Construção da minha sump


Recommended Posts

Tenho em casa um ferrari da escumação parado já lá vão 15 dias. Para o instalar preciso de fazer uma sump nova, porque a minha tem 40cm de coluna de água e eu preciso de mais ou menos 30cm para o instalar, ou o bicho não cabe lá em baixo. :-D

 

yH16OF.jpg6guade.jpg

 

Comprimento 82

Largura 52

Altura 40

Capacidade cheia 140l

Capacidade em funcionamento 110l

Depósito de reposição 25l, menos o espaço que irá ocupar o reactor de kalk e o de cálcio.

 

Os compartimentos de 1 a 5 indicam o percurso da água desde que entra, até ao retorno para o aquário.

Entre o compartimento 1 e 2, 2 e 3 tenho quebra bolhas para minimizar o retorno das mesmas ao aquário.

No compartimento 2 terei uma coluna de água de 32cm, no 3 de 31cm e no 4 de 30cm, pretendo com este desnível criar uma quebra da película de água do compartimento seguinte, para tentar não acumular gorduras na superfície.

A bomba de retorno é de 2500l/h.

 

Aceitam-se opiniões para melhoramentos :D

 

Cumprimentos

Alexandre

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que tens quebra bolhas a mais, recantos a mais, o que te vai dificultar a limpeza da mesma...

 

e 20 por 32 nao é pouco para um reactor de cálcio + 1 de kalk?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho em casa um ferrari da escumação parado já lá vão 15 dias.

 

 

Até dá dó isso não estar a a trabalhar.

 

Alex, sabendo que o ferrari trabalha fora da sump penso que devias ter isso em consideração. Um passa muros na sump e fica resolvido.

 

A zonas 3 esta grande e a 4 muito importante esta pequena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e 20 por 32 nao é pouco para um reactor de cálcio + 1 de kalk?
Tens razão, mas decidi reduzir ainda mais essa área...

 

 

Até dá dó isso não estar a a trabalhar.

 

Alex, sabendo que o ferrari trabalha fora da sump penso que devias ter isso em consideração. Um passa muros na sump e fica resolvido.

 

A zonas 3 esta grande e a 4 muito importante esta pequena

Ainda não tinha ponderado essa situação, mas já que falas nela até tenho vantagem nisso. Não preciso de fazer uma sump nova, apenas preciso remodelar a minha. Daí reduzir o espaço da água de osmose em larguraxcomprimento, ficando maior em altura, logo se vê o vai caber lá dentro...

 

Então a sump ficará com 50 largura x 65 comprimento x 50 altura.

 

6guade-1.jpg

 

Continuarei a ter uma coluna de água na ordem dos 30cm para não afectar o funcionamento do escumador.

Aumentei a zona 4 em detrimento da 3 que apenas levará a bomba que alimenta o escumador e provavelmente 2 sondas.

 

Inverti totalmente o desenho da sump por causa da colocação do escumador do lado direito da mesma. Outro ponto do qual não abdico é o de ter o depósito de água de osmose na parte da frente da sump, porque dá muito mais jeito para a encher com o bidon que trago da garagem.

 

Passando à parte do DIY, ao comprar os vidros para colar no interior da sump devo pedi-los à justa ou com uma folga de 1mm de cada lado para preencher com silicone na altura de colar?

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1mm de folga

 

QUOTE(Just_me @ Nov 15 2008, 03:31 PM) post_snapback.gife 20 por 32 nao é pouco para um reactor de cálcio + 1 de kalk?Tens razão, mas decidi reduzir ainda mais essa área...

 

vais colocar fora? ou então esta qualquer coisa a escapar-me

 

o que vais colocar na 2???

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1mm de folga

 

 

 

vais colocar fora? ou então esta qualquer coisa a escapar-me

 

o que vais colocar na 2???

Sim o escumador fica fora da sump, e no compartimento 2 em principio não vai existir nada, é onde o escumador vai largar a água.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais