Plantas a morrer


turbo_phid

Recommended Posts

Bom dia, montei o meu aquário na 5ª feira, mas hj deparo-me com as plantas a morrer. O musgo de java está a ficar acastanhado e outra planta ficou castanha e perdeu as folhas. Ontem plantei mais 3 plantas e não queria que fosse pelo mesmo caminho que as outras. O que poderá ser?

Tinha a temperatura do termostáto em 28ºC e já baixei para 26ºC. A Lampada é uma Sun Glo de 15w e o aquário é de +/- 50L.

Deixo algumas fotos para que me possam ajudar:

 

dscf1082rb5.th.jpgthpix.gif

 

dscf1073oj8.th.jpgthpix.gif

 

dscf1080gg0.th.jpgthpix.gif

 

dscf1079de5.th.jpgthpix.gif

 

Será por ter as plantas juntas ao termostáto? E o musgo estar muito concentrado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, sim a temperatura era um pouco elevada 28 é um pouco alta 25/26 é melhor ,quanto a estas plantas tirando o musgo são dificeis de manter devido a iluminação e falta de co2.Tambem podiam vir já um pouco debilitadas e com poucas reservas ,tenta conhecer as plantas antes de as comprar.

 

www.tropica.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, sim a temperatura era um pouco elevada 28 é um pouco alta 25/26 é melhor ,quanto a estas plantas tirando o musgo são dificeis de manter devido a iluminação e falta de co2.Tambem podiam vir já um pouco debilitadas e com poucas reservas ,tenta conhecer as plantas antes de as comprar.

 

www.tropica.com

 

Mas na loja disseram-me que as plantas aguentavam-se bem.

Poderei fazer algo para que estas se aguentem?

Já agora o musgo está bem plantado ou não?

Editado por turbo_phid
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já baixei a temperatura para 24ºC e deixo a iluminação ligada perto de 18h por dia. Que lampada aconselham para trocar por esta? Uso a fertilização Naturfin para plantas. Devo fertilizar com algo mais e com que frequencia?

 

 

18 horas por dia? Isso é um absurdo.... reduz para 10 ou 8 h

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 horas por dia? Isso é um absurdo.... reduz para 10 ou 8 h

 

Ok, vou fazer isso, e que lampada aconselhas para substituir esta de 15w k tenho? a calha suporta lampadas com mais watts certo?

E que fertilizante devo usar para elas morrerem?

Baixei a temperatura para 24ºC será suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou fazer isso, e que lampada aconselhas para substituir esta de 15w k tenho? a calha suporta lampadas com mais watts certo?

E que fertilizante devo usar para elas morrerem?

Baixei a temperatura para 24ºC será suficiente?

 

O balastro que tens não deve dar para mais w, para isso terás que o trocar.

 

Deves ter-te enganado, pois deve ser "... para elas não morrerem?". Existem diversos fertilizantes mas para musgos não é preciso nada de especial.

 

A temperatura 24º é boa para a maior parte das plantas, cuidado é com os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O balastro que tens não deve dar para mais w, para isso terás que o trocar.

 

Deves ter-te enganado, pois deve ser "... para elas não morrerem?". Existem diversos fertilizantes mas para musgos não é preciso nada de especial.

 

A temperatura 24º é boa para a maior parte das plantas, cuidado é com os peixes.

 

Não dará para uma de 30w pelo menos? É que assim tenho que comprar uma calha nova, pois a lampada vem acupulada a tampa do aquário.

Sim era para elas não morrerem. Por enquanto ainda estou a ciclar o aquário e ainda não tenho peixes. Depois subo para 26ºC. Mas agora queria mesmo era manter as plantas e que estas não morresem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dará para uma de 30w pelo menos? É que assim tenho que comprar uma calha nova, pois a lampada vem acupulada a tampa do aquário.

Sim era para elas não morrerem. Por enquanto ainda estou a ciclar o aquário e ainda não tenho peixes. Depois subo para 26ºC. Mas agora queria mesmo era manter as plantas e que estas não morresem.

 

Podes sempre fazer um upgrade nessa tampa tiras a que tens substituis o balastro e os casquilhos e poes uma Pll 36W.

 

Mais detalhes manda MP.

 

cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dará para uma de 30w pelo menos? É que assim tenho que comprar uma calha nova, pois a lampada vem acupulada a tampa do aquário.

Sim era para elas não morrerem. Por enquanto ainda estou a ciclar o aquário e ainda não tenho peixes. Depois subo para 26ºC. Mas agora queria mesmo era manter as plantas e que estas não morresem.

 

 

Dá para colocares 30w no lugar dessa mas tens que trocar balastro e casquilhos (penso que seria uma pll).

 

Estás a ciclar o aquário sem peixes, como fazes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para colocares 30w no lugar dessa mas tens que trocar balastro e casquilhos (penso que seria uma pll).

 

Estás a ciclar o aquário sem peixes, como fazes?

 

Fiz o que li por aqui no forum. Coloquei as bacterias que vinham no frasco com o aquário, coloquei comida para peixes e está com o filtro ligado.

Fiz agora o teste do ph e anda a volta de 7.5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para colocares 30w no lugar dessa mas tens que trocar balastro e casquilhos (penso que seria uma pll).

 

Estás a ciclar o aquário sem peixes, como fazes?

 

Correcção 36W e nao 30W, as PLL tens em 18W, 24W, 36W, 55W e 80W.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Ajudava se pudesses postar uma foto da calha, as medidas também facilitavam a escolha da lâmpada, mas uma imagem já era bom.

 

Se não puderes postar fotos diz qual é a marca e o modelo do Aqua que também dá para descobrir.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas para usar essas terei que alterar a calha ou apenas comprar a lampada e substituir por a que tenho?

cumprimentos

 

Boas

 

Coma ja disse anteriormente sim tem que mudar lampada balastro e casquilho, nao e dificil....ja fiz algumas.

 

Mais detalhes manda MP.

 

Cumps

SErgio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcção 36W e nao 30W, as PLL tens em 18W, 24W, 36W, 55W e 80W.

 

Cumps

Sergio

 

 

Sim certo, era só para mencionar que tinha que alterar tudo lá dentro, e isso penso que ele já percebeu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, aqui ficam duas fotos da calha:

 

dscf1090ak6.th.jpgthpix.gif

 

dscf1094eh6.th.jpgthpix.gif

 

Uma das plantas apodreceu por completo retireia agora e desfes-se toda. As outras duas que tenho, tal como a areia e as pedras estão cheias de uma espécie de pó preto, tipo bolor :tongue:

 

Tenho um aqua extamente igual....se quiseres é facil para uma Pll36W....ja nao volto a dizer manda MP.....

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua extamente igual....se quiseres é facil para uma Pll36W....ja nao volto a dizer manda MP.....

 

 

em vez de detalhes por MP não podes explicar aqui no topico?

Seria muito importante esclarecer duvidas!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em vez de detalhes por MP não podes explicar aqui no topico?

Seria muito importante esclarecer duvidas!!!

 

Para mim fica mais facil, acho que estaria depois a tornar um topico demasiado longo, com perguntas pequenas mas esenciais para se explicar correctamente.

 

Tipo

Tens uma tampa em cima consegues tirar e ver o balastro?

Resp.

nao consegui tirar.

resp.

ela sai tenta com uma faca.

resp.

ja consegui e agora.

resp.

.

.

.

.

.

.

apenas pretendo evitar este tipo de posts.

 

cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas plantas se poderão ressentir ao serem mudadas de um aquário para outro.Por ex. se alguém me comprasse uma Rotala Green,que eu mantenho com muita luz,CO2,PH 5.5 etc,se a colocassem noutro aqua,com menos luz,com um PH 7.5,ela se ressentiria,porém poderia não morrer.

 

Podia acontecer era que os pés que colocassemos definhassem e por baixo surgisse uma planta nova,adaptada às novas condições. Isto demora tempo.

 

De qualquer das maneiras acho que tens pouca luz. E colocar mais horas de iluminação não remedeia a falta de luz.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim fica mais facil, acho que estaria depois a tornar um topico demasiado longo, com perguntas pequenas mas esenciais para se explicar correctamente.

 

Tipo

Tens uma tampa em cima consegues tirar e ver o balastro?

Resp.

nao consegui tirar.

resp.

ela sai tenta com uma faca.

resp.

ja consegui e agora.

resp.

.

.

.

.

.

.

apenas pretendo evitar este tipo de posts.

 

Assim, vais fazer o mesmo por mp, para apenas uma pessoa... se o fizeres no forum, vai ser para muitos mais lerem, e quem sabe ajudarem com a sua experiencia, se for por mp, quando aparecer alguem com o mesmo problema ou semelhante...vais ter de repetir tudo do inicio.

 

Mas aproveitando que disseste que fizeste muitas, podias colocar as dicas principais...assim evitavas o trabalho e tantas perguntas e respostas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais