Adicionar substrato + fino?


Recommended Posts

Viva,

 

Queria adicionar algum substrato ao meu aquário. Tenho actualmente cerca de 9 ou 10 cm de areão de coral de granulação média (entre 3 e 5 mm), tendo feito uma reposição há cerca de 2 anos.

 

Terei vantagens em adicionar um substrato mais fino (coral sand)? Se sim, que altura? :oops:

 

Grato pela atenção,

 

JR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu julgo que só terás disvantagens, principalmente ao nivel das limpezas, mas isso é a minha opinião.

 

Espera por mais opiniões de outros membros,

 

Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tive no meu aquário substrato de granulometria grande durante uns tempos. Posteriormente adicionei aragamax. Penso que terás vantagens em fazê-lo uma vez que reduzes os espaços entre os componentes do substrato e com isto crias um maior número de zonas anaeróbias (sem oxigénio).

 

Atenção que ao colocares o aragamax, convém não o despejares para o aqua, pois isso fará com que deixes de ver tudo o que tens no aqua durante algumas semanas!! Aconselho-te a comprares um tubo de PVC com uma largura considerável - daqueles usados nas canalizações - e o coloques dentro do aqua, colocando a aragamax lá dentro. Depois, muito lentamente vais levantando o tubo e deixando cair o aragamax para o substrato.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia

 

JFS pudias-me explicar quais as vantagens, para ti de ter um substracto de maior granulação ??

 

Concordo com o Diogo Lopes pois ter locais para o desenvolvimento de bactérias anaeróbias é importante

 

Só uma coisa, qual é o substracto onde se desenvolve melhor a "bicharada" ??

 

Cumprimentos :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens sempre vantagens se quiseres fazer uma DSB. Senão quiseres não vejo grande vantagens antes pelo contrário.

 

A bicharada desenvolve-se melhor com areões menos compactos(maior grão) por isso apenas deverias colocar grão fino nas camadas anaeróbicas. Nas outras deve-se colocar areão um pouco mais grosso.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais