Da Desova à Eclosão


Pedro M. Mendes

Recommended Posts

eclodem logo dos ovos (do corpo do camarão) para o aqua..

 

nao percebi o que disseste!!!

Eles largam os ovos nao é, e depois de os terem largado vao eclodir,

E a minha pergunta é quanto tempo demoram eles a eclodir depois do camarao os largar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao percebi o que disseste!!!

Eles largam os ovos nao é, e depois de os terem largado vao eclodir,

E a minha pergunta é quanto tempo demoram eles a eclodir depois do camarao os largar?

 

os ovos podem ter diferentes ritmos de desenvolvimento.uns eclodir antes, e outros algumas horas depois..

quando a femea apresenta aquela estrutura branca no dorso (a sela) significa que se já tem ovos no abdómem, estão quase a eclodir (no caso dos red cherrys... as outras espécies não é sempre assim!

E os ovos não são "largados", os baby-camarões eclodem ainda quando os ovos estão agarrados à barriga da mãe..

dps saem "disparados" para se esconder numa planta, areão, etc.. ou por vezes agarram-se à própria mãe..

 

isso da femea "largar ovos"... não é normal, só alguns que deixe cair por acidente, que pode acontecer, mas nada tem haver com a eclosão dos mesmos...

Editado por sluiz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os ovos podem ter diferentes ritmos de desenvolvimento.uns eclodir antes, e outros algumas horas depois..

quando a femea apresenta aquela estrutura branca no dorso (a sela) significa que se já tem ovos no abdómem, estão quase a eclodir (no caso dos red cherrys... as outras espécies não é sempre assim!

E os ovos não são "largados", os baby-camarões eclodem ainda quando os ovos estão agarrados à barriga da mãe..

dps saem "disparados" para se esconder numa planta, areão, etc.. ou por vezes agarram-se à própria mãe..

 

isso da femea "largar ovos"... não é normal, só alguns que deixe cair por acidente, que pode acontecer, mas nada tem haver com a eclosão dos mesmos...

 

 

ah pronto assim ja tou mais esclarecido ja percebi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas femeas ja tem aquilo no abdomen a cerca de 1 mês, devem estar para descer os ovos nao?

 

eu tenho pra ai 5 femas com ovos no abdomen e há uma so com um ovo e outras cheias deles e outra ta com metade!

e 3 sao com ovos amarelos e as outras 2 tao com ovos cinzentados, o que quer dizer???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tempo da eclosão depende da espécie, mas se estão mais escuros será porque os babys estão qs desenvolvidos,..

o cinzendo poderá ser dos olhos, que com umas foto-macro (zoom) se conseguem ver bem individualizados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tempo da eclosão depende da espécie, mas se estão mais escuros será porque os babys estão qs desenvolvidos,..

o cinzendo poderá ser dos olhos, que com umas foto-macro (zoom) se conseguem ver bem individualizados

 

nao percebeste eu tenho femeas que os ovos estão todos cinzentos nao sao os olhos tão mesmo completamente cinzentos!

E as outras femas estao compeltamente com os ovos amarelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao percebeste eu tenho femeas que os ovos estão todos cinzentos nao sao os olhos tão mesmo completamente cinzentos!

E as outras femas estao compeltamente com os ovos amarelos

 

só conheço red cherrys com ovos verdes ou amarelos...

cinza não sei...

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fui olhar ao bocado para o meu aqua pareceu me ter visto uma com ovos amarelos :D mas ainda nao esta confirmado pk ela se escondeu la pa traz para o musgo sera?! lol vamos la ver ;)

 

mas o meu tem ovos verdes mas é um red cherry, é muito estranho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, vou tentar explicar o que se tornou aqui uma confusão

 

as fêmeas quando prontas a procriar, ficam com a "sela" no dorso, logo a seguir a cabeça e ocupando um pouco das costas, que são ovos não desenvolvidos e não fertilizados, ate que os ovos desçam para o abdómen, pode demorar muito ou pouco tempo, dependendo da idade da fêmea, se esta ou não stressada, e se ela acha que os parâmetros da agua e outros factores são ou não favoráveis a isso, para alem disso ela tem de ser fertilizada pelo macho para que os ovos desçam para o abdómen e podem ser amarelos, verdes,cinzentos e quase pretos e não tem nada a ver com o estado de desenvolvimento das crias

 

após os ovos descerem para o abdómen, demora cerca de 3 semanas ate que as crias nasçam e sejam libertadas para a coluna de agua

 

os ovos que a fêmea soltar, significa que não estavam fertilizados

 

ps: o tempo de eclosão que falei, foi para red cherry, pois para outras espécies o tempo difere e claro que estamos a falar em medias, não é certo

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais