseste que colocaste 80% da água do comunitário a única hipótese é ser algo com o aqua, ainda pra mais se já é a 4ª vez, era muito azar os 4 peixes virem doentes.

 

Antes de usares esse aqua para criação estava a servir de que? Já era um aqua? Ou estava a servir de outra coisa qualquer? Pode ser qualquer substância entranhada no silicone ou algo do género. O silicone é proprio para aquarios(se bem que acho que isso depois de seco faz pouca difença) ?

 

 

Cumps e boa sorte nas proximas tentativas.

 

 

Comprei o aqua em segunda mão, não sei para que era usado mas penso que fosse como aqua. O silicone deve ser próprio porque não é um aqua DIY.

 

É mesmo estranho e frustante, só me apetece-me deita-lo fora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se fizeres a partir do zero, sem utilizar nada do outro aquário. Vai demorar mais, mas ficas a saber se é mesmo desse aquário ou se é alguma coisa que vem do outro, mas que está controlada pelas bactérias que estão no filtro.

 

De facto é estranho pq eu tb já fiz isso com o aquário maternidade e correu td bem.

 

 

Mas se fosse alguma coisa do outro aqua o betta não tinha durado lá uma semana e esteve lá uma semana numa maternidade. E no outro aqua não tenho mortes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é verdade, mas pode ser que nesse aquário já haja bactérias suficientes e que o outro não estivesse bem ciclado. Experimenta com outro peixe, mais pequeno.

********************************************************************************

Setup:

Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205

Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma

Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli

Parâmetros:

Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l

 

********************************************************************************

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É estranho, pois os Betta são muito resistentes, ... ainda por cima para reprodução, 10 minutos depois de estarem num aquário "novo" passam logo à acção ...

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

o mesmo aconteceu com meus dois últimos bettas, a diferença é que tenho um pequeno bettário e naum tentei a reprodução, mas os sintomas da morte são semelhantes. Além das barbatanas coladas, eles ficaram com uma película branca em volta deles e morreram em 2 dias. Não sei mais o que fazer!!!

 

Espero que tenha mais sorte do que eu!

Natália.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Esta mensagem já vem com algum atraso, mas sempre serve para alguem que tenha também este problema.

 

Durante algum tempo tambem tive esse problema, e so consegui combatê-lo metendo os aquarios ao sol a secar durante 2 ou 3 dias, para os parasitas secarem e morrerem e depois lavar o aquario com lixivia e enxaguar com água várias vezes, isso deve bastar para acabar com a doença, pelo menos foi

assim que consegui eliminá-la.

Para a doença não tornar a aparecer, é colocar um pouco de azul metileno na agua.

 

Espero que ajude.

 

Cumprimentos,

José Aleixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peguei no aqua, lavei-o bem com agua bem quente e sal lá para dentro, deixei ficar a agua com sal e repeti no dia a seguir. Voltei a ciclar o aqua, a por um novo beta e novamente em 2/3 dias barbatanas coladas e morre (e pensei que secalhar também vinha doente), voltei a lavar o aqua como antes, novo ciclo, novo beta e morre.

 

Mas que raio se pode tar a passar com aquele aqua?

 

Ola, eu penso que tem a ver com uso de "sal" para a lavagem do aquario, uma das coisas que não devemos utilizar em bettas é o sal já que pelo pouco que sei estes não o toleram para nada, o que sim podes fazer é lavar ele novamente (umas 10 veces) com agua abundante para eliminar qualquer vestigio de sais que estão no aquario e dias antes da colocação do macho para a reprodução, fazer como o membro aleixo indica, deitar umas gotas de azul de metileno para eliminar qualquer ameaça que exista no aquario.

 

Se fizeres de esta maneira penso que vais ter melhores resultados com os bettas.

 

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais