ALERTA


aquariux

Recommended Posts

É uma pena aqui onde eu moro só existir uma loja com peixes tropicais até é boa, mas uma melhor fazia falta...

Uma vez pedi que arranjassem red cherrys e não sabiam o que era, camarões nunca tiveram só amanos, plantas tem, mas só tem plantas "que nao deviam", plantas não aquáticas á venda, as plantas aquáticas a preços altos, akadama não existe... Etc... :rolleyes:

Uma loja especializada aqui talvez fosse bom, sou de Mirandela(Perto de Bragança, Norte)

 

Cumps

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 127
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

 

Não quero dar a minha opinião , mas venho aqui só dizer uma coizita

 

Recentemente fiz uma emcomenda da alemanha, e pagei 40 euritos pelo material e 5€ de portes, fiz as contas numa loja aqui perto, e o mesmo material das mesmas marcas dos mesmos modelos e as mesmas quantidades ficava-me em 75€, e gastava 10€ em gazol a ir la, enquanto a outra ia-me ter á porta de casa.

 

Sem mais palavras................

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

 

Concordo que os logistas são do pior...querem ganhar tudo num só dia...só não nos levam a alma porque não podem.

 

É de salientar que também não podemos deixar de falar do pessoal do forum que mete material a venda a preços muito altos em relação aos preços de importação.

 

Não falem só dos logistas... ;)

Editado por Gonçalo Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu por exemplo aqui perto de onde moro vi um aquario numa loja a 680€ e um km mais acima o mesmo aquario custa-va 460€, sera que as lojas tambem teem pena de nós, tambem se dá o caso de eu ter gasto perto de 600€ numa loja, e nem o papel para o aquario me derão,e noutra quando lá vou buscar alguma coisa faz-me sempre 10% de desconto,será que não ganha? desculpem mas é só a minha umilde opinião. ;)

SAUDAÇÕES AQUAROFILAS

 

RUY ANTUNES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas,

 

Depois de tanto ler o que por aqui vai, não vou discordar ou concordar com as várias opiniões, apenas gostaria que vocês pensassem um bocadinho sobre o que vou escrever.

 

Infelizmente no Norte, não vou falar no sul porque não conheço... Não existe uma loja especializada em aquariofilia!

O que aqui existe são lojas de animais, com funcionários que percebem de aves, cães, gatos, roedores, répteis e também um pouco de peixes... Estas lojas começaram muito bem, mas com o decorrer do tempo ficam desleixadas, com falta de qualidade e com produtos acima da média dos valores praticados lá fora. Mas mesmo assim lá se conseguem manter porque as rações dos animais ainda permitem equilibrar a balança... isto porquê? Porque cada vez mais o pessoal compra fora porque é mais barato!

 

No entanto se o veio do filtro partir, lá vão á loja dos animais e por muito que o funcionário não perceba do assunto, se lhe derem a referência do veio do filtro, ele prontamente ajuda-vos e arranja a peça em 2, 3 dias.

Pergunto, compraram lá o filtro? Claro que não, eu não ando a alimentar pançudos!!! Mas o que é certo é que o veio também não é de graça... Ok! Mas não é 1€ de lucro que lhe permite pagar a luz, água, etc... Se calhar mal vocês saíram, a pessoa pegou no telefone e ligou para o distribuidor local ou distribuidores para encomendar a tal peça... lá se foi o 1€ de lucro!

 

O veio chegou e vocês perguntaram ao funcionário, "acha normal um veio partir com tanta facilidade?"... blá...blá... "Já agora, eu tenho um problema com um peixe lá em casa que come mal... blá...blá.. e está escuro, coitado do pobre... ainda vai acabar por morrer!"; o funcionário apronta-se a ajudar e diz-lhe, "venha comigo que o meu colega já teve um problema idêntico e talvez o consiga ajudar". Depois de uma longa conversa, o funcionário pega num medicamento XPTO que custa 15€ e diz-lhe "É este... comigo resultou em pleno, mas vamos ver a bula do medicamento... ora aqui está! Trata o problema xpto...xyz... mas é caro, custa 15€!!!"

Será que vocês tinham a lata de lhe dizer... "ah não quero... 15€? Isso é um roubo... online compro isso por metade do preço... nem pensar, vocês são uns ladrões!!!"

 

Moral da história, é mais cómodo estar em frente de um PC, encomendar as coisas, pagar via net banco ou visa, elas vêm bater á porta e saem 50% mais barato... Mas quando as coisas correm mal, precisam de ajuda, querem escolher os peixinhos ("esse não o outro... não é esse... aquele mais á direita, não o outro... ") lá vão á tal loja que vende a 200% mais caro, mas que ainda existe apesar das dificuldades, isto porque a tal loja online fechou e deu cabo das lojas físicas!

 

Se as marcas tivessem um preço tabelado e fosse chapa 5 para todos os fornecedores, que não permitisse as lojas online a vender a baixo do valor recomendado de venda ao publico.... este tema nunca estaria a ser debatido.

É de louvar a concorrência, mas o principal problema acho, repito acho... está nas marcas e nunca nos lojistas!!!!

 

Não se pode comparar os custo de uma loja online com uma loja física. Acho que muitos que aqui deitaram abaixo as lojas e que lhes rotularam de chulos, deveriam de se colocar na situação das lojas e pensar como seria se fossem donos dessa loja. Custos com aluguer do espaço, pagamentos a fornecedores, funcionários, luz, água, manutenções, formação, contabilistas, Iva, etc... e no fim o vosso ordenado! Será que conseguiam pagar as vossas próprias dividas? É que depois de saírem da loja ainda têm uma família para alimentar e custos pessoais...

 

Eu gostaria que as coisas fossem mais baratas, quem não gostaria? Mas em vez de comprar fora, porque não se fidelizam a uma loja? Essa loja certamente concederá descontos e ofertas a clientes habituais... Eduquem as lojas e não as destruam!!!

 

Para finalizar, vocês gostariam de ter uma loja no Norte do país com as seguintes caracteristicas?

  • Qualidade
  • Estética
  • Variedade de produtos
  • Sempre limpa e com um aspecto imaculado
  • Showroom
  • Profissionais que realmente percebam de aquariofilia
  • Venda apenas produtos para aquariofilia

Abraço,

 

Não costumo ser adepto de quotes de textos tão grandes, mas este é mesmo necessário.

 

Este post do Filipe talvez tenha sido o que mais concordo e sentido faz.

 

Já pensaram que os materiais que importamos da Alemanha, são feitos lá? E que lá provavelmente compram à fábrica e que cá, tem de passar por um Importador/Distribuidor, acrescentando valores de portes e margens de lucro que aumentam substancialmente o preço??

 

Estão a atacar os lojistas que são obrigados a comprar cá (a Importadores/Distribuidores) enquanto nas importações vamos buscar praticamente à origem!

 

Voltando ao Post do Filipe, pessoalmente trabalhei numa loja física onde era pago para ser profissional. Se não sabia ia à internet. Recusei-me vender peixes porque pessoas tinham aquários de bola, ou aquários onde tudo tinha morrido ontem e hoje queriam meter mais 50 peixes.

 

Bom atendimento, aconselhamento, acompanhamento, simpatia e profissionalismo são e sempre serão lema da loja. Isso paga-se? Claro! Não gostam de ser bem atendidos? De não saberem montar um filtro e explicarem-vos "tim-tim-por-tim-tim" o funcionamento dele, e ainda perguntam-vos se querem que vos montem o dito? De perguntarem se "aquela" planta é a ideal para o vosso aquário, ou qual a importância do CO2, ou porquê fertilizar, e ainda a importância de vários espectros... De terem os aquários plantados o máximo de tempo bonitos e apresentáveis, mesmo quando as "chatas" das algas teimam em aparecer, de limpar as baterias de aquários 1 ou 2 vezes por semana para estarem sempre apresentáveis, as bárbaras contas de luz e água?

 

Uma constante actualização de conhecimentos e montagens novas para os clientes terem novas ideias para as suas montagens? Materiais novos, peixes novos para poder-se variar o mercado.

 

Uma loja física tem custos! Tem o espaço, stock, EMPREGADOS, contas da luz/água (que no nosso hobbie são grandes) para quê? Para ganharem 50% num filtro Eheim??? SIM É VERDADE, 50%!!!

 

No entanto... poderia ter 20 ou 30 artigos numa garagem minha, ao pé do meu carro estacionado, com um site online onde tinha margem de 15 ou 20%. Porquê? Porque não tenho custos de espaço, empregados, luz, água... Ganho uns trocos que dá para algumas coisas, mas não tenho negócio? Dá que pensar, não dá? Onde é que este exemplo ajuda a dinamizar a aquariofilia? Gostava de saber. Não sou Contra lojas online!! Sou contra as ridículas comparações com lojas online e comparação de preços, especialmente quando feitas entre Lojas Físicas Portuguesas com Lojas Online Alemãs! O quão ridículo se pode tornar este tema??

 

Sinceramente, e desculpem-me a rudeza, aprendam a saber criticar e pensem bem no esforço que algumas pessoas/lojas fazem para que vos seja oferecido à vossa frente (sim, não se esqueçam que ainda escolhem as plantas, o peixe, o filtro, tudo na hora....) e que garantem-vos profissionalismo e simpatia.

 

Muitas vezes agradeceram-me, fiz muitos amigos, pessoas com quem tenho a certeza que se telefonar para um café elas virão, pessoas onde reconhecem que o sucesso do seu hobbie, em parte, foi graças aos lojistas Honestos. Outras vezes tive que "engolir sapos" só porque alguém que nada percebe do negócio fez a tal comparação de preços entre uma marca Chinesa (Tipo Boyu) com uma marca líder de segmento (Tipo Eheim), ou ainda entre Lojas Físicas Portuguesas com Lojas Online Alemãs.

 

Antes de atacarem, percebam! Perguntem! Tentem perceber porque é que se baixam um produto 10% numa promoção recebem um telefonema (ou o vendedor à porta) do Importador da marca "X" a perguntar porque é que o fazem e voltar a subir! Perguntem-se porque é que um produto que vem do outro lado do mundo (directamente - sem intermediários) custa o mesmo que um produto vindo da Europa (que passa, no mínimo, por 2 intermediários).

 

Tom Barr disse na palestra em Portugal "Support who support you" (se não me engano). Se se sentem mal "servidos" em Portugal, perguntem onde poderão ser melhor servidos. Outras lojas onde vos tratam honestamente e sem enganar.

 

Ás vezes pergunto-me se ainda acreditam em pessoas honestas, ou se metem tudo no mesmo saco...

 

Terminando, volto a dizer que nada tenho contra as lojas online. São segmentos diferentes e pessoalmente acredito no trabalho que algumas lojas desenvolvem serão sempre recompensados. Além que a diferença de preços por vezes compensa, mas compensa não é SÓ por culpa dos lojistas que tanto gostam de atacar.

 

Bom, por aqui me fico. Desculpem o testamento mas há coisas que têm de ser ditas.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo está caro em Portugal, mas os donos das lojas querem ganhar tudo de uma vez, e sei o que digo porque tive um familiar que tinha uma loja. Chegam a fazer 50% de desconto e ainda com lucros de 20 ou mais!

Quando se manda vir da Alemanha ou de onde quer que seja penso que que comram directamente aos criadores, logo é comércio mais justo, pois o lucro vai para quem o merece, para quem produz não para dezenas de intermediários.

Passa-se a mesma coisa no aeromodelismo, eu aqui compro um avião por 200 euros quando em Espanha custa 60....

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FAAO... lamento mas a aproximação ao problema não me parece a mais correcta.

 

Porque não se fidelizam a uma loja?! A loja é que tem que fidelizar clientela... e não é por causa dos preços que o não faz, é por causa do atendimento.

 

Se é verdade que em algumas questões é mais prático encomendar de fora, em grandes quantidades, a verdade é que ninguém o faz para comprar este ou aquele produto específico que precisam num dado momento... aí vão à loja. Mas a loja não tem, ou tem mas o empregado não está para se chatear a ir à procura, ou compras o filtro que necessitas na hora, porque o que tinhas em casa deu o berro de vez e se o filtro não funciona também vais à loja e, em vez de o substituírem, depois meia hora a tentarem convencer-te que o erro foi teu, lá se disponibilizam para o mandar a arranjar e ficas na mesma sem filtro. Isto são exemplos de coisas que já me aconteceram em lojas físicas portuguesas e que me fazem torcer o nariz ao mar de lamentos.

 

E isto já para não falar em peixes... nem quero entrar por aí.

 

Enfim, há lojas que prezo, outras nem tanto, mas não será pela sua sobrevivência que irei gastar mais 50% no preço de um filtro que já de si é caro, ou em matérias filtrantes, etc. etc. etc. Fa-lo-ei, com o maior gosto, se os preços forem ligeiramente superiores ao que se pratica la fora e se ao mesmo tempo o atendimento for bom. Mas a política de preços tem muito a ver com o monopólio de alguns operadores e a falta de capacidade de associação e cooperação dos vários lojistas.

 

Na verdade, também faço muito DIY e aí também prejudico as lojas, tanto físicas como on-line portuguesas e estrangeiras.

 

Ir a uma loja de animais, com vertente de aquariofilia, ou loja especializada em aquariofilia ainda é daquelas coisas que me dá gosto, nem que seja para dar dois dedos de conversa e, já se sabe, acaba-se sempre por trazer qualquer coisa que salta à vista e a que não se resiste, mas cada vez mais há menos lojas a despertar-me esta vontade o que de si já diz muito sobre a forma como opera a maioria dos lojistas. Às vezes dá ideia que estão a fazer o frete de te vender qualquer coisa. Quem me dera a mim ter vontade de gastar mais cá dentro e menos lá fora... infelizmente não é esse o caso.

 

Cumprimentos

 

 

Nisto vou ter de concordar com o FAAO. Eu qyando estive em Coimbra, "fidelizei-me" a uma loja, que aqui no forum por sinal é um bocado mal vista. O resultado foi que agora estou em Évora e na semana passada liguei ao dono da lija para saber como ele estava e em conversa calhou dizer que o fertilizante liquido que eu uso, vendido por ele, ja tinha acabado. Passado tres dias tinha um frasco daquilo a ser entregue pelos correios em minha casa, sem lhe ter enviado o dinheiro anteriormente. Agora digam-me que o FAAO não tem razão.

 

Eu não sou contra as importações ate porque ja participei numas, mas tambem temos de ter alguem com quem trocar umas ideias e onde vamos ver uns peixinhos porreiros e podemos escolher se queremos o maior ou mais pequeno, o gordo ou o mais magro.

 

 

CV

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU PESSOALMENTE as importações em que participo são de peixes mas de especies que não consigo arranjar por cá

e já participei tanto de dentro da EU como de fora eu assumo um risco de ter peixes mortos mas tambem escolho bem a quem comprar

eu gosto de ir a uma loja e ter dois dedos de conversa e comprar o que tenhoa comprar,sai mais caro sai mas

certas coisas valem a pena, tenho uma loja perto de mim muito pequena mas que sabe que volta e meia compro uns peixinhos para os meus bigboys

ele faz-me um preço jeitoso , são 4 as lojas que frequento 2 no Algarve e 2 em LX, as de LX mandam a lista de peixes da Glasser

e mandam para baixo muitas vezes sem pagar adiantado. que vale a pena mandar vir filtros da alemanha ,pois vale mas como nunca precisei

ainda não mandei.

as lojas devem se destacar pela simpatia e bem servir os clientes , se estiverem a fazer um frete bem podem fechar .

uma das tais lojas que frequento em LX fez agora um grande investimento em aquarios e sistemas de filtragem,os peixes são mais

caros ? sim mas a qualidade tambem o é e sou sempre bem tratado.

já falei demais

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou Contra lojas online!! Sou contra as ridículas comparações com lojas online e comparação de preços, especialmente quando feitas entre Lojas Físicas Portuguesas com Lojas Online Alemãs! O quão ridículo se pode tornar este tema??

 

 

eu disse num post acima mas repito: compro em várias lojas on-line alemãs, entre elas a Zoo Zajac, que é simplesmente também a maior loja FÍSICA de animais em toda a Alemanha. A internet para eles é uma fracção pequena do negócio, e vendem AO MESMO PREÇO que indo lá à loja real.

 

Para além disso, o ser feito na Alemanha e os importadores terem que pagar os portes... então e eu quando importo não pagao portes?!?!?!

 

Portanto aqui morre a conversa em relação ao que é ridículo, e ao querer atirar poeira para os olhos do tuga.

 

Finalmente, em relação ao ir à loja cá e ser esclarecido sobre isto e aquilo, bem, eu venho ao fórum a qualquer hora do dia ou da noite e recebo muito mais opiniões, e de pessoas que sabem tanto como os melhores lojistas.

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em resposta ao Fernando Freire.

 

Tenho 16 anos de aquariofilia e todos os conhecimentos que tenho obtive-os através de literatura, consultas na internet e trocas de ideias com outros aquariofilistas. Nunca numa loja aprendi o que quer que fosse. Cometi os meus erros sozinho, aprendi com eles, emendei a mão.

 

Durante muitos anos comprei em lojas portuguesas e sempre achei que a aquariofilia era para ricos, até aparecerem alguns sites de lojas estrangeiras e algumas fábricas com venda directa de aquários onde descobri que é perfeitamente possível ter um aquário sem ter que desembolsar uma fortuna e é possível comprar filtros e outro equipamento técnico sem ter que hipotecar a casa.

 

Não tenho dúvidas que manter uma loja física tem custos elevados, mas não me falem da contribuição das lojas para o desenvolvimento da aquariofilia que é para eu me rir... muitas, senão a maior parte, vivem do desconhecimento do cliente, impingem o que o cliente não precisa, vendem sem critério... também as há boas, sem dúvida e o mercado reconhece-lhes esse facto permitindo-lhes que permaneçam abertas... essas, apesar dos preços, resistirão sempre à concorrência das lojas online.

 

Mas, como cliente, não me peçam para pagar 250€ por um filtro que posso adquirir por 125€. Se fosse rico, eventualmente, poder-me-ia dar a esse luxo em nome do "desenvolvimento" nacional, mas como não sou é um luxo a que não me permito.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, fiz uma série de quotes, mas aparentemente não os consegui publicar a todos, por isso vou-me resumir à minha opinião sobre aquilo que aqui diz e que ainda me lembro.

 

Disse um membro que comprou um eheim FX5 por 189€ em Inglaterra, e que cá custa 500€? A culpa é do lojista? Se conhecerem algum lojista perguntem-lhe a quanto lhe sai o filtro cá comprado. Não conhecem, também não é preciso, já houve um membro que disse 180+IVA. Acham que são filtros que se vendem logo? Não, ficam a ocupar espaço até aparecer um cliente para comprar. Sabem quanto custa o espaço?Não? Pesquisem o valor de uma loja. E o empregado, acham que numa loja especializada recebe o ordenado mínimo? Acho que todos gostamos de ter as nossas coisas, concerteza o empregado também gosta.

 

Ao membro que disse que nunca aprendeu nada com um lojista, ou frequenta lojas muito más, ou nasceu ensinado. Deve ser caso único, pois lojas como a Naturline, Ruimar, Água Viva, Aquaplante, etc, etc, etc não têm o nome que têm só por terem peixes, mas sim porque acompanham os clientes e lhes dão dicas preciosas. Se quiser ser mais purista, de uma forma indirecta, quem lhe ensinou nos foruns aprendeu com os lojistas. Concerteza os lojistas também aprenderam com outros lojistas e com os foruns também.

 

Quanto aos valores dos peixes, penso que a encomenda à AquaInvent deu para perceber o porquê das margens altas. Há no entanto lojistas que já estão a comprar peixes a particulares, mas estes muitas vezes não passam factura ( e excusam já de dizer que se foge aos impostos e etc), como muitas vezes as lojas não têm hipóteses de isolar esses peixes nacionais dos estrangeiros por falta de espaço, levando a que uns sejam contaminados pelos outros.

As vendas a saco fechado, como alguém também referiu com um exemplo no aeroporto funcionam a.....saco fechado.....os peixes são mais baratos e há possibilidades de encomendar peixes raros. Os que morrem à chegada o importador devolve, os outros é da responsabilidade de quem compra, seja particular ou loja.

 

Para o membro que disse que os peixes de um outro membro também tinham despesas, luz, artémia, etc, eu pergunto apenas se está a comparar uma actividade legal com um hobbye. IVA, IEC, RENDA, SS, etc

 

Por último, conhecem algum lojista que tenha ficado rico depois de abrir actividade????Eu não!

 

 

Quanto à minha opinião sobre o assunto do primeiro post, sou a favor da globalização, acho que se deve procurar o preço mais baixo embora não concorde muito com as encomendas conjuntas, isso já não é globalização, mas sim concorrência. Tanto neste tópico como no da AquaInvent deu para perceber que as pessoas atiram apenas areia para os olhos seja de quem for (pimenta nos olhos dos outros não dói), mas também deu para perceber que não percebem peva do que estão a falar. Espero sinceramente que as pessoas que participaram nessa encomenda tenham o bom senso de não aceitarem do membro que fez a encomenda o dinheiro dos peixes mortos (o dos que não vieram acho que foi devolvido pelo fornecedor).

 

Abraço e Bom Ano

Luís Guerreiro

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao hotrodder,

 

... Quando comecei nisto, lojas "boas", haveria a Aquaplante e ainda funcionava no Centro Comercial Nevada e a Ruimar... a Ruimar só conheci anos mais tarde, já depois de estar bem dentro do hobbie, a Aquaplante, bom, não vale a pena entrar em polémicas... diga-se que sendo cliente frequente em tempos houve uma altura em que por razões de atendimento deixei de o ser... recentemente pensei visitar de novo a loja e talvez o faça em breve, pode ter sido uma situação esporádica, mas tenho por hábito deixar de frequentar sítios onde sou mal atendido.

 

De resto ninguém nasce ensinado e eu também não nasci ensinado, aprendi muito, com muita gente, mas nunca foi numa loja... aliás, a forma como comentas o que disse dava-me vontade de te responder de outra forma, não o faço por razões de educação... é que há 16 anos não havia foruns, nem nada que se parecesse... o único recurso de discussão existente em pt sobre a temática era em newsgroups.

 

De resto, independentemente do assistir a maior das razões a um lojista para vender um filtro a 500 euros, a verdade é que elas se esbatem quando o não vende e quanto mais caro o tiver, mais tempo ele ficará a ocupar espaço.

 

Quanto a encomendas, já me pronunciei... acho que fazer encomendas em grupo de lojas europeias, ou exportadores europeus é a mesma coisa que comprar em Portugal (chama-se mercado interno da União), fazer importações de fora da UE não só é ilegal, como um risco tremendo para o qual já tinha alertado... mas, diga-se, quantas lojas que importam directamente estão licenciadas para o fazer? Quantas têm licenças da DGV?! Quantas têm as instalações de quarentena legalmente exigidas?! Quantas importam plantas com os certificados certos?! Quantas facturam com rigor?!

 

Muito se pode argumentar em relação a esta temática, mas a pose de desgraçadinhos que alguns adoptam é ridícula para os olhos de quem sabe como as coisas se passam em Portugal... ninguém tem moral para atacar ninguém e cada um se desenrasca como pode...

 

Cumprimentos

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta manifestação de protecionismo, do membro que criou este tópico não faz qualquer sentido, pois salvo o devido respeito ignora a realidade em que vivemos.

 

Mas vamos por partes:

 

Infelizmente, vivemos num mundo global, do qual o respeito pelas normas morais e éticas é pouco ou nenhum.

 

Porém, no que toca ao comércio as coisas são um pouco diferentes. A exemplo do que é a maior parte das nossas empresas mais antigas, também o comércio, tal como na generalidade o povo português, demorou e continua a demorar a sair de antigos hábitos adquiridos ao longo de muitas décadas.

 

Infelizmente e volto a afirmar entrámos desde 1986, se não estou em erro, numa lógica de livre circulação de pessoa e bens dentro da agora denominada UE. Ora, o que é que isto implica que quer a mão de obra, quer os produtos possam circular livremente entre as fronteiras da UE, sem necessidade de vistos ou controle alfandegário, sendo por isso, abolidas as taxas alfandegárias.

 

Porém, os comerciantes, vulgo lojistas, nada fizeram, para combater velhos hábitos. A título de exemplo, em Potugal, penso que existe um importador da eheim, que fixa o preço dos produtos aos lojistas e que por sua vez estes metem a sua margem de lucro. Ora, pensavam os lojistas para que mexer, ganhamos os dois... Contudo, os filtros eheim começaram a não sair das lojas, dado que os consumidores começaram a comprar nas lojas online, nomeadamente da Alemanha, a preços por vezes 40% inferiores.

 

Só aí é que alguns comerciantes, começaram a pressionar o importador para fixar os preços de tabela num limite que lhes permitisse ser mais competitivos. O comportamento não foi por acção, e dinâmica de mercado, mas sim por reacção, por arrasto...porque até aí estava tudo muito bem, porquê, porque ganhavam os dois.

 

Não existia a preocupação de oferecer o melhor ao cliente, mas sim ganhar o mais possível. Ora dada a nova lógica de mercado os lojista começaram a sofrer na pele esta pressão feita pelo consumidor, e muito bem. Não é com respeito cego que iremos mudar para melhor, mas sim dando sinais ao mercado de que se encontra a agir mal.

 

Com a globalização, pior um pouco, pois através do acordos celebrados entre a UE, e deferentes potências económicas, como a China por exemplo, não só os portuguese se vão ter de adaptar, como também os que já praticavam preços mais acessíveis, como os alemães. Porém, neste caso a concorrência possa ser discutida de oputra forma, dado que os preços a que os produtos chegam provenientes da China, são fruto da utilização de mão-de-obra quase escrava, que lhes permite baixar em muito o custo de produção dos produtos. E desta forma, já não podemos afirmar a bandeiras despegradas que é lógica de mercado, pois para podermos de concorrer com estes senhores dos olhos em bico teriamos de retroceder muitos anos na nossa evolução enquanto sociedade e recorrer ao desrespeito pelo ser humano - por isso atenção ao que se diz dos chineses e dos seus produtos baratinhos.

 

Posto isto, lembrem-se que um eheim 2217, custava em Portugal 199 euros e que agora custa 99 euros. e mais não digo.

 

Abraços

 

RMM

Editado por rodrigogpmm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.....Naturline, Ruimar, Água Viva, Aquaplante...

Boas

 

destas lojas sabes a localização delas?? pois é são todas na zona de Lisboa , eu se quero ter produtos com qualidade ou mando vir e tenho que pagar portes ou então mando vir da Alemanha que por cima são a metade do preço.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disse um membro que comprou um eheim FX5 por 189€ em Inglaterra, e que cá custa 500€? A culpa é do lojista? Se conhecerem algum lojista perguntem-lhe a quanto lhe sai o filtro cá comprado. Não conhecem, também não é preciso, já houve um membro que disse 180+IVA. Acham que são filtros que se vendem logo? Não, ficam a ocupar espaço até aparecer um cliente para comprar. Sabem quanto custa o espaço?Não? Pesquisem o valor de uma loja. E o empregado, acham que numa loja especializada recebe o ordenado mínimo? Acho que todos gostamos de ter as nossas coisas, concerteza o empregado também gosta.

 

pois, e as lojas na Alemanha e na Inglaterra pagam rendas mais baixo do que aqui, é? E os lojistas alemães não têm stock? E o empregado na Inglaterra ganha €500 por mês?

 

Pois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queiram comparar o incomparável!

 

o comparável é que os custos são muito maiores na Alemanha ou Inglaterra, e apesar disso os preços lá são muito mais baixos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu simplesmente concordo com o faoo e com o Fernando freire, não querendo ser anti-lisboetas que não sou atenção!!, vocês têm que ver que aqui no norte fora a jardimland que até percebe um pouco vá, não há nada!

Se chego a uma loja e pergunto desculpe que invertebrados tem a resposta e quase sempre a mesma: que peixe é esse?? isso e um peixe de água fria ou de água quente?? e digo engulo em seco para não me rir da cara da pessoa...

 

FAOO a sério arranca com esse projecto!!

Faz alguma coisa pelo norte do nosso pais, está nas tuas mãos!

Tens alguém que te será teu ajudante, apesar de ser estudante estou contigo!!!

Já agora lojas com bons invertebrados tipo bees e cpos conheces alguma??

Cumps André Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao hotrodder,

 

... Quando comecei nisto, lojas "boas", haveria a Aquaplante e ainda funcionava no Centro Comercial Nevada e a Ruimar... a Ruimar só conheci anos mais tarde, já depois de estar bem dentro do hobbie, a Aquaplante, bom, não vale a pena entrar em polémicas... diga-se que sendo cliente frequente em tempos houve uma altura em que por razões de atendimento deixei de o ser... recentemente pensei visitar de novo a loja e talvez o faça em breve, pode ter sido uma situação esporádica, mas tenho por hábito deixar de frequentar sítios onde sou mal atendido.

 

De resto ninguém nasce ensinado e eu também não nasci ensinado, aprendi muito, com muita gente, mas nunca foi numa loja... aliás, a forma como comentas o que disse dava-me vontade de te responder de outra forma, não o faço por razões de educação... é que há 16 anos não havia foruns, nem nada que se parecesse... o único recurso de discussão existente em pt sobre a temática era em newsgroups.

 

De resto, independentemente do assistir a maior das razões a um lojista para vender um filtro a 500 euros, a verdade é que elas se esbatem quando o não vende e quanto mais caro o tiver, mais tempo ele ficará a ocupar espaço.

 

Quanto a encomendas, já me pronunciei... acho que fazer encomendas em grupo de lojas europeias, ou exportadores europeus é a mesma coisa que comprar em Portugal (chama-se mercado interno da União), fazer importações de fora da UE não só é ilegal, como um risco tremendo para o qual já tinha alertado... mas, diga-se, quantas lojas que importam directamente estão licenciadas para o fazer? Quantas têm licenças da DGV?! Quantas têm as instalações de quarentena legalmente exigidas?! Quantas importam plantas com os certificados certos?! Quantas facturam com rigor?!

 

Muito se pode argumentar em relação a esta temática, mas a pose de desgraçadinhos que alguns adoptam é ridícula para os olhos de quem sabe como as coisas se passam em Portugal... ninguém tem moral para atacar ninguém e cada um se desenrasca como pode...Cumprimentos

 

Antes de mais acho que faz muito bem em não responder de outra forma por questões de educação, pois eu também não lhe faltei ao respeito, nem tenho intenções de o fazer.

Quanto ao nunca ter aprendido nada com os lojistas, mantenho a minha opinião de que é um caso raro (isto sem lhe faltar ao respeito, há por aqui alguns membros (de momento lembro-me do João Abóbora e do Fernando Freire) que trabalham/trabalhavam em lojas do ramo, e creio que eles podem confirmar que por muito que o cliente saiba há sempre trocas de palavras nas conversas que ensinam qualquer coisa, seja ao lojista, seja ao cliente. Qualquer uma das lojas que referi é um forum vivo onde se discutem ideias. Ou então, como disse antes frequenta lojas menos boas, e essas pouco tempo se mantém abertas.

 

Creio que são poucas as lojas que importam directamente, não só por não estarem habilitadas, mas também porque as grandes companhias de exportação de peixes já estão ligadas a fornecedores, como é o caso da Glasser (creio que é assim que se escreve), ou da AquaInvent. Quanto às licenças, facturação, aquários de quarentena, todas as lojas sem excepção falham, assim como quase as empresas, sejam de que sector for falham. A lei muitas vezes está feita para encher os olhos, e não para benef´cio da população, lojistas ou clientes.

 

Como disse ninguém tem moral para atacar ninguém, e falei exactamente por isso, pois acho que os foristas não deviam atacar as lojas como atacam, pondo tudo no mesmo saco e bota abaixo. Há lojas boas e lojas más, e as poucas opiniões imparciais que li devem ser as do FAAO e do Fernando Freire.

 

Vamos lá ser francos.

 

Nunca comprei nada em conjunto aqui no forum mas ja mandei vir equipamentos de fora, ficam por metade do preço alguns.

 

Uma loja tem de pagar o espaço de armazenamento a manutenção dos peixes etc mas o cliente tem de ser bem servido e atendido o que na maior parte des vezes não acontece.

Se as lojas queixam-se de concorrençia desleal então que fechem as portas.

Uma boa loja tera sempre clientes nem que os peixes sejam mais caros ou que o mesmo filtro custe na loja mais 50 € do que na Alemanha.

Se eu comprar um filtro sabendo que ele vai custar mais 50 € é de esperar que a assitençia tecnica no caso de avaria seja rapida, e ai as lojas falham, podiam emprestar um similar para desenrascar o cliente, mas não...então mal por mal compro lá fora sempre poupo uns trocos, não tenho motivo para comprar ca em Portugal.

 

Se não é bem atendido, ou bem servido na maior parte das vezes, mude de loja, há cada vez mais lojas boas em Portugal.

Não li nenhum lojista nem nunca ouvi nenhum lojista a queixar-se de concorrencia desleal (apesar que falo com poucos)

Uma loja boa ou má deve ter mais do que 3000 clientes diferentes, lembrando que a margem não é assim tão grande como pensam (leia mais à frente), quantos filtros de substituição teria que ter?

 

 

Os peixes que vem de fora não sei....mas os de cá normalmente são carne para canhão...eu tenho Kinguios e ultimamente andei pelas lojas atras de um Perola para oferecer a minha esposa..ao fim de visitar as lojas do Porto Maia etc desisti...sabem porque? Os peixes alguns além de doentes tinham o piolho do lago mas tão grande que eu via o desgraçado agarrado as barbatanas dos peixes a mais de 3 metros de distançia.

Para o lojista ou era normal ou não tinham visto ou não sabiam o que era.

 

Assim não dá.

 

Desculpem o lá qualquer coisinha.

 

Os peixes vêm quase todos de fora, os de cá ainda são os melhorzinhos, subentenda-se discus do Joao Machado ou peixes do Aquaben, entre outros criadores nacionais.

Se o lojista não sabe o que é o piolho.....eduque-o a pesquisar, ou então mude de loja,se ele não quer ser educado, mude de loja.

Não há nada para desculpar, estamos a debater assuntos. :medieval_mace:

 

 

Cumps

 

 

Boas

 

destas lojas sabes a localização delas?? pois é são todas na zona de Lisboa , eu se quero ter produtos com qualidade ou mando vir e tenho que pagar portes ou então mando vir da Alemanha que por cima são a metade do preço.

 

Cumps

 

Aí não poso dicutir contigo, tens toda a razão, no entanto, enquanto membro do forum tens "obrigação" de puxar pelos lojistas em nome do hobby.

 

 

pois, e as lojas na Alemanha e na Inglaterra pagam rendas mais baixo do que aqui, é? E os lojistas alemães não têm stock? E o empregado na Inglaterra ganha €500 por mês?

 

Pois.

 

 

o comparável é que os custos são muito maiores na Alemanha ou Inglaterra, e apesar disso os preços lá são muito mais baixos!

 

 

Vamos tomar como base o filtro FX5 que já foi falado aqui, lá fora é vendido ao público a 189€ (não sei qual é a margem, mas tem que dar para pagar fornecedor, empregado, renda, que como o nunoni diz são superiores a Portugal, como não tenho base para comparar, nem vou entrar por aí).

Cá em Portugal, o mesmo filtro custa 180€ à loja, sem IVA.

Ou seja com IVA fica em 216Euros. Qual a margem que acha que deve ser aplicada, mesmo que seja de apenas 80€, o mesmo filtro ficará 100€ mais caro que no exterior. E como já referi antes não é todos os dias que se vende um filtro desses valores. Mas os clientes gostam sempre de ver as lojas cheias.

O mesmo se passa com os peixes, apesar de a maior parte dos clientes não comprar, a loja deve ter sempre a maior variedade possível, ainda que não se venda, tem que ter, pois o cliente gosta de variedade, mesmo que seja apenas para ver. Citando mo membro Ismenio os peixes são uma porcaria, e nas lojas também morrem, cabe às lojas fazer a quarentena dos peixes que vêm menos bons, mas mesmo assim há baixas. Se uma loja mandar vir 500 cardinais, muitas vezes morrem todos, isto é o tipo de prejuízo que pode haver. Daí as margens maiores. E não pensem que os peixes morrem apenas porque são mal acondicionados, muitas vezes trazem parasitas, doenças, etc. que não são detectáveis.

 

Não quero com isto desculpar os lojistas, quero apenas fazer ver que há um outro lado da questão, que não está a ser levada em conta pela maior parte dos membros.

O português é muito pequenino, e gosta de atacar a torto e a direito, só por atacar.

 

Os polícias têm direito a um sistema de saúde melhor, em vez de querermos o mesmo para nós, queremos é que eles deixem de ter. Na encomenda À AquaInvent, o rapaz que se responsabilizou era o maior até aquilo dar para o torto, a partir daí passou a ser o maior maltrapilho e aldrabão do forum. Chamaram-lhe nomes do arco da velha.

 

O rapaz fez a enconda à AquaInvent disseram-lhe que se encomendasse discos iria haver uma empresa patrocionadora do forum que ia fazer tudo para impedir. Deu-me a entender que estavam a falar da DiscusCenter (deu-me a entender), o que para quem conhece o JPM sabe bem que ele seria o primeiro a ajudar quem lhe pedisse ajuda.

 

Na mesma encomenda surgiu o nome do JPM como importador, logo "N" pessoas o acusaram e crucificaram em praça pública, vá-se lá saber, não tinha.

 

Este tipo de coisas deixa-me um bocado chateado, pois acho que o forum serve para ajudar as pessoas, no entanto estamos sempre a atirar pedras uns aos outros. Mas Portugal é mesmo assim, pequenininho, se calhar por isso somos pequenos.

 

Luís Guerreiro

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em resposta ao Hotrodder:

 

Poderia contar-lhe n episódios que se sucederam comigo em várias lojas da zona de Lisboa, algumas ainda existentes, ao longo dos anos e envolvendo, quer empregados, quer com os proprietários. Como não gosto de peixeirada, frequentemente opto por, simplesmente, não voltar lá. Neste momento há 2 ou 3 lojas que ainda frequento e uma data delas a que me recuso a ir.

 

Há uns anos era típico os lojistas andarem todos a minimizarem-se uns aos outros, hoje surgem a queixar-se do mesmo. Não souberam cooperar e, salvo raras excepções, nem souberam agarrar os clientes. Eu cheguei a ouvir da boca de um que eu era um pobretanas e que me devia dedicar aos globos com peixes vermelhos quando, perante um orçamento para um aquário, perguntei se vinha travado a barras de ouro.

 

Hoje o mercado alargou-se e o português, que é já dos europeus com menos poder de compra, verifica que nos países dos ricos, ainda por cima, é tudo mais barato e, claro... opta por comprar onde é mais barato... todas as críticas que apontei a alguns lojistas referiram-se à falta de conhecimentos e/ou à falta de sentido de serviço ao cliente, nunca aos preços... quanto a estes apenas disse o que é óbvio, cá é mais caro, os lojistas acordaram tarde para uma realidade e muitas vezes nem o serviço compensa o que se paga a mais.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Há aqui alguns factores que não sei se foram mencionados, porque sinceramente, ver 3 páginas de posts é só para quem tem tempo.... e eu não tenho!

 

Que se compre na Europa e nos países terceiros.... acho bem! Como disseram muito bem, Globalização de Mercado!

 

O problema é outro: é que os fornecedores das nossas lojas vendem ao público (QUE NÃO O PODE FAZER) ao mesmo preço!

 

Olhem o caso do Stendker: começou a vender a grupos de aquariofilistas ao mesmo preço que vende para as lojas.... agora está à rasca!!! Basicamente, porque os peixes dele são peixes que criam que nem galinhas em águas perfeitamente banais, acontece que agora as lojas já não querem os peixes dele, porque não os vendem! TODA A GENTE OS TEM!

 

Eu fui dos 1ºs neste Fórum a "bater-me" pelo combate aos preços absurdos que se praticam em Portugal, mas não recorri ao estrangeiro para o fazer, tentei buscar cá dentro. Quem não conhece a Vidromoldura? Na altura diziam: " Preço tão baixo, não são iguais aos outros, bla, bla, bla....". Agora toda a gente compra lá, incluindo lojas........

Se verificarem, o que aconteceu e o que fiz com que acontecesse é que os preços dos aquários baixaram e bastante! Podem verificar....

 

Acho que as lojas podem fazer melhor, mas não muito, porque vejamos, quando importamos vivos, já temos destinatário, logo não há custos fixos (água, electricidade, renda, comidas, etc...). As lojas não...

Depois há outras situações em Portugal, nomeadamente, os chamados "REPRESENTANTES", este nome pomposo, faz com que as lojas não possam vender determinadas marcas sem comprar ao representante em Portugal.... nós não, podemos comprar a quem quisermos!

 

Ou seja, para as lojas combaterem a recessão neste mercado, terão que lutar para acabar com os representantes para elas próprias poderem comprar a retalhistas estrangeiros para conseguirem chegar a nós, aquariofilistas, com preços aceitáveis. Isso passa pela "não" aquisição por parte das lojas do tal material com representantes e adquirir material no estrangeiro sem representação em Portugal...

 

Olhem, há tanta "porcaria" no meio de isto tudo que eu só uso "chinezisses" e material em 2ª mão!

Aquários compro na Vidromoldura, pois realmente, não se arranja mais barato e com a qualidade deles em lado nenhum.... nem no estrangeiro!!!! Venham mais "Vidromolduras" que nós agradecemos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho lido e relido todo este tópico e posso só dizer que todos podem ter a vossa razão, eu compro lá fora e conheço uma loja online Portuguesa patrocinadora do forum, que me vende comida para aquariofilia e outros animais a menos de metade do preço, em comparação com uma loja de Viseu, aqui só tenho comprado alguns vivos e comida ou assim de emergência e sempre os frascos/sacos mais pequenos...

 

Vou dar um exemplo de duas lojas aqui em Viseu, ontem fui a uma loja para saber o preço de um artigo, não tinham, mas disseram que hoje sexta iriam ao Porto (armazém) e poderiam ver o preço desse e outros artigos que necessitava (não tinham nada do que queria em stock), por exemplo um deles é um baú de Madeira, entre tanto sai dessa loja e foi a uma outra verificar preços e outros artigos, surpresa a minha vi lá os baús a 0,70€ como tinha pedido preços noutra loja não adquiri pensando que seriam a volta desse preço, mas claro fiquei com uma ideia e vi claro preços de tudo o que precisava (e esta tinha tudo o que queria em stock,não faltava nada e muito maior variedade de modelos/cores), qual a minha surpresa quando hoje a outra loja me liga e me diz que arranja baús mais pequenos do que os outros e seria cada um a 1,8€, e teria que adquirir no mínimo 50 unidades...desisti logo de todo o material, e hoje adquiri 30 baús maiores e a 0,70€ cada, e ainda o outro material a metade do preço...

 

Agora expliquem-me como é possível, duas mesmas lojas que vendem o mesmo tipo de artigos, numa mesma cidade, e diga-se o tipo de artigos não deve ter assim tantos fornecedores, como é possível uma loja só me vender no mínimo 50 e ainda ter que pagar mais 1,10€ por cada um e ainda por cima são mais pequenos?e em todos os outros artigos o preço ser no mínimo o dobro??

 

Depois queixem-se da crise, os lojistas que olhem para o lado e aprendam, a loja de ontem encontrava-se as moscas com muito poucos artigos em exposição, a outra onde comprei tudo hoje, estava aí com uns 20 clientes isto a meio da tarde, e todos tinham compras algo elevadas nos cestos, e em dois clientes a minha frente a empresa facturou 800€ e comigo foram quase 300€...

 

Resumindo a loja de hoje prefere ganhar sei lá 20% por cliente mas pode vender a vontade tem muitos clientes e acima de tudo uma escolha posso dizer brutal, pois tinham de tudo em todas as cores, e garantiam outras cores ou outro tipo de artigos na segunda feira...a outra loja quer ganhar algo como 150% a 250% e estava completamente as moscas...não falem de crise, falem de ganância de muitos...perderam um cliente e muitos outros que a mim recorram para esse tipo de artigos...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

como ainda nao escrevi aqui nada e nao vou debater o tema pois tanto compro la fora como ca dentro e frequento todas as lojas boas aqui da zona que por sinal ate sao algumas

qual nao foi o meu espanto de hoje entrar numa loja e ver uns blue moscow genuinos a 1.60 € cada trouxe logo 1 para juntar aos meus que ca tenho que vieram da alemanha

e ainda trouxe outro acho que seja um hallfblak tambem por 1.85€ para começar a fazer mais um apuramento

a minha conversa fica por aqui pois nao vou entrar em dialogos se se compra la fora se se compra ca dentro

 

mas as lojas dependem muito do sitio onde se situam e os donos que teem uns querem ganhar tudo e vendem pouco

mas ainda vai havendo alguns que querem ganhar menos um bocado e vendem mais que os outros

 

so para terem uma ideia

 

aqui nas bombas de gasolina ah uma marca que da 6 centimos de desconto por litro esta sempre cheia a que nao da desconto esta as moscas agora digam la quem ganha mais

 

fiquem bem

Editado por Antonio Violante

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais